O Lenny anda perdido

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

quinta mar 04, 2010 3:06 am

citando
Bingley Escreveu:Desculpem se disser uma estupidez, mas como é que se pode dizer que um gato tem PIF quando ele come, brinca, e está bem disposto?
E diz-se que tem PIF com base na análise de coronavirus?
A teoria de liquido abdominal pareceu-me um pouco vaga.
Para tirar teimas, Tassebem, eu levaria a outro vet, penso que a existência de liquido abdominal pode ser visto com ecografia.

passei ja por este tormento com a minha Carlota de apenas 7 mesitos, foi saudavel até 1 dia em que comecei a notar-lhe a barriguita grande, estando desparasitada e já com todas as vacinas,fezes diferentes, fomos ao Vet que mediante apalpação sugeriu a eco pois com ela se poderia confirmar algo ou não:e sim infelizmente confirmou-se, a Carlota sofreu imenso 3 semanas,nunca pensei nem aceitei que fosse o final, nada dela foi separado dos outros manos pois entendi que 1 anjinho com 7 meses se vai morrer tem direito a...e se tivesse de perder mais algum estaria pronta, enfim a Carlota partiu há mais de 6 anos ainda tenho aqui a Joaninha com 12 anitos e esteve a Carolina até ao ano passado com 14 anitos, nenhum dos meus outros gatos da época tiveram qualquer sintoma.

No entanto não estou a acreditar que o nino Leny esteja com Pif sem querer duvidar de ninguem mas algo me diz que...tudo vai terminar em bem.

Tassebem e Catlover para vocês em especial um beijinho de amizade e sei que vamos ter boas noticias.

ao menino amigão Leny desejo um futuro muito longo e feliz. :arrow:
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 04, 2010 9:50 am

Boas,

Primeiro que tudo, fico feliz por saber que o "Ganda Lenny Lennon" continua activo, a comer bem e a fazer a vidinha dele como ate entao.

Depois, bemmmm....depois, neste "drama", por certo que nao ha culpas nem "culpados" na Tassebem e na Catlover. Ambas concordaram uma "revisao" ao Lenny, antes da concretizacao da adopcao, na Vet da Catlover, e quanto a essa decisao, nada a apontar... nao fosse um diagnostico efectuado em 3 tempos (como se costuma dizer) sobre doencas "FATAIS"nos felinos, em que se foi logo buscar uma das mais mortiferas, mas antes de certezas concretas; ja que essas so mesmo por analise, visto os indicios, a olho nu, nada terem apontado para uma Pif. Este SIM foi o que originou o "Drama", com ainda a agravante duma chamada telefonica da Clinica... que, por sorte deram com a Tassebem porque, se dessem comigo teriam que lidar com uma "Tassemal"!!!

Instalou-se o desanimo e o panico por "desinformacao", escusadamente, especialmente o desanimo duma adopcao que poderia ter sido efectuada e a correr com a maior da normalidade, mas que esta a dar no que ja deu para perceber...

Aproveito SO a pedir a todos os donos de gatos e promitentes candidatos a adopcoes de felideos que SE INFORMEM MUITO BEM com Vets BEM INFORMADOS sobre a PIF mesmo apos evidencia por analise...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catlover22
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 5:12 pm

quinta mar 04, 2010 10:22 am

Eu tinha decidido que não vinha a comentar aqui mais nada, por vários motivos, nomeadamente porque estou muito magoada com toda esta situação e não consigo pensar no Lenny sem chorar.

No entanto, achei que se impunha (se calhar não, mas eu sou assim) um ou outro esclarecimento:

1 - eu continuo disponível para a Tassebem e para o Lenny em tudo e tenho a maior das considerações pela Tassebem.

2 - Em relação às dúvidas que as pessoas estão a colocar no que se refere porque "raio" levei o Lenny à vet passo a explicar as únicas razões que presidiram ao facto de o levar à vet (não sou obrigada mas quero defender-me contra "acusações" nas entrelinhas):

- o meu marido impôs algumas condições, mas bastante razoáveis e até sensatas (em relação à castração a questão iria ser contornada);
- o Lenny ao ir lá para casa iria ter a mesma vet do Ruca, como tal seria de toda a conveniência ela conhecer o novo membro da família e abrir ficha para ele;
- para além disso, ele precisava ser: desparasitado, vacinado e passado algum tempo castrado e achei que a Tassebem não deveria ser sobrecarregada com a conta;
- no entanto, como sabem, um gatito não pode ser vacinado sem estar desparasitado e sem se verificar se está de boa saúde para receber a vacina e foi isso mesmo que a vet fez, desparasitou-o e verificou se estava de boa saúde para marcar a vacina e foi aqui que tudo se desenrolou...

Em relação ao diagnóstico não me pronuncio: não sou vet e como tal não comento aquilo sobre o qual nada sei.

Em relação à vet, ela não precisa que a defendam (aliás ela já sabe a opinião que têm algumas pessoas no fórum sobre ela quanto a este assunto) e já é crescidinha para viver com isso. Não é possível agradar a todos todo o tempo.

No entanto, posso falar por mim, e já tendo outros pontos de comparação, posso dizer que foi do melhor que já encontrei. Aliás, esta minha opinião é partilhada por muitas outras pessoas (algumas minhas amigas que foram lá mediante minha indicação) e que depois de terem tido experiências desastrosas noutros locais muito conceituados e já bem falados neste fórum, foi lá que os bichinhos delas foram bem tratados e alguns casos dramáticos salvos.

Mas, quanto a isto não me alongo mais. Vivemos num país livre e cada um tem direito à sua opinião...

Não quero deixar de dizer que, para além da Tassebem (pelos motivos óbvios), não há outra pessoa que esteja tão triste, tão magoada, tão aflita e a "torcer" tanto pelo Lenny quanto eu.

Tassebem e VeraSR um pensamento especial para vocês.

Bem haja a todos e seus bichinhos
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mar 04, 2010 2:12 pm

catlover22 Escreveu:Eu tinha decidido que não vinha a comentar aqui mais nada, por vários motivos, nomeadamente porque estou muito magoada com toda esta situação e não consigo pensar no Lenny sem chorar.
Catlover, tenha em atencao que:

Primeiro - nao precisa chorar pelo Lenny porque ele, actualmene, NAO TEM PIF, e ponto final. O gato esta bem e tao saudavel como o seu, pressupondo que o seu esta bem e faco votos para que sim!

Ja agora, experimente fazer anaises, as mesmas..., ao seu gato e compare os valores :wink:

Segundo - nao tem que, minimamente, dar satisfacoes dos seus actos e decisoes! Cada um decide em conformidade com que entender...!

Terceiro- Tambem sei ler nas entrelinhas... e percebi que ao desmistificar o drama que a Vet causou, passei do 100, na sua consideracao, a 0, que tenho pena que assim seja, mas que nao me aflije minimamente porque, em primeiro lugar, PARA MIM, estao os animais e, por isto mesmo, e ntendo que tenho agora, E tambem, o direito a dramatizar, dando exemplos de casos, infelizmente muito reais :

Suponha que:

Uma qualquer senhora, NAO INFORMADA E pouco FORMADA, vai a um Vet com um animal que NAO HAVIA SIDO DESPARAZITADO e por consequencia, este estava com distencao abdominal e com uma ligeira subida de temperatura, que nem sequer e digna de ser considerada de relevancia e essa Vet aonde ela foi (qualquer uma) diz a proprietaria, ou Fat do animal, que: "o animal indica poder estar com PIF". Obviamente que se a proprietaria/cliente da Vet, nao sendo pessoa informada e sem qualquer tipo de formacao, tendo outros gatos em casa, que decide fazer? "Esperar pela analise aconselhada pela Vet mas ja com a pulga atras da orelha... pela conviccao dum diagnostico "feito no joelho", duma suposta PIF, pela Vet que eexamina o animal, e que e suposto estar informada e formada! Vindas as analises, a Vet manda chamar para casa da cliente, ou da Fat, a confirmar que o animal esta com Peritonite Infecciosa Felina e como tal NAO DEVE ESTAR JUNTO A OUTROS GATOS! Ora, claro que faria a senhora, ou fat, "desinformada" e sem formacao... perante um caso dum animal com uma doenca mortifera e altamente contagiavel, que resolvera fazer?

Atencao que eu disse, em exemplo, uma senhora nao informada e sem outras formacoes...

Pois e... uma senhora, nestes contornos, resolve nem mais nem menos, como muitas ja resolveram em "N" casos mal diagnosticados, mandar ABATER O GATO!

Pois, infelizmente, esta e a realidade dos muitos gatos que ate hoje JA FORAM CONDENADOS A MORTE POR PRECIPITADOS OU ERRADOS DIAGNOSTICOS! E, isto TIRA-ME DO SERIO, doa a quem doer!!!

A sorte do Lenny e ter pessoas e Vets INFORMADAS e estar a cargo de alquem que nao deixou de se informar o melhor que pode e sabia! Se nao, seria mais um desgracado a ser deixado numa qualquer Clinica para a Vet que lhe deu a sentenca, o eutanasiar, como nos tantos casos como o do exemplo so a titulo de exemplo mas que, infelizmente e a final realidade de muitos gatos!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 04, 2010 3:52 pm

Minhas queridas amigas, nem sei por onde começar. Vamos lá a ver se me organizo.

Primeiro, o mais importante, o Lenny continua bem, normalíssimo. E essa é a principal razão que aqui nos une a todas neste tópico.

Segundo, a razão da ida ao veterinário: essa, a Catlover já a esclareceu devidamente. Eu só posso confirmar o que ela já aqui escreveu (e eu também) sobre esse assunto. A veterinária, pela observação que fez, é que achou por bem fazer a análise ao Lenny, ao que a Catlover e eu assentimos.

Todos nós, seres humanos, erramos, e os veterinários são pessoas. Neste caso, estou em crer que houve de facto um erro (e não só por parte da veterinária, como adiante explicarei). Digamos que se conjugou toda uma série de factores que acabaram por ser adversos, uma espécie de «tempestade perfeita», da qual o principal prejudicado acaba por ser o Lenny, pois poderia ter sido muitíssimo bem adoptado, e essa hipótese perdeu-se.

Dois elementos da minha família muito próxima são veterinários, mas estão longe. Ontem tentei falar com um deles, mas não foi possível. Hoje relatei-lhe todo o caso com pormenor, e ele não concorda com o prognóstico da colega, e então com o conteúdo da análise nem se fala.

Por partes:

-- ele não exporia ao cliente uma inclinação tão marcada para a PIF, a menos que o Lenny apresentasse vários sintomas que para isso remetessem, uma espécie de pontuação ou «score», juntamente já com um resultado de análise ao coronavírus. Diria, «pode ser isto, isto, isto, ou ainda isto, mas vamos analisar tudo para depois se poder fazer um prognóstico fiável». Portanto, só com a análise já na mão, um conjunto de sintomas e, eventualmente, outros exames ainda, é que um veterinário deveria e poderia pôr a forte hipótese de PIF.

-- a temperatura do Lenny: não consideraria febre sintomática de PIF 39,4º (eu percebi que foi esta) ou 39,6º (como percebeu a Catlover). Um gato com PIF tem temperatura mais alta, e que normalmente não cede a sucessivos antibióticos (e a do Lenny baixou para 38,1º logo horas após). A febrícula poderia resultar de o Lenny estar com o abdómen distendido devido a parasitas, e também do «stress» que normalmente implica a saída de casa e o exame veterinário.

-- o abdómen distendido: já referi acima (parasitas, como se veio a verificar).

-- a afta na língua: o Lenny teve coriza, como sabemos, e a afta pode ainda ser uma sequela disso e dever-se a calicivirose.

-- o corrimento nasal: sinceramente, eu não vi corrimento, apenas um macaquito, como disse noutro post.

Agora, a análise. Não há análise a PIF, como sabemos. Comentou este veterinário até que seria óptimo que houvesse, sendo a PIF uma doença tão grave como é e de tão difícil diagnóstico, mas infelizmente não há. Só a necrópsia permite confirmar com 100% de segurança que um animal tinha PIF (e sei de um caso em que estes meus dois familiares veterinários, mesmo na necrópsia, não estiveram de acordo em ter sido PIF).

Aqui há um erro científico grave do laboratório, pois diz textualmente:

«Análise:
Imunologia PIF

Designação:
Peritonite Infecciosa Felina

Resultado:
Positivo»

Isto em três colunas, umas ao lado das outras, mas aqui não dá para fazer tabulações.
Portanto, logo a denominação está incorrecta.
Diz depois:

«Titulação 1/25: Positivo
Titulação 1/100: Positivo
Titulação 1/200: Positivo
Titulação 1/400: Negativo
Titulação 1/2000: Negativo»

A seguir, nas Observações, diz: «No diagnóstico de PIF deverão ser considerados títulos de anticorpos iguais ou superiores a 1:400»

Ora, nessa titulação, o resultado é negativo. Foi por isto que, num post anterior, eu disse que os resultados da própria análise me deixavam confusa, a mim que sou leiga mas sei ler.

Estou a ser muito detalhada porque acho que, se este caso, infelizmente, desajudou o Lenny, pode ser pedagógico e vir a ajudar muitos outros gatinhos que se deparem com veterinários pouco informados sobre a PIF (na opinião do meu faniliar, a esmagadora maioria), laboratórios que façam este tipo de «trabalho» e donos também menos informados e com tendência a panicar. Sublinho esta parte porque é muito, muito importante.

Mais me disse o meu familiar que, em ambientes onde há mais de dois ou três gatos, a titulação de coronavírus é até normalmente superior àquela que apresenta o Lenny. E que, provavelmente, todos os meus gatos são portadores. Isso já eu sabia, mas escrevo aqui para quem não saiba. Não quer dizer que algum deles venha a morrer de PIF, mas também pode acontecer.

Aqui quero fazer um parêntesis para dizer que o Lenny agora está bem, mas não quer dizer que amanhã ou depois ou daqui a uma semana ou um mês ou cinco anos não esteja.

Prosseguindo, e para só falar nos posts dela, concordo integralmente, em termos de dados concretos e científicos, com tudo o que a Leonilde disse acima, e também com as consequências, que a Leonilde apontou, deste tipo de situações para os animais (e para os sentimentos das pessoas).

O que vai fazer o Lenny agora: continuação do antibiótico durante cinco dias, de 12 em 12 horas; nova desparasitação na próxima terça-feira. Depois, vou levá-lo a um veterinário da nossa confiança para que seja novamente observado e faça tudo aquilo que esse veterinário achar que ele deva fazer.

Como frisou a Leonilde acima, o Lenny, actualmente, está bem. Por aí, não houve prejuízo (mas com outras pessoas, poderia ter havido). Ficou foi privado de uma óptima adopção (que não se encontram debaixo de cada pedra, como sabemos). Mas estou em crer que até a própria veterinária irá ficar contente se se confirmar que estava enganada.

Irei falar com ela nestes próximos dias, sobretudo porque uma de nós vai ter de falar com o laboratório a respeito desta análise, para que não voltem a fazer o mesmo.

Posto tudo isto, gostaria que continuássemos aqui a trocar impressões e a dar as nossas opiniões com simpatia, porque de facto aqui nos une o amor aos animais, e que não houvesse melindres de parte a parte. Cada uma de nós tem a sua personalidade e o seu estilo, e temos de ter isso em conta, relativizando as coisas.

Devo só referir ainda que, em conversa com a Catlover há pouco, falámos muito sobre este assunto e está tudo claro e pacífico entre nós, podendo este mau bocado que passámos juntas vir a significar, como no mítico filme «Casablanca», «o princípio de uma bela amizade». A Catlover disponibilizou-se para ajudar em qualquer coisa de que o Lenny precise, o que muito agradeço. De momento não é necessário, mas nunca se sabe o dia de amanhã, e a Catlover ficará como madrinha de coração do nosso Lenny. Peço-lhe, portanto, que continue a participar neste tópico que é dele, sempre que achar que se justifique ou, simplesmente, lhe apetecer. Estamos aqui todas para nos entreajudarmos, e para o bom e para o mau.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
catlover22
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 5:12 pm

quinta mar 04, 2010 4:25 pm

Tassebem,

Muito obrigada pelas palavras.

Leonilde,

"desinformada", "sem formação", "eutanasiar", "descer na consideração" são termos que de todo não se aplicam a mim nem a este caso em particular.

Em relação aos dois primeiros: é a sua opinião, que só me admiro tê-la em relação a mim sem me conhecer.

Em relação a "eutanasiar" nem quero acreditar que acha que eu ou até mesmo a vet neste caso em particular subscreveriamos tal coisa (só de pensar nisso me arrepia).

Em relação ao último: eu não faço juízos de valores sobre as pessoas que não conheço. Por isso nunca poderia descer na consideração porque eu muito simplesmente não tenho opinião formada sobre si, nem para bem nem para mal.

Todavia, não quero deixar de dizer, tal como afiancei à Tassebem, irei continuar a seguir o adorado Lenny e a Tassebem sabe que eu continuarei disponível para ajudá-la naquilo que eu puder e souber sobre este maravilhoso gatinho.

Do meu ponto de vista (e parece ser também a opinião da Tassebem) foi uma oportunidade perdida para mim e para o Lenny de ficarmos um com o outro. Claro que do seu ponto de vista, Leonilde, foi a sorte do gatinho.
Tal como em tudo na vida existem sempre dois, ou mais, pontos de vista sobre qualquer questão.

Sinceramente, espero que tenha sido a sorte do Lenny.

Resta-me com isto despedir-me deste fórum.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 04, 2010 4:40 pm

Por favor, amigas, isto é tudo o que eu não queria que acontecesse.

Já basta o que basta...

Catlover, sinceramente, não me parece que tenha sido isso que a Leonilde quis dizer.

Por favor, não vamos por este caminho...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
ritacolaco
Membro Júnior
Registado: quinta fev 02, 2006 5:35 pm

quinta mar 04, 2010 7:10 pm

Boa tarde a todos....

Tive conhecimento desta situação e não podia deixar de escrever aqui umas palavras...

Começo por dizer que ERRAR É HUMANO... todos nós erramos! Quem me conhece sabe que sou a primeira pessoa contra o facto de se emitir uma opinião depreciativa sobre alguém sem que esse alguém se possa, de forma directa e justa, defender. Não é a primeira vez que vejo isso acontecer nestes foruns de opinião; por vezes os factos acabam por ser distorcidos quando são contados por apenas uma das partes, daí não ser hábito participar.

O meu objectivo é apenas um único: informar! Quando é feito um diagnóstico a alguém (pessoa ou animal) que nos seja querido, temos todo o direito de nos informar acerca desse diagnóstico. Por mais que seja certo e que confiemos em quem nos dá o diagnóstico, errar é humano. Os médicos, os médicos veterinários e todas as outras pessoas com outras profissões são seres humanos e podem, como tal, errar. Por outro lado, mesmo que acertem, é normalíssimo que nos surjam dúvidas que gostemos de ver esclarecidas e que possam não ter sido esclarecidas no momento do diagnóstico. Como lidar com isto? Procurando mantermo-nos informados, procurando informação. E como é que isso se faz? Não é certamente ir ao google e escrever "PIF" - aí vai surgir informação verdadeira e mais mil e quinhentas barbaridades que não passam de tretas. E certamente antes de se ir a um forum, por mais que isso possa ajudar, deve procurar-se informação fidedigna (por que às vezes a ajuda mais sincera, não tendo "todo o quadro" presente, pode induzir em erro). Venho então deixar informação simples, acessível, sobre PIF (e depois cada um tire as conclusões que quiser) e um blog que acho muito interessante, feito por uma médica veterinária, que tem informação pesquisável sobre uma grande multiplicidade de doenças que acometem cães e gatos.

Vou só dizer que é de louvar a atitute de Tassebem e de Catlover: antes de se adoptar qualquer animal este deve ser levado ao veterinário assistente para ter a certeza de que está tudo bem e se tirarem todas as dúvidas acerca de comportamento/ambiente/saúde... etc. É para isso que os veterinários servem... para informar e ajudar (na maioria dos casos, não é para atrapalhar nem prejudicar... embora haja excepções como em tudo!).

Realmente toda esta situação foi infeliz... podemos então aproveitar para ver as coisas pelo lado positivo: ficando todos a saber mais sobre PIF podemos evitar que novas situações destas aconteçam. E se resta alguma dúvida sobre a competência do veterinário que assitiu o Lenny porque não procurar ter uma conversa esclarecedora e até quem sabe, didáctica, com ele... se calhar também terá algo a aprender com isto tudo... errar é humano! Confiar também é humano e não tem mal nenhum....agora ter capacidade crítica, na base de informação fidedigna, permite-nos estar um passo à frente e questionar algumas coisas que de outra forma acharíamos totalmente aceitáveis!

O blog de que vos falo é "Caninos e Grandes - Dicas Veterinárias"; a morada é http://caninosegrandes08.wordpress.com. É muito bom e certamente que vai ser muito útil.

Para amantes de gatos existe o "Feline Advisory Bureau", cujo site, repleto de informação para donos, criadores e veterinários, é feito pelos maiores peritos em medicina felina da Europa. Nesse site existem folhetos informativos feitos para donos, com linguagem muito simples, e que respondem às dúvidas que realmente nos surgem quando é feito um diagnóstico ao nosso minhau doente. A morada é www.fabcats.org. Em qualquer destes sítios a informação é FIÁVEL.

Para quem for mais preguiçoso, passo a trascrever o capítulo "PIF" dos Caninos e Graúdos:

«A peritonite infecciosa felina, vulgarmente denominada por PIF, é uma doença viral, habitualmente, progressiva e fatal em gatos. O vírus envolvido no PIF é um coronavírus modificado, ou seja, a grande maioria dos gatos tem a forma benigna do coronavírus mas só nalguns gatos esse vírus sofre mutações e transforma-se num vírus altamente patogénico, originando o PIF.
Os gatos jovens ou com doenças que deprimam o seu sistema imunitário, como por exemplo, FIV (vírus da imunodeficiência felina) ou FeLV (vírus da leucose felina), são mais sensíveis a contrairem o PIF.Este vírus pode resistir durante várias semanas no meio ambiente, mas é facilmente eliminado por uma lavagem com detergentes e desinfectantes. Daí a importância de uma boa limpeza e desinfecção do local onde possam ter estado portadores de PIF.
O PIF pode manifestar-se de duas formas: a forma seca ou não-exsudativo e a forma exsudativa, sendo esta última mais frequente. O PIF exsudativo caracteriza-se pela acumulação de líquido no abdómen e/ou no tórax do animal . Nestes casos, o principal sintoma é a dificuldade respiratória. No PIF seco, a acumulação de líquido nas cavidades é pouco frequente e os sintomas são muito pouco específicos, podendo confundir-se facilmente com outras doenças.
Apesar desta divisão, em termos de nomenclatura, dos dois tipos de PIF, os sintomas mais frequentes que podem aparecer são:

•febre;
•letargia;
•perda de apetite com consequente perda de peso;
•vómito e/ou diarreia;
•icterícia (tom amarelado das mucosas);
•abdómen distendido e dificuldade respiratória no caso do PIF exsudativo;
•sintomas neurológicos.
O diagnóstico do PIF faz-se com base nos sintomas do animal. Não existem testes específicos para o PIF – mesmo a titulação de anticorpos contra o cornavírus não é específica pois não diferencia entre o coronavírus patogénico e o não-patogénico.
Quanto ao tratamento, não existe nada específico para o PIF. O tratamento é feito com base nos sintomas que o animal apresenta e na gravidade da situação. O prognóstico de PIF é sempre reservado. Se o seu gato apresentar algum dos sintomas mencionados acima não hesite em levá-lo de imediato ao seu veterinário.»

E com isto despeço... espero que a minha participação tenha sido e venha a ser útil. Cumprimentos a todos e.... boa sorte Lennyzinho para os muitos anos de vida que certamente te esperam....
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta mar 04, 2010 7:30 pm

Catlover, está a dramatizar um bocadinho. O que a Leonilde pretende dizer é que, se a mesma situação acontecesse com outras pessoas, essas sim não informadas, poderia levar à eutanasia do animal.

Quanto à vet, errar é obviamente humano, mas não creio estarmos aqui perante um situação de erro, mas uma situação de má informação/formação da vet. Não sei quem é nem quero saber, estou demasiado longe para ser cliente, mas é a minha opinião.

Tassebem, obrigada pela partilha de informação. É muito importante e interessante.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mar 04, 2010 7:51 pm

catlover22 Escreveu:
Leonilde,

"desinformada", "sem formação", "eutanasiar", "descer na consideração" são termos que de todo não se aplicam a mim nem a este caso em particular.

Em relação aos dois primeiros: é a sua opinião, que só me admiro tê-la em relação a mim sem me conhecer.
Tenho pena que nao tenha entendido, ou por outra que se reje pelo lema da "coitadinha" porque nao foi de todo o que eu escrevi ou transmiti. Dei um exemplo com uma QUALQUER senhora "sem formacao ou informacao". E, tal como diz e bem, nao a conhecendo, nunca poderia tecer comentarios sobre a sua formacao pois nao sei qual e! mas, ja os posso tecer pela falta de informacao, normal, de quem nunca passou por casos destes, portanto em total desconheimento da PIF.
leonildecarvalho Escreveu:(...) tenho agora, E tambem, o direito a dramatizar, dando exemplos de casos, infelizmente muito reais :

Suponha que:

Uma qualquer senhora, NAO INFORMADA E pouco FORMADA, vai a um Vet com um animal que NAO HAVIA SIDO DESPARAZITADO e por consequencia, este estava com distencao abdominal e com uma ligeira subida de temperatura, que nem sequer e digna de ser considerada de relevancia e essa Vet aonde ela foi (qualquer uma) diz a proprietaria, ou Fat do animal, que: "o animal indica poder estar com PIF". Obviamente que se a proprietaria/cliente da Vet, nao sendo pessoa informada e sem qualquer tipo de formacao, tendo outros gatos em casa, que decide fazer? "Esperar pela analise aconselhada pela Vet mas ja com a pulga atras da orelha... pela conviccao dum diagnostico "feito no joelho", duma suposta PIF, pela Vet que eexamina o animal, e que e suposto estar informada e formada! Vindas as analises, a Vet manda chamar para casa da cliente, ou da Fat, a confirmar que o animal esta com Peritonite Infecciosa Felina e como tal NAO DEVE ESTAR JUNTO A OUTROS GATOS! Ora, claro que faria a senhora, ou fat, "desinformada" e sem formacao... perante um caso dum animal com uma doenca mortifera e altamente contagiavel, que resolvera fazer?

Atencao que eu disse, em exemplo, uma senhora nao informada e sem outras formacoes...

Pois e... uma senhora, nestes contornos, resolve nem mais nem menos, como muitas ja resolveram em "N" casos mal diagnosticados, mandar ABATER O GATO!

Pois, infelizmente, esta e a realidade dos muitos gatos que ate hoje JA FORAM CONDENADOS A MORTE POR PRECIPITADOS OU ERRADOS DIAGNOSTICOS! E, isto TIRA-ME DO SERIO, doa a quem doer!!!

A sorte do Lenny e ter pessoas e Vets INFORMADAS e estar a cargo de alquem que nao deixou de se informar o melhor que pode e sabia!
Se nao, seria mais um desgracado a ser deixado numa qualquer Clinica para a Vet que lhe deu a sentenca, o eutanasiar, como nos tantos casos como o do exemplo so a titulo de exemplo mas que, infelizmente e a final realidade de muitos gatos!
catlover22 Escreveu:Em relação a "eutanasiar" nem quero acreditar que acha que eu ou até mesmo a vet neste caso em particular subscreveriamos tal coisa (só de pensar nisso me arrepia).
Entao arrepie-se a vontade porque e a realidade de gatos que sao diagnosticados, erradamente, de PIF e a sorte do Lenny foi estar entre pessoas formadas e ate informadas, caso contrario ;poderia-lhe acontecer o que ja aconteceu a milhentos congeneres seus, a Eutanasia...!
catlover22 Escreveu:Em relação ao último: eu não faço juízos de valores sobre as pessoas que não conheço. Por isso nunca poderia descer na consideração porque eu muito simplesmente não tenho opinião formada sobre si, nem para bem nem para mal.
Folgo em saber 8) mas, nao foi essa a ideia que deixou transpirar/transparecer ainda antes de todo este Drama... mas se calhar foi so impressao minha 8)
catlover22 Escreveu: (...)
Tassebem, Leonilde espero não vos ter decepcionado muito em relação a este assunto, (...)
Ja agora, "goodbyes" destes... nao se justificam. Mas, quem sou eu para contradizer a vontade das birrinhas de cada um?!
catlover22 Escreveu:Resta-me com isto despedir-me deste fórum.

Agora so mais um desabafo meu:

Errar e SIM HUMANO; enquanto nao se perigue a vida de seres vivos! Quando ja e a perigar, EU chamo-lhe de desleixo e por vezes ate de negligencia, seja em que profissao for e por parte de quem for e em que caso for!

Leo

ps- Edito o meu post pelo motivo desta frase que na altura me passou despercebida mas que exije resposta porque para alem de tudo o que se passou acerca do Lenny, ERRADAMENTE e que me tirou do serio, esta nao ficou atras:
catlover22 Escreveu: (...)
Do meu ponto de vista (e parece ser também a opinião da Tassebem) foi uma oportunidade perdida para mim e para o Lenny de ficarmos um com o outro. Claro que do seu ponto de vista, Leonilde, foi a sorte do gatinho.
Tal como em tudo na vida existem sempre dois, ou mais, pontos de vista sobre qualquer questão.

Que se faca de coitadinha e unicamente problema seu. NUNCA em frase alguma minha, leu o que afirma...! E, digo-lhe mais: a sua afirmacao nao e isenta de pura maldade! Esta era a ultima a esperar de alguem que tinha em boa conta! Sugiro-lhe que "resfrie" um pouco para que nao deturpe as intencoes dos outros!
E, falando de intencoes, ja que alguem nao percebeu, atencao a TODOS os Proprietarios de animais que: os bons Vets nao sao aqueles que com sorrisinhos nos vao comendo as papas... a ponto de mesmo que facam "borrada da grossa, sao sempre os melhores Vets"
"Com papas e bolos se enganam os tolos", ja dizia a minha avozinha. Um Vet tem o dever, ACIMA DE TUDO, de mostrar o maximo de profissionalismo, EM BENEFICIO DOS ANIMAIS, independentemente de ser simpatico ou antipatico (mais sorriso ou menso sorriso).

Aproveito tambem para dizer que quando escrevi este post (antes de o Editar), nao me tinha apercebido, pela falta de tempo para ler tudo na altura, que a ritacolaco (Vet) tinha ca vindo postar e, esta SIM postou num forum Publico com a ETICA exigivel dum Profissional de Saude Veterinaria, como alguns Vets gostariam de a ter e que infelizmente nao a teem.
Última edição por leonildecarvalho em quinta mar 04, 2010 10:47 pm, editado 2 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta mar 04, 2010 7:55 pm

Catlover, não sei quais as acusações contra a sua pessoa que conseguiu ler nas entrelinhas. Eu nem nas linhas as encontro.
Achei estranho sim, o gato estar bem e ser levado ao Veterinário, mas depreendi que seriam condições impostas para se dar a adopção; até aí tudo bem e compreensível, se isso não significasse mais stress para o bichano, que foi tirado da rua há pouco mais de um mês, entre outras situações, passou por um internamento, depois a clausura sentindo outros gatos em casa, seguindo-se a sociabilização com os outros elementos, recentemente tirou sangue para teste Fiv/Felv …na minha opinião, não seria a altura certa para o voltar a levar ao veterinário sem haver uma necessidade imperiosa.
Desparasitado poderia ser em casa, a vacinação poderia esperar que o Lenny tivesse mais um tempo de paz e integração.

De qualquer forma tanto a Catlover como a Tassebem agiram de boa fé e fizeram o que acharam melhor para o gatinho.

A minha critica vai sim para a Veterinária, pela forma como lidou com a situação, pela forma como se exprimiu ao dar o resultado das análises, pouco se importando com as consequências que daí poderiam resultar. Felizmente encontrou uma pessoa bem informada, porque noutra situação o Lenny estaria condenado.

Depois de ver os resultados das análises, mesmo sendo eu uma leiga, mas também sabendo ler, tenho ainda que me insurgir contra o laboratório que dá tais resultados,

Catlover, não chore pelo Lenny porque não há motivo para isso, ele está bem…embora não esteja livre de morrer de PIF, infelizmente nenhum gato está….

Também sou da opinião de que seria bom fazer uma análise igual ao Ruca e enviá-la para o mesmo laboratório….seria interessante compararem valores…

Não vejo porque há-de a Catlover deixar de participar no tópico, ninguém a está a condenar por não adoptar o Lenny, não foi nem será a única a tomar essa atitude.

Tassebem, desculpe ter voltado a falar neste assunto.

Penso que neste momento, depois dos esclarecimentos do seu familiar já esteja mais calma, com a cabeça mais fria e que se possa concentrar no Lenny e nos seus outros animais sem nuvens negras a ensombrá-la…

Erros, acontecem sim, este teve algumas consequências, mas felizmente não foram dramáticas nem irremediáveis.
Teve uma parte negativa (O Lenny perder a oportunidade desta adopção e a angústia por que vos fez passar), mas ficou a parte positiva: Está a servir para muita gente aprender mais sobre PIF e pensar bem quando é feito um diagnóstico destes.

Continuação de energias positivas para o Lenny, tenho certeza que tudo correrá pelo melhor com esse menino…
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

quinta mar 04, 2010 11:13 pm

Boa noite :)

Finalmente consegui ler os últimos acontecimentos, e parece-me que felizmente o Lenny está bem, lamento que esta situação tenha prejudicado uma adopção bem encaminhada, mas pelo menos eu e de certeza mais algumas pessoas aprenderam um bocadinho mais sobre Pif (o post da ritacolaco está muito elucidativo :wink: ).
A maioria dos veterinários não sabe tudo sobre tudo, os seus diagnósticos baseiam-se nos conhecimentos e/ou experiência que tenham sobre determinados assuntos, os que parecem óbvios para uns não o são para outros. Isto acontece também na medicina para humanos. Para quebrar um pouco o gelo que se instalou, conto-vos uma história verídica que recentemente se passou com uma amiga minha:

A minha amiga passava muitas horas em pé no trabalho, engordou um bocadito e começou a sentir (principalmente ao fim do dia) umas dores pouco habituais nas pernas e reparou que estas se encontravam inchadas. Recorreu a um médico de medicina geral que a mandou fazer análises para despistar algum problema renal, como estava tudo bem com os resultados, esse médico consultou um compêndio de medicina na presença dela onde encontrou uma foto com umas pernas inchadas como sintoma de tuberculose :o . Mandou-a fazer um raio-x aos pulmões e o teste subcutâneo de mantoux e a reacção foi um pouco maior do que o habitual. Ao ver umas manchas no raio-x, o médico encaminhou-a para um pneumologista e disse-lhe para ela dizer a todas as pessoas com quem tinha tido contacto e a todas as pessoas que tinham tido contacto com estas para fazerem o teste também. O pneumologista olhou para o raio-x, disse-lhe que essas manchas eram apenas "restos" de uma constipação recente e que a reacção ao teste estava dentro dos parâmetros normais. Viu-lhe as pernas e disse-lhe que ela tinha um problema de pele, que tinha de fazer uma biópsia às pernas e encaminhou-a para o dermatologista. O dermatologista disse-lhe que não havia problema nenhum com a pele dela e que aquilo era gordura, que as pernas podiam inchar devido a alguma insuficiência cardiaca e encaminhou-a para o cardiologista. Após os exames ao coração, verificou-se que estava tudo bem. Diagnóstico final, estava tudo bem, a rapariga engordou um pouco, estava de pé muitas horas por dia e doiam-lhe as pernas ao fim do dia, apenas isso e andou meses a fazer exames, de médico para médico para chegar a esta brilhante conclusão :roll: .

Desejo toda a sorte do mundo para o Lenny Lennon e que no final isto não passe de um susto sem fundamento :wink: .
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta mar 04, 2010 11:46 pm

Ao longo de mais de vinte páginas estivémos ansiosas, inquietas, esperançosas, surpeendidas, felizes, atentas e ansiosas...

Não deixem que o sabor final de uma história, que tão bem demonstra que ainda há seres humanos com valor, termine de uma forma amarga.

Concordo com a Catlover em levar o Lenny ao vet antes da adopção. Ainda há 2 semanas fiz o mesmo. Acho que, nessa primeiríssima fase, a nossa principal preocupação deva ser ainda para com animal que já temos e pelo qual nos comprometemos a zelar pelo seu bem-estar. Se algo pode abalar esse bem-estar não estaremos a falhar ao primeiro compromisso que assumimos connosco e com o animal?

A confirmar-se a adopção, aí sim, a responsabilidade, preocupação e compromisso, dividem-se pelos dois (ou mais). Mas isto é apenas a minha opinião...

Por outro lado, percebo o que a Leonilde quis dizer... Parece-me que se referiu a pessoas menos informadas que possam lidar precipitadamente com um diagnóstico destes.

Desde o resgate da "Leninha" ao volte face Lenny Lennon, da dedicação da Tassebem e do namoro da Catlover... Não deixemos que esta história termine de forma agreste... Até porque, no meio de tudo isto, há uma razão para sorrir, o Lenny está bem e isso é o principal, pois afinal este post é dele ;)

Força Lenny!
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mar 05, 2010 12:30 am

o que interessa é que o menino está bem. um passinho de cada vez. a seguir, há-de aparecer o dono 1000 estrelas. só não percebo porque falhou a adopçãoprevista já que o bicho continua saudável
anjjazul
Tassebem
Membro Veterano

sexta mar 05, 2010 1:02 am

Muito obrigada, minha querida Ritacolaco, por teres quebrado o princípio de não participares em fóruns para aqui vires dar este teu contributo claro, sereno, informativo e esclarecedor. Muitas vezes me dás na cabeça (algumas – pouquinhas 8) – com razão), muitas vezes estamos em desacordo, por isso significou muito para mim esta tua atitude espontânea.

Muito obrigada Bingley, Chenri, Nita77, Anjjazul, pelos vossos posts e por terem tentado desdramatizar e recentrar a questão.

Muito obrigada, MiausRafa e Leonilde, por terem vindo esclarecer os vossos posts anteriores.

Eu estava a temer que isto redundasse num clima menos ameno. Todas temos personalidades e registos diferentes. A Leonilde é uma pessoa directa e veemente. A Catlover é (ou está) algo susceptível. (Isto é a forma como eu as vejo, claro.) Numa situação de stress como esta a que estivemos sujeitas, por vezes dizemos coisas de uma forma que, se calhar, não seria a «melhor». Se puder ser, vamos ultrapassar tudo isto com a maturidade que de nós se espera (sim, porque, para mal dos nossos pecados, já nenhuma de nós é uma menininha :P ). Neste mundo de comunicação escrita, os mal-entendidos acontecem com uma facilidade incrível.

Catlover, não me parece que o que a Miaus e a Leonilde escreveram fosse uma crítica a si, sinceramente. Depois, quando as coisas azedam, aí já se torna mais complicado parar a «escalada»…

Um pequeno esclarecimento: Nita77, a Catlover já explicou que o Lenny foi ao veterinário para ser desparasitado e vacinado, para me poupar a essas despesas.

E uma interpretação minha: penso que a Catlover já não chora por preocupação com o Lenny, mas sim porque está mesmo com muita pena de já não poder ficar com ele. Neste momento, depois do que se passou (espero não estar a cometer nenhuma inconfidência, desculpe-me se for o caso), o marido já não quer nem o Lenny nem nenhum outro gato. O que me leva a pensar que até o Ruca ficou a perder...
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”