Ser estudante é compatível com a aquisição de um cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

domingo fev 28, 2010 7:45 pm

Nós temos mesmo toda a disponibilidade, pois é muito raro sairmos, só mesmo jantar fora, ir ao cinema ou dar um passeio. Pode-se dizer que não somos o 'típico estudante', que sai à noite, borga, festas, etc, etc..
Como passamos tanto tempo em casa, sentimos mesma essa necessidade de ter um cãozinho. Somos responsáveis e crescidinhos, para organizar a nossa vida e estudos com a aquisição de um cão. :)
dianne
Membro Veterano

domingo fev 28, 2010 9:03 pm

Já agora gostaria de perguntar uma coisa, que me chocou bastante.

Quando procurava um cachorrinho Basset, tive a curiosidade de procurar em anúncios da internet, para poder comparar com os de verdadeiros criadores. Inclusivé desloquei-me até casa de uma senhora para ver os cachorrinhos. Cheguei la e ela levou-me até uma casa de banho minúscula nas traseiras da casa onde estava uma cadela fechada com mais 15 cachorrinhos apenas com semanas de vida, o espaço nem luz tinha. Depois disso ainda me levou até à garagem da casa onde estava mais uma cadela com duas ninhadas. Uma dela e outra de outra cadela que ela não tinha ali de momento (disse), ao que essa alimentava as duas ninhadas. Uma delas eram cachorrinhos com mês e meio, que segundo ela já estavam prontos a ser entregues.. :?

A minha pergunta é se, se pode fazer alguma denúncia desta senhora tipicamente 'criadeira'. Ou se não podemos mesmo intervir. :( Ficámos mesmo tristes ao sair daquele sítio.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

domingo fev 28, 2010 9:05 pm

Sim,Moslie,também entendo o seu ponto de vista.
No meu caso,quando estudava,estava a 300km de casa,entao nao era de borgas nem de altas festas, preferia um cinema ou um jantar entre amigos/as em casa e as vezes se o $ desse, dividia-se e iamos comer fora. Nessa altura,se tivesse tido espaço,teria tido um cão,pois teria-me feito muito bem.Em termos financeiros,dava.Em termos de tempo,tinha as tardes livres,pois só tinha aulas de manhã.Daí, daria para dividir a tarde entres estudos e o animal.Mas na altura,morava num quarto alugado,por isso nao sujeitaria nunca um cao a um quarto,mesmo que as colegas que dividiam o apartamento deixassem,também nao teria o cao,porque o apartamento nao sendo só meu,a responsabilidade seria muito grande.Por isso,nos primeiros dois anos da faculdade,nao tive animal nenhum.Nos últimos dois anos,a Tweenie apareceu na minha vida,quis ficar com ela e bom,por ser gata,é mais fácil em termos de cuidados (muda-se a wc,nao vai a rua,lol...e assim).Poupei e esterilizei-a :) Ela andava no meu quarto que era só meu e as colegas ficaram tao babadas que quiseram que ela andasse pela casa.Até um casal da minha turma tomou conta da minha amiga de 4 patas.Tivemos também a aventura de andar de autocarro 300kms,escondida na minha mochila,claro que com a cabeça de fora...;) foram aventuras giras :p

Jocas caninas
alfacinha
Membro
Registado: sábado jun 12, 2004 9:37 am

domingo fev 28, 2010 9:25 pm

Tweenie Escreveu:Sim,Moslie,também entendo o seu ponto de vista.
No meu caso,quando estudava,estava a 300km de casa,entao nao era de borgas nem de altas festas, preferia um cinema ou um jantar entre amigos/as em casa e as vezes se o $ desse, dividia-se e iamos comer fora. Nessa altura,se tivesse tido espaço,teria tido um cão,pois teria-me feito muito bem.Em termos financeiros,dava.Em termos de tempo,tinha as tardes livres,pois só tinha aulas de manhã.Daí, daria para dividir a tarde entres estudos e o animal.Mas na altura,morava num quarto alugado,por isso nao sujeitaria nunca um cao a um quarto,mesmo que as colegas que dividiam o apartamento deixassem,também nao teria o cao,porque o apartamento nao sendo só meu,a responsabilidade seria muito grande.Por isso,nos primeiros dois anos da faculdade,nao tive animal nenhum.Nos últimos dois anos,a Tweenie apareceu na minha vida,quis ficar com ela e bom,por ser gata,é mais fácil em termos de cuidados (muda-se a wc,nao vai a rua,lol...e assim).Poupei e esterilizei-a :) Ela andava no meu quarto que era só meu e as colegas ficaram tao babadas que quiseram que ela andasse pela casa.Até um casal da minha turma tomou conta da minha amiga de 4 patas.Tivemos também a aventura de andar de autocarro 300kms,escondida na minha mochila,claro que com a cabeça de fora...;) foram aventuras giras :p

Jocas caninas
isto so prova o q tentei dizer logo no inicio do topico...
depende das convicçoes de cada um e da importancia q dao as coisas.
para mim, q sou estudante, tb prefiro ter um cao do que andar nas borgas e isso ate pq n gosto mt...
:?
Se tem tempo, dinheiro e auxilios, so lhe posso dizer: FORÇA!
futuro incerto todos temos. se for responsavel e tiver o cão, nao será impedimento de nada. Apenas de alguns planos extra :wink:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo fev 28, 2010 9:51 pm

alfacinha , você ainda vai para a universidade, certo?
Então, espere para ver como é, para depois ver se dá para ter um animal exigente em termos de atenção e tempo como um cão, completamente diferente de um gato.
A vida académica não tem anda a ver com o liceu.
alfacinha
Membro
Registado: sábado jun 12, 2004 9:37 am

domingo fev 28, 2010 9:57 pm

tem razao, mas eu ja fiz a minha escolha. eu conheco-me minimamente para saber o que quero. e se tenho auxilio dos pais, optimo :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo fev 28, 2010 10:15 pm

Porque querem tanto ter um cão?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

domingo fev 28, 2010 10:42 pm

dianne, eu li o tópico assim muito por alto, contudo eu não a aconselhava a ter um cachorro já, a não ser que tenha uma cunha e trabalho já à sua espera...
O estágio raramente é remunerado, se receber vai ser uma ninharia, vai ser explorada até dizer chega! Sendo vocês os dois futuros arquitectos o tempo vai ser muito pouco durante o estágio (nem falando no trabalho depois do estágio), já passei pelo mesmo e sei como é! Os empregos na área da arquitectura são cada vez menos e cada vez mais mal pagos, reflictam bem antes de tomar qualquer decisão. Vão sair cedo de casa e chegar tarde! O cão vai passar a maior parte do tempo sozinho.
Contudo se tiver ajuda dos pais para pagar veterinários, alimentação e alguém para o passear quando vocês não podem, acho que devem arranjar um cachorro! Mas pensem sempre que não é algo temporário, é uma companhia, um amigo do qual têm de cuidar durante muitos anos!

:wink:
VanesIsa
Membro Veterano

domingo fev 28, 2010 10:54 pm

dianne Escreveu:Sim, por isso estamos a pensar muito bem nos prós e contras, não queremos de todo que seja um acto impulsivo, senão, já o teríamos aqui connosco.
É normal que ladre, mas não vai estar constantemente a ladrar 24h por dia. Não vai ficar sozinho mais que 3 horas por dia.
E sabemos todas as complicações que a raça tem e todos os cuidados. Orelhas, olhos, pele, problemas genéticos.
O seu curso deve ser muitoooo especial, eu saía de casa às 6h da manhã e entrava o mais cedo 20h da noite! :lol:

Mas não vai ficar agora muito tempo sozinho enquanto estão a acabar o curso e depois? Duvido que passe pouco tempo sozinho...
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

segunda mar 01, 2010 11:00 am

:o :o :o

O curso é arquitectura? O meu namorado está em arquitectura e o homem mal tem tempo para respirar quanto mais... é só trabalhos atrás de trabalhos, prazos apertados e maquetas pra isto e praquilo... directas e + directas para entregar as coisas a tempo...

Enfim...a meu ver... é que apesar de estarem a pedir opiniões já têm a decisão mais que tomada... :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 01, 2010 11:41 am

LuMaria Escreveu:Porque querem tanto ter um cão?
Querem ter a amabilidade de responder a esta questão?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VanesIsa
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 11:58 am

Eu sou arquitecta e a afirmação de que o cão só vai estar sozinho 3 horas parece-me um pouco irreal! Eu passei pelo curso antes do tratado de Bolonha, os horários eram diferentes, o 5º ano era completamente diferente, mas 3 horas? Eu entrava às 8/9h da manhã nas aulas e saia às 17h, 18h... De certeza que a faculdade também era diferente, eu não morava em Lisboa e devido a isso levava 2 horas até chegar à faculdade, foi complicado e sou sincera, eu não tinha tempo nem para ir para o cinema, fiz directas até me esfalfar, chegava a casa tardíssimo e quando chegava era para fazer trabalhos, fins de semana nem sabia o que isso era, passei os 5 anos a dormir à volta de 3/4 horas por noite, quando dormia, agora imaginem com um cachorro a chorar... :lol: Não é pêra doce, não...

Já pensaram que depois se podem arrepender? E se arranjassem o cachorro após terminar o curso e já com o estágio acabado e com emprego num atelier como arquitectos?! Sim, porque estágio arranjam, remunerado ou não, e depois? Ficam no atelier? Passam para outro? Até arranjar outro podem demorar meses ou mesmo um ano ou dois... ;)

Se resolverem mesmo comprar o cachorro, tenham sempre de "reserva" alguém que vos possa ajudar, senão as coisas podem correr como vocês não esperam...

Eu não vos digo para não comprarem o cachorro, eu sempre tive o sonho de ter um canito e só agora é que consegui ter e não o trocava por nada deste mundo, por isso também vos entendo, mas reflictam bem... ;)
dianne
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 11:59 am

Sim, é arquitectura. E não estamos fora de casa desde as 6h ate as 20h, é verdade que temos muitos trabalhos e tudo o que disseram, mas se nos organizar-mos não vejo qualquer problema nisso. Nós é que temos noção do tempo que temos disponível, e se achássemos que era impossível conciliar ambos, nem pensaríamos duas vezes. Temos horários diferentes o que se torna mais flexível, e vivemos a 3 minutos da faculdade.
Queremos um cão pelos mesmos motivos que toda a gente tem. Pela sua companhia, o seu carinho e amizade. Este é um dos meus grandes objectivos de vida, pois adoro cães desde muito pequena e os meus pais nunca quiseram ter animais em casa. Mas temos uma casa de campo onde vamos aos fins de semana e só lá é que me posso envolver com animais. Como passamos tanto tempo em casa, e sim, muitas vezes a trabalhar, sentimos necessidade de ter um cão para dar mais um pouco de alegria às nossas vidas e mais motivação para enfrentar o amanhã. Quando tivemos um cachorro a nossa responsabilidade, ainda que por pouco tempo, sentimos que era mesmo aquilo que queríamos.
Última edição por dianne em segunda mar 01, 2010 12:02 pm, editado 1 vez no total.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

segunda mar 01, 2010 12:00 pm

KaluGold Escreveu::o :o :o

O curso é arquitectura? O meu namorado está em arquitectura e o homem mal tem tempo para respirar quanto mais... é só trabalhos atrás de trabalhos, prazos apertados e maquetas pra isto e praquilo... directas e + directas para entregar as coisas a tempo...

Enfim...a meu ver... é que apesar de estarem a pedir opiniões já têm a decisão mais que tomada... :roll:
Mesmo curso que eu! :mrgreen: :mrgreen:

Rica vidinha a nossa, e acreditem que as directas são feitas não por uma má gerência do tempo! Eu não tinha tempo para um cão, como já disse se tivesse um comigo iria tirar-lhe a qualidade de vida que teriam cá na Madeira com os meus pais e irmão, e isso não é justo.

Mas cada um sabe de si! :mrgreen:
<p>Cumprimentos</p>
VanesIsa
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 12:01 pm

dianne, eu dei uma resposta na altura em que você deu também... Não deve ter visto! ;)
Responder

Voltar para “Cães”