Touradas

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta out 08, 2003 3:44 pm

[quote=deinhac]
Voces têm de perceber uma coisa...
Os animais só nasceram para servir os humanos: os touros sao para lhes espetar farpas, as raposas para delas se fazer casacos, os ursos para lhes tirarmos a bilis, os macacos para experiencias de laboratorio ou para lhes arrancarmos as maos e delas fazer um cinzeiro lindo para se por lá em casa, os tigres para se fazer tapetes, os patos para o foi-gras, os passaros para os deixarmos fechados nas gaiolas e lhes tirarmos a liberdade, as abelhas para o mel, as focas para lhes partirmos a cabeça, os caes para as lutas, os alces para pormos a sua cabeça em cima da lareira, os crocodilos para fazer malas e sapatos, os elefantes para o circo, os gatos para os atropelarmos e nos divertirmos um bocado!...etc,etc, etc, etc...

Não é logico? :lol:

PS: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry:
[/quote]

a lista não ta completa mas..
TA TUDO DITO
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta out 08, 2003 7:25 pm

Deinhac, se nos encontrássemos num fórum de debate televisivo, nesta altura após a sua menssagem a maior parte dos telespectadores indecisos estaria a tender a apoiar as touradas.

Não se apanham moscas com vinagre, não é com ironias toscas que se chega lá.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

quarta out 08, 2003 8:10 pm

As minhas saudações para todos e um agradecimento especial às boas vindas manifestadas pela ladyxzeus. Só não percebi bem foi qd disse q se deve falar aos aficionados calmamente tal como se fala às pessoas potencialmente perigosas e q podem atacar... acha(-nos) assim tão perigosos??? Eu sou bastante distraído, mas não me recordo de ter tido conhecimento dos aficionados, enquanto tal, andarem aí a atacar as pessoas nas ruas... Diría até, antes pelo contrário; os aficionados é q são ameaçados pelos anti-touradas que lhes querem espetar bandarilhas e paus e não sei q mais...

Bem... deixem-me cá comentar o q entretanto foi dito, se não ainda dizem q eu sou pior q o baiha e q fico sem resposta logo no primeiro post... :)

As perguntas q fiz foram unicamente com o propósito de conversarmos civilizadamente (actividade cada vez mais dificil ao q parece...) sobre alguns problemas q podem surgir num cenário de abolição das touradas.

Do q aqui li, devo dizer q a única coisa q me pareceu mais lógica ainda foi a opinião do CasadeAnaval sobre a extinção do touro bravo: OK, acabam-se as touradas, se o touro bravo só existe por causa das touradas, tudo bem, extinga-se...

A verdade é q eu não sei com q objectivo FOI criada a espécie touro bravo, mas por muito ou pouco óbvio q possa parecer sei q É hoje criada com o único objectivo das touradas.

Penso q nenhum ganadero (são aqueles trogloditas sanguinários medievais q criam touros bravos :) ) continuaría a criar touros se acabassem as touradas; não sendo animais domésticos não servem como força de trabalho nem tão pouco para leite ou alimentação como o restante gado bovino. Como bicharocos de estimação não me parecem muito próprios...

Também, pelo trabalho e despesa q dão, duvido q alguém os criasse apenas para embelezarem as lezírias ribatejanas. (um parentesis apenas para dizer q, em minha opinião, dos passeios mais bonitos q podemos dar em Portugal, é atravessar a ponte de Vila Franca e ir até Elvas pela estrada nacional...)

Portanto, não tendo certezas absolutas, parece-me q se o futuro é a abolição das touradas o futuro do touro bravo será a sua extinção. Não há problema por isso? Pronto... avancemos...

Relativamente ao q acontecería às pessoas cuja actividade profissional está ligada à tauromaquia confesso q achei alguma piada ao q foi dito.

Uma solução apontada era ir tudo servir à mesa em restaurantes... Bem... se o negócio da restauração está assim tão necessitado de força de trabalho então, ainda antes da abolição das touradas, há p'rái muita gente desempregada... toca a bater à porta dos restaurantes a pedir emprego. Tsk... tsk... não me parece...

Claro q desde q o homem é homem centenas (ou milhares) foram as profissões q apareceram e desapareceram, milhões foram e são os desempregados. No entanto, essas profissões históricas citadas pelo CasadeAnaval, suponho (volto a não ter certezas absolutas) q não foram abolidas por decreto... suponho q, digamos assim, morreram naturalmente. Ora deixou de haver oferta ora deixou de haver procura e... naturalmente extinguiram-se...

Neste caso, abolindo as touradas, sería o desemprego imediato de vários trabalhadores. E, volto a repetir, não falo dos toureiros e cavaleiros, mas tb dos campinos, trabalhadores rurais nas ganaderías e nas praças de touros, etc... pessoal assalariado q ganharão o salário minimo ou pouco mais....

Por analogía, sería talvez comparável a situação dos despachantes aduaneiros há uns anos atrás.

Agora, o q eu vejo é q qd uma fábrica de calçado fecha levando ao desemprego dezenas de pessoas é, e não discuto a legitimidade, um cagarim do caraças... se fecham duas fábricas, dá direito a corte de estradas e levantamento da linha do comboio... se um sector muito específico e geográficamente muito circunscrito como é o caso do sector vidreiro da Marinha Grande entra em crise até mete polícia de choque...

Bem, se de um momento para o outro o pessoal ligado à tauromaquia fosse para o desemprego... lá tería q dar razão a ladyxzeus... vamos lá a falar muito calmamente com essa gente, q eles podem tornar-se perigosos...

Já agora, eu não conheço directamente ninguém ligado às touradas; não sei se são pelintras que vivem de aparências e que se empenham todos para manter os cavaluchos... Pelos vistos o CasadeAnaval conhece... sorte a sua q conhece mais gente do meio e eu não...

Para terminar, e dirigindo-me à forista Miadores, mais uma vez comprovei a fórmula de um velho e sábio professor q tive:

ignorância + arrogância = estupidez

Cumprimentos a todos e obrigado pelo tempo q me leram,
Free
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quarta out 08, 2003 8:29 pm

1º - Se acabarem as touradas, sinceramente estou-me nas tintas para os trabalhadores dessa área, como muitas outras pessoas ficavam no desemprego e cada um ía à sua vida! :roll: Olha que esta!! Isso é argumento válido para continuar com as touradas??

2º - Se a especie touro bravo só existe para gozo sanguinario dos humanos, entao é preferivel que se extinga a especie

3º - os anti-touradas não podem falar com beijinhos para os tarados das touradas, porque apelar aos sentimentos, pelos vistos não resulta, pois os aficcionados até gostam de ver o touro sofrer, sentem prazer nisso; portanto os anti-tourada só podem é perguntar-lhes se querem trocar de posição (serem eles a ser farpados), o que me parecia muito justo!
Não tenho problemas nenhuns em assumir que me apetecia espetar um pau em brasa nos toureiros, até porque eles proprios, que se dizem tao amiguinhos dos animais, se virem alguem a espancar o seu cavalo, certamente reagiriam com agressao. Esta agressao é derivada da REVOLTA, de se ver seres indefesos a sofrer, percebem isto??? :evil: :x
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 8:35 pm

Não é falar com beijinhos mas com educação. Existe um grande número de pessoas sem opinião formada e que a tomam em função do que lêem.

Se a sua argumentação passa por quere espetar paus em toureiros e em ser irónica, está a fazer um grande favor aos aficionados. Eles não são pessoas estúpidas, ao contrário que pensa, sabem argumentar e fazem-no com inteligência e educação ( falo das pessoas ligadas ao meio do lóbi das touradas e não dos que dizem que gostam das ditas mas nems abem do que gostam).

Cada vez que perde a educação, manda piadas, não é uma vitória, mas sim um farpa mais no touro.
deinhac Escreveu:
3º - os anti-touradas não podem falar com beijinhos para os tarados das touradas, porque apelar aos sentimentos, pelos vistos não resulta, pois os aficcionados até gostam de ver o touro sofrer, sentem prazer nisso; portanto os anti-tourada só podem é perguntar-lhes se querem trocar de posição (serem eles a ser farpados), o que me parecia muito justo!
Não tenho problemas nenhuns em assumir que me apetecia espetar um pau em brasa nos toureiros, até porque eles proprios, que se dizem tao amiguinhos dos animais, se virem alguem a espancar o seu cavalo, certamente reagiriam com agressao. Esta agressao é derivada da REVOLTA, de se ver seres indefesos a sofrer, percebem isto??? :evil: :x
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
deinhac
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 8:41 pm

AH-AH-AH, deixem-me rir... os toureiros bem educados! Conheço com cada labrego! :lol:
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 8:44 pm

bem, as profissões que referi extinguiram-se gradualmente claro.

As pessoas que refere são trabalhadores rurais e existem outros animais de produção e outras culturas, eu não percebo, usando a sua argumentação, porque é que o Touro Bravo que admite hoje em dia existir para touradas somente e quem trabalha para o manter deva ser protegido e as empresas do sector têxtil e vidreiro que têm fechado e deitado para a rua centenas de postos de trabalho, não o devem ser...

Se existe só para touradas, que acabe, melhor para eles, coitados, reconvertam-se para agricultura as vastas extensões usadas para o dito que serão mais rentáveis e permitirão empregar as mesmas pessoas que são hoje empregues por essa indústria.

Quanto ao panorama em si, é bem conhecido, muita gente diz-se aficionada simplesmente por ser pedante, agora sem qualquer má lingua, a maior parte da dita nobreza arruinada e dos falsos jetset ( pois os verdadeiros não aparecem nas revistas do coraçón) adora as touradas simplesmente por snobismo.

As familias endinheiradas fazem-nos por uma tradição familiar, mas a tradição como dizem, já não é o que era.

Querem touradas ? Porque as fazem com sangue ? Porque preparam os cornos do touro para serem menos perigosos ( não esgota o mito da coragem do cavaleiro e do forcado ?) Porque é que há quem diga que os animais são dopados ? Porque dizem que o animal não sofre ?

Enfim, são estas questões que coloco aqui aos defensores da tourada dita à portuguesa.
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 8:46 pm

deinhac Escreveu: AH-AH-AH, deixem-me rir... os toureiros bem educados! Conheço com cada labrego! :lol:
Olhe, acredite que num debate você até agora é uma grande mal educada para quem não saiba nada sobre touradas e iriam todos achar que o touereiro é um coitadinho que está a ser atacado.

Se não sabe argumentar, aoi menos não complique a vida de quem defende o fim das touradas. Não é uma acusação, é uma afirmação.
deinhac
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 8:47 pm

E já agora, sao os proprios aficionados da tourada a dizer que gostam de ver um coleguinha a ser esventrado!...se os proprios acham que isso dá brilho ao espectaculo, entao os anti-tourada o que haviam de desejar para os toureiros??? Não sei se lhe desejam a morte, mas acredito que não lhe desejem sucesso, concerteza!...
Bem, no meu caso nao gosto de ver os toureiros a sofrer, sinceramente...em acessos de maior raiva, as pessoas invocam a violencia, faz parte de ser-se humano e quando vejo animais a sofrer, acredita que a minha 1ª reacçao é querer matar a pessoa que está a cometer a crueldade...
Eu gostava mesmo de se deixasse de gostar de tourada, mas isso...
nao há argumentos que façam mudar opinioes, infelizmente.
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 8:49 pm

deinhac Escreveu: nao há argumentos que façam mudar opinioes, infelizmente.
Tem toda a razão, mas pode-se esvaziar os falsos argumentos da outra parte, se se tiver calma e mantiver a cabeça fria.
deinhac
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 8:49 pm

CasadeAnaval, voce (nem me atrevo a tratá-lo por tu!) é o supra-sumo da educaçao aqui neste forum, realmente... 8)
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta out 08, 2003 9:32 pm

Boa noite,

Bem quando se diz que sem tourada o touro de lide desaparece eu concordo, e já que aceitam que o touro bravo se deve extinguir como consequência, não sei que dizer, realmente agora fiquei sem argumentos :? .

Quanto aos pedantes, realmente "eles andam aí" mas principalmente nas corridas de TV porque de resto nas outras praças eu não os vejo.

Quanto aos cornos embolados e cortados, julgo pelo aquilo que pesquisei que terá sido por ordem de uma rainha (não me perguntem qual não me lembro) no séc. XVI (e agora alegrem-se os sanguinários detractores das corridas de touros) quando morreram dois toureiros numa praça e mais alguns cavalos.

Pois realmente como em todas as actividades existem os bons e os maus executantes, e existem realmente em algumas praças maus tratos aos touros antes das corridas para que a lide possa ser mais "simples" para o toureiro, mas como digo isso é só para uma faixa de intervenientes que penso eu irão saindo de circulação mais cedo ou mais tarde.

Atentamente,

Daniel Carreira
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 10:00 pm

deinhac Escreveu: CasadeAnaval, voce (nem me atrevo a tratá-lo por tu!) é o supra-sumo da educaçao aqui neste forum, realmente... 8)
Se quer defender as touradas, continue assim. Afinal, já que está aajudá-los...
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 10:03 pm

baiha Escreveu:

Quanto aos cornos embolados e cortados, julgo pelo aquilo que pesquisei que terá sido por ordem de uma rainha (não me perguntem qual não me lembro) no séc. XVI (e agora alegrem-se os sanguinários detractores das corridas de touros) quando morreram dois toureiros numa praça e mais alguns cavalos.
Isso não serão detractores das touradas, pessoas que se alegrem com suituações dessas são animais selvagens ( coma devida desculpa aos verdadeiros).

Existem de parte a parte idiotas extremistas que deixam ficar mal a espécie humana porqeu se baseiam no insulto e na mentira.
Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

quarta out 08, 2003 10:50 pm

CasadeAnaval Escreveu:
... e quem trabalha para o manter deva ser protegido e as empresas do sector têxtil e vidreiro que têm fechado e deitado para a rua centenas de postos de trabalho, não o devem ser...
Bem, ou eu já não sei o q escrevo ou você já não sabe o q lê (o q aliás não é novidade... entre outros, vidé discussão sobre "Lavradores" no forum de cães)

Onde é q eu escrevi q os desempregados da área do sector textil ou vidreiro não devem ser protegidos???????

Citei apenas factos genéricos (alguma instabilidade social) causados pela crise nessas áreas como exemplo do q eventualmente tb podería acontecer no sector tauromáquico e afins. Não opinei sobre a legitimidade dessa instabilidade nem tão pouco se devíam ou não ser protegidos. Como aliás tb não disse nunca q o sector tauromáquico devia ser protegido ou não.

Espero q desta tenha percebido. É q, confesso, tenho enorme dificuldade para fazer desenhos... :D
CasadeAnaval Escreveu: Quanto ao panorama em si, é bem conhecido, muita gente diz-se aficionada simplesmente por ser pedante, agora sem qualquer má lingua, a maior parte da dita nobreza arruinada e dos falsos jetset ( pois os verdadeiros não aparecem nas revistas do coraçón) adora as touradas simplesmente por snobismo.

Pessoalmente não conheço ninguém da nobreza (arruinada ou não) nem do jetset (falso ou verdadeiro) para saber quais as motivações q os levam a gostar de touradas...
CasadeAnaval Escreveu: ... ( falo das pessoas ligadas ao meio do lóbi das touradas e não dos que dizem que gostam das ditas mas nems abem do que gostam).
Bem, como não estou ligado ao meio do lóbi das touradas, devo ser dos q gostam das ditas sem saber do q gosto...

É bem possível q sim... aliás, no meu 1º post disse q gostava de touradas mas apenas tinha visto 2 ao vivo (acrescento q a última foi à 5 anos) e na TV só vía qd não tinha mais q fazer.

Mas repare q depois apontei a conversa para outra direcção q achei bem mais importante do q a minha mera opinião de ser ou não favorável às touradas.

Eu vou um passo à frente disso! Assumi q se abolíam as touradas conforme me parece ser a vontade da maioría (pelo menos aqui) e coloquei 2 questões sobre o "day after".

Eu penso (ainda penso) q as pessoas aqui são responsáveis e q não entendem q basta dizer-se "abaixo as touradas" e depois o q vier a seguir sacodem e lavam as mãos, viram costas e assobíam para o ar... não esquecendo q a tauromaquia é, neste momento, uma actividade perfeitamente legítima e legal à luz da lei portuguesa e q emprega à sua volta alguns milhares de pessoas....

Quanto às outras questões q colocou, penso q o baiha já respondeu melhor do q eu sería capaz.

Cumps,
Free
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”