legalização do furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

cassia29
Membro Veterano
Registado: quarta jul 22, 2009 9:39 pm

sábado fev 20, 2010 8:13 pm

Indie, aconselho neste momento, a todos nós a termos cuidado, uma vez que a Lei Geral da Caça, PROIBE, a detenção e utilização de furões. E apesar da portaria que saiu os tentar "legalizar" não o pode fazer porque não tem a mesma força que uma lei. Assim sendo, e respondendo à sua questão, há possibilidade de haver complicações se for interpelada pelas autoridades na posse do furão. Sei de casos em que houve furões apreendidos e estão à guarda das entidades competentes em por exemplo centros de recuperação de fauna silvestre.
Neste momento, Portugal, com esta situação, não está a cumprir as directivas europeias, penso, que o caminho pode ter que vir a ser o de uma petição para uma instituição europeia, isto se por cá as entidades competentes não resolverem a situação.
Contudo, volto a dizer que todo o cuidado é pouco, uma vez que à luz da Lei os nossos amiguinhos ainda são ilegais....
Não sei se percebeu, mas esteja à vontade para qualquer questão.
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

sábado fev 20, 2010 8:17 pm

Sim Indie
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado fev 20, 2010 8:17 pm

Um esclarecimento, o furão, Mustela putorius não é um animal CITES. Só que, com a boa vontade do ICNB, a quem, nós, donos de furões animais de companhia, devemos estar agradecidos, foi a "reboque" neste D/L que incide particularmente nos animais protegidos pela CITES.

Indie, leia na pag. 14 deste topico, o que escrevi, sobretudo sobre a Lei da Caça.

Depois de os inscrevermos no ICNB continuamos, por esta Lei, a não poder detê-los sem autorização da AFN. Assim, se os levarmos à rua, estaremos dependentes da boa-vontade do pessoal da Autoridade Florestal... mas se continuarmos com eles nas nossas casas, tenho receio que a AFN não veja necessidade de dar-se ao trabalho de modificar a lei, acrescentando uma portaria que permita fazer a distinção entre as duas situações: furão-animal-de-trabalho e furão-animal-de-companhia...

Estamos, clube do furão-animal-de-companhia, a pensar em fazer uma reunião com os sócios, depois do dia 3 de Março (data prevista para a saida da portaria das taxas) para falarmos no caminho a seguir.
Repito mais uma vez, a união faz a força. Unam-se a nós e dêem o vosso contributo, ideias, sugestões, apoio.
MHZ
Membro Veterano

sábado fev 20, 2010 8:49 pm

cassia29 Escreveu:Neste momento, Portugal, com esta situação, não está a cumprir as directivas europeias, penso, que o caminho pode ter que vir a ser o de uma petição para uma instituição europeia, isto se por cá as entidades competentes não resolverem a situação.
Há uns anos atrás, fizemos uma petição ao Parlamento Europeu que foi aceite e discutida no PE. Os argumentos que Portugal alegou, foram de preocupação pela fauna autóctone e foram aceites. Esta petição, penso que ainda está na net.

Uma das ideias de que a direcção do clube está a ponderar, uma vez que esta preocupação com a flora deixou de ser tema de proibição, é a de levar novamente o caso ao PE. A Lei da Caça já não me parece que seja factor válido e sendo assim, Portugal está a infringir as normas europeias…
A caça com o furão é proibida em muitos países europeus, no entanto, são permitidos como animais de companhia. Para não irmos mais longe, temos o caso dos nossos vizinhos espanhóis, onde são proibidos para a caça na maior parte das Províncias mas permitidos como de companhia.
Outra ideia, é a de levar o assunto a ser discutido na nossa Assembleia da Republica, temos as assinaturas necessárias para tal.

Outra ideia, é de “apontarmos baterias” para o Ministério da Agricultura, tal como já fizemos com o do Ambiente…usando também os vários foros europeus, que espero nos ajudem, tal como nos ajudaram da outra vez.

O apoio dos veterinários, também é muito importante e já no-lo deram para o ICNB. Contamos ter novamente o apoio deles.
MHZ
Membro Veterano

sábado fev 20, 2010 8:50 pm

cassia29 Escreveu:Neste momento, Portugal, com esta situação, não está a cumprir as directivas europeias, penso, que o caminho pode ter que vir a ser o de uma petição para uma instituição europeia, isto se por cá as entidades competentes não resolverem a situação.
Há uns anos atrás, fizemos uma petição ao Parlamento Europeu que foi aceite e discutida no PE. Os argumentos que Portugal alegou, foram de preocupação pela fauna autóctone e foram aceites. Esta petição, penso que ainda está na net.

Uma das ideias de que a direcção do clube está a ponderar, uma vez que esta preocupação com a flora deixou de ser tema de proibição, é a de levar novamente o caso ao PE. A Lei da Caça já não me parece que seja factor válido e sendo assim, Portugal está a infringir as normas europeias…
A caça com o furão é proibida em muitos países europeus, no entanto, são permitidos como animais de companhia. Para não irmos mais longe, temos o caso dos nossos vizinhos espanhóis, onde são proibidos para a caça na maior parte das Províncias mas permitidos como de companhia.
Outra ideia, é a de levar o assunto a ser discutido na nossa Assembleia da Republica, temos as assinaturas necessárias para tal.

Outra ideia, é de “apontarmos baterias” para o Ministério da Agricultura, tal como já fizemos com o do Ambiente…usando também os vários foros europeus, que espero nos ajudem, tal como nos ajudaram da outra vez.

O apoio dos veterinários, também é muito importante e já no-lo deram para o ICNB. Contamos ter novamente o apoio deles.
DavidCascais
Membro Veterano

sábado fev 20, 2010 9:50 pm

Como sabes, conta comigo, a união faz a força, e se queremos de facto alguma modificação nos uniremos pela "nossa causa" :wink:
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano

domingo fev 21, 2010 3:56 am

Já sei, David. :wink:
DavidCascais
Membro Veterano

domingo fev 21, 2010 10:26 am

E quem mais está connosco? :oops:
Miclas
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:42 am

domingo fev 21, 2010 7:04 pm

EU ESTOU !!!!!!!!! Seja lá o que digam, não me abalar.
Cumprimentos

PS: Esta ultima foi para o David. :twisted:
DavidCascais
Membro Veterano

domingo fev 21, 2010 10:14 pm

Miclas Escreveu:EU ESTOU !!!!!!!!! Seja lá o que digam, não me abalar.
Cumprimentos

PS: Esta ultima foi para o David. :twisted:
OMG :o
Lol...já estamos de acordo então em alguma coisa...
Vamos começar a pensar nas medidas a tomar? :roll:
Menorca
Membro Júnior
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

segunda fev 22, 2010 2:23 pm

Olá Malta!!!
Á muito tempo que não escrevia, mas vou sempre passando por aqui para saber das novidades e esclarecer algumas duvidas (que acabam por ser esclarecidas entretanto porque alguém que tem a mesma dúvida que eu).

Podem contar também com o meu apoio, estou ansiosa para poder levar novamente o meu Mike á rua :)

Não sei o que vos parece, mas temos um programa televisivo que se chama "nós por cá" na SIC que ia gostar muito dessas contradições da lei :wink:
Porque não tentar não é?
Eles sempre fazem alguma pressão e eventualmente podem mostrar o outro lado do furão, que só quem é dono conhece.

Propunha ainda um encontro entre membros do clube para se discutir mais de perto esta situação e trocar algumas experiencias.

Estou de facto ansiosa que seja promovido o primeiro encontro oficial de Furões de Companhia, para ver o meu pequeno novamente brincar com os da mesma espécie :P

Cumprimentos a todos e um bem haja por toda a dedicação a esta causa :D
DavidCascais
Membro Veterano

segunda fev 22, 2010 2:37 pm

Não sei, é certo que fazem alguma pressão, mas depende sempre da "entrevista", daquilo que depois dizem
cassia29
Membro Veterano
Registado: quarta jul 22, 2009 9:39 pm

segunda fev 22, 2010 2:47 pm

comigo podem contar para o que for preciso.
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

segunda fev 22, 2010 6:37 pm

DavidCascais Escreveu:Não sei, é certo que fazem alguma pressão, mas depende sempre da "entrevista", daquilo que depois dizem
Um não temos sempre garantido, seja em que situação for... não custa nada tentar e ir à procura duma resposta satisfatória...

O Nós Por Cá, de certa forma, faz alguns milagres, visto que por vezes ridiculariza uma determinada situação... e chama a atenção para o absurdo. (não sei se me faço entender...)

Mas mais que uma entrevista, deveria ser uma espécie de testemunho...
Fiquem bem, Vera
DavidCascais
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 10:19 am

Exactamente Vera, é a isso que me estou a referir
Responder

Voltar para “Furão”