Super cow

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quinta fev 11, 2010 3:21 pm

fang Escreveu:Eu sou adepto do extensivo com raças tradicionais adaptadas ás nossas condições edáfo-climáticas (como já devem ter reparado em n tópicos) por motivos ecológicos, manutenção de habitats e bem estar animal.

Mas o intensivo em estábulo (ou no caso dos frangos, aviários) EXISTE!! E é daí que vem a maioria da carne para consumo.

Não vejo grande diferença a nivel de bem estar entre uma dessas "super vacas" e uma charolesa em estábulo, tal como entre os frangos "carecas" e os frangos tipo "hubard" de aviário.

Aliás, até vejo algumas vantagens: menos gastos de recursos (alimentação, energia, etc.) e menor indíce de poluição (menor quantidade de efluentes e de subprodutos não aproveitáveis).

Se realmente queremos evitar o colapso do planeta a médio prazo em termos de recursos (com grande perda de biodiversidade), ou optamos por reduzir o consumo de carne, recorendo apenas ao extensivo (embora nem todo o extensivo seja realmente ecológico e beneficie a biodiversidade), ou optamos por seleccionar animais de produção que "gastem menos aos 100", ou seja que tenham o maior índice de conversão possível, gastando o mínimo de recursos para produzir a maior quantidade de carne.

E eu não estou a ver a maioria das pessoas aderirem à 1ª hipótese...
E o 1º problema é o económico. A criação em extensivo sai, regra geral, mais cara.

Eu faço a minha opção: Como cabrito serrano, ou uma bela chanfana de cabra serrana na cooperativa Terra Chã e sei que estou a contribuir para a conservação da Gralha-de-bico-vermelho. ;)

http://apgvn.blogspot.com/2010/01/dia-n ... eza-2.html

http://apgvn.blogspot.com/2010/02/jorna ... taque.html

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo. ... gralha.pdf
Pois eu também sou grande adepta do extensivo, reconheço que o intensivo é um mal necessário, mas evito ao máximo consumir produtos deste regime, sendo que só uso de intensivo os ovos ( e so quando não encontro de regime semi-intensivo), o perú e o porco e obviamente o leite.

O meu problema é valorizar demasiado os animais de produção, e achar que exactamente por serem a fonte de rendimento de tantas familias deveriam ser tratados em vida com mais dignidade, por quem os cria, transportados e abatido com mais respeito, e que cada consumidor reflectisse que por detrás de um naco de carne esconde-se um sacrificio.

Não espero que se deixe de comer carne, só que se respeite o animal que a produz desde o seu nascimento até ao abate. Só isso... aliado ao facto de considerar que a maioria das exploraçãoes intensivas são as mais incompativeis com o bem estar animal, e quem sofre mais são as raças altamente especializadas, a minha valorização das especies autoctones, criadas em regimes extensivos, é cada vez maior.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta fev 11, 2010 3:24 pm

Não espero que se deixe de comer carne, só que se respeite o animal que a produz desde o seu nascimento até ao abate. Só isso... aliado ao facto de considerar que a maioria das exploraçãoes intensivas são as mais incompativeis com o bem estar animal, e quem sofre mais são as raças altamente especializadas, a minha valorização das especies autoctones, criadas em regimes extensivos, é cada vez maior.
bem dito;)
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta fev 11, 2010 7:12 pm

Charlie2 Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=Nmkj5gq1cQU&feature=fvw

Este vídeo possivelmente já passou por aqui, mas para mim foi talvez a coisa mais assustadora que já vi em termos de manipulação de uma espécie.
Desculpem se estou a repetir mas nem soube bem como pesquisar sobre isto.
Assustadora?? Tomara muita gente estar tão bem de saúde e com aquele corpinho :roll:
Tem condições de higiêne, não está a ser maltratada...ai sério que não percebo....

Este filme/relato, choca-me muito mais:
Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=4KRD8e20fBo

:roll:
Charlie2
Membro Veterano

quinta fev 11, 2010 7:34 pm

a mim preocupam-me as duas :wink:
Charlie2
Membro Veterano

sexta fev 12, 2010 11:03 am

e obrigada pelo «heads-up» do documentário, já está na minha lista, para ver :)
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta fev 12, 2010 7:58 pm

Charlie2 Escreveu:e obrigada pelo «heads-up» do documentário, já está na minha lista, para ver :)
Eu já vi...ainda estou a digerir :?
Charlie2
Membro Veterano

sábado fev 13, 2010 2:31 pm

Kathamina Escreveu:
Charlie2 Escreveu:e obrigada pelo «heads-up» do documentário, já está na minha lista, para ver :)
Eu já vi...ainda estou a digerir :?
não deve ser mais difícil que o Earthlings, mesmo assim quero ver.... :(
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado fev 13, 2010 3:46 pm

Kathamina Escreveu:
Charlie2 Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=Nmkj5gq1cQU&feature=fvw

Este vídeo possivelmente já passou por aqui, mas para mim foi talvez a coisa mais assustadora que já vi em termos de manipulação de uma espécie.
Desculpem se estou a repetir mas nem soube bem como pesquisar sobre isto.
Assustadora?? Tomara muita gente estar tão bem de saúde e com aquele corpinho :roll:
Tem condições de higiêne, não está a ser maltratada...ai sério que não percebo....

Este filme/relato, choca-me muito mais:
Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=4KRD8e20fBo

:roll:
Acabei de ver
Meu Deus!!!!Nem tenho palavras...estou a tentar processar...
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quarta fev 17, 2010 12:54 am

Vi o vídeo e fez-me um bocado de confusão... Mas não me faz mais confusão que a popularidade de certas raças de cães ou de gatos, com as suas características de tal modo apuradas que os animais passam a parecer aberrações autênticas.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta fev 17, 2010 1:23 pm

Butterfly_21 Escreveu:a popularidade de certas raças de cães ou de gatos, com as suas características de tal modo apuradas que os animais passam a parecer aberrações autênticas.
Não parecem. São. E nem sequer servem para comer. Só se alimentar o ego nos trouxer energia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Charlie2
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 5:13 pm

LuMaria Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu:a popularidade de certas raças de cães ou de gatos, com as suas características de tal modo apuradas que os animais passam a parecer aberrações autênticas.
Não parecem. São. E nem sequer servem para comer. Só se alimentar o ego nos trouxer energia.
LuMaria, gosto muito de a ler :)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”