Boas,
Não conhecia o teste de Campbell e era um pouco isso que precisava de saber.
Como vou a um criador parto do princípio que todos eles são saudáveis e cumprem os requisitos da raça com formas correctas.
Porque vou ver a ninhada. A raça é de cães de guarda. E a minha dificuldade era: que cão escolher? Como escolher? Quando escolher?
Começo pelo fim: Quando? Se na 5ª, 6ª 7ª semana, ou seja quando começam eles a mostrar o seu temperamento, carácter.
Como: que atitude(s), devo tomar para escolher o tal cão de guarda e dedicado aos donos. Aqui a minha maior dúvida.
Uma espécie de testes psicotécnicos para cães e futuros donos! LOL
Sim, o cão irá ser treinado (ele e eu) a partir dos 6 meses, que penso ser a idade (para ele) correcta (segundo o que li).
Agradeço as ajudas que já tive.
Critério para escolha de cachorros
Moderador: mcerqueira
O cão começa a absorver informação a partir do momento em que chega a sua casa, por isso tecnicamente, ele começa a aprender muito antes dos 6 meses.dolphy Escreveu:Sim, o cão irá ser treinado (ele e eu) a partir dos 6 meses, que penso ser a idade (para ele) correcta (segundo o que li).
Essa barreira dos 6 meses é frequentemente referenciada como a idade mínima para quem quer aplicar correcções no treino do cão.
Resumindo, dos 2 aos 6 meses, convém fazer apenas treino motivacional e sem correcções. Daí para a frente, vai depender daquilo que você quer e dos métodos de treino nos quais acredita.
Jose Miguel Gomes
A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
Eu só queria validar uma informação obtida que diz que não escolher o mais tímido, o que fica lá atrás (o que me parece consensual) nem o vier logo a correr à frente dos outros. Mas sim aquele (ou um dos) que ficar mais junto da mãe, porque está mais dependente da mãe e também ficará mais ligado ao dono.
Será sssim?
Agora a semana mais adequada para proceder à escolha e testar esta teoria.... não sei.
Será sssim?
Agora a semana mais adequada para proceder à escolha e testar esta teoria.... não sei.
Eu se tivesse que escolher dentro de uma ninhada, escolheria o segundo mais dominante. Descartaria os tímidos por razões óbvias, e o mais dominante (estamos a subentender que se trata de uma ninhada normal).
A vantagem do 2º mais dominante é que também já experimentou submeter-se, o que pode facilitar a convivência com o dono.
A idade de aplicação do teste de Campbell é por volta das 8 semanas. É um teste que a experiência demonstra ser bastante fiável quanto ao temperamento dos cachorros, embora a formação do seu carácter dependa, como é óbvio, de factores ambientais.
Daí que o treino e educação do cachorro deva ser adaptado aos fins que dele se pretendem.
A vantagem do 2º mais dominante é que também já experimentou submeter-se, o que pode facilitar a convivência com o dono.
A idade de aplicação do teste de Campbell é por volta das 8 semanas. É um teste que a experiência demonstra ser bastante fiável quanto ao temperamento dos cachorros, embora a formação do seu carácter dependa, como é óbvio, de factores ambientais.
Daí que o treino e educação do cachorro deva ser adaptado aos fins que dele se pretendem.