criação de mandarim me ajudem urgente

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ivanjr
Registado: segunda jun 09, 2003 2:20 pm

quinta out 02, 2003 8:07 pm

venho pedir ajuda aos pessoal do furum pois estou com problema na criação de mandarim pois é a 03 criação deles , na 01 ela pos 6 ovos descascou 04 e só se criou 02 ao separar só vingou 01, agora ela chocou mais 07 ovos descascou 04 e criou os 4 mas quando eles começaram a sair da casinha e a voar e eles ainda não comiam sozinho ela dava comida para eles tanto a femea como o macha, mas depois de uns dias notei que a femea brigava com os filhotes para eles não entraren na casinha entam separei eles mas eles nao estavam comento sozinho ainda e morreram todos, ao separa a femea ja no dia seguente ja começou a por novamente e fa esta com 03 ovos , pergunto aos mais esperintes na criação o que devo fazer para que ela não deixe os filhotes e comesse a por ovos tam rapido e cuide mais dos filhotes, ou se tem alguma dica para eu fazer para não ´perder os filhotes eles estavam todos bem gordos e ja todos empenados meu mail é [email protected]
dreamer
Membro
Registado: domingo set 21, 2003 9:30 pm
Localização: ringnecks,rosiecolies,pardais de java,canarios,canarios de mocambique,babetes,guadaletes,d.gould...

quinta out 02, 2003 8:26 pm

ja agora gostava q respondessem no forum pois tou c/ receio que aconteca agora c/ os meus mandarins isso.
Gostava de saber qd é que será a altura de tirar o ninho para eles n acasalarem mais e tratarem dos filhotes a tempo...

Obrigado.

P.S.- e quando é que devemos colocar a papa para crias? durante a incubacao dos ovos ou assim que nascerem os ovos??
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

quinta out 02, 2003 10:31 pm

A papa acho que é dois dias antes da data de nascimento prevista. Parece que, se puseres mais cedo, pode levar os pais a abandonar aquela postura e começar outra (não me perguntes pk, k eu n sei.....será das hormonas da papa???) :?
dreamer
Membro
Localização: ringnecks,rosiecolies,pardais de java,canarios,canarios de mocambique,babetes,guadaletes,d.gould...

sexta out 03, 2003 9:28 am

Obrigado pela resposta, mas agora tenho mais duvidas...

e como é q eu sei qd vao nascer?? eu ontem de manha tinha 4 ovos, hoje de manha tinha 5? eles poem os ovos de manha ou durante o dia?? é q se for durante o dia o 5º ovo foi posto ainda ontem, se for de manha ja foi posto hoje, o q leva a contar 1 dia de diferenca...
e conto 5 dias para tras e a partir dai conto 14 dias? ou conto 14 dias a partir do ultimo ovo? e devo por no 12º dia pelo q percebi, n e?

aguardo nova resposta, thanks,

Ricardo
Piscas
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

sexta out 03, 2003 10:33 am

Caros amigos:
Os mandarins são aves extremamente proliferas e é normal iniciarem nova postura pouco tempo depois das anteriores crias terem abandonado o ninho.
Para evitar que as crias deixem de ser alimentadas prematuramente pelos pais o ideal é que o ninho seja retirado cerca de uma semana depois delas terem saído, o que evitará que o casal inicíe nova postura.
Mesmo assim, quando não é retirado o ninho, por norma, a fêmea inicia nova postura mas o macho continua a alimentar as anteriores crias.
O comportamento da fêmea, procurando que as crias não entrem no ninho, é perfeitamente normal e as pequenas crias rapidamente se irão habituar a não invadir o espaço do ninho que a progenitora defende, pelo que este não será motivo para as separar de junto dos pais.
A altura ideal para separar as crias dos pais é quando o seu bico (que inicialmente é de cor preta) começa a ficar com tons laranja, o que acontece sensivelmente 3 semanas depois de abandonarem o ninho. Nesta altura já são suficientemente autónomas em relação aos pais.
Não esquecer de colocar algumas sementes no fundo da gaiola/viveiro, junto aos comedouros, já que é no chão que as aves vão primeiro procurar comida. Aos poucos acabam por se habituar aos comedouros.
Quanto à questão da papa, eu costuma fornece-la aos meus mandarins a partir do momento em que a fêmea começa a por ovos e tenho-me dado bem com este procedimento.
Outra questão aqui levantada prende-se com o tempo de incubação. Por norma, a fêmea inicia o choco quando termina a postura. pode, no entanto, dar-se o caso de já ter iniciado o choco quando coloca os últimos ovos. Como é óbvio, esses últimos ovos serão os últimos a eclodir, o que muitas vezes nem chega a acontecer.
Ao contrário dos canários (em que os primeiros ovos são retirados até a fêmea por o último, como forma de assegurar que as crias nascem todas ao mesmo tempo) com os mandarins não é hábito retirar os ovos. primeiro porque a sua postura não tem um número certo (pode por 3 ou quatro ovos como pode por 10 - a mim já me aconteceu), depois porque tal procedimento não é necessário. O período de incubação, que está estimado em 12, 13 dias, deve ser contado a partir do início do choco, mas é óbvio que alguns ovos poderão eclodir mais tarde.
As fêmeas põem um ovo por dia, logo de manhã, até terminarem a postura. Por isso é fácil prever a data de eclosão dos ovos, até mesmo daqueles postos em últmo lugar.
Passados 15-20 dias depois de nascerem as criam saem do ninho. Este intervalo de cinco dias é já uma forma de prever que alguns dos ovos eclodirão mais tarde que outros.
Espero ter ajudado
Piscas ;) ;) ;)
dreamer
Membro

sexta out 03, 2003 7:39 pm

obrigado pela excelente ajuda.
Responder

Voltar para “Aves”