quarta fev 24, 2010 10:24 am
Eu ainda não passei por isso (com fêmeas), porque ainda não comprei uma companhia para a minha Emma, mas sei que para juntar uma chinchila a uma fêmea já adulta, o melhor é que a nova chin seja bebé (2 meses). Assim se colocar a chin na gaiola da que já lá está, há mais possibilidade desta aceitar a nova companhia (chamemos-lhe instinto maternal).
Se comprar uma adulta, terá de fazer o ritual de apresentação (tal como nos machos), que consiste em manter as chins em gaiolas separadas e ir aproximando as gaiolas aos poucos, para que elas se cheirem e se conheçam. Depois faz uma troca de gaiolas (coloca uma na gaiola da outra), para que se habituem ao cheiro uma da outra. A seguir junta-as num local neutro (casa de banho, por exemplo), para ver qual a reacção delas quando estão juntas (é normal que voe pêlo, mas desde que não se note agressividade não é necessário intervir). Se se derem bem, lave a gaiola onde elas ficarão (de forma a não ter o cheiro de nenhuma das chins) e junte-as. Isto pode demorar meses.
Em ambos os casos existe o risco delas não se entenderem. Mas isso é um risco que todos nós corremos ao juntar dois animais.