mito do Dobermann revisitado por uma modelo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

caracolys
Membro Júnior
Registado: segunda fev 10, 2003 12:24 am

sexta out 03, 2003 3:37 pm

O Dogue Alemão anda com sorte...

Se por acaso nasce algum mito sobre ele, é no mínimo de comer criancinhas ao pequeno almoço... com aquele tamanho... :D :D :D
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 3:55 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Mas expliquem-me é ou não verdade que estes nestes cães existiram occorências de cães que se voltaram contra os donos? É dai que vêm estes mitos?
Eu conheço relativamente bem dois dobermans, lindos e adoráveis. De maus, ferozes etc não têm nada, mas sempre ouvi mil e uma coisas sobre eles...

Beijokas
kathleen
Se um cão de grande porte e de raça ataca é digno de noticia de jornal.
Se um SRD ataca, ninguem liga ou relaciona com a raça.

E em que condições o animal ataca o dono? Que tipo de dono? etc etc

Pois é...

Foi isto que aconteceu com o Dobermann, e que agora acontece com os Rottweilers, PittBulls, Dogos Argentinos, Filas, etc

Há mitos para todas estas raças :( São maus por natureza, não gostam de pessoas, viram-se e atacam sem provocação, etc etc

Sinceramente estou saturada da verdadeira persiguição que se está a iniciar em relação a estas raças magnificas....e a procissão ainda vai no átrio :( o ressurgimento dos mitos é mais que evidente :(
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Elsa
Membro Veterano

sexta out 03, 2003 4:22 pm

Kathleen,

QUALQUER cão pode atacar o dono! Desde que seja submetido a um tratamento abusivo.

O dobermann é um animal sensivel, que leva um bocado a peito as agressões. É inteligente o suficiente para acatar ordens sem recorrer á força ou até aos gritos. É claro que um cão destes não é para qualquer pessoa.

Por exemplo: Eu posso dar duas "trolitadas" na cabeça do meu "Castro-weiler" sem que ele quase as sinta.. se fizer o mesmo á minha cadela dobermann, ela amua o resto do dia!

O problema é que já ninguém se lembra dos "anos de ouro" do dobermann, os anos 70! Foi uma corrida ao dobermann, sofreu o mesmo que o cocker sofre hoje! Surgiram exemplares medrosos, desiquilibrados, demasiado agressivos ( era fixe ter um dobermann mau...) produzidos por oportunistas em tudo semelhantes aos mesmo que há hoje. Resultado: Cães que se viravam ao dono e a tudo o que vissem. O carácter já não era o do dobermann.

Se não fosse o clube alemão a por mão nisto e a exigir medidas drásticas para reduzir a moda da agressividade, hoje não tinhamos os dobermann que temos. Hoje é uma das raças de cães que está mais controlada em termos de carácter. Fazem-se imensos testes de trabalho, de carácter, de saúde.. tudo.. para que tenhamos um cão são, sociável, equilibrado e com grande capacidade de trabalho. Quantas raças fazem o mesmo? O Rott, o pastor alemão... poucas mais.

Hoje o carácter deste cão é a prioridade máxima! Chega de lendas, chega de difamação!
nynf
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 03, 2003 4:55 pm

Concordo com a Elsa a 100%.

Mas convem sublinhar uma questão. Estes magnificos animais não são para todos.

Nem todas as pessoas que gostam de cães podem ter um Rott, um Dobermann ou um Pitt. Isto é, poder até podem, mas depois assiste-se aos desastres que todos temos conhecimento (alguns casos relatos aqui no forum).

São cães fortes, com muita personalidade, extremamente inteligentes e com tendência para dominar. Precisam de carinho e pulso forte em doses iguais. Não gostam de ser injustiçados, por exemplo, que lhes batam com violência ou até uma repreensão mais forte sem motivo evidente (flagra).

Penso que acabam por exigir de nós como donos o mesmo que eles nos dão ou que exigimos deles enquanto nossos cães. Para quem os conhece bem, essa exigência é muito mais, é um elo de confiança e fidelidade para toda a vida.

Daí a importância de se conhecer muito bem a raça antes de se decidir a comprar ou adoptar um cão. Cabe a cada um de nós ponderar e descobrir qual a raça que melhor se adequa ao nosso estilo de vida, tempo disponivel, personalidade, etc.

Afinal, quantos donos de cães destas raças se sujeitam a treinar debaixo de chuva, durante 2 horas, todas as semanas?? Ou a ir correr com os cães (não, não é passear) para que eles exercitem os musculos e gastem energia? Ou ir passar fims de semana fora, mas para sitios onde o cão possa correr, nadar, ter novas experiências para que cresçam equilibrados e confiantes?

Estou farta de ver Rotts balofos, pesadões, mimados, e certamente muito infelizes, pois vivem acorrentados nos seus quintais - dos quais raramente saiem-, ou presos em apartamentos dos quais saiem 2 vezes ao dia por 10 minutos :(

Desculpem o desabafo.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

sexta out 03, 2003 5:16 pm

eu tive um dobbermann que era um verdadeiro desastre, LoL. bastava alguém dar-lhe umas festas que ele caía de tão derretido. andei com ele numa escola, agility era com ele mas nunca se deitou... enfim, era um cachorro enfiado num corpão de cão adulto.

na altura os meus pais tinham um caniche anão que lhe dava porrada a ferro e fogo e o coitado fugia a correr com medo... os caniches sim!, são perigosos, eu nunca me aproximo muito deles... actualmente, tenho um caniche que é uma verdadeira fera! :lol: :lol:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta out 03, 2003 5:32 pm

Céus... Tanta ignorância num só tópico!
Então não é do conhecimento geral que a fórmula química do dobermann foi entregue ao Hitler pelos Teletubbies, que apareceram numa noite sem lua na sua nave espacial do mal? E que depois o Hitler misturou os compostos instáveis em água (na banheira) e daí sairam ovos, de onde eclodiram, após 60 dias, terríveis cães negros assassinos, com olhos raivosos? E que atacaram o peixinho dourado do Hitler, pelo que ele constatou que eram duas vezes piores que o Homem (dobber- dobro, em sotaque alemão. man- homem em inglês)?
O pior é que coneço pessoas que acreditam nisto (a única veriante é que não foram os teletubbies a entregas as fórmulas. Devem ter sido outros bonecos igualmente maquiavélicos).
Tenho muita pena que uma raça tão maravilhosa como esta seja vítima de invenções tão parvas. E o pior é que depois transmitem esse medo às crianças (tal como o medo de todo o cão grande), em vez de as educar para compreeender o animal.
Talvez um dia peguem no caniche (mini) para fazer um filme de ficção científica. Aí vamos ver quem são os cães maus, vindos do espaço.
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

sexta out 03, 2003 5:50 pm

:o
AHHHHH....pois, faz sentido... é isso mesmo.
Eu bem que estava desconfiada que o meu Beethoven era criação de algum ser alienigena, mas de alguma mente muito preversa de uma outra galáxia distante...e aquelas pintas...nunca me enganaram...eu bem lhe vejo naqueles olhos azuis...ele está aqui a mando dos extraterrestres...é...., o doberman foi criado pelos nazis, e os dalmatas andam a vigiar-nos a todos a mando de uma qualquer espécie de homenzinhos verdes e à noite fazem de conta que estão a dormir, mas na realidade estão a fazer relatórios telepáticos com os seus superiores... PFFFFFF
:D
Beijos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 03, 2003 6:31 pm

Mas realmente estes cães não são para todos.
Por exemplo, não são para mim.
Tenho um vizinho com 2 dob (de orelhas e cauda completas) que são uns meigos.

Mas eu não me dou bem com dominância.
Nem com cães, nem com pessoas.
Que querem, não gosto.
Pois se até tenho dificuldade em disciplinar a Zorra !!!!
Como diz o meu cunhado, se tivesse um teckel, era o teckel que mandava...(é um bocado de exagero !).

Escolhi uma lab com plena consciência de que é o cão mais fácil.

O exercício não me mete medo.
Ainda que chovam torrentes de água, aí estou eu, todos os dias 1 hora de manhã e 1 hora à tarde, a passear a Zorra em sítios onde lhe posso tirar a trela para ela correr e saltar.

Ela faz mais exercício que o Calvin !
E eu até gosto.

Deve-se procurar o cão para nós.
De acordo com a nossa maneira de ser e o nosso estilo de vida.
Se o fizermos somos felizes com ele - e ele conosco.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 7:17 pm

ladyxzeus Escreveu:Céus... Tanta ignorância num só tópico!
Então não é do conhecimento geral que a fórmula química do dobermann foi entregue ao Hitler pelos Teletubbies, que apareceram numa noite sem lua na sua nave espacial do mal? E que depois o Hitler misturou os compostos instáveis em água (na banheira) e daí sairam ovos, de onde eclodiram, após 60 dias, terríveis cães negros assassinos, com olhos raivosos?...
:lol: :lol: :lol: Gostei deste bocadinho.
aisd Escreveu:Mas realmente estes cães não são para todos.
Por exemplo, não são para mim.
Para mim também não. Eu já tive oportunidade de dizer várias vezes que pertenço ao clube da aisd.

Mas gostei muito das mensagens da Elsa e da Nynf, que se complementam muito bem, no que respeita à caracterização do temperamento do doberman e de outros cães de grande porte de temperamento dominante.
Já agora gostaria de expressar o meu agrado pelo regresso da Elsa, perdão da Dra Elsa ;) , que tem cá feito muita falta.
Veja lá, agora não fuja.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsa
Membro Veterano

sexta out 03, 2003 8:32 pm

Já tinha saudades nel :)

Obrigada pela atenção ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta out 03, 2003 8:46 pm

Olá

Elsa, muito obrigado pela explicação. Eu adoro cães, mas não conheço muito da maioria das raças. Sempre ouvi essa história do Doberman e nunca a achei muito lógica.
Conheço alguns e tirando uma cadela castanha (a cor não é esta mas não me lembro do termo exacto, é vermelha acastanhado linda...) que é muito dominate os outros são uns doces ;)

beijokas
kathleen
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 9:30 pm

Olá

Eu não resisto chamar a atenção de um aspecto à margem deste tópico, mas que de certo modo vem a propósito.
Como sabem elaborei um site dedicado aos meus cães e por consequência à própria raça whippet. Hesitei bastante em fazê-lo porque não deixa de ser uma publicação e para tal acho que deve ser minimamente responsável.

Quando se colabora numa revista ou num jornal, cada uma dessas entidades possui uma direcção que estabelece as normas e formula juizos sobre os conteúdos publicados. Mas na Internet não há patrão. Um marmelo qualquer se resolver criar um site e dizer os maiores disparates e inventar as teorias mais mirabolantes, ninguém se opõe. O juiz é o público. Uma parte informada desse público critica-o negativamente; outra parte do público menos informada aceita essas verdades. E é aqui, através deste meio acrítico, que os mitos e muitas teorias se desenvolvem. E florescem tão facilmente quanto mais sofisticado for a "embalagem", a apresentação do site.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsa
Membro Veterano

sexta out 03, 2003 9:35 pm

olá,

Eu só ouvi estas histórias depois de comprar a dobermann, nunca tinha ouvido semelhante coisa. As pessoas chegavam a abordar-me na rua para me avisar que a cadela um dia se iria virar a mim, blá,blá... Eu ficava parva.. como é que têm a lata de me dizer isso na cara... para amedrontar-me? Parecia que estava a passear uma aberração. Ainda hoje, ao longe ainda me dizem... " esses cães são perigosos..."

É isto que espera aos donos das raças da lista negra. Aquela sensação desconfortável de medo e desaprovação que se sente no ar quando os passeamos na rua.

Sinceramente eu tinha pesquisado umas coisas sobre a raça, conhecia outros dobermann, mas por acaso não me tinham falado nisso... para quê, não é? Bem eu sabia que tinham a fama de serem BONS guardas, mas a história do cérebro e de se virarem...

Bem fui á net mais uma vez, já agora tinha curiosidade em saber mais sobre o assunto e se tinha algum fundo de verdade, algum acontecimento especial que tenha dado origem a este boato, algo na sua história, sei lá.. qualquer coisa. É que este boato é a nivel mundial!!!
A todos os criadores e clubes que contactei, TODOS foram unânimes, é apenas um boato e sinceramente ninguém sabe quando e como começou. Está provávelmente ligado aos anos de moda do dobermann, mas de resto ninguém sabe a origem.. normalmente os boatos são assim não é?

As explicações para tal comportamento são imensas, desde maus tratos, doenças, criação irresponsável de cães super agressivos e instáveis, cães medrosos e timidos, dominância sobre donos mal preparados, etc.... Mas isso não é exclusivo do dobermann! Além disso este cão foi dos primeiros cães a serem "massificados" e a sofrerem de excesso de popularidade.. o que claro.. faz com esses mesmo motivos ocorram com mais frequência.

Não dizem o mesmo do pit bull? Não dizem que os cocker são loucos? Não dizem que os caniches são histéricos? Que os huskys são estúpidos? ... mudam-se os tempos.. mudam-se as raças...

O que é certo é que também existem dobermanns, tais como em qualquer outra raça que de facto podem apresentar mudanças radicais de carácter, devido a tumores cerebrais por exemplo, aos 6 ou 7 anos ( idade ideal para o aparecimento de tumores) ... mas no dobermann isso só pode ser devido aquela história, prepetuando o mito e gerando testemunhas que juram a pés juntos ter-lhes acontecido! O que é que se há de fazer? É a ignorância do povo...

Esta é a imagem de marca que até hoje estigmatiza esta raça e continuará por muitos mais anos:

Imagem

Quando é isto vai mudar? :?
Elsa
Membro Veterano

sábado out 04, 2003 12:55 am

Desculpem insistir, mas esta página é muito esclarecedora. É em espanhol mas percebe-se bem.

----------------------------------------------------------
La injustificada fama de una raza

Ningún mito canino ha sido tan imaginativo y extendido como este.

los '...me dijeron...', '...me contaron...' o '...hubo un caso...'pululan por doquier trasmitiéndose de boca en boca sin que nadie conozca personalmente el caso relatado.

La explicación popular a esto es el mentado "...crecimiento cerebral más allá de la capacidad craneal que hace que a cierta edad pierda el olfato y no reconozca al dueño..."

Cualquier perrero observador se dará cuenta de que ningún perro apela al olfato para reconocer al dueño a menos que esté‚ ciego y sordo. Si el amo está a la vista, lo reconocerá por su forma de moverse; si no lo está lo hará por ruido de su auto, por sus pasos (únicos e inconfundibles al sensible oído canino), por la particular forma de sacar sus llaves, abrir la puerta, etc., finalmente olfatear detenidamente a su amigo para tener una idea de donde estuvo, que novedades trajo, su estado de ánimo, y miles de datos más.

Cuando este mito se vierte de la boca de una persona sin experiencia, se debe al desconocimiento; pero he oído decirlo a criadores y expositores experimentados haciendo gala de un lenguaje técnico “...y la presión que sufre a la altura de los parietales termina anulando el olfato, por eso no reconoce al dueño a los cuatro o cinco años, y bla, bla, bla...”, ni siquiera es cierto que el sentido del olfato se encuentre a la altura de los parietales. Estos charlatanes son las verdaderas usinas de las estupideces más grandes de la historia de la cinofilia, después de que en el siglo XVII se creyera que los perros con las colas amputadas no contraían rabia.

Lo malo de todo esto es que cuando, después de que cientos de dóbermanns murieron de viejos fieles a su familia humana, uno solo ataca al dueño, se lo atribuye a este “problema general de la raza” y no al hecho de que, como muchos casos de otras razas, era un animal mal manejado, o de mal temperamento o incluso trastornado mentalmente, que los hay en todas las razas.

LA IMAGEN DE LA DUREZA

Más allá de la mala fama por los campos de concentración, las películas y las leyendas, debemos pensar que existen otros factores que han desencadenado la mala prensa de que es víctima esta por demás cariñosa raza.

Se han empleado ovejeros alemanes en los campos de concentración, sin que ello haya hecho que compartan su mala fama con los dobys.

Ha habido innumerables películas con rotts como villanos, y mastines de todo tipo, y sin embargo no son ellos los blancos de estos ataques de la gente.

¿Qué tiene entonces el dóbermann que lo hace tan temido?. Sin dudas es un poderoso perros de ataque, como el schanuzer gigante que no tiene semejante fama de asesino. De manera que descartemos también que su capacidad de atacar sea la causa de sus detractores.

Y si es verdad que ha habido algunos casos de ataques de dóbermanns, mejor no mencionemos razas como los PittBull, los Pastores Belgas, los Rotts, y muchas más que tienen datos de ataques muy superiores al pobre doby.

El dóbermann tiene algo que ninguna raza tiene: todo su cuerpo termina en puntas.

Nuestros perros han sido seleccionados con diferentes formas físicas. Hay razas que tienen aspecto infantil, desde el corte de la cara hasta la patas chuecas y un andar como de un bebe que comienza a caminar, otra razas tienen aspectos de humanos luchadores, como el Bulldog Inglés, con su espalda casi plana como la humana, su pelvis pequeña y hombros separados. El dóbermann es un perro “punteagudo”. Prácticamente toda su silueta está rematada con formas agudas, cargadas de masa muscular en el medio de toda su estructura, incluso las orejas son recortadas dándoles aspecto de puñales y más todavía con la moda de los cortes actuales, cortes largos y rectos.

Es esto y sus ojos profundos, el hocico paralelo a la frente, que da el aspecto de apuntar con el morro cuando mira, su tendencia a abrir la boca para jadear mucho menor que otras razas, lo que le da una mirada dura y penetrante. Todo su cuerpo tiene el aspecto de un perro en alerta, así como un perro de orejas caídas parece permanentemente sumiso, el dóbermann da el aspecto de estar siempre amenazante.

La imagen, y no su comportamiento, son las causas de que sea llamado el perro asesino, justamente tratándose de un perro que de tan cariñoso llega a ser hasta molesto para el dueño.
Responder

Voltar para “Cães”