Nem de propósito...no Sábado de manhã ia relaxadamente a passear o meu Dogue Alemão com o meu namorado, no passadiço de uma praia pouco movimentada em Espinho, quando uma senhora se cruza connosco, toda encolhida, cheia de medo e assustada com o tamanho do animal (que nem para ela olhou)...sai-se com uma depois de nos ter pelas costas: "Não se pode andar com cães no passadiço!!!" Pois é...a senhora até poderia ter razão, não tivéssemos nós entrado num local apropriado para este fim, onde não existia qualquer tipo de sinalização que proibisse o passeio de animais neste sítio. Nisto, um casal já de uma certa idade ia a passar na mesma altura, aproveitou a deixa para começar a mandar postas de pescada também, armados em entendidos, mas tiveram azar...fui aos arames quando a ignorante da mulher se sai com: "esse cão devia usar açaime"! Tentei explicar-lhe que a obrigatoriedade do uso de açaime em cães que passeiam com trela só se aplica em determinadas raças, das quais o meu cão não fazia parte. Pois a mulherzinha começa a elevar o tom de voz e começa a dizer que era obrigada a colocar açaime no meu cão sim, pois ele era muito grande e era tudo uma questão de tamanho...que era assim que a lei previa!
Não contente ainda diz que só não chamava a polícia porque não tinha o telemóvel com ela...ofereci-lhe o meu, e disse que esperava pelas autoridades, mas a criatura não quis saber...
Sou uma pessoa muito calma e civilizada, mas confesso que perdi um bocadinho as estribeiras...irrita-me profundamente ver pessoas a afirmar que "é de lei" quando desconhecem a lei em questão...não consigo ficar indiferente e mesmo sabendo que devia ter ignorado toda aquela situação, não fui capaz. Respondi-lhe à letra e nos mesmo tom em que se dirigiu a mim, mas reconheço que foi "chover no molhado"...a senhora continuou com a sua ideia e seguiu caminho sempre a reclamar entre dentes...enfim!
Agora só guardo a imagem da mulherzinha a querer discutir e em simultaneo a tentar não se exceder, nem para mim olhava directamente, não fosse o meu Igor saltar em defesa da dona!
Claro está que ele nem tugiu nem mugiu...
<strong><strong><strong><strong>"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>