À chegada, os concorrentes são divididos em três equipas os verdes, os vermelhos e os azuis. Cada cor "concorre" por uma associação os verdes pela ACAB, os vemelhos pela APCA e os azuis pela JAVA. Cada associação fica encarregue da sua cor (responder a dúvidas e perguntas dos concorrentes) e também de uma actividade.
Os concorrentes recebem o seguinte à entrada
- Uma folha de identificação azul, verde ou vermelha que será metida numa capinha plática e presa às costas do concorrente com um alfinete de ama.
- Um saquinho com material publicitário da câmara da Lourinhã.
- Um vale para 1 bebida ou um doce ou 1 peça de fruta (se as pessoas quiserem mais, vai custar 50 centimos a unidade).
- Quem pagar pelo convívio (5 Euros), terá as costas da mão carimbada para que se possa servir de frango, batatas fritas e salada à vontade.
- Um boletim de voto para cada uma destas votações mister e miss Gin-cão-na e miss e mister Simpatia. É possível comprar mais boletins de voto a 25 centimos a unidade. Os vencedores da votação ganham um pacote de biscoitos para cão.
Vão haver três actividades A caça ao tesouro (JAVA) que consiste em procurar um "tesouro" nas ruas da Areia Branca; a busca mistério (ACAB) que consiste em procurar perguntas sobre cães no parque de Campismo da Areia Branca e responder às mesmas; e o percurso de obstáculos no areal da praia (APCA).
Quando se diz que uma associação fica encarregue duma actividade quer dizer que serão voluntários dessa associação que ficarão com os cronómetros e que irão controlar tempos e/ou fazer a pontuação da sua actividade.
Cada actividade levará cerca de meia hora a efectuar por cada equipa. As equipas não fazem as actividades ao mesmo tempo os vermelhos começam pela caça ao tesouro, os verdes pela busca mistério e os azuis pela corrida de obstáculos.
No final das actividades, uma equipa será a vencedora. Essa equipa ganha uma saca de ração para doar à sua Associação. Os membros da equipa vencedora vão competir depois entre si (numa corrida de sacos) para decidir o vencedor da equipa. Esse vencedor ganhará um pacote de biscoitos para cão.
Paralelamente a todas as actividades, vai haver venda de rifas e também uma venda de t-shirts, coleiras, trelas e outros "artigos" de cão em segunda mão.
Vamos fazer o leilão de uma bola de futebol doada pelo Benfica e assinada por todos os jogadores da equipa principal. Eu serei a leiloeira

Após todas as actividades, faremos uma passagem de modelos "Eu e o meu Cão". Um voluntário de cada associção será jurí. O vencedor ganha um pacote de biscoitos para cão.
Ajudem-nos todos a fazer desta iniciativa um sucesso apareçam com o vosso melhor sorriso e participem nas actividades. Faltam dois dias, por favor divulgem o mais e melhor que puderem.
Se tiverem questões, enviem-me uma PM ou consultem o site da Gin-CÃO-na.