Pesquisa absurda sobre Toxoplasmose!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AngelaMonte
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 12:02 pm
Localização: peta 19/04/1993 - oil 01/01/1999 - tigre 01/01/2001

segunda out 06, 2003 5:32 pm

vocês já ouviram falar desta pesquisa que diz que o toxoplasma transmitidos pelos gatos é responsável por modificações na personalidade da mulher e do homem? fora os absurdos citados na pesquisa que não me pareceu nada científica, eles esqueceram de mencionar que 70 a 95% da população mundial tem ou já teve toxoplasmose! ou seja, existe a possibilidade muito grande de que todos nós já tenhamos tido a toxoplasmose e que a estas alturas já estejamos imunes a doença! a toxoplasmose é normalmente assintomática e pode perfeitamente se passar por um mal estar ou um resfriado, e a menos que a mulher esteja grávida ou que a pessoa contaminada esteja com muito baixa imunidade, a toxoplasmose não causará dano algum ao organismo! outra coisa que eles não comentaram é o fato de que o gato só transmite a toxoplasmose quando tem o seu primeiro contato com o parasita, e que depois deste contato o gato também desenvolve imunidade à doença e deixa de ser um transmissor! além disso o toxoplasma pode muito bem ser encontrado em carne crua, então porque atribuir a responsabilidade da transmissão somente aos gatos? me parece injusto!

verifiquem em http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia ... slmp.shtml
Lulu_1
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 6:43 pm

segunda out 06, 2003 5:43 pm

[quote=AngelaMonte]
vocês já ouviram falar desta pesquisa que diz que o toxoplasma transmitidos pelos gatos é responsável por modificações na personalidade da mulher e do homem? fora os absurdos citados na pesquisa que não me pareceu nada científica, eles esqueceram de mencionar que 70 a 95% da população mundial tem ou já teve toxoplasmose! ou seja, existe a possibilidade muito grande de que todos nós já tenhamos tido a toxoplasmose e que a estas alturas já estejamos imunes a doença! a toxoplasmose é normalmente assintomática e pode perfeitamente se passar por um mal estar ou um resfriado, e a menos que a mulher esteja grávida ou que a pessoa contaminada esteja com muito baixa imunidade, a toxoplasmose não causará dano algum ao organismo! outra coisa que eles não comentaram é o fato de que o gato só transmite a toxoplasmose quando tem o seu primeiro contato com o parasita, e que depois deste contato o gato também desenvolve imunidade à doença e deixa de ser um transmissor! além disso o toxoplasma pode muito bem ser encontrado em carne crua, então porque atribuir a responsabilidade da transmissão somente aos gatos? me parece injusto!

verifiquem em http//www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/ ... slmp.shtml
[/quote]

concordo consigo !
eu tenho vários gatos e de facto nem me preocupo com isso :)

coitados dos miaus são sempre injustiçados :(

beijinhos
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda out 06, 2003 5:53 pm

A toxoplasmose não se transmite só através dos gatos.

Porque é que as mulheres grávidas não devem mexer em terra (descascar batatas), comer vegetais e frutos sem serem lavados? Os ratos tb transmitem toxoplasmose.

É realmente muito importante que as grávidas tomem precauções quando têm gatos. Não é nenhuma brincadeira. A toxoplasmose pode provocar anomalias e até a morte do bebé. Não é necessário por os gatos na rua, mas devem usar luvas. O problema é ingerir. Desde que não haja contacto com as fezes dos gatos e a boca, não há problema.

Miau
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

segunda out 06, 2003 5:59 pm

olá miau!olha eu quando taba gravida sempre tive contacto com a gata da minha mae e a analise foi sempre negativa ma gravidez tive hamsters em casa e nunca tive problemas tb tive bastante cuidado pois lavava sempre tudo com luvas e com a gata da minha mae limitava me a umas festinhas e lavar sp as maos dp de mexer nela...realmente e preciso ter cuidado....no entanto a minha mae teve gravida recentemente ja teve a bebe e a analise ja nao era como a minha so necessitou de alguns cuidados e correu tudo bem felizmente :D :D :D
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda out 06, 2003 6:03 pm

DoLL Escreveu: olá miau!olha eu quando taba gravida sempre tive contacto com a gata da minha mae e a analise foi sempre negativa ma gravidez tive hamsters em casa e nunca tive problemas tb tive bastante cuidado pois lavava sempre tudo com luvas e com a gata da minha mae limitava me a umas festinhas e lavar sp as maos dp de mexer nela...realmente e preciso ter cuidado....no entanto a minha mae teve gravida recentemente ja teve a bebe e a analise ja nao era como a minha so necessitou de alguns cuidados e correu tudo bem felizmente D D D
Exactamente, tomou as devidas precauções e correu tudo bem. Eu quando engravidar não vou deixar de mexer e pegar nos meus gatos, mas mudar as pedrinhas só com luvas e as patinhas têm que ser limpas mais vezes. De resto...

Eu já devo ser imune à toxoplasmose, e espero que sim :D :D :D

Miau
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda out 06, 2003 6:09 pm

Olá

Se se tiverem os cuidados necessários não há problema.

beijokas
kathleen
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

segunda out 06, 2003 6:15 pm

quando engravdar concerteza que a sua medica lhe ira pedir uma analise e depois informa a..concerteza que ja esta imune e nao tera problemas....mas senao tiver ..e so atençao e vigiar...claro que nao deve deixar de pegar nos seus gatos.... :D :D
e naos eesqueça de quando o bebe nascer e vier para casa de lhe dar o pezinho a xeirar as seus gatinhos para eles nao ficarem com ciumes ou tristes :D :D
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

segunda out 06, 2003 6:42 pm

Olá

Se a gravidez for planeada antecipadamente já ha uma vacina imunizadora ... por isso meninas quem estiver a planear ter bebes é melhor prevenir ...
Quanto a ter gatos e não ser imune a toxoplasmose é o mais comum ... o dito microbio so sobrevive 3 meses no gatinho ... logo se ele ja estiver em nossa casa ha mais tempo não havera problema ...

Jokas
ChinaBlue
Sussu
Membro

segunda out 06, 2003 7:03 pm

Olá a todos,
confesso que ainda estou boquiaberta com esta matéria, até parece ficção cientifica... mas sinceramente não levei muito a serio.
Só queria dizer tb e que um gato infectado com toxoplasmose só transmite na fase activa da doença - podem ser dias apenas - e depois deixa de liberar os cistos nas fezes - que e a via de eliminação da doença.
Mas sabe-se bem que o mesmo gato pode reactivar a doenca e voltar a eliminar os ditos cistos a qualquer momento, por isso algumas dicas mais:
- NUNCA de carne crua aos gatos - é principalmente dai que eles se infectam;
- se é imunodeprimido ou grávida leve seus gatinhos e faca o teste para toxoplasmose num vet., mais vale saber com certeza;
- e limpe todos os dias a caixinha de areia (com luvas, é claro) pq o cisto não é infectante logo que eliminado, ainda precisa de mais uns dias no ambiente com humidade e temperatura ideais para esporular e então ser perigoso.

Mais um ps.: outros animais só transmitem a toxoplasmose de 2 maneiras: se os comer (e estiverem mau passados) ou se eles andaram a passear nos tais cistos e servirem de vetores.

Cumprimento a todos,
Cristiane
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

terça out 07, 2003 8:30 am

Olá.

Pelo que já me pude informar, esta doença até é conhecida popularmente pela doença do gato... :?

Já aqui foi dito que a toxoplasmose não é transmitida apenas pelo gato, mas também o é. E ao gato é mais fácil atribuir culpas do que aos nossos descuidos... em comer carne de porco mal passada, por exemplo.

É uma doença que pode ser perigosa, mas todos nós conhecemos mulheres que têm gatos e já estiveram grávidas (algumas de vós, p.ex) e não tenho conhecimento de algum problema de maior. Não estivessemos nós no séc. XXI, sempre acompanhados pelos médicos, principalmente na gravidez.

Outra coisa, que eu saiba a toxoplasmose não torna as mulheres mais desejáveis e promíscuas, nem os homens menos atraentes e mais agressivos. Isso já é, desculpem a expressão, treta!!!

Para quem não conhece a doença, deixo aqui um link, mas outros podem ser facilmente encontrados na net. Acho que com isto não preciso de dizer mais nada...

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?417
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

terça out 07, 2003 8:43 am

Deixo mais uns links de informação. Não quero que este tipo de "investigações" possa assustar ninguém.

"Toxoplasmose: abrir mão da companhia do gato garante proteção?"
http://www.sampaonline.com.br/saude/toxoplasmose.htm

Perguntas e Respostas
http://www.cachorrosegatos.com/Toxoplasmose.htm
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça out 07, 2003 7:34 pm

Existem estudos estúpidos sobre coisas estúpidas, não sei se será o caso.

Algum de vocês leu o estudo ? Penso que não. Leram uma noticia sobre o mesmo, deturpada por jornalistas sem o conhecimento técnico para o apreender... ainda acreditam que as noticias são 100% verdade ? ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta out 08, 2003 1:43 pm

A Toxoplasmose sempre foi um bicho-papão invariavelmente (e redutoramente) associado aos gatos. Eu mesma fui à médica de família antes de adoptar a minha primeira gata para saber quais as verdades e as mentiras sobre o mito. Fiquei informada e tomarei todas as precauções quando engravidar.
CasadeAnaval Escreveu: Leram uma noticia sobre o mesmo, deturpada por jornalistas sem o conhecimento técnico para o apreender... ainda acreditam que as noticias são 100% verdade ? ;)
Acho que a notícia a que se referem é a que saíu na revista Pública do Expresso de sábado passado, intitulada «O feitiço do gato» (págs. 70 a 74)... Pois bem, na segunda-feira a minha chefe veio ter comigo alarmadíssima e com o artigo na mão. Disse-me para eu ler e tomar cuidado com os meus gatos porque são um perigo!!! :lol: Quando comecei a ler aquela verborreia ri que nem uma perdida! O sr. jornalista Paulo Moura, autor do texto, deve ter sido contratado pelo Expresso no âmbito do programa de integração social dos indivíduos com deficiências metais! O fulano não regula da cabeça e anda a ter alucinações! Valha-me um burro aos coices! :evil:
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

quarta out 08, 2003 2:15 pm

Não li o artigo em questão, mas parece-me que a resposta da cleopatre (acho que é assim...eu nunca acerto nos nomes :oops: ) está totalmente adequada! :)
Responder

Voltar para “Gatos”