PedroSq Escreveu:Olá,
Eu quero adoptar um cachorrinho. Este vai ser o primeiro cão que vou ter embora já tenha vivido com animais mas não eram meus.
Vivo num apartamento que até tem bastante espaço principalmente à entrada e tem 3 varandas.
E aqui vão as minhas dúvidas:
PedroSq Escreveu:
Ter um cão de porte pequeno/médio seria muito mais difícil de cuidar do que um de porte pequeno?
Difícil em que aspectos?
PedroSq Escreveu:
Vai ter muito mais despesas que um cão de porte pequeno?
Digo isto porque cães de porte pequeno/médio são mais fáceis de encontrar mas tenho medo que fique muito grande porque não tenho bem a noção do tamanho destes.
Quanto maior o cão mais despesas, pois come mais, no veterinário é tudo de acordo com o peso do cão, logo quanto maior mais despesas.
PedroSq Escreveu:
Devo continuar a procurar por um de porte pequeno ou adoptar um médio/pequeno?
Depende do seu gosto pessoal. eu por exemplo, não adoptaria um cão de pequeno porte, tenho preferência não só por uma determinada raça, mas principalmente por cães de grande porte.
PedroSq Escreveu:
E deve ser macho ou fêmea e porque?
Algumas pessoas dizem que é melhor macho por não ter cio e não apanham tantas doenças. Já me disseram que era melhor uma cadela mas não me lembro da razão....
Obrigado desde já

Qualquer cão pode ter doenças, sejam eles machos ou fêmeas, é indiferente. As fêmeas têm cios, é verdade, mas esterilizadas deixam de ter cios. Os machos podem marcar território, leiam-se xixis pela casa toda, também ficam mais impacientes e por vezes ladram e uivam na altura dos cios das fêmeas.
As cadelas, pela minha experiência, são mais calmas ou mais dóceis que os machos, mas não é regra, depende de animal para animal.