Quando 2 cães ou 2 gatos não se conseguem entender

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
VEDANTA
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: terça fev 16, 2010 8:55 pm

segunda fev 22, 2010 4:25 pm

O que fazer quando, após um período de tentativa de adaptação, 2 cães ou 2 gatos (um residente e um adoptado - novo) não se aceitam nem por nada?
Pelayo
Mensagens: 2
Registado: terça fev 23, 2010 12:55 pm

terça fev 23, 2010 1:16 pm

Sou Pelayo a minha dona sempre teve gatinhos , o Balu que morreu com 21 anos oA Pinguim com 18 e ca estou eu com 14 anos...
Por ser mais comodo e estar mais tranquilo vivo com uma amiga da minha dona a quem adoro,

Mas a minha dona que tem 2 netas resolveu ir á Agir pelos Animais COIMBRA, buscar 2 gatinhos que estavam para adopção, O Mikas QUE ERA MUITO ASSUSTADIÇO, masque com carinho e paciencia é muito docil, e o Pompom pequenino gato algo arrazado (siames)que estava para voltar á rua, ate aí tudo bem.
O Mikas la conseguiu viver com o Pompom...mas a mama do Pompom tinha ficado sozinha , castrada e preparada para voltar á colonia(rua), a minha dona cheia de pena foi busca-la.sempre juntava a mae ao filho(mesmo sabendo que era uma hipoese longiquoa)

Acontece que a paz deixou de existir em casa O Mikas(castrado 7 meses) nao suporta a Pipocas(siamesa, castrada e mais velha) e vai dai sempre que ve a gata do alto do seu poiso , "borra-se todo" (desculpem o termo)

Nao consigo fazer com que eles se suportem, afago um, afago outro dou miminhos "falo" com eles.
Nao sei que fazer , nao vou mandar a Pipocas embora nem pensar, mas tb nao queria que o Mikas que sofreu tanto ja apesar de ter 6 meses, viva em terror.

Os gatinhos da minha amiga que vieram da mesma associação, são 2 terroristas , melaços e muito amigos e dao se bem com o Pelayo de 14 anos.(quer dizer nao se afrontam e por vezes ate o velhote lambe com carinho os gatitos

Sei que preciso de paciencia, mas o Mikas acabou tambem de perder um outro gatinho amigo que tinha sido adoptado como ele , mas que nao resistiu a um tumor nos rins.(ha 1 mes)

No meio de tanto gatinho amigo esta avó parece uma borboleta....

Ha um conselho para mim?

Um miau muito grato

Maria renee
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça fev 23, 2010 6:29 pm

Nao sei se ira a tempo mas, aqui fica um artigo meu:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68149

leonildecarvalho Escreveu:"COMO JUNTAR DOIS GATOS"


Apesar dos inúmeros posts, com conteúdo deste género estarem presentes neste fórum, estão demasiado dispersos, o que causa uma certa dificuldade a quem precise deles.
Como tal, resolvi escrever este artigo para os inamovíveis.
Anote-se que apesar do título e texto fazerem menção a “dois gatos”, estes conselhos podem ser seguidos por quem tenha ou venha a ter mais que dois gatos.


Normalmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o o outro, bem como ter as unhas do já residente, igualmente cortadas (aparadas) com a finalidade de não haverem ferimentos aquando uma aproximação mais "feroz" e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Nunca insistir com o felino residente para estar junto do novo elemento. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao novo amiguinho a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Caso não resulte na primeira apresentação, insista numa segunda e se a recusa de aceitação se mantiver, então terá mesmo de separar o novo elemento numa outra divisão da casa. Deixar, por uns dias, que se cheirem pelas frestas da porta que os divide, e ir insistindo diariamente com uma ténue apresentação super vigiada por si.
Ir trocando as mantinhas de um e outro para que os cheiros de cada um sejam assimilados pelo outro até se identificarem... :wink:

Nunca deve fazer festinhas ao novo “hóspede” em primeiro lugar. Acariciar sempre o já residente, em primeiro lugar e, só depois ao novo "hóspede" para que não espolete ciúmes.

O dia chegará em que se vai aperceber quando deve deixá-los interagir :wink:

Não esquecer de levar o novo “hóspede” a um check-up veterinário, desparazitação interna e externa, etc, antes de o levar para casa e juntá-lo com o já residente.

Como cada gato é um gato… querendo com isto dizer que, cada animal mesmo dentro da mesma espécie, tem o seu próprio carácter! A socialização não tem um tempo padrão para que se complete. Por vezes esta socialização leva muito pouco tempo a concluir-se com êxito mas, por vezes, pode demorar bastante tempo. Cabe ao “tratador” avaliar quando a melhor ocasião para os juntar.
Ainda, há gatos que, sem nunca virem a ser grandes amigos, acabam por se tolerarem no mesmo espaço; no Lar, o que já é um bom indicador de um dia poderem vir a ser grandes amigos, ou não?!

Leo
De qualquer forma, se nao resultar, e mesmo dar tempo ao tempo e esperar que definam a hierarquia :wink:
Nao se mostre ansiosa e deixe que sejam eles a resolverem, por eles proprios, quem manda em quem :wink:

Desde que nao se peguem em lutas renhidas, portanto que se tolerem no mesmo espco, independentemente das "bufadelas", ja nao e mau de todo :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pelayo
Mensagens: 2
Registado: terça fev 23, 2010 12:55 pm

terça fev 23, 2010 8:29 pm

Obrigado pela rapida resposta,pois tenho agido assim os residentes estao desparasitados vacinados e vão com regularidade ao veterinario.

Eu vou continuar , claro que entendo queeles naoprecisam de se lamber, mas pelo menos que se ignorem....mas gostava que conseguissem conviver por isso os tiramos da rua.

Mas claro que cada animal é como as pessoas, nao se pode gostar de toda a gente mas pelo menos que sejam felizes.


um mt obrigado

maria renee
Responder

Voltar para “Gatos”