olá,
Eu só ouvi estas histórias depois de comprar a dobermann, nunca tinha ouvido semelhante coisa. As pessoas chegavam a abordar-me na rua para me avisar que a cadela um dia se iria virar a mim, blá,blá... Eu ficava parva.. como é que têm a lata de me dizer isso na cara... para amedrontar-me? Parecia que estava a passear uma aberração. Ainda hoje, ao longe ainda me dizem... " esses cães são perigosos..."
É isto que espera aos donos das raças da lista negra. Aquela sensação desconfortável de medo e desaprovação que se sente no ar quando os passeamos na rua.
Sinceramente eu tinha pesquisado umas coisas sobre a raça, conhecia outros dobermann, mas por acaso não me tinham falado nisso... para quê, não é? Bem eu sabia que tinham a fama de serem BONS guardas, mas a história do cérebro e de se virarem...
Bem fui á net mais uma vez, já agora tinha curiosidade em saber mais sobre o assunto e se tinha algum fundo de verdade, algum acontecimento especial que tenha dado origem a este boato, algo na sua história, sei lá.. qualquer coisa. É que este boato é a nivel mundial!!!
A todos os criadores e clubes que contactei, TODOS foram unânimes, é apenas um boato e sinceramente ninguém sabe quando e como começou. Está provávelmente ligado aos anos de moda do dobermann, mas de resto ninguém sabe a origem.. normalmente os boatos são assim não é?
As explicações para tal comportamento são imensas, desde maus tratos, doenças, criação irresponsável de cães super agressivos e instáveis, cães medrosos e timidos, dominância sobre donos mal preparados, etc.... Mas isso não é exclusivo do dobermann! Além disso este cão foi dos primeiros cães a serem "massificados" e a sofrerem de excesso de popularidade.. o que claro.. faz com esses mesmo motivos ocorram com mais frequência.
Não dizem o mesmo do pit bull? Não dizem que os cocker são loucos? Não dizem que os caniches são histéricos? Que os huskys são estúpidos? ... mudam-se os tempos.. mudam-se as raças...
O que é certo é que também existem dobermanns, tais como em qualquer outra raça que de facto podem apresentar mudanças radicais de carácter, devido a tumores cerebrais por exemplo, aos 6 ou 7 anos ( idade ideal para o aparecimento de tumores) ... mas no dobermann isso só pode ser devido aquela história, prepetuando o mito e gerando testemunhas que juram a pés juntos ter-lhes acontecido! O que é que se há de fazer? É a ignorância do povo...
Esta é a imagem de marca que até hoje estigmatiza esta raça e continuará por muitos mais anos:
Quando é isto vai mudar?