Castro Laboreiro...desilusão ou desconhecimento ou azar??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Akbash
Membro Júnior
Registado: quarta set 25, 2002 7:20 pm

quarta out 08, 2003 12:46 am

Saudações a todos os forenses. Vou tentar sintetizar, mas é fundamental uma pequena introdução.
Este texto é uma critica mto directa resultante de uma experiência vivida na primeira pessoa.

Resido em Lisboa e aproveitando umas curtas, mas deliciosas férias efectuei um périplo pela bela região do minho. Sendo um interessado por cinófilia, visitei a região de Castro Laboreiro. As minhas expectativas eram as de ter um contacto com animais da raça pela mão de um criador e na melhor das hipóteses observar um dos animais desta raça em acção/trabalho.
Sabia que estava a ser óptimista, mas dirigia-me ao Solar da raça, se aí isso não fosse expectável, aonde o seria??? :o
Abordei a Primeira paragem: Cães de castro Laboreiro vende-se!!!

Após manifestar o interesse em ver cães de Castro Laboreiro, mostraram-me dois cachorros com 4 meses fechados numas traseiras, mas dos quais não me podia aproximar, apesar de eles implorarem por contacto, informaram-me q o os outros andavam pro monte e fechou-se o portão.

Ok....percebi q ali não havia tempo a perder, mas ainda tentei justificar-me, pensando q talvez os privassem do contacto para serem melhores guardas e que nem toda a gente tem tempo para conversas, etc...é mesmo assim, em suma ainda tinha esperança. Romântico...

2ª Paragem: 11:40 O mesmo discurso na tabuleta à beira da estrada, mas com a nota extra: Filhos de campeões.
Após dirigir-me ao local aonde estava o "criador" e explicar que tinha vindo de Lisboa para conhecer os cães de Castro Laboreiro, fui confrontado com mto pouca disponibilidade. Com alguma rudeza responderam-me que tinha vindo em má hora, que lá para as 16 horas talvez fosse melhor.

:) Sorri e perguntei se era possivel abrir uma excepção pois não me era possivel esperar naquele local tanto tempo, tinha vindo de longe e se era certo que não tinha marcado audiência, gostava mto de ver os cães e de aprender qualquer coisa.

Não estava à espera que o mundo parasse por minha causa e perante a indecisão entre as duas pessoas que me responderam, (uma delas mais simpática, acedia em mostrar, a outra não), perguntei se era ou não possivel, já disposto a ir-me embora.

Assim lá fomos ao local e voltei a ver cachorros fechados, mas desta vez num local práticamente sem luz, a abarrotar de moscas, apesar de tudo achei q tinham bom aspecto. Devia ser a selecção natural a funcionar.

Os adultos estavam nas traseiras, não me apercebi se tinham mto espaço ou não, só os pude ver através de uma rede e durante pouco tempo, mas tb não é essa a questão.

A pessoa em questão, que afirmou ser o único na região com papéis(LOP,etc), não mostrou o mínimo interesse em informar o que quer que fosse, sobre a raça. Fiquei sem perceber o que é os cães tinham de especial, para serem selecionados como raça.

Não sei se foi por não ser ter falado em €, mas não vou por as coisas nesses termos, para não estar a chamar nomes a ninguém.

Perguntei se havia mais algum sitio que pudésse visitar, mas informaram-me q ali não havia mto mais pessoas a criar e despediram-se com um "Tá visto"!! que me deixou triste. Voltei de Castro Laboreiro, mais cedo do que esperava, com pouco mais do que leváva e sem uma pinga de romantismo. :)
Resumindo:
Até podia ter vindo do Burkinafaso para comprar um Cão de castro Laboreiro, que certamente não teria comprado.

As minhas conclusões:

1 - É uma questão de mentalidade. Tem tudo a haver como as pessoas encaram o que fazem e não com o que fazem.

2 - Estas pessoas como criadores são maus, como comerciantes, são péssimos!!

3 - Não estou tomar a parte pelo todo, mas assim esta raça não vai a lado nenhum!!

4 - Se as vossas experiências forem contrárias, acreditem que lhes reconheço igual validade.

Dário
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta out 08, 2003 1:06 am

pois é tem pessoas mesmo assim
nao desista e va vendo por outros lados
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta out 08, 2003 2:15 am

Bem, não sem o que dizer!! :o :? :(
Realmente perante tal situação é difícil avaliar a intenção com que as pessoas o trataram... Realmente como criadores (no comments...) nem tão pouco se pode aplicar essa palavra, criadores; como comerciantes deixam muito a desejar! :roll:

Mas no fim disto tudo aquilo que me preocupa não é a educação, ou falta dela, dos donos, mas sim o estado em que estes animais estão e qual o futuro deles. O facto de eles, à distancia, parecerem bem tratados não quer dizer nada, sabe que o facto de os animais não estarem esqueléticos não indica estar de boa saúde... :?

O que é feito do amor e da atenção que todos os animais domésticos precisam? É só atirar comida para o prato e já está?!? :evil:
É triste, muito triste... :( :( :( :(

Olhe meu amigo, vá procurando mas não desista nunca, esses e todos os animais precisam de alguém como você e como nós todos (os bons!) para os amar! :D

Boa Sorte! Abraços
Xuga
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta out 08, 2003 2:51 am

Penso que se tivesse pedido ao CPC uma lista de criadores de Castro Laboreiro, teria sido mais facil. Já ia com os contactos, moradas, falava com os criadores e marcava um dia para ir lá. Pode acontecer que nem todos os criadores desta raça morem nesta região. Se calhar nem precisava ir tão longe.
È preciso ver que, as pessoas tem a sua vida e ninguém ganha a vida a vender caes, muito menos castro laboreiro, por isso, a falta de disponibilidade, poderia ser justificavel.
Assim, foi longe, veio com uma má ideia, e se calhar, se não tivesse ido ao acaso teria sido melhor. Não acredito que os criadores dessa raça sejam assim tão... maus. O senhor teve foi azar na sua pesquisa, suponho.
Digo isto porque ja me aconteceu aparecerem pessoas para visitar o canil, sem aviso previo, por exemplo, mesmo na hora de eu sair para uma exposição monografica, para o trabalho, para o médico. E o que dizer? Claro que não vou deixar de ir á monografica para mostrar o canil, que não se mostra em 5 minutos, nem chegar tarde a compromissos.
Pode estar gente em casa, mas futuros donos e gente para visitar o canil, só com minha autorização e na minha presença, por isso...se alguém quer vir visitar o meu canil, está á vontade, mas combina comigo a melhor hora. Aí eu já sei e reservo no minimo 2 horas para estar com as pessoas. Pode ser menos, pode ser mais, mas não há pressas e pode-se falar com as pessoas sem estar a pensar "a esta hora já eu devia estar no sitio X ou Y". Dá sempre mau resultado e pode dar origem a mal entendidos.
Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 08, 2003 2:03 pm

Olá

Eu se quiser comprar um bom queijo da serra não vou à serra da Estrêla. Já agora, se quiser um genuíno, puro Cão da Serra da Estrêla, então é que não vou mesmo à Serra da Estrêla.
A Pedra já disse tudo. O produto original, puro e genuíno não está obrigatoriamente na zona de origem. Neste caso concreto, um cão de raça pura, encontra-se seguramente num bom criador, que só por pura coincidência vive nessa zona. Até pode viver a centenas de quilómetros de distância.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quarta out 08, 2003 4:00 pm

Olá,

passo em Castro Laboreiro todos os anos, quando vou de férias, e realmente a situação que eu vejo é degradante, e assemelha-se em tudo á Serra da Estrela a venderem pseudo " Serras da Estrela" pois o que acontece em Castro Laboreiro é igual, toda a gente vende um Castro Laboreiro mas quanto á qualidade é realmente muito baixa.
Até há um pequeno supermercado que vende esta raça e até tem fotos, LOP,e até mostra taças e diplomas conseguidos.
Agora sou da opinião que como já alguém disse aqui: " Se eu quero um queijo Serra da Estrela, não vou a Serra da Estrela de propósito.

Um abraço a todos os foristas
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta out 08, 2003 4:37 pm

Olá,

Realmente em canicultura, é completamente errado associar origem à qualidade.
Devia ser, mas não é assim, e certamente não errarei muito ao dizer que os melhores criadores de raça raramente estão ou serão da região/pais de origem.

Outra coisa que nunca compreendi, é constatar (e podem acreditar, que muitas vezes sofro estes abusos na 1ª pessoa), certas pessoas teimarem que um Criador TEM OBRIGATORIAMENTE DE ESTAR DISPONIVEL sempre e quando quiserem!?!

Tenho a certeza que todos nós adoramos da mesma maneira ou ainda mais a sua raça, e que adoramos partilhar todos os nossos conhecimentos, com todos os interessados,....mas por favor,........RESPEITEM-NOS PARA TAMBEM SEREM RESPEITADOS.

Bye :evil:
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quarta out 08, 2003 5:02 pm

Olá,

quanto á disponibilidade de um criador é óbvio que não tem que ser eterna, mas acho que essa disponibilidade influencía em muito a decisão do futuro dono, é através dela que se ganha confiança com o criador e eu penso que se ela não existir , pode ser aproveitada por outros mais
“atenciosos” para venderem gato por lebre.
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

quarta out 08, 2003 5:05 pm

Boa tarde a Todos !!!!

Assim que vi o título não hesitei em ler toda esta conversa, pq a verdade é que assim que li Castro Laboreiro lembreí-me logo da minha visita a essa terra o ano passado.
Vi alguns cães pela rua, que seriam Castro Laboreiro, e realmente a impressão que me deixaram não foi a melhor.
Vi alguns anúncios de venda de cães e nenhum deles me inspirou confiança pra ser sincera.
É como o queijo da Serra...

Jocas
PatCris
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 08, 2003 5:44 pm

Já agora, se quiser um genuíno, puro Cão da Serra da Estrêla, então é que não vou mesmo à Serra da Estrêla
Oh nel não diga isso.... :(

Os melhores Serras que vi até hoje são mesmo de lá... de CRIADORES de lá!

Existe lá uma associação, a LICRASE, que me deu imenso apoio quando fui fazer uma pesquisa á serra sobre o cão da serra da estrela. Fui apresentada a muitos criadores que tem os seus canis em plena serra e que TODOS foram um espétaculo de amabilidade. Eu fiquei super apaixonada com aqueles cães, com aquelas pessoas e tirei fotos incriveis desses cães. A qualidade daqueles criadores impressionou-me, muitos são detentores de cães lendários dentro da raça, alguns estiveram desde o inicio envolvidos com a recuperação desta raça.

Tentei fazer o mesmo com a associação cá do sul e tá quieto... não tiveram disponibilidade nenhuma!

Se eu quiser um Serra , pode ter a certeza que é lá que vou!!

Agora.... olho pro lado se vir cachorros de beira de estrada... claro!!!

Eu acho que é preciso é saber procurar! ;) [/code]
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 08, 2003 6:34 pm

Olá Elsa

Pronto, pronto, não sabia. :oops:
Estava plenamente convencido que os criadores de lá eram daqueles que há por todo o lado, sem preparação e só à procura do lucro.
Aliás, em relação ao queijo da serra acontece exactamente a mesma coisa. Claro que existem lá produtores de qualidade, em que os queijos são genuínos e certificados por uma entidade oficial. E também há fabrico artesanal de qualidade sem qualquer certificado (isto aqui já é agulha em palheiro). Mas no meio de tudo isto há a velha esperteza saloia.

Em relação aos cães eu falei de cor. Agradeço o esclarecimento.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta out 08, 2003 6:56 pm

RMarques Escreveu: Olá,

quanto á disponibilidade de um criador é óbvio que não tem que ser eterna, mas acho que essa disponibilidade influencía em muito a decisão do futuro dono, é através dela que se ganha confiança com o criador e eu penso que se ela não existir , pode ser aproveitada por outros mais
“atenciosos” para venderem gato por lebre.
Olá

A maior parte dos criadores não tem loja com horários de visita e tem empregos, que nada têm a ver na maior parte com criação.

É também uma questão de mínimo bom senso as pessoas terem na cabeça que não se pode pura e simplesmente "aparecer" na casa de um desconhecido. Todos têm disponibilidade pata informar, mostrar os animais, mas não é 24 horas. O Rui entenda uma coisa, na casa dos meus pais eram muito frequentes as "expedições" de fim de semana, de pessoas que apareciam entre as 8 da manhã e as 10 da noite simplesmente para "ver" ou "conversar" ou mesmo para comprar, sem avisarem. Isso no minimo é falta de respeito, pois está-se a entrar em casa de uma pessoa que não se conhece de lado nenhum sem aviso. inclusivé casos houve de paraquedistas que queriam visitar estando só empregados em casa ou de gente que ao fim de semana se tentava fazer de convidada para o almoço :o

Quem abriu este tópico falou da falta de simpatia, orabem, não caiu sem aviso em casa das pessoas ? Foi passear, tudo bem, mas existe quem não gosta de ter as suas casas como parte de um passeio turistico. Não gostam e retaliam não querendo comprar um cão ? Ena, que tristeza a minha, d evender a pessoas que pensam que temso de ser criados deles. ;)

Isto sem visar especificamente ninguém, claro.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quarta out 08, 2003 7:58 pm

Sinceramente, quem poe uma tabuleta na beira da estrada que diz "Caes de Castro Laboreiro, filhos de campeoes" está a dar a entender que recebe toda a gente que por lá passa, quer têm caes para venda, que querem ser conhecidos e que recebem toda a gente, turistas e tudo. Mais, subentende-se com essa placa que aquela é uma passagem obrigatoria para quem por ali passa! Se quisessem sossego, punham lá tambem horario ou contacto telefonico, ou ainda, nao punham tabuleta nenhuma, ficava só para os da terra, para as pessoas que falam entre si sobre o assunto.
Não me parece que Akbash tenha invadido a casa de ninguem...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta out 08, 2003 8:03 pm

deinhac Escreveu: Sinceramente, quem poe uma tabuleta na beira da estrada que diz "Caes de Castro Laboreiro, filhos de campeoes" está a dar a entender que recebe toda a gente que por lá passa, quer têm caes para venda, que querem ser conhecidos e que recebem toda a gente, turistas e tudo. Mais, subentende-se com essa placa que aquela é uma passagem obrigatoria para quem por ali passa! Se quisessem sossego, punham lá tambem horario ou contacto telefonico, ou ainda, nao punham tabuleta nenhuma, ficava só para os da terra, para as pessoas que falam entre si sobre o assunto.
Não me parece que Akbash tenha invadido a casa de ninguem...
Pelo comportamento das pessoas face ao Akbash , parece ser o que elas pensaram, aliás ele escreve que disseram ter chegado em má hora e não disseram estar indisponiveis mas que para as 16 horas, podia ser e o Akbash veio com a velha técnica dos paraquedistas que é mesmo esta " às 16 já cá não estou".

No que se refere a tabuletas, exiistem milhares nas estradas. Poe exemplo, os hipermercados têm e não estão disponiveis 24 horas, restaurantes, idem aspas...

Por favor, não deturpe o que eu disse.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quarta out 08, 2003 8:36 pm

O Akbash perguntou se poderia ser recebido naquele momento, não apareceu de noite, nem obrigou ninguem a recebe-lo. Perguntar não ofende, que eu saiba!...

E essa dos hipermercados não teve logica nenhuma, até porque estao abertos todo o dia e não é preciso licença para lá ir. Praticamente está a dar-me razao...as placas na beira da estrada estao literalmente a convidar as pessoas a aparecer a qualquer hora... ;)
Responder

Voltar para “Cães”