[Rathazanas de NIMH]
Katrina, as tuas netas estão lindas e maravilhosas. Um beijinho grande*
A foto está o máximo, eheh
A foto está o máximo, eheh
Litter
Alguns pontos a serem considerados em relação aos substratos utilizados. Depois de algumas pesquisas, partilhas de quem mantem ratz e da experiência com alguns litters que utilizei aqui fica.
Se alguns pontos estiverem incompletos ou de alguma maneira estiverem incorrectos agradeço que corrijam
Litter/ Substrato:
Produto/os utilizado/os para absorver a urina e ajudar a controlar o odor entre as limpezas da gaiola, uma vez que estes podem ter influência na saúde das ratazanas. Neste ponto ter atenção ao pó que certos tipos de litter contêm visto que as ratz são propensas a problemas respiratórios.
Outro factor a ter em conta, ser confortável para as patas.
A questão aqui não passa pelos produtos mais económicos ou mais caros, mas sim pelos pontos a ter em atenção.
Não recomendados:
* Produtos que contenham pinho ou cedro, não devem ser utilizados, pois libertam tóxinas provocando problemas a nível respiratório,
* Produtos com aromas,
* Areia para gatos,
* Feno e/ou palha, não que seja algo perigoso, mas o nível de absorção é pouco e em pouco tempo o cheiro torna-se evidente,
*Produtos que contenham químicos, falo neste caso de papel ou cartão que possam utilizar,
* Corn Cobs, pois, por pesquisa e por experiência, apesar de ser um produto natural e de grande absorção é fácilmente ingerido pelas ratz o que pode provocar problemas intestinais e provocar asfixia.
Recomendados:
* Produtos à base de papel

* Produtos à base de plantas (ex: canhamo)

Género de "tapete" feito à base de Linho

* Aspen

*...
Recomendados mas com pontos a ter em conta:
* Aparas de madeira (libertam pó)

* Cat´s Best, madeira prensada ( incómoda para as as patas das ratz)

Alguns produtos podem não se encontrar à venda no nosso mercado, mas mesmo assim, aqui ficam, escolham para a vossa gaiola o que acham mais adequado, todos ou quase todos os litters têm inconvenientes, cabe-nos escolher o que achamos melhor para as nossas ratz.
Se tiverem algo a corrigir ou algo que esteja em falta, agradeço
Alguns pontos a serem considerados em relação aos substratos utilizados. Depois de algumas pesquisas, partilhas de quem mantem ratz e da experiência com alguns litters que utilizei aqui fica.
Se alguns pontos estiverem incompletos ou de alguma maneira estiverem incorrectos agradeço que corrijam

Litter/ Substrato:
Produto/os utilizado/os para absorver a urina e ajudar a controlar o odor entre as limpezas da gaiola, uma vez que estes podem ter influência na saúde das ratazanas. Neste ponto ter atenção ao pó que certos tipos de litter contêm visto que as ratz são propensas a problemas respiratórios.
A questão aqui não passa pelos produtos mais económicos ou mais caros, mas sim pelos pontos a ter em atenção.
Não recomendados:
* Produtos que contenham pinho ou cedro, não devem ser utilizados, pois libertam tóxinas provocando problemas a nível respiratório,
* Produtos com aromas,
* Areia para gatos,
* Feno e/ou palha, não que seja algo perigoso, mas o nível de absorção é pouco e em pouco tempo o cheiro torna-se evidente,
*Produtos que contenham químicos, falo neste caso de papel ou cartão que possam utilizar,
* Corn Cobs, pois, por pesquisa e por experiência, apesar de ser um produto natural e de grande absorção é fácilmente ingerido pelas ratz o que pode provocar problemas intestinais e provocar asfixia.
Recomendados:

* Aspen

*...

Alguns produtos podem não se encontrar à venda no nosso mercado, mas mesmo assim, aqui ficam, escolham para a vossa gaiola o que acham mais adequado, todos ou quase todos os litters têm inconvenientes, cabe-nos escolher o que achamos melhor para as nossas ratz.

Última edição por Kathamina em sábado set 04, 2010 5:38 am, editado 1 vez no total.
Óptima informação Kathamina, muito útil (aliás, já te tinha andado a chatear com este assunto)
Realmente alguns são um pouco dificeis de arranjar. Esses à base de papel por exemplo não me lembro de ver nas lojas onde costumo frequentar.
Nos meus hamsters já há algum tempo que uso Cat's best, essa madeira prensada, e para as ratz estava a pensar usar o mesmo. Normalmente o que fazia era colocar uma pequena camada de aparas para não ser tão incómodo. Apesar dos inconvenientes são aquele a que tenho acesso e que considero ter melhor relação qualidade/preço.

Realmente alguns são um pouco dificeis de arranjar. Esses à base de papel por exemplo não me lembro de ver nas lojas onde costumo frequentar.
Nos meus hamsters já há algum tempo que uso Cat's best, essa madeira prensada, e para as ratz estava a pensar usar o mesmo. Normalmente o que fazia era colocar uma pequena camada de aparas para não ser tão incómodo. Apesar dos inconvenientes são aquele a que tenho acesso e que considero ter melhor relação qualidade/preço.
Última edição por xikilana em sábado fev 13, 2010 12:28 am, editado 1 vez no total.
Xiki, já falta pouco para a chegada das piolhitas, ihihi
Beijinhos
Beijinhos
Kath,
Cat's Best é o que uso, e acredita que é o melhor dos melhores para as ratazanas, muito melhor que os cobs, que também já usei. Como elas andam pouco pelo chão, não é isso que as vai incomodar
Entretanto continua a tentar adivinhar quem está deste lado
Cat's Best é o que uso, e acredita que é o melhor dos melhores para as ratazanas, muito melhor que os cobs, que também já usei. Como elas andam pouco pelo chão, não é isso que as vai incomodar

TheOneTheOne Escreveu:Kath,
Cat's Best é o que uso, e acredita que é o melhor dos melhores para as ratazanas, muito melhor que os cobs, que também já usei. Como elas andam pouco pelo chão, não é isso que as vai incomodar![]()

Como tenho vindo pouco à arca não sei das últimas expulsões ...supondo que vocemecê foi expulsa/o...
Quanto ao litter Cat´s Best, não opino pois nunca experimentei, é apenas em base em pesquisas

Quem é tu?? **
A TheOne é, como ela mesma se apelida na sua imensa modéstia
, a unica...
Agora Katha pensa quem se achará unica e logo chegas lá...
As tuas meninas estão muito lindas... Só me irrita é que sejam tão asseadinhas...
Tens sempre a "mansão " tão limpinha. As minhas , mesmo que eu acabasse de limpar a gaiola e tivesse já ali a jeito a máquina... era só o tempo de clicar... já estava tudo sujo
Pois eu, cá em casa, nunca tinha considerado ter ratazanas. Mas achava-as bonitas e com "carinhas de cuchicuchi". As minhas filhas diziam " ai que horror, só o rabo... que impressão... "
Um dia fomos a casa de uma certa "criadora " buscar uma coelha...
Pois, veio a coelha e mais duas meninas. Que hoje já são as minhas velhotinhas, que as enjoadas das minhas filhas adoram e fizeram ,à força de tanto brincarem e andarem com elas, umas melgas a pedir colo e festas.
Fitinhas, só de olhares para aqueles bigodinhos e aqueles olhinhos , esqueces-te logo dos rabos..

Agora Katha pensa quem se achará unica e logo chegas lá...

As tuas meninas estão muito lindas... Só me irrita é que sejam tão asseadinhas...

Pois eu, cá em casa, nunca tinha considerado ter ratazanas. Mas achava-as bonitas e com "carinhas de cuchicuchi". As minhas filhas diziam " ai que horror, só o rabo... que impressão... "
Um dia fomos a casa de uma certa "criadora " buscar uma coelha...
Pois, veio a coelha e mais duas meninas. Que hoje já são as minhas velhotinhas, que as enjoadas das minhas filhas adoram e fizeram ,à força de tanto brincarem e andarem com elas, umas melgas a pedir colo e festas.
Fitinhas, só de olhares para aqueles bigodinhos e aqueles olhinhos , esqueces-te logo dos rabos..

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Tia Nicas, a gaiola nem sempre está assim, elas sujam e muito
, nada que aqui a "escrava" não resolva, eheh
A TheOne?? Bem, só me vêm à cabeça a Xuga, mas... será???
Beijinhos

Beijinhos
Kathamina Escreveu:Tia Nicas, a gaiola nem sempre está assim, elas sujam e muito, nada que aqui a "escrava" não resolva, eheh
![]()
Beijinhos

Eu tenho uma chinchila e utilizo o litter cats bestKathamina Escreveu:Litter
Litter/ Substrato:
Não recomendados:
* Produtos com aromas,
* Areia para gatos,
Recomendados:
* Aspen
*...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am
Oh rica prima do meu coração... tenho fotos novas da tua Mel(ga).
Posso já colocá-las aqui ou espero por ti no msn?

<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p> Não me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
<p> Não me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Já não te apanhei no mèsseneNinoquinha Escreveu:Oh rica prima do meu coração... tenho fotos novas da tua Mel(ga).