Habituação à coleira

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PAUL0SANT0S
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2010 7:49 pm

terça mar 02, 2010 11:37 pm

nars Escreveu:Eu sei que um cão é um cão e que não pensa nos carros, não pensa nos roubos, não pensa nos perigos portanto. Mas, uma vez, abri o portão para ir tirar uma coisa do carro e o Scott foi atrás de mim, sem que eu me tenha apercebido, o carro estava mesmo em frente ao portão da casa, retirei o que tinha a retirar e vim para dentro, fechei o portão. Vim pousar o que tinha ido buscar e quando olhei para o quintal não vi o Scott, estranhei porque por norma ele anda sempre atrás de mim tipo sombra, fui á garagem nada, fui dentro de casa nada, ia-me já a dirigir para o portão para ver se o tinha deixado lá fora e ele ladra, abro o portão e estava ele sentado encostadinho ao portão a ladrar para dentro de casa. Entrou todo contente e nesse dia já não quis ir á rua, foi um custo para lhe meter a coleira e tive que practicamente arrasta-lo para conseguir que fosse ao fim da rua para fazer um xixizinho.
Volto a repetir, sei que são cães, agem por instinto e não pensam nos perigos, mas a única vez que me aconteceu deixar o meu cão lá fora ele não se afastou. E a verdade é que sempre que o portão se encontra aberto, embora eu esteja sempre atenta, ele nunca tenta escapar.
Por isso acho desnecessário ele usar coleira dentro de casa/quintal. Até porque embora ele nunca fique sozinho porque o meu pai trabalha em casa, passa muito tempo sozinho no quintal a brincar, e eu tenho medo que ele fique preso em algum lado e não quero ter dissabores.

Acho que é importante cada um ter a capacidade de avaliar o grau de risco do seu animal fugir e precaver-se relativamente a um eventual acidente.

No seu caso, acabou por ter sorte.

Como referi anteriormente, não vejo nenhuma mais valia na coleira dentro de casa e como todos os meus cães têm chip, penso que, se um dia um qualquer azar acontecer, se forem parar às mãos de alguém consciente, depressa regressarão a casa.
<p class="MsoNormal"><strong style="">Paulo Santos</strong></p>
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

terça mar 02, 2010 11:41 pm

Claro que o chip cá em casa também é obrigatório.
Só nos cães claro 8)
PAUL0SANT0S
Membro Júnior

terça mar 02, 2010 11:46 pm

nars Escreveu:Claro que o chip cá em casa também é obrigatório.
Só nos cães claro 8)
Cá em casa não é só nos cães.

Que me recorde, nos ultimos anos, entraram cá em casa 4 cãe perdidos.

2 deles, tinham chip e outros dois não.

nenhum dos 4 tinha identificação nas coleiras e à excepção de 1 deles, todos os outros encontraram os donos porque, sempre que me deparo com uma situação destas, informo de imediato a PSP e GNR locais.

Felizmente, tenho tido a sorte dos donos, quando dão por falta dos cães, irem também eles a uma destas entidades.

Só um dos cães, é que nem cheguei a ir às autoridades, já que, uma vizinha reconheceu-o e conseguiu-se chegar ao proprietário.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta mar 03, 2010 1:21 am

Paulo apenas fiz referencia ás lutas e afins mesmo porque foi a indicação que nos deram no posto da policia.

Andavam a ser roubados cães de vivendas, e aqueles que tinham chapas na coleira a dizer o numero de chip, os ladrões ficaram a saber e ai eram cortados a sangue vivo para tirar o dito.
Dai ter dito que concordo com a parte das coleiras com chapas caso o animal fuja, mas sem o numero do chip, ou a dizer que tem.
Se tiver um contacto dos donos é o suficiente, caso seja encontrado, se se derem ao trabalho de o levar a algum lado ou entregarem no canil, alem do chip (na pele) que é obrigatorio, eu considero a chapa um atalho para encontrar os donos! :wink:

Eu própria ja me deparei com alguns canitos aqui na zona que vai na volta la se pisgam, e andam a passear por aqui, não vou agarrar nele, ir a um vet ou a um canil para identificarem o dono, espreito a chapa na coleira vejo o numero e ligo... bem mais pratico.

:wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
sptcromao
Membro Júnior
Registado: quarta fev 24, 2010 10:12 am

quarta mar 03, 2010 2:40 pm

Olá a todos,
Muitos foram os conselhos dados, obrigada!
Qd meti a coleira certifiquei-me que não fica apertada... miminhos é com fartura... acho q ela não gosta mesmo daquilo. Qto ao peitoral consigo meter sem problema nenhum, até consigo q ela se deixe levar e ainda faço o mimo de levá-la à varanda! Eu não tenho quintal... infelizmente... e a minha varanda é um perigo... com a trela já se pode aproximar e olhar para fora, acho q por isso ela gosta! Para fugir de casa não será fácil... tem mtas portas para passar! Ela ainda não pode ir à rua, só lá para ao fim deste mês. :)
De qq das formas a opinião de alguns de a deixar "nua" em casa agradou-me imenso!!
Claro q tb lhe vou colocar o chip... mas eu sei que há pessoas pouco informadas sobre isso, por exemplo pessoas mais idosas... se virem um cão sem coleira e contacto, possivelmente vão achar q é abandonado... será q chama a policia/camara para ver se tem chip??
Debora20
Membro Veterano

quarta mar 03, 2010 3:44 pm

"se virem um cão sem coleira e contacto, possivelmente vão achar q é abandonado... será q chama a policia/camara para ver se tem chip??"

ai é que esta, crei que a coleira com chapa é uma salvaguarda, um atalho para chegar dono...
e é mesmo assim, se virmos na rua um cão sem coleira talvez liguemos menos do que se tiver coleira e uma chapa, pensamos logo deve estar perdido... mas isto tambem é relativo, o certo era darmos mão a todos...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
ritafc
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2008 6:22 pm

quarta mar 03, 2010 3:47 pm

Independentemente do chip, é obrigatório por lei o cão circular na via publica com a identificação do dono :wink:
<p>Rita</p>
<p><a href="http://www.caes-de-ninguem.blogspot.com">www.caes-de-ninguem.blogspot.com</a></p>
<p>"O verdadeiro rei dos animais &eacute; o homem, pois a sua brutalidade supera a de todos"</p>
<p>"Sou um s&oacute;, mas ainda assim sou um. N&atilde;o posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por n&atilde;o poder fazer tudo, n&atilde;o me recusarei a fazer o pouco que posso".</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal">&nbsp;</p>
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
Debora20
Membro Veterano

quarta mar 03, 2010 3:54 pm

Ai é?? essa não sabia... :wink:
por essa ordem de ideias, então o dono agora é obrigada a meter chapas ou rolos de identificação no cão?
acho que não... é supostamente para isso que serve o chip!
PAUL0SANT0S
Membro Júnior

quarta mar 03, 2010 3:57 pm

ritafc Escreveu:Independentemente do chip, é obrigatório por lei o cão circular na via publica com a identificação do dono :wink:

Onde é que viu isso ?
ritafc
Membro Veterano

quarta mar 03, 2010 4:12 pm

Decreto-Lei 314-2003

Artigo 7.o
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
<p>Rita</p>
<p><a href="http://www.caes-de-ninguem.blogspot.com">www.caes-de-ninguem.blogspot.com</a></p>
<p>"O verdadeiro rei dos animais &eacute; o homem, pois a sua brutalidade supera a de todos"</p>
<p>"Sou um s&oacute;, mas ainda assim sou um. N&atilde;o posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por n&atilde;o poder fazer tudo, n&atilde;o me recusarei a fazer o pouco que posso".</p>
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
sptcromao
Membro Júnior
Registado: quarta fev 24, 2010 10:12 am

quarta mar 03, 2010 4:17 pm

Agora percebo pq é q só se coloca o telefone!!

É q colocar nome e morada numa chapa tão pequena!! Ufa... :D
Debora20
Membro Veterano

quarta mar 03, 2010 4:41 pm

Ah muito bem, identificação obrigatoria...

Concordo, mas meter morada é muito pessoal, no maximo o contacto, e zona/localidade.
PAUL0SANT0S
Membro Júnior

quarta mar 03, 2010 4:42 pm

ritafc Escreveu:Decreto-Lei 314-2003

Artigo 7.o
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.

Já tinha lido isto mas que me deixa algumas dúvidas do ponto de vista juridico.

É obrigatório o uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela por todos os cães e gatos que circulem na via pública.

Até aqui não tenho qualquer dúvida.

A minha dúvida reside quando é referido que:

deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.

Isto levanta-me algumas dúvidas.

Se os meus cães estão identificados por chip, tal como está previsto na Lei, se sou obrigado a identificá-los de outra forma adicional.
ritafc
Membro Veterano

quarta mar 03, 2010 4:43 pm

Debora, se reparares diz " nome e morada ou telefone do detentor." :wink:

Para por a minha morada tinha de ter uma chapa quase do tamanho do cão :lol:
<p>Rita</p>
Debora20
Membro Veterano

quarta mar 03, 2010 4:45 pm

Sim, sim, tinha percebido, ou uma coisa ou outra.
E é exactamente o que tenho nas minhas, contacto e zona alem do nome do cão. :D
Responder

Voltar para “Cães”