Ajuda métodos contraceptivos - esterelizaçao, "pilula" ou..?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

alfacinha
Membro
Registado: sábado jun 12, 2004 9:37 am

domingo fev 21, 2010 4:01 pm

Boa tarde,

Como alguns já sabem, estou a espera da minha golden retriever.
Eu tenho actualmente 2 caes (rafeiros adoptados- 1 cadela e 1 cão) que ficarao com os meus pais (cá na nossa actual vivenda) para o ano quando eu estiver na universidade e só a golden poderá ir comigo, por vários motivos pessoais que para a minha questão não são importantes.
Acontece que a minha cadela (rafeira) nunca teve o cio e nunca engravidou estando junta com o cão... Não sabemos o porquê e honestamente deixamo-nos de preocupar com isso, (sei que provavelmente pensam que sou/fui de negligente, mas eu na altura era uma criança pelo que penso nao ser também da minha responsabilidade, dado os poucos conhecimentos sobre o assunto na altura e maturidade.)

Acontece que estou preocupada com a golden, pois não quero que ela cruze com o meu cão (quando formos para a casa dos meus pais, nas férias por exemplo) ou com qualquer outro que nos cruzemos na rua quando estivermos a passear...
Já li sobre alguns métodos contraceptivos:
esterelização
abstinencia
injecção

Sei que a esterelização é eficiente e resolve todos os problemas, mas gostava que me elucidassem sobre algumas coisas que não percebi bem.
- Posso fazer-lhe a esterelização num canil? (pensando que lá seria mais barato ...)
- Sei que posso estereliza-la a partir de 1 ano de idade (o que é aconselhado), poderiam dizer-me +- em quanto ficaria uma esterelização? Eu sei que depende do peso da cadela, mas gostava de ter uma ideia geral de preços...(mesmo que fosse com uma margem de erro considerável)
- A esterelização é definitiva? (os vet's tiram mesmo os orgaos reprodutores?)

Há outros métodos para além dos que referi?
Já sei que a injecção pode ser cancerígena... E a abstinencia é dificil, pois nao quero fecha-la em casa uma semana vivendo num apartamento!

Espero que me possam ajudar,
cumprimentos
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo fev 21, 2010 4:49 pm

alfacinha Escreveu:
Sei que a esterelização é eficiente e resolve todos os problemas, mas gostava que me elucidassem sobre algumas coisas que não percebi bem.
- Posso fazer-lhe a esterelização num canil? (pensando que lá seria mais barato ...) - Não tenho conhecimento que algum canil preste esses serviços para fora. Muitas vezes o barato pode sair caro, mais vale pagar num vet e ficar bem servida.
- Sei que posso estereliza-la a partir de 1 ano de idade (o que é aconselhado), poderiam dizer-me +- em quanto ficaria uma esterelização? Eu sei que depende do peso da cadela, mas gostava de ter uma ideia geral de preços...(mesmo que fosse com uma margem de erro considerável) - 1 ano ou muito menos, aos 6 meses já pode ser esterilizada. Assim de repente eu apontaria para os 250 a 300€, sob pena de errar...
- A esterelização é definitiva? (os vet's tiram mesmo os orgaos reprodutores?) - Sim
alfacinha
Membro

domingo fev 21, 2010 5:07 pm

TheOne Escreveu:
alfacinha Escreveu:
- Posso fazer-lhe a esterelização num canil? (pensando que lá seria mais barato ...) - Não tenho conhecimento que algum canil preste esses serviços para fora. Muitas vezes o barato pode sair caro, mais vale pagar num vet e ficar bem servida.
- Sei que posso estereliza-la a partir de 1 ano de idade (o que é aconselhado), poderiam dizer-me +- em quanto ficaria uma esterelização? Eu sei que depende do peso da cadela, mas gostava de ter uma ideia geral de preços...(mesmo que fosse com uma margem de erro considerável) - 1 ano ou muito menos, aos 6 meses já pode ser esterilizada. Assim de repente eu apontaria para os 250 a 300€, sob pena de errar...
- A esterelização é definitiva? (os vet's tiram mesmo os orgaos reprodutores?) - Sim
Sim, claro quanto a isso concordo consigo, é preferivel pagar mais e ficar bem servida (nao digo que os vet's dos canis sejam incompetentes, mas nos ja sabemos como é.......)
Obrigada pelo preço apontado, era isso que pretendia saber, pois tenho que começar já a pensar nisto.. Caso queira mesmo estereliza-la tenho que começar ja a fazer outro mealheiro :lol:
alfacinha
Membro

domingo fev 21, 2010 5:11 pm

Se houvesse forma de apenas laquear as vias genitais de forma reversivel... :? :roll:
era mais fácil de tomar uma decisão... mas secalhar terá mesmo de ser a esterelização... :|

de qualquer forma tenho muito tempo para pensar nisto, mas é a tal coisa, se a decisao for SIM, tenho que começar a por uns trocos de parte...(quando os poder por!lol)

Cumprimentos
volcanoes
Membro
Registado: terça dez 01, 2009 11:54 am

domingo fev 21, 2010 5:33 pm

alfacinha Escreveu:Se houvesse forma de apenas laquear as vias genitais de forma reversivel... :? :roll:
era mais fácil de tomar uma decisão... mas secalhar terá mesmo de ser a esterelização... :|
Porque haveria de fazer isso? A cadela não podendo emprenhar, continua a ter cios e a produzir hormona sexuais...
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

domingo fev 21, 2010 5:34 pm

alfacinha Escreveu:Se houvesse forma de apenas laquear as vias genitais de forma reversivel... :? :roll:
era mais fácil de tomar uma decisão...
Não vejo onde esteja a dificuldade em tomar a decisão.

Está a pensar tornar-se criadora nos próximos anos ?

Se não estiver, a decisão é simples ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo fev 21, 2010 5:51 pm

Se não quer lucrar com a sua cadela, esterelize-a, evita muitos problemas de saude, trabalho, e ninhadas indesejadas!

Quanto á esterelização na minha dogue alemã, vou pagar cerca de 400euros.

Quanto a uma golden... como isto é a peso, deverá ficar-lhe na metade talvez os 200, 250euros no maximo.
Va ja juntando uns trocos, que quando chegar a altura não lhe custa tanto!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo fev 21, 2010 6:38 pm

Debora20 Escreveu:Quanto a uma golden... como isto é a peso, deverá ficar-lhe na metade talvez os 200, 250euros no maximo.
O preço varia pelo peso do cão e pelo vet que a atende. A minha Ninó pesa 5kg e a esterilização custou-me 250euros. :roll:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo fev 21, 2010 6:50 pm

Ui foi bem carote...

Se o atendimento valer a pena, é bem pago, mas creio ter sido caro!

Para a minha pincher com 2,500kg, o meu vet estimou cerca de 150.
A pit da minha irma com 25/30kg, ele faz em cerca de 200/250euros.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo fev 21, 2010 6:50 pm

Uma cadela grande com cio dentro de um apartamento não dá muito jeito e se não a esterilizar antes do 1º cio vai descobrir porqu&#7869;: as cadelas sangram e sujam tudo.
Não pode deixar de ir à rua com ela para as necessidades e então os cães aparecem vindos de todo o lado! E não a deixam, nem que lhes bata com um pau!
Não é viável mesmo ter a a cadela fértil num apartamento. Por outro lado se a levar para casa dos seus pais com o cio o seu cão entra em parafuso! Atenção que em menos de minutos um cão e uma cadela arranjam maneira de se encontrarem e mais cedo ou mais tarde você apanha uma surpresa.
A menos que se trate de animais muito bons, destinados a reprodução por criadores com prática, acho que não há vantagens nenhumas em não serem esterilizados.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo fev 21, 2010 6:51 pm

Na veterinária da Pucca até aos 10kg é 175euros

Uma coisa é certa quanto mais cedo a esterilizar, mais barato lhe fica por causa do peso :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 21, 2010 7:18 pm

A esterilização é irreversível e é sempre a melhor opção.

Quando há um macho presente a vigilância tem sempre quebras e ele tem 24 horas por dia para pensar como chegar à fêmea, os acidentes acontecem. E é um stress enorme para todos, cães e donos.

A pílula é perigosa, não deve ser usada de forma continuada.

Não é num canil que vai fazer a esterilização, os canis não fazem operações, os veterinários que dão assistência aos animais é que o fazem aos que são lá adoptados. A esterilização é feita no vet que vai dar assistência ao animal desde o dia em que chega à sua casa, comece a fazer um pé de meia para isso e prepare-se já também para as vacinas e desparasitações que se avizinham.

A laqueação das trompas não evita o cio, somente evita a fecundação do óvulo pelo que todos os inconvenientes do cio se mantêm. Raramente é reversível.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

alfacinha
Membro

domingo fev 21, 2010 9:36 pm

Debora20 Escreveu:Se não quer lucrar com a sua cadela, esterelize-a, evita muitos problemas de saude, trabalho, e ninhadas indesejadas!

Quanto á esterelização na minha dogue alemã, vou pagar cerca de 400euros.

Quanto a uma golden... como isto é a peso, deverá ficar-lhe na metade talvez os 200, 250euros no maximo.
Va ja juntando uns trocos, que quando chegar a altura não lhe custa tanto!
honestamente nao vejo caes como fontes de lucro e penso que nenhum criador (a serio) veja os seus caes como fonte de rendimento ou de lucro.
Porém, sim, gostava de ser criadora (a sério! lol). Nao sei se será com a Kiara (esta golden) ou nao. Alias, penso que nos proximos 10anos nao terei hipotese de me tornar criadora, e isso está a motivar-me para a esterelização... Além disso esta cadela promete em tudo o que sejam caracteristicas boas.... (nao é para me estar aqui a gabar, mas é a verdade..)
Daí a dificuldade em tomar esta decisão...
Mas secalhar o melhor é mesmo pensar no presente. Acho que vou estereliza-la.
alfacinha
Membro

domingo fev 21, 2010 9:42 pm

moslie Escreveu:Uma cadela grande com cio dentro de um apartamento não dá muito jeito e se não a esterilizar antes do 1º cio vai descobrir porqu&#7869;: as cadelas sangram e sujam tudo.
Não pode deixar de ir à rua com ela para as necessidades e então os cães aparecem vindos de todo o lado! E não a deixam, nem que lhes bata com um pau!
Não é viável mesmo ter a a cadela fértil num apartamento. Por outro lado se a levar para casa dos seus pais com o cio o seu cão entra em parafuso! Atenção que em menos de minutos um cão e uma cadela arranjam maneira de se encontrarem e mais cedo ou mais tarde você apanha uma surpresa.
A menos que se trate de animais muito bons, destinados a reprodução por criadores com prática, acho que não há vantagens nenhumas em não serem esterilizados.
Após ler o que me disse fiquei a 99% decidida :lol:

é realmente um grande incomodo... E não quero que a menina sofra pelo que... acho q vou mesmo começar a poupar, mal tenha hipotese!
alfacinha
Membro

domingo fev 21, 2010 9:46 pm

dinodane Escreveu:
Não é num canil que vai fazer a esterilização, os canis não fazem operações, os veterinários que dão assistência aos animais é que o fazem aos que são lá adoptados. A esterilização é feita no vet que vai dar assistência ao animal desde o dia em que chega à sua casa, comece a fazer um pé de meia para isso e prepare-se já também para as vacinas e desparasitações que se avizinham.
Obrigada creio ja me ter decidido :wink:
quanto as vacinas e desparazitações... para isso estou preparada. Preparei-me para isso mal assumi o comprimisso de comprar a menina! (pelo menos nunca pensei em comprar a cadela e nao lhe dar as condiçoes minimas, embora acredite que é o q muitos fazem!)
Agora para fazer uma esterelização, não. E nao quero tomar decisoes precipitadas, pelo que me decidi informar.. :)

Obrigada a todos!
Responder

Voltar para “Cães”