Boas amigos,
Gostaria da vossa opiniao sobre como devo proceder nesta situaçao:
Comprei um retriever labrador no inicio do mes de Agosto.
Comprei-o como sendo um labrador puro, filho de campeões, supostamente para ir a exposiçoes etc.
O cao foi comprado numa loja conhecida de todos, que recebe os animais do criador no mesmo dia em que o cliente vai la busca-los. Isto é, é feita uma "encomenda" do animal que pretendemos e o animal vai para as instalaçoes deles no proprio dia. Servem como intermediarios entre o criador e o cliente.
Na altura solicitei uma visita ao criador para ver a ninhada, visita esta que me foi negada por dizerem que ficava longe e que o criador nao tinha disponibilidade para tal.
Trouxe o cao sem documentaçao e assim se mantem. Nao me entregam papeis nenhuns, o cao neste momento vai a caminho dos 5 meses e eu nao sei o que fazer. De referir que o cao me custou 750 euros.
Gostaria que me ajudassem, como posso proceder LEGALMENTE nesta situaçao (para evitar chegar lá e partir aquilo tudo), coisa que tenho evitado, apos inumeras visitas à loja de forma a pressionar estes senhores a serem competentes. Estou farto de lá ir para solicitar os papeis e todas as vezes me dizem a mesma coisa: "esta semana isso vai estar pronto! O criador atrasa-se muito"
Ja pedi o contacto e o nome do criador, mas dizem que nao têm, que só sabem o afixo que é "serra das neves" ou "quinta das neves".
Ha aqui qualquer coisa que nao bate certo....
Agradeço a vossa ajuda para evitar que o proximo seja enganado.
Onde posso apresentar uma queixa? CPC ? DECO ?
Um abraço
Labrador Puro sem LOP
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Olá:
Na minha opinião, terá de apresentar queixa da loja de animais, que foi a entidade com quem contactou directamente e que, de acordo com o descrito, funciona como intermediário entre os criadores e os compradores (futuros donos).
Para esse efeito deverá dirigir-se a uma Delegação da IGAE da sua área de residência.
Deverá fundamentar a sua queixa de forma o mais detalhada possível, bem como juntar cópias de todos os documentos que possam atestar a veracidade dos factos (ex. factura/recibo comprovativo da transacção, fotos do cão, etc.)
Paralelamente poderá fazer a mm queixa junto da DECO onde poderá igualmente obter algum tipo de aconselhamento.
Se souber a identidade dos criadores, poderá tb tentar entrar em contacto com eles e averiguar qual a sua quota parte de responsabilidade nesta situação.
Se daí concluir que têm responsabilidade (pois o problema pode apenas ter origem na loja de animais)...então poderá apresentar queixa deles junto do Clube Português de Canicultura, entidade due regula oficialmente (e tem os registos) deste tipo de actividade.
Na minha opinião, terá de apresentar queixa da loja de animais, que foi a entidade com quem contactou directamente e que, de acordo com o descrito, funciona como intermediário entre os criadores e os compradores (futuros donos).
Para esse efeito deverá dirigir-se a uma Delegação da IGAE da sua área de residência.
Deverá fundamentar a sua queixa de forma o mais detalhada possível, bem como juntar cópias de todos os documentos que possam atestar a veracidade dos factos (ex. factura/recibo comprovativo da transacção, fotos do cão, etc.)
Paralelamente poderá fazer a mm queixa junto da DECO onde poderá igualmente obter algum tipo de aconselhamento.
Se souber a identidade dos criadores, poderá tb tentar entrar em contacto com eles e averiguar qual a sua quota parte de responsabilidade nesta situação.
Se daí concluir que têm responsabilidade (pois o problema pode apenas ter origem na loja de animais)...então poderá apresentar queixa deles junto do Clube Português de Canicultura, entidade due regula oficialmente (e tem os registos) deste tipo de actividade.