Critério para escolha de cachorros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

segunda fev 15, 2010 5:26 pm

Boa tarde,

Daqui a 1 mês e meio (mais ou menos) deve nascer uma ninhada de cachorros, num criador, obviamente.

Pretendia saber numa ninhada:

1 - Com quantas semanas devo fazer a escolha do cahorro, ou seja, às 6,7,8... a data certa para a escolha

2 - Qual o critério que devo seguir para a escolha, considerando que é um cão de guarda, para ficar fora de casa, embora com o seu canil prórpio.

a) O mais bonito
b) O que se mais depressa se aproximar de mim e brincar comigo
c) O que ficar lá atrás, não se aproximar
d) O que não se afastar muito da mãe
e) outro critério

Obrigado
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

segunda fev 15, 2010 5:37 pm

1 - Com quantas semanas devo fazer a escolha do cahorro, ou seja, às 6,7,8... a data certa para a escolha

2 - Qual o critério que devo seguir para a escolha, considerando que é um cão de guarda, para ficar fora de casa, embora com o seu canil prórpio.

a) O mais bonito
e) outro critério

Obrigado
EDIT:
1- nunca antes das 8 semanas
2- Quanto a escolha da ninhada, pessoalmente, acho importante consultar a lista do CPC, visitar alguns, ter em conta o LOP, condiçoes em que os animais estao, comunicaçao com o criador (um bom criador ira concerteza tirar lhe todas as duvidas acerca da raça), morfologia dos progenitores, meio ambiente inserido e personalidade do cachorro... Escolha o que mais lhe agradar!

Um cao é um ser vivo e ninguem tem o direito de o escolher por si, afinal é consigo que ele vai passar toda a sua vida, certo?

Boa sorte :wink:
Saudações da J & Isaac
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda fev 15, 2010 5:41 pm

Leia este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=38385
sasha09 Escreveu:
1- nunca antes das 8 semanas - Correcto
2- escolha o que gostar mais (aquele que se afeiçoou a si, que gostou da sua presença, etc), a personalidade do cachorro irá moldar-se consante o ambiente inserido, a educaçao, ligaçao com o dono, educaçao, entre outros factores. - Não é assim tão linear. Um cachorro tímido não servirá tão bem como guarda, enquanto que um cachorro demasiadamente "rufia", dependendo da raça de que estamos a falar, será mais trabalhoso de educar, e convém ser por alguém que, ou tenha noções de adestramento, ou se preocupe em procurar ajuda profissional.

Quanto a escolha da ninhada, pessoalmente, acho importante verificar as condiçoes em que os animais estao, comunicaçao com o criador (ou seja la o que for :roll: ) acerca dos progenitores e comportamento dos mesmos, morfologia, meio ambiente inserido e personalidade do cachorro... - O estudo dos progenitores deve ser feito antecipadamente, especialmente quando procuramos um cão para trabalho. Nem sempre, ou quase nunca, o macho está presente, por norma não pertence ao mesmo Criador.

Um cao é um ser vivo e ninguem tem o direito de o escolher por si, afinal é consigo que ele vai passar toda a sua vida, certo?

Boa sorte :wink:
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

segunda fev 15, 2010 5:46 pm

dolphy Escreveu:Boa tarde,

Daqui a 1 mês e meio (mais ou menos) deve nascer uma ninhada de cachorros, num criador, obviamente.

Pretendia saber numa ninhada:

a) O mais bonito
e) outro critério

Obrigado
Boas.

No meu entender a opção e)

Um bom criador, saberá qual o melhor cão para cada finalidade, ele conhece a ninhada melhor do que ninguém :wink:
<p>Cumprimentos, </p>
sasha09
Membro Veterano

segunda fev 15, 2010 5:48 pm

1ª correcçao - A personalidade do cachorro vai moldando-se consoante o meio ambiente inserido, ligaçao com o dono, educaçao, respeito entre outros factores. Claro que dependendo qual sera o objectivo do cao (guarda, caça, estimaçao, etc) será mais seguro escolher um cachorro que demonstra determinados criterios. Criterios esse que para guarda apenas nao aconselho os demasiado molengoes. Independentemente do cao ser para guarda, estimaçao, caça etc deverá ter sempre treino.

2ª correcçao de encontro à 1ª- A personalidade tem tambem uma influencia genetica, daí ser realmente importante conhecer ambos os progenitores. Se assim nao for possivel, certamente um bom e fiavel criador irá definir a personalidade/comportamento do mesmo.

Edit:
Um bom criador, saberá qual o melhor cão para cada finalidade, ele conhece a ninhada melhor do que ninguém
Ora nem mais.
Saudações da J & Isaac
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda fev 15, 2010 5:54 pm

Se quer um cão para guarda deve, em minha opinião:

1. decidir-se por uma raça com essa aptidão;
2. verificar, antes de ver os cachorros, se a mãe da ninhada possui características de guarda (e o pai, embora isso nem sempre seja possível);
3. verificar as condições de higiene e de saúde em que os cães se encontram;
4. saber se o criador fez o despiste aos progenitores de doenças frequente na raça que elegeu.

Quanto à escolha do cachorro:

1. ponha de parte o mais tímido, o que não se aproximar de si;
2. observe a ninhada sem interferir, veja qual o mais activo, o que ganha mais vezes as "lutas" entre os irmãos
3. escolha os dois que lhe pareçam cumprir melhor esse objectivo, e faça-lhes individualmente o teste de Campbell, escolhendo aquele cujos resultados forem melhores.

Boa sorte
TheOne
Membro Veterano

segunda fev 15, 2010 5:56 pm

sasha09 Escreveu:1ª correcçao - A personalidade do cachorro vai moldando-se consoante o meio ambiente inserido, ligaçao com o dono, educaçao, respeito entre outros factores. Claro que dependendo qual sera o objectivo do cao (guarda, caça, estimaçao, etc) será mais seguro escolher um cachorro que demonstra determinados criterios. Criterios esse que para guarda apenas nao aconselho os demasiado molengoes. Independentemente do cao ser para guarda, estimaçao, caça etc deverá ter sempre treino.

2ª correcçao de encontro à 1ª- A personalidade tem tambem uma influencia genetica, daí ser realmente importante conhecer ambos os progenitores. Se assim nao for possivel, certamente um bom e fiavel criador irá definir a personalidade/comportamento do mesmo.
1ª correcçao - Claro que se molda, mas temos de escolher bem os primeiros indícios de temperamento :wink:

2ª correcçao - não é na visita ao criador que se conhecem os progenitores :wink:
sasha09
Membro Veterano

segunda fev 15, 2010 6:00 pm

1ª correcçao - Claro que se molda, mas temos de escolher bem os primeiros indícios de temperamento

2ª correcçao - não é na visita ao criador que se conhecem os progenitores

1ª ponto- tal como eu reforcei na afirmaçao posterior ao do molde da personalide :wink:

2º ponto- :?: eu fui visitando alguns e so "conheci" pessoalmente os progenitores nessa altura. Falo por mim.
Saudações da J & Isaac
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

segunda fev 15, 2010 6:03 pm

pois era mais nessa perspectiva, de o mais ou o menos tímido, o mais dominador, o mais brincalhão.... o que não corre de imediato à rede ou às nossas mãos, ...
TheOne
Membro Veterano

segunda fev 15, 2010 8:10 pm

sasha09 Escreveu: 2º ponto- :?: eu fui visitando alguns e so "conheci" pessoalmente os progenitores nessa altura. Falo por mim.
Não é conhecer o cão em carne e osso, é saber o que é que se vai buscar. Se queremos um cão de trabalho, devemos estudar as linhagens e escolher o Criador que melhores resultados tiver nessa área. O mesmo se aplica à beleza.

O pai do meu cão é Italiano, o Criador foi a Itália cruzar a fêmea, portanto eu nunca vou conhecer o macho, mas tendo em conta o pedigree do mesmo, não necessito de o conhecer ao vivo e a cores. Claro que se o visse, seria melhor, mas isso não abala a minha confiança no que respeita à escolha do cachorro e ao que eu espero dele para o futuro :wink:
sasha09
Membro Veterano

segunda fev 15, 2010 8:18 pm

Quando disse que nao se conhece os progenitores na visita ao criador, pensei que estivesse a falar de carne e osso mesmo uma vez que anteriormente ja tinha escrito da listagem de criadores de CPC e algumas visitas aos mesmos para uma melhor selecçao (segundo o que eu pretendo).

TheOne estamos perfeitamente de acordo.
Saudações da J & Isaac
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 15, 2010 9:12 pm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda fev 15, 2010 10:05 pm

Cachorros que se aproximam confiantes, que são curiosos e não agressivos, e que não tentam fugir quando lhes pegamos. Eu prefiro com este comportamento que me foi aconselhado por um criador, mas lá está, para quem quer um animal social e mais fácil de treinar.
É preferivel também saber o carácter dos pais. Já recusei uma cadela que me queriam oferecer, de uma raça grande, com lop e tudo certinho, era linda mas eu conhecia os pais: a mãe era um doce, o pai era timido e manhoso e com tendencia a morder. Agradeci muito, arranjei uma desculpa e preferi não aceitar com medo que a filha saisse ao pai. Pouco tempo depois soube que o macho fez só aquela ninhada e os donos preferiram afastá-lo da reprodução para garantir que não transmitia aquele feitio.
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

terça fev 16, 2010 1:26 pm

Boa tarde.

Eu acrescentava uma recomendação muito simples às que já foram dadas e que para mim é de importância capital.

Escolha um cachorro com um nível de energia adequado ao seu estilo de vida. Se tem poucas horas para dedicar ao exercício físico e mental do cão, escolher o indivíduo com mais actividade geral é uma receita para o desastre.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
sasha09
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 1:28 pm

considerando que é um cão de guarda, para ficar fora de casa, embora com o seu canil prórpio.
Saudações da J & Isaac
Responder

Voltar para “Cães”