Marcação de território

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

terça set 30, 2003 6:54 pm

Olá a todos!

Estou com um problema em relação à minha coelha. Sempre que a solto ela faz questão de marcar tudo com urina. Por onde ela passa lá fica um bocadinho de xi-xi! Como devem imaginar, não é nada agradável!! :x
Tenho mais 2 coelhos (machos) e nenhum deles tem esse comportamento.

Gostaria que alguém me ajudasse com algumas dicas para poder resolver este problema.

Obrigada! ;)

Sara
gus
Membro
Registado: quarta jun 04, 2003 4:07 pm

quinta out 02, 2003 6:18 pm

ola sara!

tb pode ser incontinencia visto k teve os bebes à n mt tempo! tb podias por vinagre mas se tu dises k ela o faz pela casa toda tb n e mt agradavel para ti... :? sinceramente acho exkisito... podias perguntar ao vet, mas pode ser k te saibam dar algumas dicas
:lol:
sararp
Membro Veterano

quinta out 02, 2003 9:00 pm

Por acaso isso da incontinência não é nada que já não me tenha passado pela cabeça... :(

Dentro em breve tenho de ir com ela ao vet para ver se está tudo bem com ela e depois pergunto sobre isso.

De qualquer forma se alguém souber umas dicas, agradecia! ;)
Minotaur
Membro Júnior
Registado: domingo jun 15, 2003 7:50 pm

sexta out 03, 2003 11:09 pm

Oi!

Sem te querer alarmar, SaraP, vou te contar o meu mais recente susto.

Eu tenho uma coelha que este Verão fez 3 anos, até à data nunca tinha estado doente e levava apenas as vacinas.
À cerca de um mês ela começou a fazer xixi por tudo o que era sítio, comecei a pensar no que seria, até que decidi ir à veterinária. Nessa mesma visita foi-lhe diagnosticada uma infecção urinária e começou logo a tomar os antibióticos.
O problema é que depois de ter parado os antibióticos continuava na mesma e agora o xixi dela era quase agua e ela contorcia-se imenso :cry: e nesta 5ª feira levei-a à faculdade de medicina veterinária.
Pra meu alívio não era nada que não se podesse tratar no entanto, imaginem lá o que era.......uma pedra na bexiga do tamanho de um caroço de azeitona!!! :(
Tiveram-lhe que a tirar cirurgicamente e se eu tivesse esperado mais um dia o prognóstico seria bem mais reservado.

Esta história era só pra vos fazer ver que é importante sabermos o mais cedo possível o que se passa com os nossos bichinhos.

Adeus
sararp
Membro Veterano

sábado out 04, 2003 12:23 am

Ai, ai! Bem que me deixaste preocupada... :(
Vou ver se vou com ela ao vet o mais cedo possível... tenho que ver tudo.

Eu acho o comportamento dela muito estranho. Vou dar alguns pormenores pode ser que alguém me possa ajudar. Ela quando está na gaiola faz tudo no local certo (tenho uma espécie de casa de banho de canto), no entanto, quando anda solta faz por todo o lado. No início, quando ela era mais pequena andava sempre solta pela casa. A intenção era essa mas nunca consegui habituá-la a fazer as necessidades no sítio certo, ela sempre fazia por todo o lado, onde calhava. Depois como ficou grávida e teve os bebes ficou muito tempo sem sair da gaiola. Agora voltei a soltá-la mais tempo e acontece sempre isso... :(

Tenho 2 coelhos machos e nunca tive nenhum problema deste tipo com nenhum deles. Solto-os no mesmo local, um depois do outro e nenhum marca território. Ela marca logo tudo.

Hoje andei o tempo todo atrás dela de esfregona na mão a limpar o que ela fazia (com o vinagre torna-se complicado) e depois de eu ter limpo ela quase deixou de fazer.

Está-me a deixar preocupada... já não sei se é algum problema físico ou se é marcação de território.

Desculpem o testamento e muito obrigada pelas vossas dicas! ;)
Minotaur
Membro Júnior
Registado: domingo jun 15, 2003 7:50 pm

sábado out 04, 2003 11:12 pm

Oi!

Pelo que descreveste, acho que é capaz de ser outra coisa, porque a minha coelhita não fazia no cantinho dela, eram pinguinhas escuras e densas por todo o lado.
Mas uma maneira de ver se a urina tem cálculos ou cristais é a seguinte, depois de ela ter deixado a sua marca e antes de limpar, passa o dedo pela urina de forma a tentares descobrir areiazinhas. Tens que ver é se por acaso estas areias não são do chão.

Ah, e depois não te esqueças de lavar bem as mãos! ;)

Filipa
sararp
Membro Veterano

sábado out 04, 2003 11:43 pm

Oi!

Obrigada pela dica! De qualquer forma vou com ela ao vet assim que puder para descartar possibilidades! ;)
sararp
Membro Veterano

quinta out 09, 2003 4:01 pm

Oi!

Fui com a Daisy à vet e ela disse que devia ser apenas marcação de território. Não lhe encontrou nenhuma alteração, deve ser mesmo por isso que ela urina por todo o lado! :oops:
Se alguém souber dicas para me ajudar, agradecia bastante. É que assim torna-se muito complicado soltá-la e custa-me muito vê-la tanto tempo presa... :(
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

segunda out 13, 2003 10:37 pm

Em princípio, se colocares vinagre, ela afasta-se.

A melhor solução é sem dúvida a esterilização pois assim as hormonas dela acalmam-se ;-)

Já pesquisaste nos sites que eu coloquei na área do coelho (aqui na arca)?

beijinhos

Maria
sararp
Membro Veterano

quarta out 15, 2003 5:31 pm

Oi!
Não costumo por vinagre porque torna-se incómodo andar atrás dela com o vinagre... costumo mesmo limpar com a esfregona e detergente do chão, pelo menos onde passo ela já não volta a fazer. Mas de inverno não é nada bom fazer isto porque o chão não seca logo.

Quanto à esterilização, também já pensei nisso, mas, como ela já teve filhos e tudo, será que ainda dá resultado?

Por outro lado parece-me que ela tem vindo a acalmar. Quando a solto, marca tudo mas depois de eu limpar a primeira vez já não faz mais.

Obrigada pelas dicas! ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”