Passeia o seu cão com açaime?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

segunda mar 01, 2010 6:51 pm

Kalu, claro que é chato para nós donos... O pequeno tem uma auto estima que nem imagina... um senhor que costuma passear a cachorra Bullmastiff de 5 meses, que é super meiga e já bem grande, e também já levou uma ferradela do terrorista.... a cachorra queria brincadeira, mas ele tinha outras ideias.. :| Acontece, que uma menina foi "vitima" dele... foi por isso que ele pos as trelas, os pais da menina atiraram-se a ele. :|
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda mar 01, 2010 7:10 pm

Tenho uma pergunta:Como deve estar um cão numa propriedade?

Hoje ia tranquilamente a passear a minha cadela com coleira e trela, iamos no passeio público (não muito grande). Quando nos surge um cão a ladrar,numa propriedade,com um muro baixo e com gradeamento mas muito largo porque o cão passava a cabeça de fora e se eu nao recuasse quase na estrada e segurasse a doida da minha cadela que queria ir até ao cao para brincar,ele ainda nos tinha mordido.
No meu bairro,também há outro cão cuja dona costuma ter preso e sempre no interior da sua propriedade (daí o cao so ladrar,frustraçao,nervos,etc. e nao ser nada sociável), as vezes, ela deixa-o solto,o cao vai até ao portão de casa e quando passa seja cão seja pessoa,ele salta,ladra e rosna.Eu nem passo nesse passeio porque ja me chegou ver uma senhora vir com as compras e saltar assustada para a estrada por causa desse cão.

Por isso a pergunta é a seguinte: entendo que numa propriedade privada, se possa ter o seu cão á solta,mas nao há regras de tamanho do muro ou assim de forma a que nao crie problemas com as pessoas que passam,ainda pra mais se o cão nao for sociável e poder ser até agressivo?

Quando ao caso da Kalu, como está o seu cão?
Se estivesse no seu lugar, eu nem sei se teria mantido a cabeça fria e nao teria esmurrado o raio do homem.Isso seria reacçao minha,à quente, porque uma mordida na cabeça de um animal nao é coisa pouca. Mas eu teria feito queixa logo da 1ª vez. Uma coisa é uma mordidela tipo beliscao numa pata, outra é uma ferida dessa envergadura. Espero bem que a PSP faça algo ou que esse dono acorde :/
As melhoras para o seu cao.

Jocas caninas
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

segunda mar 01, 2010 7:30 pm

Olhe, perdi a cabeça quando vi o cão com a cabeça a sangrar... acredite que sim. Esmurrar não resolve nada... a minha prioridade era manter aquele cão afastado do meu, mas o cão continua à solta por aí e por isso vi-me obrigada a resolver isto por outros meios...

Para terem uma noçãozita:

No dia que foi mordido, antes de cortar o pêlo e tratamento da ferida:

Imagem

Foto tirada à instantes, pêlo já a crescer e a ferida a cicatrizar:

Imagem
Última edição por KaluGold em segunda mar 01, 2010 7:35 pm, editado 1 vez no total.
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

segunda mar 01, 2010 7:34 pm

Boa pergunta Tweenie. Na vila onde a minha avó mora acontece o mesmo. Mal nos podemos chegar aos passeios porque os caes vêm direitos ao portao a rosnar e a ladrar. Bastantes vezes os portoes chegavam a estar abertos.
Saudações da J & Isaac
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda mar 01, 2010 7:45 pm

Tadinho do Kalú! A ferida não tem nada bom aspecto... :(
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda mar 01, 2010 7:45 pm

Penso que os cães que estão em propriedade privada teem que ter muro ou gradeamento que não lhes permita alcançar outros animais ou pessoas que caminhem na via publica. se esse cão põe a cabeça de fora morder alguem, essa pessoa pode fazer queixa!

quanto ao açaime, confesso-me culpada. solto a minha cadela nas traseiras da minha casa... sem açaime! 8) (escusado será dizer que aquele sitio não é propriamente um ponto de passagem. noutros sitios a minha cadela anda atrelada e a unica vez vez que usou açaime foi para andar de comboio! :wink:
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

segunda mar 01, 2010 7:50 pm

As melhoras Kalu !

Sim eu confesso. Solto o Isaac principalmente em jardins ou terrenos onde nao estejam movimentados. No Inverno por um lado é fixe porque apartir das 20h/21h no jardim de belem nao ha ninguem e solto-o la um bocado para correr comigo e brincamos os 2, mas sempre com atençao, por outro lado está sempre um frioooo !!
Saudações da J & Isaac
KaluGold
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 8:19 pm

Tá muito melhorzito graças a Deus, já tá todo feliz a bater a cauda, agora é só acabar de cicatrizar e o pêlo crescer e fica como novo :)

Os primeiros dias é que foram um stress... ainda por cima teve de usar daqueles cones para evitar que ele coçasse na ferida. O coitado entrou em pânico...não se mexeu do mesmo sítio durante horas e tremia por todos os lados... o veterinário disse que era normal ele ter medo...mas na mesma andei de cabeça perdida por causa desta história toda. Agora é prevenir, não quero que o meu cão volte a levar mais dentadas. Em princípio a PSP vai-me resolver isto, senão vou ter de andar armada com o cabo de vassoura :lol: :lol:

Esta questão toda de açaimar ou não o cão... eu própria faço o que muitos foristas têm estado a descrever. Costumo levar o Kalú até um terreno aberto onde ele tem imenso espaço para correr e rebolar na relva até se fartar. No caminho até lá levo-o atrelado. Nesse terreno como não há lá ninguém perto costumo soltá-lo para ele estar a vontade. :roll:
Tweenie
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 9:36 pm

Olá!
Eu não sou contra soltar os cães, se sabemos que está mesmo deserto e os nossos são amigáveis, tudo bem. No entanto, o que pode acontecer é aparecer um cão vadio e arcarmos com más consequências. Vê-se há poucos dias o caso no fórum labrador. Um dos foristas costuma ir para um terreno baldio brincar com a cadela dele,solta-a e brincam porque está sempre tudo deserto. No entanto, um dia apareceu um vadio que mordeu a cadela dele também na cabeça (mas que têm esses cães que atacam logo na cabeça???) e agora há mais vadios lá. No entanto, acho que fez queixa no canil municipal ou nao me lembro onde,mas tá cheio e nada podem fazer...Pronto,mas esse é o caso dos abandonados e quem deixa o seu cao à solta sujeita-se a perigos repentinos.

Quando ao caso propriedades bem vedadas, eu entendo que pessoas tenham cães de guarda ou então que soltem o cao na propriedade para se sentirem seguras ou o animal ter alguma liberdade, ok. Mas se o cão não está habituado a socializar nem nada, tornará-se logicamente agressivo e aí acho que é do bom senso ter um muro mais alto ou um gradeamento adequado ao tamanho do animal. Mas isso nao acontece. Há pessoas que pensam que assim ninguém chega perto da casa. E esquecem-se que quem está a passear no passeio também está no seu direito. Bom,essas pessoas até se arriscam a que o carteiro atire as cartas para dentro do jardim e nao dentro da caixa.lol

Jocas caninas
KaluGold
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 9:52 pm

Tweenie Escreveu: E esquecem-se que quem está a passear no passeio também está no seu direito. Bom,essas pessoas até se arriscam a que o carteiro atire as cartas para dentro do jardim e nao dentro da caixa.lol

Jocas caninas

Isso era a felicidade dos canitos... roer cartas yummy yummy... uma vez cheguei a casa e tinha bocados de um aviso de encomenda... Imaginem a minha cara nos CTT: "Ahh e tal, vim buscar uma encomenda mas o meu cão comeu o aviso... por isso não o tenho..." :lol: :lol: :lol:
Tweenie
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 10:01 pm

Essa já parecia a desculpa que se ouvia na escola: o meu cão roeu o trabalho de casa. Mal sabem os profs que isso é mesmo possível :p

Jocas caninas
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

segunda mar 01, 2010 10:02 pm

Meus amigos, uma sugestão..quando lerem decretos lei saibam que as vírgulas não estão lá por acaso mas com uma função bem definida...uma virgula só muda o sentido à çei por isso leiam com cuidado ;)

Um abraço a todos. :lol:
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mar 01, 2010 10:50 pm

O que me custa (e desilude) é haver agentes da autoridade que não sabem ler (neste caso interpretar a lei)... desinformando o cidadão a toda a hora... :roll:

Não pensem que é caso único, pois já tive que chamar a atenção de um comandante de posto da GNR acerca dessa má leitura da legislação. Esperemos que quando o posto territorial mudar de comandante não tenha que lá voltar numa de "jurista" outra vez... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Basf22
Membro
Registado: sábado nov 14, 2009 10:14 am

segunda mar 01, 2010 11:27 pm

Kalu,

Parece-me que o senhor agente da autoridade com quem contactou não é lá muito bom a ler...
As melhoras do seu cão.
Cumps
psykimmy
Membro Júnior
Registado: quinta set 25, 2008 11:07 am
American Pitbul Terrier ( Trip )

segunda mar 01, 2010 11:57 pm

VanesIsa Escreveu:Eu também não concordo quando andam com os cães à solta... Estes podem vir em direcção aos nossos e atacá-los sem que o dono consiga fazer alguma coisa para o impedir. Por muito meigo que o cão seja, é um animal e por isso mesmo nunca sabemos as suas reacções, pode atacar alguém, ou saltar para cima de alguém, principalmente de uma criança...

Já me vim “obrigada” a ter que ser menos correcta falando um pouco mais alto que o normal para um senhor, depois de o mesmo ter sido deveras indelicado para comigo quando eu fazia um passeio com a minha APBT red nose num jardim publico onde podem andar animais a minha cadela ia devidamente açaimada e com trela e o belíssimo cão que "supostamente" não faz mal a ninguém andava a passear sem trela e correu na minha direcção... e era um labrador que supostamente é um cão extremamente dócil, mas em fim... já quando passeio a minha Husky Seberiana a reacção das pessoas é logo dizerem que o deles não faz mal não faz mal como vêem que já não pertence ás raças PP não á problema o engraçado é que a minha Husky é praticamente dona do focinho dela obedece-me mas ao contrario da minha APBT que obedece-me, tem me muito respeitinho e muita educação, teve um treino muito completo ao contrario da minha Husky que fiquei com ela já com praticamente 2 anos.
Continuando… :roll:
Falei um pouco mais alto para o senhor dizendo que se podia prender o cão dele, este vira-se e responde-me que eu não devia andar com a minha cadela na rua, e eu indiquei ao senhor extremamente arrogante e mal educado que de lei todos têm de ter trela e que a minha estava a cumprir a lei açaimada (infelizmente porque acho que havia muitas pessoas que também deviam era usar açaime para não dizer barbaridades como este senhor disse este senhor não este animal e pelos visto irracional) porque em seguida vira-se e diz ((( esses cães deviam ser todos mortos são os assassinos de crianças…)))
Quanta ignorância existe neste planeta se a história do filme avatar fosse real eu adoraria viver no planeta Pandora… em fim mas isso são outros 500, como se costuma dizer…
Deixo-vos aqui uma frase que não é da minha autoria mas completa o meu relato…
“Não existem cães potencialmente perigosos, existem sim cães com muito potencial e com donos perigosos.”

Paz, harmonia e muito amor para todos os seres do universo * * * * * *
:P
Responder

Voltar para “Cães”