O que fazer quando se encontra um morcego dentro de casa

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado fev 27, 2010 2:50 pm

LuMaria Escreveu:Finalmente tirei a prova dos 9. Há morcegos na Buraca. Hoje a minha cadela encontrou um já morto. Tirei duas fotos que ponho 2a feira e dizem-me que bixinho é. Onde será o abrigo deles?
Morcegos existem em quase todo o lado, onde existem insectos em abundância lá estão eles ;) Infelizmente muitas das espécies de morcegos vêm a declinar o número das suas populações e de individuos...

Sim, mostra as fotos e digo-te a espécie em causa... Atenção que pode ser que só consiga identificar até ao género ou ficar na dúvida entre géneros... Nem sempre se conseguem identificar com 100% de rigor através de fotos... Só pela biometria é que se pode ter uma ideia mais ou menos exacta ;)

O abrigo deles pode ser em qualquer lado... Uma fenda numa estrutura humana (prédios, pontes, etc.), uma mina ou gruta, um sotão de uma habitação, um buraco de uma árvore, etc.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado fev 27, 2010 3:00 pm

Há 10 anos que os meus vizinhos diziam que eu estava a ver mal. Que não haviam morcegos hoje lá estava aquela criaturinha minuscula e engraçada. Infelizmente morto.
Pela primeira vez na minha vida, penso eu, toquei num morcego e se não fosse a minha cadela nem o via.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sábado fev 27, 2010 3:31 pm

Um dia destes também vi um, "agarrado" a uma parede da minha sala (têm ventosas nas patas?). Era de noite, fiz tudo para os meus cães não darem por ele senão ía tudo raso cá por casa..., abri as janelas todas (um frio de rachar), apaguei as luzes e, com um pano enxotei-o. Desculpem -
-me, mas senti repugnância; é um animal muito estranho. Enquanto esteve agarrado à parede, parecia uma bolinha pequenina, redondinha...(dei por ele, porque a cor dele contrastava com o branco da parede). Há muitas aves por aqui, que entram e saem, livremente... mas morcego nunca tinha visto por cá!
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado fev 27, 2010 3:41 pm

Boa tarde!
Vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida antiga, alguém me sabe dizer qual a espécie deste morcego?
Obrigada desde já!

Imagem
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 4:03 pm

perapado Escreveu:Um dia destes também vi um, "agarrado" a uma parede da minha sala (têm ventosas nas patas?). Era de noite, fiz tudo para os meus cães não darem por ele senão ía tudo raso cá por casa..., abri as janelas todas (um frio de rachar), apaguei as luzes e, com um pano enxotei-o. Desculpem -
-me, mas senti repugnância; é um animal muito estranho. Enquanto esteve agarrado à parede, parecia uma bolinha pequenina, redondinha...(dei por ele, porque a cor dele contrastava com o branco da parede). Há muitas aves por aqui, que entram e saem, livremente... mas morcego nunca tinha visto por cá!
Fez o correcto... O animal saiu de casa facilmente, certo?;)

Não, não têm ventosas nas patas, mas têm um polegar (com uma "garra") na extremidade do antebraço que lhes permite, juntamente com as patas, uma boa aderência a paredes "lisas" :)

Browneye... Quanto à sua foto é muito complicado dizer a espécie, é das tais fotos que não permite uma boa visualização de elementos identificativos, como orelhas, focinho e "membrana caudal" (uropatágio)... Se tivesse outra foto, talvez arriscasse dizer qual era, assim é complicadissimo.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado fev 27, 2010 4:11 pm

Não tenho nenhuma foto melhor que esta, foi o mais próximo que consegui, não queria assustar o bichinho...
É pena...quem sabe na próxima visita eu consigo melhor? :D
Obrigada AlunoBioGeo
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 4:42 pm

Não tens que agradecer, tenho pena não poder ajudar...

Apenas tenho uma pergunta, onde tirou essa foto?

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado fev 27, 2010 9:58 pm

BrownEye Escreveu:Boa tarde!
Vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida antiga, alguém me sabe dizer qual a espécie deste morcego?
Obrigada desde já!

Imagem
Parece-me um Nyctalus sp.

Mas como já foi dito, com essa foto é fácil cair em erro, pois existem espécies (e mesmo géneros) bastante semelhantes em alguns aspectos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo fev 28, 2010 12:00 am

Pela imagem é msm impossivel dizer a espécie ou mesmo o género, por isso não me arrisquei e embora tenhas arriscado, eu não me arrisco a dizer mais do que pertence à familia Vespertilionidae :p hehe...

Francisco, já tenho aquilo encaminhado ;) obrigado na mesma... Quando tiver tudo certinho digo-te o que vou fazer;) obrigado.

LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 1:19 pm

:) Pois... as minhas fotos não estão nem no calcanhar da anterior. Já percebi que não devem dar para nada a não ser para eu mostrar aos meus vizinhos que afinal estava certa. Um disse-me que era uma barata :?

Imagem

Imagem

:? Qual barata...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 1:25 pm

LuMaria Escreveu::) Pois... as minhas fotos não estão nem no calcanhar da anterior. Já percebi que não devem dar para nada a não ser para eu mostrar aos meus vizinhos que afinal estava certa. Um disse-me que era uma barata :?

Imagem

Imagem

:? Qual barata...
É um morcego, sem dúvida... Só mesmo quem nada percebe de animais é que pode dizer que isso é um insecto :lol:

Mas não dá mesmo para lhe dizer a espécie, nem o género... Está muito desfocada ;)

Cumprimentos

LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 1:29 pm

:D Obrigada! Pelo menos está confirmado. É morcego! Levei 10 anos a conquistar esta prova!
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 2:57 pm

LOL... Deve ter uns vizinhos mesmo muito incrédulos... Mesmo em vôo durante a noite, os morcegos distinguem-se muito bem das aves ou qualquer animal... Têm uma forma de voar muito própria ;)

AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 5:33 pm

BrownEye Escreveu:Boa tarde!
Obrigada desde já!

Imagem
AlunoBioGeo Escreveu:Browneye... Quanto à sua foto é muito complicado dizer a espécie, é das tais fotos que não permite uma boa visualização de elementos identificativos, como orelhas, focinho e "membrana caudal" (uropatágio)... Se tivesse outra foto, talvez arriscasse dizer qual era, assim é complicadissimo.
AlunoBioGeo Escreveu:Não tens que agradecer, tenho pena não poder ajudar...

Apenas tenho uma pergunta, onde tirou essa foto?
Bem me parecia que tinha uma pulga atrás da orelha que me dizia que na foto não me parecia um Morcego "português" :P

A foto foi tirada em Moçambique, como a Browneye acabou de me informar por PM, e quase de certeza que é um morcego pertencente à subordem Megachiroptera, dos quais não temos nenhum representante em Portugal e apenas um na Europa (Salvo erro na Turquia, a espécie Rousettus aegyptiacus)...

Não consigo dizer que espécie é, mas é sem dúvida uma espécie de raposa-voadora (Megachiroptera).

LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 5:50 pm

Seja o que for é muito bonito e pela cara está a sonhar com morcegas lindas.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”