Tenho estado a acompanhar o tópico e penso ter chegado o momento de "meter a colherada", através do meu testemunho.
Tenho um husky puro lindo de morrer, meiguinho q.b., que leva qualquer um com as manifestações de ternura, encantando sempre as visitas cá de casa. Só que há cerca de 2 anos desfez-me a mão direita, simplesmente porque o contrariei.
Tinha na altura uma cadelinha muito pequenina, tipo 5 Kgs ou menos, com cio, que ainda não tinha operado porque tinha sido recolhida pouco tempo antes da rua. Na altura os cães estavam dentro de casa, pois, embora houvesse um grande terraço, eles só estavam bem onde eu estivesse. O facto de a cadela estar com cio não me preocupava pois tencionava operá-la mal ele acabasse, estivesse ela prenhe ou não. O problema é que o husky apaixonou-se perdidamente pela cadela e andava sempre em cima dela, deslocando qq. obstáculo, incluindo móveis, para poder chegar-lhe. Tinha a sala completamente em pantanas, pois a cadelinha para lhe fugir, metia-se atrás dos móveis encostados à parede e ele conseguia deslocá-los, acabando sempre por agarrá-la e quase a matando com o seu corpanzil. Tentei desviá-lo para a poder colocar noutra divisão, mas ele não me deixou. Puxei-o pela coleira para tentar arrastá-lo para o terraço e ele de imediato se virou e apertou a minha mão, fazendo-me retirá-la de imediato. Vim mais tarde a perceber que este era o aviso para não me meter. Por volta das 2h da madrugada era impossível alguém dormir por causa deles. Levantei-me e, zangada, forcei-o novamente dizendo "Não, Kiss. Agora vais e vais mesmo!" Como resposta imediata recebi três ferradelas na mão que estava a segurar a coleira. Apanhou-me a mão toda, incluindo uma veia e essencialmente o polegar que, apesar de todo o tratamento a que foi sujeito, ficou defeituoso.
Na altura a minha vontade era matá-lo tais eram as dores e o sangue que não estancava. Mas levá-lo para o canil, nunca! Deixei a noite passar e, quando a raiva me deixou, pensei que não tinha o direito de fazer o animal pagar por um único acto negativo, para o qual ele me tinha previamente preparado. Todos os momentos que até então tinha vivido tinham sido de alegria e, afinal, eu é que não tinha sabido lidar com ele.
Hoje sei que sempre que ele tenciona fazer o que lhe apetece, só consigo dissuadi-lo colocando-lhe a trela e desviando-o para onde eu quero, porque se tentar contrariá-lo através da coleira, já sei qual é a resposta.
Devido à minha acção constante de salvamento de animais passo a vida a contactar veterinários novos e quando lhes digo que tenho um husky referem de imediato que são os únicos cães de que têm medo no consultório, porque MORDEM!
Portanto, afirmar que a raça não é agressiva, calma aí! Os huskys têm as 2 vertentes. Tanto são os cães mais meigos do mundo como mostram da pior maneira possível que só fazem o que querem. O que é preciso é conhecer bem a raça e aprender a lidar com eles.

Só os animais conseguem conhecer o que o próprio Homem não consegue: o ser humano.