hamster sirio....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

segunda fev 15, 2010 11:21 pm

Boas! :wink:
Pode ser um fungo, como até pode não ser nada. Isso acontece com ambos?? Ou apenas com um deles o faz?
Andreia1992
Membro
Registado: domingo fev 14, 2010 2:11 pm

segunda fev 15, 2010 11:23 pm

acontece com os dois mas é quando saem da casinha e vao comer o fazer xixi xD tipo eles roçam as costas na gaiola e depois sentam-se a lavar / coçar e vao a vidinha deles
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda fev 15, 2010 11:24 pm

Eu perguntei para confirmar antes de a alertar para uma coisa. Hamsters sírios não devem ser mantidos juntos. São animais solitários. Apesar de muitas vezes parecer que se dão bem, e não há problema, acontece com frequência os animais aparecerem feridos, devido a se envolverem em lutas.

Em relação ao coçar-se não acho muito normal se esfregarem na gaiola. Os hamsters limpa-se com frequência e coçam-se, mas nunca tive nenhum animal que tivesse esse comportamento. É melhor ficar de olho neles e ver se esse comportamento se repete. Em caso afirmativo o melhor será levá-los a um veterinário para uma desparazitação.

Pode tratar-se também de alguma alergia ao litter, mas o melhor é ir observando :wink:
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

segunda fev 15, 2010 11:46 pm

Boas, pela minha experiência trata-se de um comportamento comum, e se não estou em erro indica um estabelecimento de território, pois (pelo menos nos machos, nunca reparei se o mesmo ocorre nas fêmeas) notam-se umas glândulas com as quais eles demarcam o seu território na zona das ancas e é estas que eles roçam.
Em machos ocasionalmente nota-se essa zona bastante "molhada" mesmo. Não é nada que altere a vida normal do hamster, já manter 2 sírios juntos é esperar para ter só 1... Assim que possível separe-os, é preferível ter um deles em piores condições provisoriamente (até ter uma outra gaiola com condições para ele) do que tê-los juntos.

Espero ter ajudado, cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Andreia1992
Membro

segunda fev 15, 2010 11:48 pm

hm ok obrigada eles agora andam a brincar xD acrescentei um buraco num tubo do rolo do papel higienico com que brincam agora andam entretidos xD nunca ouvi/vi eles à luta eles sao irmaos e sempre estiveram na mesma gaiola
Andreia1992
Membro

segunda fev 15, 2010 11:51 pm

eles nao lutam! xD eu sempre tive hamsters (nunca tinham tido este comportamento) eles dao-se perfeitamente .... já fiz criaçao de hamsters (para terem noçao ja cheguei aos 20 hamsters cá em casa) e só em adultos é que os dei a uma loja de animais apenas tinha de separar femeas de machos e sempre todos muito mansinhos e sem lutas ah tive 2 que lutavam mas separei-os de imediato
Pure
Membro Veterano

segunda fev 15, 2010 11:53 pm

Andreia1992 Escreveu:... nunca ouvi/vi eles à luta eles sao irmaos e sempre estiveram na mesma gaiola
Acredite que é até ao dia. Eu não lhe estou a dizer para os separar para lhe tentar vender nenhuma gaiola.
Já tive vários machos que mantive juntos desde o nascimento até uma certa idade, o máximo que consegui juntos foi até terem cerca de 5meses se não me engano (2machos, fêmeas nem chegam a metade do tempo). Mais tarde ou mais cedo é inevitável a separação, seja pelo dono ou pela morte de um deles. Isso já é o dono que decide o que faz porque eles só têm uma maneira de resolver a questão.

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Andreia1992
Membro

segunda fev 15, 2010 11:55 pm

eu sou consciente ao ponto de se ver alguma ferida em algum ou alguma briga separa-los eu tenho mais 4 gaiolas disponiveis para eles por isso nao tenho problemas com isso
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda fev 15, 2010 11:57 pm

Pure Escreveu:Boas, pela minha experiência trata-se de um comportamento comum, e se não estou em erro indica um estabelecimento de território, pois (pelo menos nos machos, nunca reparei se o mesmo ocorre nas fêmeas) notam-se umas glândulas com as quais eles demarcam o seu território na zona das ancas e é estas que eles roçam.
Em machos ocasionalmente nota-se essa zona bastante "molhada" mesmo. Não é nada que altere a vida normal do hamster, já manter 2 sírios juntos é esperar para ter só 1... Assim que possível separe-os, é preferível ter um deles em piores condições provisoriamente (até ter uma outra gaiola com condições para ele) do que tê-los juntos.

Engraçado, disso não sabia. Nunca vi o meu sírio exibir esse comportamento. Eles fazem isso commumento ou só quando sentem a presença de outros individuos?
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

terça fev 16, 2010 12:03 am

Só para deixar um link com alguma info :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73197

**
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

terça fev 16, 2010 12:13 am

Andreia1992 Escreveu:eu sou consciente ao ponto de se ver alguma ferida em algum ou alguma briga separa-los eu tenho mais 4 gaiolas disponiveis para eles por isso nao tenho problemas com isso
Bom saber que tem condiçoes no entanto tenho só 1 questão, não fica 24 horas por dia a olhar para eles presumo e se ocorrerem as tais lutas durante um período em que não esteja? Nunca tive mais de 1 de cada vez e fico já a saber como proceder noutra situação.
Última edição por Walder em terça fev 16, 2010 12:15 am, editado 1 vez no total.
Andreia1992
Membro

terça fev 16, 2010 12:13 am

se o dizem eu vou estar ainda mais atenta eu sou mt maricas nao posso ver um animal mal xD até a minha avó acha exagero eu quase todos os dias apaltar e verificar o pelo dos animais sejam eles os que forem desde hamsters a chinchila a gatos e a cadela xD a cadela é todos os dias porque ela ja tem uns valentes anos
Andreia1992
Membro

terça fev 16, 2010 12:14 am

nao tenho problemas a minha avó está sempre em casa... e tenho uma gata que 'toma conta dos meninos' ela mia muito e vai para o pe da gaiola quando algo está errado
Pure
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 12:21 am

xikilana Escreveu:
Pure Escreveu:Boas, pela minha experiência trata-se de um comportamento comum, e se não estou em erro indica um estabelecimento de território, pois (pelo menos nos machos, nunca reparei se o mesmo ocorre nas fêmeas) notam-se umas glândulas com as quais eles demarcam o seu território na zona das ancas e é estas que eles roçam.

Engraçado, disso não sabia. Nunca vi o meu sírio exibir esse comportamento. Eles fazem isso commumento ou só quando sentem a presença de outros individuos?
Não posso afirmar que seja pela presença de outros pois tenho as gaiolas dos meus no mesmo quarto e portanto sempre estiveram "juntos". No entanto noto mais esse comportamento após uma limpeza a fundo das gaiolas.

Cumprimentos
Andreia1992
Membro

terça fev 16, 2010 12:23 am

entao tambem pode ser por isso Pure a minha gaiola é nova por isso nao tem algum cheiro deles! xD
Responder

Voltar para “Exóticos”