dentes e outras ....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
UNDERKAOS
Membro Júnior
Registado: sábado mar 02, 2002 8:31 am

terça jul 09, 2002 8:06 pm

umas perguntinhas ja agora :)

Nos Persas quando é que caem os dentes de leite, o meu tem um dente torto e tou a ver que ainda fica com a boca deformada....

Tava a ver se nao o tinha de capar , a que idade é que eles começam a marcar territorio ? Se ele se porta se bem , passava bem sem essa operaçao....

O sacana ja mudou a cor de branco para creme e começou a ficar com riscas , os olhos ja forma azuis , verdes , castanhos e agora estao cor de cobre, sera que ele ainda vai ficar de outra cor ou ja parou a mutaçao , ele ta com 5 meses ;)

Obrigado desde ja
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça jul 09, 2002 8:13 pm

Olá!
A minha experiência não é muita, no entanto, por aquilo que tenho lido, os gatos começam a marcar território por volta dos 6 meses, no entanto, em vários sítios tenho visto que os gatos persas são um pouco mais "atrasados" que os outros gatos. Por isso, é natural que essa atitude só apareça mais tarde.
A idade de mudança dos dentes é entre os 3 e os 4 meses (?), por isso é natural que, se ainda não os mudou, esteja quase a entrar nessa fase. Talvez o dente torto seja um dente já meio solto que esteja quase a cair?

Esta é a reposta de alguém que ainda está a descobrir o mundo dos gatos. As respostas dos veteranos serão, por certo, mais esclarecedoras e bem mais correctas.

Muitas festas para o Galileu que é um gato muito, muito bonito.
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

terça jul 09, 2002 10:43 pm

Por norma, os gatos atingem o seu estado adulto a partir dos 8/9 meses. As gatas a partir dos 6 meses. Normalmente, começam a marcar território nessa altura, mas há excepções à regra. O meu gato, agora com 6 anos, só começou a marcar território aos 3 anos e foi nessa altura que o mandei castrar. É claro que convém que o gato seja castrado em adulto, mas quanto mais cedo melhor, para que a cicatrização e o pós operatório sejam mais fáceis. Não decidi por castrar o meu gato mais cedo porque não estava em contacto com gatas ou seja nunca procriou.
Penso que o seu gato, e lembro-me de ver as fotos dele, é um lindo persa, poderá alterar as cores do pêlo e dos olhos até aos 6/7 meses. Só depois de atingir o estado adulto ( +/- 1 ano ) é que irá ficar com a pelagem definitiva. Essas mudanças são frequentes. Todos os gatos nascem com olhos azuis, também chamados de olhos de leite e depois mudam a sua cor. O seu deverá ficar amarelo e branco riscado com olhos avelã. Envie umas fotos mais recentes para vermos como está o seu gatarrão.
Em relação aos dentes, ele está na idade de os seus dentes definitivos começarem a crescer. Se verificar que o dente de leite está a dificultar o nascimento/crescimento do novo dente, deverá consultar o veterinário para que o dente seja retirado. Afinal, ele não terá mais nenhuma dentição. Esta terá que ser muito bem preservada.
UNDERKAOS
Membro Júnior
Registado: sábado mar 02, 2002 8:31 am

quarta jul 10, 2002 11:53 am

ja meti mais umas fotos , tive a 1 minuto a olhar para a boca dele , os novos dentes ja estao a nascer ao lado dos velhos nao estou a gostar nada disto , vou ja esta tarde ao VET....
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quarta jul 10, 2002 12:35 pm

Olá

Se estás com dúvidas acho bem que vás ao vet, mas não te preocupes demasiado com o facto de os dentes novos estarem a crescer ao lado dos velhos. Acho que é normal. Primeiro nascem os novos e depois é que os velhos caem. Pelo menos com a Eva (a única dos meus gatos que veio cá para casa com menos de um ano e a quem eu vi os dentes nascerem) foi assim. Eu também liguei para a minha vet e ela disse-me que era normal. E de facto a Eva não teve nem tem problemas nenhuns de dentição (tirando ter roído várias coisas - incluindo fios eléctricos, felizmente sem consequências - nessa fase de mudança de dentes. Paracia um cão!!!)

Um abraço e festinhas ao menino
Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”