Pardal adoptado

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
ManuelaDias
Registado: terça mar 02, 2010 8:34 pm

terça mar 02, 2010 8:54 pm

Criei um pardal macho desde muito bébé, porque caiu do ninho e não consegui devolvê-lo.
Tenho-o há 7 meses e não consigo soltá-lo com medo que morra.
Quando chegou, não sei se era portador de alguma doença ou parasita, porque esteve em contacto com um casal de mandarins que me morreram após 2 semanas.
Como não consigo soltá-lo e faz-me pena vê-lo tão só, estava a pensar arranjar-lhe companhia. Qual é a espécie mais indicada?
E será seguro? Será que vem com alguma doença e o pardal não está imune?
Tenho dúvidas. Alguém pode esclarecer-me? Obrigada
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

terça mar 02, 2010 10:01 pm

Na altura devia tê-lo entregue a um vigilante da natureza ou ao ICNB... :(
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

terça mar 02, 2010 11:50 pm

Quanto ao pardal é uma ave super imune, o que juntar com ele é que pode não ser inume aos parasitas e doenças que os pardais telhados e as aves silvestres tem.
Acho que existe uma espécie de aves que procria com o pardal telhado, não tenho a certeza se serão os canários. Que companhia seria melhor para uma ave senão um parceiro?!
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta mar 03, 2010 12:09 am

Estimado forista, o melhor que podia dar ao seu pardal era a oportunidade de viver a sua vida em pleno, ou seja, em liberdade. Se o deixar sair por ele próprio, provavelmente voltará para comer e se viver numa zona calma, ele provavelmente nunca se afastará da sua casa e acabará por criar por aí mesmo, e depois em vez de um, terá vários pardais que poderá alimentar e cuidar sem prender.
Coloque a gaiola perto de uma janela durante uns dias e vá deixando a gaiola e a janela abertas pela manhã, deixe que seja ele a descobrir o caminho para a rua por ele próprio, para que saiba voltar e vir alimentar-se, se mantiver a comida, ele não se afasta.
Não se esqueça que é proibido deter aves da nossa fauna em cativeiro.
ManuelaDias
Registado: terça mar 02, 2010 8:34 pm

quarta mar 03, 2010 12:52 am

Obrigada pela ajuda.
Eu solto-o pela casa e ele volta sempre para a gaiola. Já me lembrei de o deixar de gaiola aberta na varanda, o problema é que moro num 3º andar e ele não é grande voador. O mais provável era ir a pique e a rua tem muito trânsito. Como regressava depois para comer?
Quando o apanhei em bébé tentei contactar o parque de Monsanto, onde cuidam de aves. Foi sempre em vão. Não responderam aos emails e nenhum telefone estava activo.
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

quarta mar 03, 2010 10:43 pm

Por favor caros foristas!!!! Não condenem esse pobre animal!! O tempo desse pardal conseguir viver fora da gaiola já se foi! É impossível agora a não ser com muito treino e tempo que duvido que a user deste post deve ter para tal! O melhor é deixar o animal na gaiola dele! Ele pardal ha muito que perdeu quase todo o instinto para sobreviver sozinho!
De restante faça um visita ao vet para este ver o que pode fazer para ajudar o pássaro livra-se de qualquer doença que possa transmitir a outros pássaros!
E quanto aos parceiros, que pode ter! Pode sempre procurar um outro pardal, que actualmente já é vendido em lojas, ou então um pardal-de-java, não recomendo pássaros de menor porte, ou tímido e frágil como o canário!
Predadorr
Membro Júnior
Registado: quarta fev 24, 2010 10:22 pm

quarta mar 03, 2010 11:17 pm

pardais simples á venda em lojas?!? :o
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

quarta mar 03, 2010 11:38 pm

Silviel Escreveu:Por favor caros foristas!!!! Não condenem esse pobre animal!! O tempo desse pardal conseguir viver fora da gaiola já se foi! É impossível agora a não ser com muito treino e tempo que duvido que a user deste post deve ter para tal! O melhor é deixar o animal na gaiola dele! Ele pardal ha muito que perdeu quase todo o instinto para sobreviver sozinho!
De restante faça um visita ao vet para este ver o que pode fazer para ajudar o pássaro livra-se de qualquer doença que possa transmitir a outros pássaros!
E quanto aos parceiros, que pode ter! Pode sempre procurar um outro pardal, que actualmente já é vendido em lojas, ou então um pardal-de-java, não recomendo pássaros de menor porte, ou tímido e frágil como o canário!
:o
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta mar 03, 2010 11:44 pm

Esse pardal tem apenas 7 meses, se for para a rua, rápidamente aprende com os outros pardais a safar-se.
Mas deixe que seja ele a escolher, ir ou ficar, espere que o tempo aqueça e comece a deixar a janela aberta, se ele sair sozinho, sabe voltar.
Eu não acho que o deva deixar fechado numa gaiola a não ser que o deixe andar pela casa todos os dias a voar e o ensine a vir ao seu chamamento e aí até pode ir para a rua e volta...
Pardal é ave de viver em liberdade, retirar-lha é mau para a ave...
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quinta mar 04, 2010 11:05 am

eu tenho sempre uma casinha de pássaros no jardim durante o tempo quente com comidinha e àgua porque por aqui os passarinhos ( pardais principalmente ) abundam.

é lindo vê-los e estão muito habituados à presença dos humanos.

sempre pensei que um pardal em cativeiro acabaria por morrer... estava enganada pelos vistos não é assim.

acho a sugestão de libertá-lo na chegada da primavera excelente.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
PAUL0SANT0S
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2010 7:49 pm

quinta mar 04, 2010 11:21 am

Predadorr Escreveu:pardais simples á venda em lojas?!? :o
Não vejo qual a admiração.

Existem pardais criados em cativeiro e que já apresentam um leque interessante de mutações
<p class="MsoNormal"><strong style="">Paulo Santos</strong></p>
PAUL0SANT0S
Membro Júnior

quinta mar 04, 2010 11:38 am

Imagem
xikilana
Membro Veterano

quinta mar 04, 2010 11:40 am

Curioso, não tinha a mínima ideia de que existissem pardais em cativeiro, e que isso fosse permitido.

Muitos bonitos esses exemplares.

Mas já agora Paulo. Essas cores são obtidas por hibridação com outras espécies ou através de selecção dentro da mesma espécie?
PAUL0SANT0S
Membro Júnior

quinta mar 04, 2010 11:47 am

xikilana Escreveu:Curioso, não tinha a mínima ideia de que existissem pardais em cativeiro, e que isso fosse permitido.

Muitos bonitos esses exemplares.

Mas já agora Paulo. Essas cores são obtidas por hibridação com outras espécies ou através de selecção dentro da mesma espécie?

Olá xikilana

Sim, quanto à criação de Pardais em cativeiro, é uma realidade, não portuguesa (desconheço quem crie pardais em pt), mas é uma realidade há já alguns anos.

Segundo sei por alguns criadores, a hibridação de Pardais com outras espécies já foi tentada, mas não existem relatos de sucesso.

Sei que no Mundial Hasselt na Belgica em 2008, apareceram algumas mutações de passer domesticus que, segundo os entendidos, são fruto da selecção dentro da espécie.

No outro pc cheguei a ter umas quantas fotos desses Pardais que apareceram expostos, mas não as encontro.

Daquilo que vi, não me pareceram hibridos.
xikilana
Membro Veterano

quinta mar 04, 2010 11:55 am

Ah, ok, em Portugal então supostamente, isso ainda não é prática.

Realmente era algo de que nunca tinha ouvido falar, mas é sempre a aprender.

Muito obrigada pela explicação Paulo. :wink:
Responder

Voltar para “Aves”