Pedido de ajuda-cadela adoptado do CML

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

silviaraquel
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 10:12 pm

terça fev 16, 2010 1:29 am

"Boa Tarde

Decidi inscrever-me neste forum e postar este tópico mais por um pedido de ajuda e não para entregar um animal.

Há 3 mesinhos atrás, a minha cadelinha de 13 anos morreu de cancro. Como a minha mãe estava desempregada e sozinha, fechando-se em casa todos os dias depois da morte da sua única companhia (considerando que eu e a minha irmã estudamos as duas na faculdade longe de casa e os meus Pais estão separados) decidi adoptar uma cadelinha no canil municipal de Lisboa.

Depois de uma intensa espera, tive a oportunidade de entrar na sala onde mantêm os mais novinhos, e foi aí que a vi. Depois de uma longa e emocionalmente agressiva aproximação com os bebés, peguei na Lya e trouxe-a comigo para casa. Foi-lhe posto o chip e foi vista pelo veterinário. Ela estava magríssima, e quando lhe peguei, ela agarrou-se a mim com força e a tremer.

Foi desparasitada, pelo menos duas vezes, segundo o veterinário e aparentamente parecia bem, apesar de fraquinha. Mas, assim que chega a minha casa, Lya começa a desfalecer e passados uns dias foi internada no hospital dos animais das caldas da Rainha. Lya tinha Lombrigas, demasiadas. Ficou a soro quase 15 dias.

Lya tinha os seus dias bons e maus no hospital. Um dia estava desperta, outro dia nem levantava a cabecinha quando a íamos ver. Eu ia todos os dias de Lisboa depois da faculdade para a ver no hopital. Passados quase 15 dias, foi possível voltar para casa, mas a fazer um tratamento. Saiu com 2.8Kg, passados 15 dias, Lya estava quase com 8. No entanto... já vão quase 1000 euros em despesas. O pouco dinheiro que tenho para me sustentar para um mês, decidi dá-lo à minha mãe para a ajudar nas despesas. O meu Pai é quem me sustenta e ele, bem, digamos que é demasiado frio em sentimentos para nos ajudar. Ele inclusivé disse à minha mãe para a devolver.

Todas as semanas a minha mãe vai com a Lya ao veterinário, com a esperança de ela poder já levar as vacinas e poder ter uma vida normal. Ela tem 4 mesinhos, 2 deles fez já em minha casa. Não levou vacinas no canil porque tinham receio que ela pudesse ter algum vírus que com as vacinas pudesse vir a ficar pior. Se o tivessem feito, ela teria morrido. Mas, se eu não a tivesse trazido, ela teria morrido de qualquer maneira.

Pessoalmente, eu não tinha más intenções quando a fui buscar. A minha mãe sofre de depressão e pensei que a Lya a pudesse ajudar. Ajudou, assim que saiu do veterinário. Quando ia a casa elas brincavam constantemente. A minha mãe sorria como nunca a tinha visto sorrir.

Sempre que vamos ao veterinário com a Lya, os veterinários nunca têm respostas. Agora dizem que poderá ter febre da carraça por ter anemia e esta não passar.

Se isto continuar assim, eu terei que devolver a Lya ao canil, ou dá-la a alguém que possa ficar com ela.

Com isto não peço ajuda monetária, embora fosse bastante apreciada neste momento. Com isto, peço ajuda, a algum veterinário que me possa dizer o que a Lya tem sem levar dinheiro por isso.

Se assim não for, então, peço que alguém que possa tomar conta dela, me deixe uma mensagem ou me telefone.(mande-me mensagem privada)

Eu adoro este cão. Eu não o quero dar, tenho até vergonha de admitir que o dinheiro ajudava nesta minha situação. E tenho ainda mais vergonha de admitir que, se ela não estivesse doente, nós nem consideraríamos dá-la, a ninguém. Mas, não tenho quem me ajude e estou desesperada."

Obrigada

Imagem
Imagem"[/quote]

número de telefone é 913182777 / 912540990 (alternativo) ou 965125279 (mãe)

Nib:

Carina Patrícia Canelas Simão
0010 0000 4205 5770 001 52
silviaraquel
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 1:31 am

Vi este anucio noutro forum... e ao principio a pessoa que faz o apelo não estava a pedir ajuda financeira mas sim uma solução ou um vet competente que lhe diga duma vez por todas o que a cadela têm.... sei que o valor já passa dos 1000 euros.....
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

terça fev 16, 2010 2:46 am

Silvia pk não tentar pedir ajuda a alguma Associação para conseguir preço economico e duma vez saberem o que tem o pobre animal, tão novinha e tanto sofrimento já :cry: ; dependendo da zona pode ser que alguem dê a dica dum Vet que trabalhe a preços de Associação.

boa sorte :arrow:
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
silviaraquel
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 2:50 am

Esta na zona das caldas da Rainha, mas acho que há possibilidade de ir a outros sítios como por exemplo Lisboa.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 16, 2010 1:27 pm

Pergunto ás assíduas do Canil da CML se reconhecem esta cachorra e o que leva a SilviaRakel a publicar isto cá se nem sequer conhecer a pessoa de parte nenhuma. Sem ofensa, a foto mostra um cachorro saudável, não há nenhum documento que suporte os mais de 1000 euros gastos ou referência em que hospital o mesmo esteve internado e o facto é que, para quem não quer $$$, está aí o NIB bem visível.
Antes de me insultarem e de me chamarem "inimiga dos animais" pensem um bocadinho nisto, e de qualquer maneira julgo que só devemos publicar apelos sobre situações que conhecemos pessoalmente...até para nos salvaguardarmos de situações menos claras. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

silviaraquel
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 1:55 pm

já pedi a pessoa em questão os recibos para os publicar aqui pois já esperava estes comentários :lol: :lol:
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça fev 16, 2010 1:59 pm

Dino, gabo a tua paciencia.,.. a sério! :roll:
dinodane
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 2:06 pm

Silviaraquel, falo a sério, não sei para que são os smileys da gargalhada. Em que fórum está o pedido original?

silviaraquel
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 2:12 pm

eu também estou a falar a sério.... mas achei engraçado porque quando esta a colocar o tópico pensei logo que vinham respostas dessas e não me enganei... quando tiver as facturas coloco aqui.....

De onde tirei o apelo não é forum de acesso ao publico.

A pessoa em questão quando colocou o apelo só queria mesmo que a ajudassem a encontrar um VET mais barato ou mesmo que não lhe levasse nada para descobrir o que a cadela têm, entretanto outras pessoas começaram a dizer que ajudavam monetariamente e o apelo foi feito com nib.

E sim esta cadela há dois meses atrás esta no gatil do canil municipal de lisboa.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 16, 2010 2:28 pm

Bem, se é de acesso público ou não, não sei. Pesquisei pelo Google, fui lá parar e pude ler o tópico todo, mesmo não estando inscrita.

O apelo original está aqui: http://animaisdeninguem.forumeiros.com/ ... z-t275.htm

O que realmente ressalta de todas as intervenções é que o que a moça quer é mesmo um veterinário que descubra o que a cachorra tem ou possa ter. Partindo do que ela conta, aquele a que a mãe dela vai parece não estar interessado em definir nada e escalda-lhe as contas.

E a ideia de pedir ajuda em dinheiro partiu de uma forista desse tal fórum. E já tem oferta de uma consulta grátis, mas é na Guarda, o que, na minha opinião é demasiado longe, mas enfim...

De qualquer das maneiras, mais gastos se avizinham, pois nenhum veterinário consegue saber, só por apalpar e auscultar a cachorra, o que ela terá de mais profundo: serão precisas análises, algumas delas muito específicas e caras, e todo o processo será demorado e exigirá novas consultas.

Não seria mais fácil procurar a ajuda necessária num veterinário mais perto dela? A Margem Sul está muito bem "fornecida" de veterinários, alguns dos quais colaboram com associações e outras entidades e que com certeza poderiam dar uma ajuda a este caso.

Digo eu, sei lá...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
silviaraquel
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 2:59 pm

ahhh está em dois lados já me esquecia.... onde eu tirei foi noutro forum sem acesso ao publico geral... e ontem a noitinha vi esse nesse forum.
dinodane
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 3:00 pm

Se assim é, o caso muda de figura, mas se vão todas as semanas ao vet com a cachorra e não há melhoras porque ainda não procuraram uma segunda opinião? Se tem anemia deve estar a fazer alguma medicação, ácido fólico... de qualquer modo ela parece bastante bem nas fotos. As melhoras e que tudo se resolva a contento.

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça fev 16, 2010 3:13 pm

Há 3 mesinhos atrás, a minha cadelinha de 13 anos morreu de cancro. Como a minha mãe estava desempregada e sozinha, fechando-se em casa todos os dias depois da morte da sua única companhia (considerando que eu e a minha irmã estudamos as duas na faculdade longe de casa e os meus Pais estão separados) decidi adoptar uma cadelinha no canil municipal de Lisboa.
Mas quando é que raio as pessoas se convencem que ter um cão não é nenhum direito, mas sim uma responsabilidade e um privilégio! Quando é que as pessoas se convencem que quando por aqui se fala que comprar um cão que custe 700 ou 1000 euros pode ser a menor das despesas de quem decide ter um cão? Porque raio alguém que está desempregado e que estuda na faculdade "longe de casa", vai adoptar uma cachorra? Eh pá, desculpem lá, mas não sabem que estas coisas dão despesas....e por vezes GRANDES despesas?! Adoptar um cão é uma coisa para ser bem pensada....não é só adoptar o cão como um "remédio" para depressão e depois logo se vê!! Sei que muitos já me devem estar a rogar pragas e a dizer que "Agora pronto, já está, toca mas é a ajudar".....ma, e a próxima despesa, e o próximo problema?! Na minha opinião, o melhor mesmo é tentar arranjar um novo dono para a cadela, que até é bem bonita, o mais rapido possível.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

terça fev 16, 2010 3:43 pm

É, sem dúvida, uma responsabilidade, é, sem dúvida, um privilégio, mas com certeza que é, igualmente, um direito.
E trata-se de um animal que foi adoptado da CML. Haverá algum que não venha de lá podre de doenças, cheio de mazelas? Muitas vezes ainda não aparentes, ainda a "chocar" e que, depois, surgem em força.
As pessoas que lá vão (e devo dizer que não sou uma delas, mas considero que as que lá vão são umas heroínas - de facto, autênticas Jeannes d'Arc) tentam, apenas, salvar um animal e arranjam uma carga de trabalhos. E se, depois, têm o azar de ir a um veterinário cujo único objectivo é o lucro fácil, não o justo, mas o fácil, esses problemas decuplicam.
E também não vejo porque é que o facto de se arranjar um cão, um gato, ou um canário como terapêutica para uma depressão seja condenável.
Pensei, até que, modernamente, era um sistema muito utilizado e bastante eficaz para ajudar pessoas em stress, com depressões, velhinhos solitários e crianças com problemas.
Mas isto sou eu a perorar, que não sou "propênsica" a depressões e sou privilegiada. É só olhar em redor - ena, pá, tantos privilégios. Pretos, brancos, amarelos e encarnados às riscas. E longe de mim ir contra as opiniões sábias e avisadas dos crânios cá do sítio, muito mais experientes do que eu em questões caninas.
Mas numa coisa estou de acordo: a cadela é girissima. Tem as cores de um Dobermann castanho o que, para mim, é sempre motivo para sentir uma certa nostalgia.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça fev 16, 2010 4:10 pm

colette Escreveu: E trata-se de um animal que foi adoptado da CML. Haverá algum que não venha de lá podre de doenças, cheio de mazelas? Muitas vezes ainda não aparentes, ainda a "chocar" e que, depois, surgem em força.
Ora aí estão mais umas quantas razões para que as pessoas em causa não devessem ter adoptado esta cadela! Era mais do que certo que esta cadela poderia vir a constituir uma fonte de despesas e de problemas, o que para alguém desempregado e com depressão não teria sido com certeza a melhor opção a tomar.
Concordamos que um cão pode constituir uma boa ajuda para combater estados depressivos, mas não é propriamente uma pílula! Tal como eu disse, um cão é SOBRETUDO uma responsabilidade, e tem necessidades que temos de assegurar que podemos minimamente satisfazer. Uma coisa é termos uma vida minimamente estável e de repente surgir uma volta de 180º que nos transtorna os planos. Outra coisa é termos uma vida cheia de problemas e sem saber bem como, adoptarmos um animal na esperança que isso os minimize, sem a consciência de que os vai é aumentar. Acredito que não deve ser muito 'agradável' para alguém desempregado ver-se agora nas mãos com uma conta de 1000 euros de Vet, para além das despesas diárias! Mas pergunto: Não se lembrou que isso podia acontecer? Ainda para mais num animal jovem retirado de um canil municipal e que tal como aqui foi tão sabiamente dito, vem normalmente carregado de doenças e parasitas internos?
Bem...adiante, vejam lá se arranjam maneira de convencer as pessoas (se é que as conhecem) a dar a cadelinha para adopção, que ela é bem girinha e na minha opinião tem mais hipoteses de ser adoptada do que alguns animais que por aqui andam em hotel há mais de 500 anos!
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”