nars Escreveu:Eu sei que um cão é um cão e que não pensa nos carros, não pensa nos roubos, não pensa nos perigos portanto. Mas, uma vez, abri o portão para ir tirar uma coisa do carro e o Scott foi atrás de mim, sem que eu me tenha apercebido, o carro estava mesmo em frente ao portão da casa, retirei o que tinha a retirar e vim para dentro, fechei o portão. Vim pousar o que tinha ido buscar e quando olhei para o quintal não vi o Scott, estranhei porque por norma ele anda sempre atrás de mim tipo sombra, fui á garagem nada, fui dentro de casa nada, ia-me já a dirigir para o portão para ver se o tinha deixado lá fora e ele ladra, abro o portão e estava ele sentado encostadinho ao portão a ladrar para dentro de casa. Entrou todo contente e nesse dia já não quis ir á rua, foi um custo para lhe meter a coleira e tive que practicamente arrasta-lo para conseguir que fosse ao fim da rua para fazer um xixizinho.
Volto a repetir, sei que são cães, agem por instinto e não pensam nos perigos, mas a única vez que me aconteceu deixar o meu cão lá fora ele não se afastou. E a verdade é que sempre que o portão se encontra aberto, embora eu esteja sempre atenta, ele nunca tenta escapar.
Por isso acho desnecessário ele usar coleira dentro de casa/quintal. Até porque embora ele nunca fique sozinho porque o meu pai trabalha em casa, passa muito tempo sozinho no quintal a brincar, e eu tenho medo que ele fique preso em algum lado e não quero ter dissabores.
Acho que é importante cada um ter a capacidade de avaliar o grau de risco do seu animal fugir e precaver-se relativamente a um eventual acidente.
No seu caso, acabou por ter sorte.
Como referi anteriormente, não vejo nenhuma mais valia na coleira dentro de casa e como todos os meus cães têm chip, penso que, se um dia um qualquer azar acontecer, se forem parar às mãos de alguém consciente, depressa regressarão a casa.