6 Rações - qual a melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta fev 24, 2010 4:41 pm

O PaulloSantos se calhar esqueceu-se de um smile sarcástico :wink:

A 3 tem de mau que me salte à vista as palavras subprodutos, milho duas vezes, ossos, corantes. Estou enganada?
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

quarta fev 24, 2010 5:52 pm

Os componentes são importantes mas o teor em gordura, proteina, etc. tb são fundamentais para a avaliação. Avaliar pelos componentes apenas leva á separação típica dos que defendem os cães como carnivoros estritos ou não.
Já agora que gostaram tanto da 6 têm noção do efeito da uva a nivel renal nos canídeos?
É que nem tudo o que é "natural" é bom... Olha o cianeto! :lol:

Citation: J Vet Intern Med . Volume: 19, Issue: 5, Pages: 663-74
Abstract: A review of records from the AnTox database of the American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Animal Poison Control Center identified 43 dogs that developed increased blood urea nitrogen concentration, serum creatinine concentration, or both as well as clinical signs after ingesting grapes, raisins, or both. Clinical findings, laboratory findings, histopathological findings, treatments performed, and outcome were evaluated. All dogs vomited, and lethargy, anorexia, and diarrhea were other common clinical signs. Decreased urine output, ataxia, or weakness were associated with a negative outcome. High calcium x phosphorus product (Ca x P), hyperphosphatemia, and hypercalcemia were present in 95%, 90%, and 62% of the dogs in which these variables were evaluated. Extremely high initial total calcium concentration, peak total calcium concentration, initial Ca x P, and peak Ca x P were negative prognostic indicators. Proximal renal tubular necrosis was the most consistent finding in dogs for which histopathology was evaluated. Fifty-three percent of the 43 dogs survived, with 15 of these 23 having a complete resolution of clinical signs and azotemia. Although the mechanism of renal injury from grapes and raisins remains unclear, the findings of this study contribute to an understanding of the clinical course of acute renal failure that can occur after ingestion of grapes or raisins in dogs.

Assim, se puderem introduzir o resto da informação era óptimo para poder emitir uma opinião mais formada.

Obrigado!
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta fev 24, 2010 6:04 pm

VeTonfire Escreveu:Já agora que gostaram tanto da 6 têm noção do efeito da uva a nivel renal nos canídeos?
Sem duvida que só podemos avaliar pelos ingredientes, e que com os níveis de proteína e gordura se poderia dar uma avaliação mais precisa...

Está a referir se aos efeitos da uva ou da uva-do-monte (vulgo arando ou mirtilo)?

Se não estou em erro, a uva-do-monte é um antioxidante... E pela colocação na lista diria que o extracto presente é mesmo mínimo...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
VeTonfire
Membro

quarta fev 24, 2010 6:08 pm

A vulgar uva também é um anti-oxidante nos humanos....

Mas sim, trata-se de arando, um fruto diferente e para o qual não existem estudos. Pela colocação na lista de ingredientes deverá ser de facto minima mas para ter noção noutro artigo encontra que bastam 3g/kg de matéria seca de uva ou passa para provocar a Insuficiencia renal...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta fev 24, 2010 6:28 pm

Os riscos da uva e das passas nos cães eu conheço..

Mas là está... A ração 6 tem arando e não uva ou passas...

Se são 2 frutos diferentes, não me parece que se possam comparar a esse nível, ou pelo menos de forma "livre"...

Mas quem estiver por mais por dentro dos componentes de rações e suas acções que se pronuncie...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 24, 2010 6:31 pm

Com certeza, fala-se de alhos e responde-se sobre bugalhos. Os arandos não têm nada a ver com as uvas da vinha.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VeTonfire
Membro

quarta fev 24, 2010 7:16 pm

ana_link Escreveu: Se são 2 frutos diferentes, não me parece que se possam comparar a esse nível, ou pelo menos de forma "livre"...quote]

Nem era essa a minha intenção mas que deveria ser estudada essa hipótese não tenho duvidas.

Quis apenas dar-lhe um exemplo de um produto natural que numa dose baixa pode ter consequências trágicas.
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta fev 24, 2010 7:34 pm

Que hipótese é que deve ser estudada?
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
VeTonfire
Membro

quarta fev 24, 2010 7:57 pm

Ok, repito, o meu objectivo é apenas alertar para o uso de substâncias naturais que nem sempre são benéficas. Posto isto, basta ver que a ração 5 tem na sua composição um produto considerado (provado cientificamente) tóxico, extrato de uva.
O meu raciocinio foi o seguinte, o mirtilo, arando, etc são tudo da familia Ericaceae. Nessa mesma familia, metade das plantas são consideradas Tóxicas para os animais domésticos ( Rododendros, azáleas, etc.).
Logo, o que me fez pensar que seria interessante estudar o efeito a longo prazo da administração crónica de mirtilo foi a proximidade filogenética da planta com plantas tóxicas conhecidas. Nada mais.

Deixo apenas este link para pensarem.. é de uma das melhores universidades veterinárias do mundo. Leiam o q dizem sobre monogástricos ( cão, gato, etc.)
P.S. O mirtilo é rico em taninos.Acho que ninguem discorda.

http://www.ansci.cornell.edu/plants/tox ... html#nutri
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta fev 24, 2010 8:08 pm

dinodane Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:acho que a 3 é, sem dúvida, a melhor
Achas mesmo?
Eu não, mas apeteceu-me votar nessa. 8)

Coitada, ninguém gosta dela :(
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Fjjord
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 8:40 pm

VeTonfire Escreveu:Ok, repito, o meu objectivo é apenas alertar para o uso de substâncias naturais que nem sempre são benéficas. Posto isto, basta ver que a ração 5 tem na sua composição um produto considerado (provado cientificamente) tóxico, extrato de uva.
Giro, a RC usa extracto de uva nas suas rações (devia ler melhor os rótulos daquilo que vende ...).
VeTonfire Escreveu:O meu raciocinio foi o seguinte, o mirtilo, arando, etc são tudo da familia Ericaceae. Nessa mesma familia, metade das plantas são consideradas Tóxicas para os animais domésticos ( Rododendros, azáleas, etc.).
Logo, o que me fez pensar que seria interessante estudar o efeito a longo prazo da administração crónica de mirtilo foi a proximidade filogenética da planta com plantas tóxicas conhecidas. Nada mais.
Giro, a batata e o tomate são da mesma família da beladona e da figueira do inferno. Vou já deixar de comê-los :roll:
Vetonfire Escreveu:P.S. O mirtilo é rico em taninos.
É mesmo?
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Fjjord
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 8:42 pm

PaulloSantos Escreveu: Eu não, mas apeteceu-me votar nessa. 8)

Virou defensor das rações oprimidas? 8) :D
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta fev 24, 2010 8:47 pm

Fjjord Escreveu:
PaulloSantos Escreveu: Eu não, mas apeteceu-me votar nessa. 8)

Virou defensor das rações oprimidas? 8) :D

Sou um defensor dos sub produtos... pelo direito à dignidade das penas 8)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 24, 2010 11:28 pm

:lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ritafc
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2008 6:22 pm

terça mar 02, 2010 1:44 pm

A mim o que me ensinaram é que uma boa ração deve ter uma boa percentagem de proteina, a cinza bruta nunca deve passar os 7% e o primeiro ingrediente deve ser a carne.

Se estiver a dizer algum disparate corrijam-me :wink:

E já agora, podia identificar as rações apresentadas, dava jeito :wink:
<p>Rita</p>
<p><a href="http://www.caes-de-ninguem.blogspot.com">www.caes-de-ninguem.blogspot.com</a></p>
<p>"O verdadeiro rei dos animais &eacute; o homem, pois a sua brutalidade supera a de todos"</p>
<p>"Sou um s&oacute;, mas ainda assim sou um. N&atilde;o posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por n&atilde;o poder fazer tudo, n&atilde;o me recusarei a fazer o pouco que posso".</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal">&nbsp;</p>
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
Responder

Voltar para “Cães”