Pedido de ajuda-cadela adoptado do CML

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 16, 2010 4:27 pm

Paulo, acaba com isso, estás a patinhar nas tuas próprias opiniões, que não se adequam a este caso, por muito que penses o contrário.

A cadelita não foi adoptada para minimizar os problemas de desemprego da mãe e trazer-lhe alguma espécie de fortuna, foi-o para abrandar o desgosto e mergulho na depressão causados pelo desaparecimento da companheira canina anterior. O que terá conseguido, assim dando à senhora mais um pouco de ânimo para encarar a sua própria situação. Nem tudo se resume a dinheiro, como deves saber, e até aqui, embora pesando-lhes, têm resolvido o problema entre elas e conseguido pagar as consultas e os tratamentos...

A forista usou da maior boa vontade ao ir sacar uma cachorra ao canil de Lisboa, mas sobretudo de alguma ingenuidade e desconhecimento. Ou seja, teve mais coração do que informação. E depois? Para quê insistir em a criticar por isso? Não será melhor procurar ajudá-la a encontrar um veterinário que trate da cadela e não da magríssima bolsa dela e da mãe?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 4:32 pm

dinodane Escreveu:Se assim é, o caso muda de figura, mas se vão todas as semanas ao vet com a cachorra e não há melhoras porque ainda não procuraram uma segunda opinião? Se tem anemia deve estar a fazer alguma medicação, ácido fólico... de qualquer modo ela parece bastante bem nas fotos. As melhoras e que tudo se resolva a contento.
É precisamente isso o que a moça tem estado a fazer, mas como parece não conhecer muitos veterinários, procura informar-se...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

terça fev 16, 2010 4:32 pm

Eu sei, o senhor sabe, e centenas de outras pessoas sabem como vêm os cães que saem daquele sítio. Mas esta moça talvez não soubesse. E mesmo sabendo há sempre a esperança, não é verdade? A esperança de que aquele determinado animal que resolvemos adoptar, ainda mais tratando-se de uma cachorrinha que, presumivelmente, estaria lá há pouco tempo, estivesse saudável.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
LuluB
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 4:37 pm

E enquanto nos perdemos com estas questões de lana caprina, continua de pé a minha interrogação, cuja resposta poderia facilitar a vida de todos:
LuluB Escreveu:...já tem oferta de uma consulta grátis, mas é na Guarda, o que, na minha opinião é demasiado longe, mas enfim...

(...)

Não seria mais fácil procurar a ajuda necessária num veterinário mais perto dela? A Margem Sul está muito bem "fornecida" de veterinários, alguns dos quais colaboram com associações e outras entidades e que com certeza poderiam dar uma ajuda a este caso.

...
Alguém responde a isto? Ou pode ajudar arranjando um veterinário com boa vontade?
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça fev 16, 2010 4:52 pm

LuluB Escreveu:Paulo, acaba com isso, estás a patinhar nas tuas próprias opiniões, que não se adequam a este caso, por muito que penses o contrário.
Desculpa lá Bronkas, mas a minha opinião adequa-se tanto a este caso como qualquer outra. A Tua opinião é que se ajude a moça a encontrar um veterinário, e que se obtenham doações (se nao entendeste isso, é para esse efeito que serve o NIB que está no primeiro tópico), a minha opinião é que se devem encontrar outros donos para a cachorra.

Ao contrário de algumas pessoas, já o disse e mantenho, sou de opinião que não se deve ter um cão por outros motivos que não seja querer ter um cão ( e poder tê-lo obviamente). Ter cães para 'colmatar perdas' ou para 'suprir carências ou problemas', ou ter cães porque se acha que conseguem salvar todos e mais algum, a curto prazo é sinónimo de problemas....e infelizmente o elo mais fraco é o primeiro a senti-los.
Volto a dizer, que continuo a achar que ter um cão não é um Direito, é um privilégio que acarreta muita responsabilidade. Embora não goste deste tipo de comparações, é como adoptar uma criança.....e estou certo que nenhuma instituição entregaria uma criança a uma pessoa desempregada, com depressão e a ter aulas (parece-me que a mae e a filha) longe de casa!
Não se resume tudo a dinheiro obviamente, mas não existe nada na vida que se faça sem ele, e temos sempre de tê-lo em conta quando fazemos opções. Bem bastam os 'buracos' que aparecem pelo caminho, não é preciso logo no primeiro passo atirarmo-nos direitos para um abismo!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça fev 16, 2010 5:04 pm

Mas das Caldas da Rainha à Margem Sul não é nada perto. Esta zona é uma zona rural com imensos veterinários, basta procurar. Mais vale ver em Torres, é bem mais perto.
Ou então, se pode ir a Lisboa, contactar préviamente a Fac. medicina Veterinária e ver se eles podem analisar o animal..

Pessoalmente acho que nem tudo se resume a dinheiro mas sem dinheiro não se pode sustentar um animal, e sabendo á partida que estava desempregada, parece-me bastante irresponsável ir buscar mais uma fonte de despesas, por azar a cachorra estava doente, mas saudável também implica custos, e um deles indispensável e alto é a esterilização. Como é que depois se faz, vai-se ao veterinário e diz-se que o dinheiro não é tudo?
Um animal é usado como terapia quando há meios para custear a terapia. Senão, o remédio é pior que a doença, com a preocupação das despesas!
Sempre ouvi dizer que quando não dinheiro, não há circo. É duro mas é a melhor maneira das pessoas evitarem se meter em situações complicadas. Isso dos animais serem um direito, tem que se lhe diga. Eu tenho todo o direito de querer ter um cão e ir buscar um, e depois se não tiver com que pagar alimentação e cuidados de saúde, faço o qu&#7869;?
colette
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 5:19 pm

Ter um cão é um direito. Até os mendigos têm cães que são, na sua maioria, bem tratados. Não sei se eles consideram isso um privilégio mas, sem dúvida, que terem a companhia de um animal lhes alivia a solidão.
Também o Adolfo H. dizia que só ele é que podia ter pastores alemães.
Veja só o que lhe aconteceu. A ele e ao Pastor Alemão, este, sem dúvida, o elo mais fraco, que até nem tinha culpa nenhuma de o dono ser demente.
Quanto aos altos e baixos da existência, por essa ordem de ideias nunca arriscaríamos nada. A vida está cheia de buracos. Surgem a torto e a direito. Ainda há bocadinho, fui ali ao terreno das traseiras apanhar umas flores silvestres e uns jarros que lá cresciam, e enfiei o pé num, que aquilo está tudo coberto de mato. Quase caí e me magoei, mas isso não me impediu de ir apanhar as flores.
Não se pode desistir dos nossos objectivos só porque surgem uns tantos obstáculos.
E o elo mais fraco aqui (a cadelinha), tanto quanto me apercebi, ainda não sofreu nada. Ao contrário, a pessoa que a foi buscar tem feito o máximo possível para a tratar. O que não é de certeza, culpa dela, é que tenha calhado com técnicos que (aparentemente) são, não só incompetentes, como gananciosos. Uma combinação bastante desagradável mas muito comum neste país. Embora, felizmente, ainda haja aqueles que redimem a classe.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
PauloC1
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 5:19 pm

moslie Escreveu:Eu tenho todo o direito de querer ter um cão e ir buscar um, e depois se não tiver com que pagar alimentação e cuidados de saúde, faço o qu&#7869;?
Coloca o seu NIB aqui na Arca! Ou então noutro forum qualquer, porque certamente alguém atento, e que ache que há poucos pedidos na Arca, fará o favor de o transcrever aqui.

Eh pá...lembrei-me agora...será que a pessoa que fez o apelo (originalmente e ao que parece num forum restrito) autorizou que o pedido fosse colocado aqui, e que o seu NIB fosse publicado num forum de acesso ilimitado?
Última edição por PauloC1 em terça fev 16, 2010 5:30 pm, editado 1 vez no total.
PauloC1
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 5:22 pm

repetido
Última edição por PauloC1 em terça fev 16, 2010 5:30 pm, editado 1 vez no total.
PauloC1
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 5:29 pm

Quanto aos altos e baixos da existência, por essa ordem de ideias nunca arriscaríamos nada. A vida está cheia de buracos. Surgem a torto e a direito. Ainda há bocadinho, fui ali ao terreno das traseiras apanhar umas flores silvestres e uns jarros que lá cresciam, e enfiei o pé num, que aquilo está tudo coberto de mato. Quase caí e me magoei, mas isso não me impediu de ir apanhar as flores.
Não se pode desistir dos nossos objectivos só porque surgem uns tantos obstáculos.
Quando o risco que corremos não é assumido apenas por nossa conta e risco, não é arriscar, é irresponsabilidade! Estou certo que a collete, sendo uma pessoa consciente, não mandaria uma criança colher essas flores, sabendo que existem buracos debaixo do mato e que a criança poderia cair num deles e aleijar-se......digo eu!
Volto a dizer....arranjem-se outros donos para a cadela.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça fev 16, 2010 5:53 pm

Paulo, eu concordo consigo quando diz que ter um animal é um previlégio.... alías acho ate que deveriamos fazer um concurso sobre quem fez esse comentario primeiro num forum publico ;)

Agora, os seus comentários estão um bocadinho desenquadrados não?
este cachorro rafeiroso saido de um canil municipal ja teve em poucos meses de vida direito a mais atenção monetária por parte de uns donos que se calhar nem têm tantas posses assim, que muitos 'pedrigreesinho' têm por este forum fora... A rapariga so quer uma solução para o cachorro, porque obviamente que dispender uma milena e não ver uma solução à vista desespera qualquer um, não?

Epá que sejam cepticos em relação aos pedidos monetários é uma coisa... agora isto ja me parece uma caça às bruxas. e atenção nem foi a dona do cachorro que pediu o dinheiro...

e sim, se ter um cachorro é um previlégio também não acho correcto que isso seja 'vetado' a quem não ganha milhares... às vezes mais vale um cão bem estimado pelos donos, que quando não puderem suportar as eventuais despesas de saúde o adormeçam tranquilamente que um cão abatido num canil... e que bem poderia ser o destino deste cachorro.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça fev 16, 2010 5:55 pm

Essa do Hitler e dos PA nunca ouvi antes, até porque ele também gostava e tinha terriers.
Os sem abrigos tem cães de facto, tal como muitas outras pessoas que não deviam ter esse direito, se não possuem meios para os manter minímamente. É certo que os ajuda a ter companhia e quando são internados, ou quando morrem, que é do cão?
É justo que quem nem garante a sua comida, vá arranjar um animal que depende de si?
Também há muita gente que tem filhos e não os devia ter porque não tem condições para isso, mas muita gente acha que é um direito. Para mim, ninguém tem o direito de ir buscar dependentes sem ter a certeza de como os vai sustentar.
A teoria de onde comem dois, comem três e coisas no género, chama-se irresponsabilidade.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça fev 16, 2010 6:00 pm

epá começo a ficar lixada... secalhar sou a unica aqui que vive de um ordenado e mesmo assim acho que têm o direito de ter animais de companhia :roll:

SOM
Shame on me :roll:
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
colette
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 6:02 pm

Mas eu também não mandei nenhum cão colher as flores. Fui lá eu.
E a criança, se caísse, havia de se levantar. As minhas levantaram-se sempre, e mesmo com os joelhos esfolados e o nariz esmurrado, é preciso é continuar.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça fev 16, 2010 6:05 pm

moslie a sua soberba deve ser proporcional ao mimo. Escreva o que lhe digo, a mão da vida pesa toneladas e acenta certeira. Um dia vai sentir isso. Acredite, não está imune.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”