As minhas saudações para todos e um agradecimento especial às boas vindas manifestadas pela ladyxzeus. Só não percebi bem foi qd disse q se deve falar aos aficionados calmamente tal como se fala às pessoas potencialmente perigosas e q podem atacar... acha(-nos) assim tão perigosos??? Eu sou bastante distraído, mas não me recordo de ter tido conhecimento dos aficionados, enquanto tal, andarem aí a atacar as pessoas nas ruas... Diría até, antes pelo contrário; os aficionados é q são ameaçados pelos anti-touradas que lhes querem espetar bandarilhas e paus e não sei q mais...
Bem... deixem-me cá comentar o q entretanto foi dito, se não ainda dizem q eu sou pior q o baiha e q fico sem resposta logo no primeiro post...
As perguntas q fiz foram unicamente com o propósito de conversarmos civilizadamente (actividade cada vez mais dificil ao q parece...) sobre alguns problemas q podem surgir num cenário de abolição das touradas.
Do q aqui li, devo dizer q a única coisa q me pareceu mais lógica ainda foi a opinião do CasadeAnaval sobre a extinção do touro bravo: OK, acabam-se as touradas, se o touro bravo só existe por causa das touradas, tudo bem, extinga-se...
A verdade é q eu não sei com q objectivo
FOI criada a espécie touro bravo, mas por muito ou pouco óbvio q possa parecer sei q
É hoje criada com o único objectivo das touradas.
Penso q nenhum ganadero (são aqueles trogloditas sanguinários medievais q criam touros bravos

) continuaría a criar touros se acabassem as touradas; não sendo animais domésticos não servem como força de trabalho nem tão pouco para leite ou alimentação como o restante gado bovino. Como bicharocos de estimação não me parecem muito próprios...
Também, pelo trabalho e despesa q dão, duvido q alguém os criasse apenas para embelezarem as lezírias ribatejanas. (um parentesis apenas para dizer q, em minha opinião, dos passeios mais bonitos q podemos dar em Portugal, é atravessar a ponte de Vila Franca e ir até Elvas pela estrada nacional...)
Portanto, não tendo certezas absolutas, parece-me q se o futuro é a abolição das touradas o futuro do touro bravo será a sua extinção. Não há problema por isso? Pronto... avancemos...
Relativamente ao q acontecería às pessoas cuja actividade profissional está ligada à tauromaquia confesso q achei alguma piada ao q foi dito.
Uma solução apontada era ir tudo servir à mesa em restaurantes... Bem... se o negócio da restauração está assim tão necessitado de força de trabalho então, ainda antes da abolição das touradas, há p'rái muita gente desempregada... toca a bater à porta dos restaurantes a pedir emprego. Tsk... tsk... não me parece...
Claro q desde q o homem é homem centenas (ou milhares) foram as profissões q apareceram e desapareceram, milhões foram e são os desempregados. No entanto, essas profissões históricas citadas pelo CasadeAnaval, suponho (volto a não ter certezas absolutas) q não foram abolidas por decreto... suponho q, digamos assim, morreram naturalmente. Ora deixou de haver oferta ora deixou de haver procura e... naturalmente extinguiram-se...
Neste caso, abolindo as touradas, sería o desemprego imediato de vários trabalhadores. E,
volto a repetir, não falo dos toureiros e cavaleiros, mas tb dos campinos, trabalhadores rurais nas ganaderías e nas praças de touros, etc... pessoal assalariado q ganharão o salário minimo ou pouco mais....
Por analogía, sería talvez comparável a situação dos despachantes aduaneiros há uns anos atrás.
Agora, o q eu vejo é q qd uma fábrica de calçado fecha levando ao desemprego dezenas de pessoas é, e não discuto a legitimidade, um cagarim do caraças... se fecham duas fábricas, dá direito a corte de estradas e levantamento da linha do comboio... se um sector muito específico e geográficamente muito circunscrito como é o caso do sector vidreiro da Marinha Grande entra em crise até mete polícia de choque...
Bem, se de um momento para o outro o pessoal ligado à tauromaquia fosse para o desemprego... lá tería q dar razão a ladyxzeus... vamos lá a falar muito calmamente com essa gente, q eles podem tornar-se perigosos...
Já agora, eu não conheço directamente ninguém ligado às touradas; não sei se são pelintras que vivem de aparências e que se empenham todos para manter os cavaluchos... Pelos vistos o CasadeAnaval conhece... sorte a sua q conhece mais gente do meio e eu não...
Para terminar, e dirigindo-me à forista Miadores, mais uma vez comprovei a fórmula de um velho e sábio professor q tive:
ignorância + arrogância = estupidez
Cumprimentos a todos e obrigado pelo tempo q me leram,
Free