Terapia com animais!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

terça out 07, 2003 12:30 pm

Ainda bem que em tanta maldade, ainda surgem de vez em quando uns 'rasgos' de pura bondade e espírito de ajuda!
Estive à poucos dias com uma amiga minha, agora residente na Inglaterra, que me contou de algo, que já tinha ouvido falar mas nunca tinha pensado bem nos efeitos:
Terapia com animais!! Segundo ela me contou, na Inglaterra existem hospitais e lares que algumas vezes por semana têm umas visitas muito especiais: animais!!
É como que um grupo de donos, alguns até funcionários das entidades que se fazem acompanhar dos seus amigos com a finalidade de animar/distraír os residentes/doentes, e durante algumas horas consegue-se minorizar o sofrimento alheio, não com medicamentos mas com o mais sincero sentimento, o amor!

Pensando bem, até é uma ideia bonita e educativa, no nosso País porém tenho as minhas dúvidas que se pudesse aplicar...pois muitas das vezes sempre que existe uma doença que o dr. desconhece, a primeira medida será 'nada' de animais...

Alguém sabe se existe no nosso País alguma instituição que use esta terapia?

A minha amiga conta que em muitos casos, como algumas situações terminais, os animais chegam quase a funcionar como calmantes para as pessoas, relaxam!

O que pensam desta terapia?

Abraço, ;)
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça out 07, 2003 1:09 pm

Costuma dar no canal Odisseia uma reportagem sobre gatos ( já a repetiram varias vezes ) em que estes são usados para os mais variados fins. Inclusive mostrou um lar de 3ª idade em que tinham uns 5 ou 6 gatos que se passeiam pelo lar, e certo é que para os idosos é o melhor que lhes podiam dar, pois assim sentem-se mais em casa. Mostram tb outro caso, em que todos os dias um gatil, leva uma serie de gatos a prisao local, e uma serie de reclusos trata deles ( durante a parte da manha ) escova, dá banho, basicamente cuidados primarios de higiene, de modo a que os gatos fiquem prontos para serem adoptados. Certo é que alguns deles falam em trabalhar com animais quando sairem da cadeia. Claro que há muito mais situações, que se todos os governos aplicassem seria bastante mais facil.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça out 07, 2003 1:24 pm

Boas
Eu tb já vi (não sei se tb terá sido no Odisseia se no National Geografic) uma reportagem sobre cães que iam "ajudar " pessoas que se sentiam sózinhas em hospitais e em lares de 3ª idade. Vi uma senhora cega, que até me vieram as lágrimas aos olhos, com o cão que eles estavam a mostrar (era um Pug) ao colo a acariciá-lo com uma meiguice e dizia "tu és muito bonito, és um amor", fiquei com tanta pena daqueles que não têm ninguém e andam abandonados ao Deus dará.
Mas parece que esta equipa tb tinha um projecto igual para os cães abandonados que estavam nas associações. Só mesmo lá fora porque aqui...

Eu adorei ver o programa.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça out 07, 2003 2:22 pm

Olá

Em Portugal não sei se há programas deste tipo ou não, mas em vários paises estrangeiros existem.

Os animais são extremamente benéficos. Eu conheço um caso destes. Na zona onde moro via sempre um velhote a passear sózinho, andava um bocado, depois sentava-se no café, mas não tinha um ar feliz. Há cerca de 3 meses o senhor passeia com um cãozinho pequenino super engraçado. vocês deviam ver como o homem mudou, dá passeios muito maiores esteja chuva ou sol. Anda com um ar muito mais sorridente e até a postura dele a caminhar mudo, andava sempre curvado agora parece que anda muito mais direito e ligeiro. E tudo por aquele cãozinho que passeia :)

Beijokas
kathleen
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

terça out 07, 2003 2:36 pm

Não tenho conhecimento que se pratique em Portugal mas, acredito que se poderia ter resultados muito positivos.
Só ponho algumas reticências em relação àquelas pessoas que pensam: "que nojo... tanto pêlo!... não têm pulgas?..." Sao aqueles que se afastam dos cães (ou gatos) ou que lhes fazem festas com os pés!... :(
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça out 07, 2003 2:39 pm

Olá

A companhia de um cão consiste numa excelente terapia. Eu próprio testemunho isso. Mas não creio que o sistema esteja institucionalizado. Pertence ao senso comum que a companhia de um cão é benéfica e julgo que não passa disso. No entanto, nalguns casos, a aquisição de um cão já tem esse efeito como fundamento. Um dos irmãos dos meus cães foi "tratar" de uma pessoa que estava muito mal e ajudar a minimizar o sofrimento através da sua companhia.
Não sei se foi este o caso, mas em muitas situações há um lado perverso, que é as pessoas "usarem" o cão como quem usa uma aspirina. E nem sempre reconhecer que o cão é um ser vivo que também necessita de carinho e de cuidados.
Mas, felizmente, o lado mais positivo e a situação mais normal é a relação
entre a pessoa debilitada e o cão exceder as expectativas, criando-se uma ligação muito mais forte do que seria de supor. Para bem do doente e para bem do cão.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

terça out 07, 2003 9:15 pm

é uma boa iniciativa
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça out 07, 2003 10:58 pm

olá,

Há um programa no National Geographic que dá várias vezes por semana, que se chama " trabalho pra cachorro" e mostra uns protagonistas caninos muitos especiais, nas mais variadas funções e habilidades.

Já vi lá estes exemplos:

- Cães guias para cegos
- Cães de surdos
- Cães para deficientes motores
- Cães para companhia nos hospitais
- Cães pisteiros
- Cães pastores
- Cães policia
- Cães de salvamento no mar
- Cães de salvamento em desastres
- Um cão que impedia uma senhora super alérgica a quimicos de entrar em contacto com eles
- Cães treinados por prisioneiros ou por adolescentes problemáticos para auxiliarem os deficentes motores e que os ajudava ao mesmo tempo a serem mais responsáveis e com objectivos.
- Cães que avisavam os donos epiléticos da proximidade de um ataque
- Um cão mascote que se "alugava" num hotel para ser passeado ou apenas para companhia dos hóspedes
- Cães para companhia nos lares, nos infantários, para estimulação de crianças deficientes mentais..... etc....

Enfim.. e mais uma infinidade de outros cães que faziam as habilidades mais incriveis..

É super interessante. Só tenho pena que não existam iniciativas destas em Portugal, á excepção claro dos cães guia para cegos.

...Principalmente aquela dos presos e dos adolescentes delinquentes treinarem os cães para "serviço" .. achei genial!! ;)
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quarta out 08, 2003 12:26 pm

Pronto lá estão vocês a contribuir para as lamentações da minha mulher por não ter a TVCabo...não sabia que passavam um programa desses, que além de ser educativo pode contribuir para uma maior abertura de mentalidades e compreensão na relação homem/animal!
Mas vou resistir, por esse dinheiro para a TVCabo dá-me jeito para outras prioridades!!

È realmente lamentável que o nosso País não avance em certas matérias, ainda no outro dia falava com um amiga que é psicóloga e ela contava-me das dificuldades que teve para implantar no nosso País um programa a nivel nacional de preparação para bombeiros!
Após a conversa que tivemos mentalizei-me que estamos a muitos anos de ter-mos um serviço parecido!

O infantário da minha filha já me convidou para levar alguns dos meus animais afim de insentivar e mentalizar as crianças para a responsabilidade de se ter animais, tenho-o feito todos os anos e acho que tem dado frutos!Pois se os pequeninos mimam e brincam, percebendo o bem e o mal, ja os grandinhos discutem a responsabilidade, à maneira de crianças mas alguns com sentimentos que rezo para que não adormeçam!!

Tentei levar a Kuka à casa de repouso onde está a minha madrinha...entrei o portão mas nem pensar em entrar na casa, é anti-higienico, ainda que ela estivesse ao colo e com quase dois meses de idade...velhote passa a velhote e quase terminei com todo o lar no quintal com a Kuka enquanto fui lá dentro dar um beijo à minha madrinha!!E depois de ver a alegria dos velhotes e a ansiedade dos mais lentos em chegar que penso como pode o nosso pais não avançar com este tipo de programas!!
è um pouco como a MegaFM, que tem um programa chamado PlanetaT, que consiste em animar uma pessoa por dia, eu animei várias pessoas numa tarde!!

Esperemos que um dia exista este tipo programas para quem está privado de algo,
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta out 08, 2003 12:30 pm

Olá

Podem dizer-me em que dias e a que horas passam esses programas na televisão?

Beijokas
kathleen
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 08, 2003 12:39 pm

Pode ver na página da TV cabo:

www.tvcabo.pt
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 08, 2003 1:42 pm

Olá

Estamos aqui a meter no mesmo saco cães de trabalho e cães de companhia de pessoas doentes ou de qualquer forma fragilizadas.
Cães de trabalho, sim senhor. Na minha opinião, e se fosse possível, todos os cães deviam ter, conforme as suas aptidões, uma função de trabalho. Pela simples razão de isso constituir uma actividade útil para o dono e lúdica para o cão. Seria juntar o útil ao agradável.
O que eu critiquei está muito longe de ser isto. O que eu lamento é haver muitos cães (conheço alguns) que a propósito de eventualmente fazerem boa companhia a uma criança ou a uma pessoa debilitada, ficarem para ali desamparados e abandonados à sua triste sorte.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quarta out 08, 2003 3:45 pm

Olá.
No lar onde a minha avó esteve (e faleceu...) havia um caozinho que por lá andava, à vontade, a dar boa disposição aos velhinhos. O dono do lar é, sem duvida, uma pessoa com ideias avançadas, pois ele acha muito positivo o convivio dos animais com os idosos. E atenção que haver lá um caozinho nao implicava que o lar estivesse sujo: aquilo estava tudo impecavel, super limpo, com as auxiliares sempre a lavar e a limpar!
Era uma vivenda, por isso o cao (que era mto pequenino) andava pelo jardim, sem problemas. E até entrava nos quartos das pessoas! :)

É uma questao de evolução de mentalidades e pode ser que em Portugal um dia se compreenda o papel imprescindivel que os animais têm sobre os seres humanos! ;)
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta out 08, 2003 4:15 pm

Olá,

Só conheço casos de terapia, em casos especificos de paralisia cerebral (paraplegicos e tetraplegicos).

A relação existente (entre cão e pessoa) é quase sempre de uma cumplicidade extrema.

São ainda muito poucos, mas todos eles bastante positivos, e a todos os niveis.

Bye
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta out 09, 2003 12:15 am

ola a todos,

o convivio com animais eh reconhecidamente benefico para o ser humano em qq parte do mundo... desde os caes de salvamente (trabalho), os mushings (trabalho), os guias para cegos (trabalho+companhia) e ate os animais domesticos (companhia), sao todos produto do desejo do ser huamano de aumentar a qualidade de vida! :) claro q isto eh muito bom para os nossos animais que se exercitam, sentem-se uteis e felizes...

mas, Nel, concordo consigo, a natureza do ser humano eh definitivamente egoista, e por vezes acabam por fazer bem aos animais porque "da jeito" ao homem... :| e outras ate acabam por prejudicar o bicho... :cry:

No entanto, hoje vou-vos transmitir o pouco que sei sobre [b]HIPOTERAPIA[/b] ! Esta eh uma tecnica terapeutica que utiliza cavalos a fim de melhor desenvolver capacidades de pessoas com as mais variadas problematicas, por exemplo, autismo, paralisia cerebral, etc... sobretudo com crianças, a hipoterapia atinge resultados por demais positivos, ajudando-as a criar laços mais estreitos com o mundo que as rodeia, permitindo-lhes o desenvolvimento de competencias basicas para a vida diaria :D eh lindo ve-las a progredir siplesmente por afagarem um cavalo, por montarem... etc.

Os interessados... INCRIVEL! ca em portugal ja se faz isso! tudo começou la por fora, mas como tem dado frutos, ja chegou ca...
espero que tudo o q foi falado sobre caes e gatos tambem chegue... paciencia, tudo a seu tempo! afinal, somos um pais aqui no cantinho, a beira mar plantado!!! ;)

Beijinhos,

Maria
Responder

Voltar para “Cães”