Vim aqui ter porque preciso mesmo que alguém com mais experiência me diga "é normal". A nossa gata mais nova atacou-me. O que deixou-me tristissima, mas vou começar pelo principio para vos contar o ambiente em que a gata vive e a nossa filosofia de "ter gatos".
Então pelo inicio...
Há um ano atrás, convenci o meu marido a adoptar um gato. Ele adorava gatos e já tinha tido vários, eu também tinha tido em miúda dois gatos, e como amantes de gatos, decidimos em avançar.
Pesquisei pelos sites e forums de modo a adoptar um gato abandonado que se encontrasse em alguma associação. E assim foi, descobrimos os "bichanos do porto" e encontramos o Gaudi.
Um gato surdo, muito perturbado, que detestava outros gatos, que miava muito alto, que não dormia e que tinha de tomar calmantes. Estava numa situação complicada, porque estava separado dos outros gatos e estava muito restrito a um dado espaço. Sabíamos que o Gaudi seria complicado, mas decidimos arriscar. Não vou mentir nem camuflar a verdade, foi difícil. Muito difícil. Ninguem dormiu durante a primeira semana, ele não comia, ele só miava, não dormia nem deixava dormir, ele escondia-se de nos, tudo o que podem imaginar. Na segunda semana as coisas foram melhorando, e com o enorme espaço físico que o Gaudi tinha, estas melhorias começaram a ser muito significativas.
O Gaudi tinha todos aquelas "características" e mais algumas, mas era muito meigo, nunca tive medo que atacasse os nossos filhos.
Falamos com o veterinário e ficou decidido tentar desabituar o Gaudi dos calmantes e com esforço e processos graduais, o Gaudi ficou livre de calmantes. O que demorou mais tempo a regularizar foi a alimentação. Gaudi só queria molhados e não comia 2 comidas iguais seguidas. Passado 4 meses Gaudi era um gato normal!

Não partia nada, não fogia de nos, gostava de brincar, e já dormia, mas ainda comia muito mal.
Quando o adoptamos avisaram-nos que ele não poderia conviver com outros gatos. Contudo por certos comportamentos que chegamos a ver na antiga casa, achamos que seria só com os machos.
Então escolhemos outra gata da mesma associação, uma fêmea com fama de ser super amante de gatos, a Fofinha!
Bem, foi amor à primeira vista. Uma combinação perfeita e o Gaudi começou a comer direitinho, certinho.
A única "caracteristica" da fofinha é ela ser cleptomaníaca. Rouba dos vizinhos tudo o que conseguir... meias, bolas, roupa, botas de cano alto. Sim, pode ter piada, mas é muito chato ir devolver as coisas aos vizinhos. E cá para mim, eu acho que ela rouba e nos traz as coisas como se fosse uma prenda, porque ela vem até a nossa beira, pousa o objecto no chão e começa a miar...
Enfim, ao fim e ao cabo a gata é um amor, não gosta é de colo, e só agora passado 8 meses na nossa casa é que aceita festinhas. Mas isso para nos não é nenhum problema, os gatos tem a sua personalidade, e não são todos iguais. E desde que ela esteja bem e feliz, nos aceitamos bem que ela não nos salte para o colo. O Gaudi compensa pelos dois.

Por fim vem a Prinçusa, uma gatinha muito pequenina que estava numa gaiola de hamsters com mais 5 irmãos à espera que alguém a levasse dali. Decidimos que aquela seria a nossa 3ª e ultima gata.
A Prinçusa devia ter 1 mês e meio quando a trouxéssemos para casa, tinha muito medo de tudo, não se chegava a ninguém e bufava imenso aos outros dois gatos, mas ao fim de 4 dias, já só andava onde os outros 2 andavam. Entre eles nunca houve problema.
Passado 4 meses, ela tem agora cerca de 6 meses, ela é uma gatinha que já se habituou a nos, pede comida, gosta de brincar, mas não aceita que a peguem ao colo. Tudo bem neste ponto. Aceita festinhas quando está deitada a dormitar e não gosta de mais confianças.
Hoje de manhã levantei-me as horas habituais e a primeira coisa que faço é dar um saquinho de molhados aos 3, arranjar a caixa de areia e por secos e agua para eles. Os 3 já conhecem a nossa rotina e vem atrás de mim muito felizes e saltitões. Eles comem os 3 no mesmo sitio e também nisso não há problemas. Coloquei a comida para o Gaudi, depois para a Fofinha e depois para a Prinçusa, (como faço sempre). Como a Prinçusa estava meia torta debaixo da Fofinha a comer, empurrei a Fofinha com jeitinho (como faço muitas vezes) e puxei a Prinçusa para o seu lugar (o que eu já tinha feito de outras vezes). E foi neste momento que a Prinçusa me ataca a mão. Mas não foi um arranhão, ela espetou-me as unhas e os dentes todos na mão.
Não consigo perceber porquê. Seria um cheiro novo, mas os gatos não são assim tão sensíveis em relação aos cheiros.
Terá alguma mazela interna ou ferida e ao mexer magoou-a?
Dêem-me ideias. Fiquei tão triste com a reacção dela.