D barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Sustenito
Membro Júnior
Registado: terça fev 16, 2010 8:59 pm

terça fev 16, 2010 9:05 pm

Boas

a minha db tem 3 anos de vida ultimamente anda a mexer-se pouco no terrario so esta nos esconderijos comer muito pouco e parece que quer dormir. mas se a meter ca fora ela anda toda contente. eles fazem hibernaçao??

terrario 1m x 50cm x 60cm
luzes de aquecimento e uvb 10.0
comida zhofaba grilos
reptivite e vitaminas (em gota) na agua
temperatura basking sport 40º lado quente +/- 30º
temp nocturna 19/20º

alguns conselhos sff obrigado
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

terça fev 16, 2010 9:07 pm

O meu conselho vai para os esconderijo, retira-os e espera resultados!
Brake
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

terça fev 16, 2010 10:06 pm

Brake Escreveu:O meu conselho vai para os esconderijo, retira-os e espera resultados!
se ele tirar os esconderijos assim de repente o dragão não stressa?
(a minha experiencia com DB's é nula, mas fiquei curioso.)
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

terça fev 16, 2010 10:49 pm

thaurer Escreveu:
Brake Escreveu:O meu conselho vai para os esconderijo, retira-os e espera resultados!

Nós sabemos que a radiação UVB e UVA é fundamental para o crescimento desta espécie, este tipo de radiação estimula o comportamento e movimento dos dragões.
Por vezes alguns exemplares procuram muito os esconderijos para aumentarem os ciclos nocturnos, são "preguiçosos".
Isto implica que não recebam a radiação necessária ao seu desenvolvimento, por norma segue-se a falta de apetite e ao problemas que vem associados.

È por esta razão que aconselhei retirar os esconderijos, os esconderijos fazem sentido em dragões bebés e juvenis, Pessoalmente utilizo os esconderijos também quando faço mudanças significativas na decoração do terrário.

espero que tenha esclarecido a duvida.
Brake
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

terça fev 16, 2010 11:09 pm

Depende muito do que se entenda por esconderijos. Retirar locais tipo caverna, eu compreendo, retirar todos os esconderijos do terrário, deixando apenas os troncos, parece-me contranatura. Até porque na natureza não estão constantemente expostos. Um set up bem montado, mesmo realista um meio termo, parece o mais acertado.

Engraçado era que também era esse o argumento usado nos zoos do séc XX para mostrar mamíferos «sãos e activos» ao público em geral. Retirando-lhes os esconderijos, os animais não se podiam esconder e tornavam-se logicamente mais «activos»...
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

quarta fev 17, 2010 12:00 am

Acho que o Brake explicou bem, se calhar não foi muito explicito.

A ideia não foi tirar todos sítios onde o animal possa descansar, refugiado dos olhares humanos. O que se quer é tirar os esconderijos que impeçam a exposição à radiação. Assim, se não houver outro esconderijo, convem fazer um aberto por cima, de modo a ele receber a radiação, mas que dê ao animal a sensação de estar protegido.

É um conselho que faz parte da norma, na manutenção de DB e afins.

Claro que estamos a assumir que, de certeza, não dá só insectos a um DB de 3 anos, pois não? E saladas, o que dá?
Sustenito
Membro Júnior

quarta fev 17, 2010 9:16 am

eu nem tenho mexido muito nela para nao stressar o animal... mas por ja ter pensado nisso de n receber raios UVB meto-a num tronco junto ao luz uvb, vamos ver resultados... se nao vou com ela ao vet.

e claro que nao lhe dou so grilos( varios vegetais e frutas desde cenoura pera maça couve... etc

mas eu tenho um bloco em que registo todos os comportamentos dela e no ano de 2009 ela tb teve um comportamento semelhante de falta de apetite e actividade mas com a melhoria do tempo a energia voltou e continuo a ser a mesma de sempre.

ao contrario do pequenito que n para quieto.
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

quarta fev 17, 2010 2:47 pm

Óptimo, por vezes aparecem pessoas muito mal informadas...

Os DB adultos podem entrar, dependendo do indivíduo, em moderada letargia durante os meses de inverno, dormindo mais que o comum e comendo menos. Num animal saudável e adulto não há problema, fora aquele que já falámos e o de possível desidratação. Deixe-o fazer o que quer, mas controle o peso e dê-lhe banhos como costuma ou dê-lhe de beber (etc..). Daqui a pouco começa a voltar ao normal. Se perder peso significativo tem que ir ao vet, mas ainda não precisa.

Pode procurar por Brumation e Bearded dragon na net que vai obter muita informação.

sugestão:
http://www.sundialreptile.com/care%20sh ... dragon.htm

http://www.exclusivedragons.com/Brumation.html

Os pequenos não costumam entrar nestes ciclos, porque precisam de comer para crescer depressa...
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

quarta fev 17, 2010 3:09 pm

Brake Escreveu:
thaurer Escreveu:

Nós sabemos que a radiação UVB e UVA é fundamental para o crescimento desta espécie, este tipo de radiação estimula o comportamento e movimento dos dragões.
Por vezes alguns exemplares procuram muito os esconderijos para aumentarem os ciclos nocturnos, são "preguiçosos".
Isto implica que não recebam a radiação necessária ao seu desenvolvimento, por norma segue-se a falta de apetite e ao problemas que vem associados.

È por esta razão que aconselhei retirar os esconderijos, os esconderijos fazem sentido em dragões bebés e juvenis, Pessoalmente utilizo os esconderijos também quando faço mudanças significativas na decoração do terrário.

espero que tenha esclarecido a duvida.
fiquei esclarecido pois claro. :D
Sustenito
Membro Júnior

quinta fev 18, 2010 9:38 am

Boas

Obrigado gecofilo, realmente os sites tem muito boa informaçao sobre brumation nos DB...

ja andava a controlar o seu peso e nao varia muito por isso penso que esta na normalidade. vou como indica o site começar com os banhos de agua para ela nadar um bocadinho para estimular o movimento da barriga.

mais uma vez obrigado
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”