Morrer como um Touro

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta mar 04, 2010 9:36 am

Penso que este texto descreve exactamente a minha opinião, bem como a de muita gente.
Não vou colocar aqui isto para discussão mas para mera leitura. Penso que já foi tão discutido que pouco mais haverá a dizer...

In PÚBLICO

O Ministério da Cultura resolveu criar uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura a pretexto de que lidar touros seria uma tradição cultural portuguesa a preservar. Mas a tradição é mais antiga, do tempo em que humanos e animais lutavam na arena para excitar os nervos da multidão com o sangue e a morte anunciada. A piedade, que é um valor mais antigo do que Cristo, veio, na sua interpretação cristã, salvar disto os humanos. Esqueceu-se, porém, dos animais.

Há um momento nas touradas em que o touro, muito ferido já pelas bandarilhas, o sangue a escorrer, cansado pelos cavalos e as capas, titubeia e parece ir desistir. Afasta-se para as tábuas. Cheira o céu. Vêm os homens e incitam-no. A multidão agita-se e delira com o sangue.

O touro sabe que vai morrer. Só os imbecis podem pensar que os animais não sabem. Os empregados dos matadouros, profissionais da sensibilidade embaciada, conhecem o momento em que os animais “cheiram” a morte iminente. Por desespero, coragem ou raiva (não é o mesmo?), o touro arremete pela última vez. Em Espanha morre. Aqui, neste país de maricas, é levado lá para fora para, como é que se diz? ah sim: ser abatido.

A multidão retira-se humanamente, portuguesmente, de barriga cheia de cultura portuguesa, na tradição milenar à qual nenhuma piedade chegou

Os toureiros têm pose que se fartam (e com a qual fartam toda a gente). Pose de hombre, pose de macho. Mas os riscos que de facto correm são infinitamente menores que a sorte que inevitavelmente espera os touros, que o sofrimento e a desorientação que infligem aos touros para o seu próprio prazer e o da multidão. Dá vontade de dizer que quem se porta assim, quem mostra orgulho de se portar assim, tem entre as pernas, e não apenas literalmente, órgãos bem mais pequenos que aqueles que os touros exibem. Os toureiros são corajosos mas entram na arena sabendo que haverá sempre quem os safe, senão à primeira colhida, então à segunda. Às vezes aleijam-se a sério e às vezes morrem, o que talvez prove que os deuses da Antiguidade são justos, vingativos e amigos de todos os animais por igual. Os touros, esses, não têm ninguém que os vá safar em situação de risco, estão absolutamente sós perante a morte. Querem os toureiros ser hombres até ao fim? Experimentem ser tão homens como eram os homens e os animais na Antiguidade: se ficarem no chão, fiquem no chão. Morram na arena. É cultura. A senhora ministra da Cultura certamente compensará tão antigo costume.

Também era da tradição, em Portugal por exemplo, executar em público os condenados, bater nas mulheres, escravizar pessoas. Foi assim durante milénios. Ninguém via mal nenhum nisso a não ser, confusamente, com dúvidas, as próprias vítimas. Até que a piedade, na sua interpretação moderna e laica, acabou com tão veneráveis tradições.

Que será preciso para acabar com a tradição da tourada? Que sobressalto do coração será necessário para despertar em nós a piedade pelos animais?

- Paulo Varela Gomes (Historiador), “Cartas do Interior”, Público, 27.02.2010, P2, p.3.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 04, 2010 1:22 pm

Uma amiga mandou-me este mail.
Ocorreu-me logo o pensamento... Criminosos, não sabem o que significa preservação do ambiente?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta mar 04, 2010 3:41 pm

Os toureiros são corajosos mas entram na arena sabendo que haverá sempre quem os safe,
isto não é ser corajoso. Se me pagassem o que lhes pagam para andar a gingar a anca e enfrentar um ou dois touros eu... NÃO FAZIA, AHAHA :lol:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta mar 04, 2010 5:33 pm

Preservação do ambiente? Ha pois, já não me lembrava que eram necessárias touradas para preservar a espécie... :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta mar 04, 2010 7:15 pm

Já conhecia este texto. Vale sempre a pena ler artigos destes, sejam ou não, de opinião...
CarpemDiem
Membro Veterano
Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm

quinta mar 11, 2010 10:37 am

Olá a todos,

Já tinha lido este texto que acho fantástico!

Sou ribatejana mas acho que as touradas deviam acabar pois não fazem sentido nenhum.

Escrevi à pouco tempo no meu blog um post sobre a atitude deplorável do governo em considerar "cultura" a tauromaquia e onde coloquei lá este texto e ainda outro que saiu no JN muito interessante.

Se poderem lá passar e ler o artigo que escrevi sobre o tema e também o tal artigo que falei seria interessante.

http://karpemdiem.blogspot.com/2010/03/ ... ue-vi.html

tenham um bom dia.

Bjs
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta mar 11, 2010 11:57 am

imarcelo Escreveu:Preservação do ambiente? Ha pois, já não me lembrava que eram necessárias touradas para preservar a espécie... :wink:
Não só a especie em si, mas sim todo o seu ecossistema, que por sinal tem muitas especies, tanto de flora como fauna.

Atenção: Não estou a defender esse argumento que por vezes nos apresentam, so estou a corrigi-lo.

E cheira-me que vamos entrar outra vez na mesma discussao de sempre em relaçao às touradas :roll: :|
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 11, 2010 7:10 pm

Habitat...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta mar 11, 2010 11:04 pm

LuMaria Escreveu:Habitat...
Se formos prefeccionistas, até vamos perceber que pode ser mais do que um habitat... ;)

Mas sim, o termo Habitat é o mais correcto, no caso das condições criadas pela criação de touros em montado semi-natural, para a manutenção de várias espécies selvagens!

De resto... enfim... só acabando com a tourada se poderia de facto avaliar as consequencias que daí viriam para determinadas espécies selvagens.

Eu sou demasiado ceptico para acreditar em "contos de fadas". Mas também não tenho certezas. Se os touros subsistirem no campo sem touradas, é ouro sobre azul!
Mas como ninguem pode ter certezas do que irá acontecer se acabarem as touradas, tudo não passa de especulação com base naquilo que conhecem.
Eu acredito numa realidade (aquela que vejo bem REAL) e posso ter surpresas futuras. Outros acreditam noutra e podem também ter surpresas (agradáveis ou desagradáveis)...

Só mesmo o tempo e as "envolventes a vários níveis" do momento em que se resolver acabar com touradas, poderá ditar se é uma decisão boa ou má.
Eu acredito que neste MOMENTO continua a ser má... Perde-se mais do que se ganha em termos de conservação da natureza e biodiversidade... mas isso sou eu, que tenho a mania de andar a analisar as populações e comunidades de fauna selvagem e establecer comparações entre habitats distintos...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
carolii
Membro Júnior
Registado: quarta jun 16, 2010 5:09 pm

domingo jul 11, 2010 9:14 pm

Pelo menos os toureiros morrem de vez em quando...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 12, 2010 12:13 pm

"Pelo menos"...?

Isso traz-lhe satisfação...? :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

carolii
Membro Júnior

segunda jul 12, 2010 2:14 pm

dinodane Escreveu:"Pelo menos"...?

Isso traz-lhe satisfação...? :roll:
Por um lado estava a ser irónica, por outro não. Não é que pule de alegria pela morte de alguém, mas estou do lado da justiça, e só assim se faz justiça.
dinodane
Membro Veterano

segunda jul 12, 2010 2:26 pm

Nunca pode haver justiça alguma na morte de alguém...

carolii
Membro Júnior

segunda jul 12, 2010 2:39 pm

dinodane Escreveu:Nunca pode haver justiça alguma na morte de alguém...
Infelizmente, pode, pelo menos na minha opinião. Embora não se deseje a morte a ninguém, a única maneira de fazer equivaler o sofrimento e morte dos touros aos que permitem e colaboram para que assim seja é colocá-los na mesma situação. Ainda temos que ter em conta que os toureiros conhecem os riscos e podem optar por não tourear. Por outro lado, os touros são forçados a entrar no jogo.
Já que toda a gente acha absurdo prender um homem que "cumpre a tradição", ao menos que o touro lhe mostre o quanto é feio cumpri-la.
É o que eu acho: "Às vezes aleijam-se a sério e às vezes morrem, o que talvez prove que os deuses da Antiguidade são justos, vingativos e amigos de todos os animais por igual." Como vê, aqui também se fala de justiça, mesmo que se misture à vingança.
dinodane
Membro Veterano

segunda jul 12, 2010 5:52 pm

é um ponto de vista com o qual não me identifico minimamente já que não me congratulo ou acho "justo" a morte acidental de alguém seja em que circunstâncias for. Má escolha de palavras...

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”