Sabe o- que é uma dirofilaria ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quarta fev 10, 2010 8:58 pm

Atenção aos susceptíveis...o video mostra um coração aberto com as ditas cujas ainda a mexer...Para quem ainda não sabe que isto ascontece aos nossos cãees

http://www.youtube.com/watch?v=8QQEcq5t ... re=related
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
lude
Membro
Registado: quarta jul 18, 2007 9:27 pm

quarta fev 10, 2010 9:03 pm

Tou chocada, que horror, mas como e porquê aquilo acontece aos nossos cães?
Cats3Dogs
Membro Veterano
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!

quarta fev 10, 2010 9:10 pm

Transmite-se através da picada de um mosquito que espalha ovos de larvas pelo organismo do animal. Estas larvas entram nos vasos sanguineos alojando-se no coração do animal.
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
RottLover81
Membro Veterano
Registado: terça jan 19, 2010 5:15 am

quarta fev 10, 2010 9:12 pm

lude Escreveu:Tou chocada, que horror, mas como e porquê aquilo acontece aos nossos cães?
Muito bem Sr. Pausanias! :D Também desconhecia tal doença!
Após uma "googlada" achei a definição, cá vai:

A dirofilariose canina

A Dirofilariose, ou o parasita do coração, é uma doença parasitária dos cães, podendo também afectar os gatos. O parasita responsável da dirofilariose é um nemátodo chamado Dirofilaria imitis. É um determinado tipo de mosquitos que transmite ao cão as formas larvares do parasita. Estas migram através da pele e da musculatura, penetram nos vasos sanguíneos e finalmente alojam-se no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava. Dependendo do grau de infestação, os parasitas poderão provocar uma redução considerável da função cardíaca, dificuldades respiratórias e uma tosse crónica.

Onde ocorre a dirofilariose?

A prevalência da dirofilariose depende da distribuição dos mosquitos transmissores. De uma maneira geral, a Bacia Mediterrânica é consideravelmente afectada. Em Portugal, as regiões do Ribatejo, do Alentejo, do Algarve e a ilha da Madeira são as regiões mais afectadas, respectivamente com 16,7%, 16,5%, 12% e 30% dos cães positivos.

Como se transmite a Dirofilariose?

A transmissão do parasita do coração faz-se através da picada dos mosquitos fêmeas de uma espécie bem definida (principalmente o Culex pipiens). Os mosquitos ingerem as microfilárias (formas larvares imaturas do parasita) ao mesmo tempo que ingerem o sangue do cão. Os cães doentes são o principal reservatório da dirofilariose e permitem a perpetuação da doença. Após cerca de 10 a 15 dias da ingestão das microfilárias pelo mosquito, as microfilárias transformam-se em larvas infectantes, dentro do mosquito. Quando o mosquito picar outro cão, as larvas penetram no corpo do animal. Após a transmissão das larvas de dirofilária ao cão, estas migram até às artérias pulmonares e até ao coração, onde se desenvolverão até ao estado adulto, demorando este processo até cerca de 6 meses.

Quais são os sinais clínicos mais frequentes?

Os sinais clínicos da dirofilariose, consequência das lesões causadas pelo parasita ao nível do coração e dos vasos sanguíneos adjacentes, aparecem vários meses após o cão ter sido picado. As dirofilárias adultas podem medir entre 15 a 35 cm e vivem, principalmente, dentro das artérias pulmonares e do coração do cão. Numa fase precoce da doença, o cão demonstra poucos sinais clínicos. Estes vão evoluindo com o tempo, sendo os principais: a tosse crónica, a diminuição da tolerância ao exercício e a perda de peso. Posteriormente aparecerão a dispneia (dificuldade em respirar), a febre, podendo desenvolver-se também ascite (líquido na cavidade abdominal). A morte dos parasitas pode levar à ocorrência de tromboses em vários órgãos. Na ausência de tratamento, a dirofilariose pode ser fatal.

Como se pode diagnosticar a dirofilariose?

O diagnóstico pode ser feito de várias formas. Uma é através de um esfregaço de sangue, observado ao microscópio, para tentar detectar a presença de microfilárias. Outra forma, é através da recolha de uma amostra de sangue para detectar a presença de antigénios de parasitas adultos. Este teste só deve ser efectuado cerca de 6 a 7 meses após a infecção.

Como se pode tratar a dirofilariose?

A dirofilariose tem tratamento. Os métodos de tratamento existentes actualmente são prolongados e implicam um acompanhamento frequente e regular por parte do médico-veterinário. São geralmente compostos de injecções e medicações orais.

O tratamento não é livre de efeitos secundários. Estes serão mais frequentes e severos quanto maior for a infestação. Os efeitos secundários estão muitas vezes associados com os próprios medicamentos e/ou com a morte dos parasitas adultos, que pode levar à formação de tromboses.

Como se pode prevenir a dirofilariose?

A prevenção pode ser feita com comprimidos mensais ou com injecções, que devem ser iniciados com alguma antecedência em relação ao início da época anual de actividade dos mosquitos transmissores da dirofilariose. Estes tratamentos têm como objectivo a eliminação das formas larvares da Dirofilaria transmitidas pelos mosquitos, evitando que estas evoluam para parasitas adultos. Ou seja, estes tratamentos profilácticos não evitam que os mosquitos piquem nos cães.
In: http://www.scalibor.pt/leishmaniose/dirofilariose.asp
Última edição por RottLover81 em quarta fev 10, 2010 9:21 pm, editado 3 vezes no total.
<p>&nbsp;"Felizes s&atilde;o os c&atilde;es, que pelo faro descobrem os amigos." - Machado de Assis</p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... inpin.org/ </a></p>
<p>Rottweilers, Pitbulls &&nbsp;MiniPins&nbsp;&nbsp;&#9644;&hearts;&#9644;</p>
lude
Membro

quarta fev 10, 2010 9:13 pm

Obrigada pela informação, mas então as vacinas normais que os nossos cães tomam não os tornam imunes áquele horror? como os protegemos daquela situação, e como percebemos que podem ter aquele problema? nunca ouvi falar não sei rigorosamente nada e fiquei muito impressionada.
lude
Membro

quarta fev 10, 2010 9:17 pm

A questão que coloquei foi anterior á informação agora facultada, estou esclarecida,obrigado
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quarta fev 10, 2010 9:18 pm

Última edição por Pausanias em quarta fev 10, 2010 9:56 pm, editado 2 vezes no total.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quarta fev 10, 2010 9:25 pm

Há uns comprimidos (dá-se um por mês) que eliminam os estadios larvares(profilaxia da dirofilariose) e previnem a infestação por pulgas. Os meus cães tomam-nos há anos... Mas antes de esta medicação ser prescrita o vet faz análise ao sangue.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta fev 10, 2010 9:36 pm

perapado Escreveu:Há uns comprimidos (dá-se um por mês) que eliminam os estadios larvares(profilaxia da dirofilariose) e previnem a infestação por pulgas. Os meus cães tomam-nos há anos... Mas antes de esta medicação ser prescrita o vet faz análise ao sangue.
E existe também, em vez dos comprimidos, uma injecção dada uma vez por ano! :wink:
<p>Cumprimentos</p>
perapado
Membro Veterano

quarta fev 10, 2010 9:39 pm

n3ka Escreveu:
perapado Escreveu:Há uns comprimidos (dá-se um por mês) que eliminam os estadios larvares(profilaxia da dirofilariose) e previnem a infestação por pulgas. Os meus cães tomam-nos há anos... Mas antes de esta medicação ser prescrita o vet faz análise ao sangue.
E existe também, em vez dos comprimidos, uma injecção dada uma vez por ano! :wink:

Essa da injecção não sabia :o (se assim for, é muito mais prático e talvez mais barata... :wink: ). Hei-de perguntar ao vet! :wink:
n3ka
Membro Veterano

quarta fev 10, 2010 9:47 pm

perapado Escreveu:Essa da injecção não sabia :o (se assim for, é muito mais prático e talvez mais barata... :wink: ). Hei-de perguntar ao vet! :wink:
70€, sai mais caro que os comprimidos (mas não é grande a diferença), mas prefiro as injecções é mais pratico/fácil! :mrgreen:

Não sei se varia o preço de vet para vet...
<p>Cumprimentos</p>
perapado
Membro Veterano

quarta fev 10, 2010 9:56 pm

n3ka Escreveu:
perapado Escreveu:Essa da injecção não sabia :o (se assim for, é muito mais prático e talvez mais barata... :wink: ). Hei-de perguntar ao vet! :wink:
70€, sai mais caro que os comprimidos (mas não é grande a diferença), mas prefiro as injecções é mais pratico/fácil! :mrgreen:

O preço dos comp. varia e muito (agora compro numa farmácia e pago menos 7€ do que nos outos sítios). A embalagem tem 6 comp. e custa à volta de 36/37€ (na farmácia mais barata). Como tenho 3 cães, dá para 2 meses... logo, compensa a injecção :wink:
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta fev 10, 2010 10:03 pm

n3ka Escreveu:

O preço varia de vet para vet,e geralmente o preço da 'injecção' varia em função do peso dos canitos...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
n3ka
Membro Veterano

quarta fev 10, 2010 10:06 pm

perapado Escreveu:O preço dos comp. varia e muito (agora compro numa farmácia e pago menos 7€ do que nos outos sítios). A embalagem tem 6 comp. e custa à volta de 36/37€ (na farmácia mais barata). Como tenho 3 cães, dá para 2 meses... logo, compensa a injecção :wink:
Ah pois... antes quando dava os comprimidos cada caixa de 6 comprimidos custava 33euros... tenho 2 cães, ficava por ano 132 euros para os dois. Agora fica 140! Mas para si compensa realmente, é ouro sobre azul!

Mas informe-se devidamente com o seu medico veterinário. A vacina pode ser mais cara aí... :|
<p>Cumprimentos</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta fev 10, 2010 10:07 pm

Pausanias Escreveu:Atenção aos susceptíveis...o video mostra um coração aberto com as ditas cujas ainda a mexer...Para quem ainda não sabe que isto ascontece aos nossos cãees

http://www.youtube.com/watch?v=8QQEcq5t ... re=related
Já tratei 2 dos meus cães que apanharam dirofilariose... Infelizmente sei muito bem o que é, sei que o tratamento é caro, doloroso e arriscado, e que é possível evitar...
Responder

Voltar para “Cães”