ze96 Escreveu:StealthSnake Escreveu:nada disso. aconselho e digo-te já, é um animal majestoso e brutal. não fiques é à espera que seja um cãozinho aí em casa. Apesar de tudo é um réptil, não gosta de ser exageradamente incomodado. E depois tem as épocas do cio, ficam mais agressivas mas isso passa-lhes. O que tens de fazer é ir gradualmente, aproximando-te dela. Não desatar a agarrar o bicho todos os dias a toda a hora. Tens de ir começando por lhe dar comer, limpando o terrário, aproximando a mão gradualmente até ela perder o medo. Depois tens de a ir deixando subir por ti acima, explorar a casa com cuidado, etc. Como uma criança no início. Depois depende de ti e do feitio dela tb. Tens de te adaptar, aprender e contornar os obstáculos que ela te impõe. E de pequenino se torce o pepino. Se entenderes inglês, vai a www.greenigsociety.org . Vai à parte do comportamento e aprende o que fazer. Tanto há iguanas mais brutas ou timidas como há iguanas muito dadas ao dono.ze96 Escreveu:é pena pois estava a pensar ter uma iguana mas o teu conselho é n ter correcto?
os únicos avisos que te faço é:
- requerem muito material para viver (luzes, calor, etc)
- esse material gasta luz
- e se quiseres ir de férias tens de deixar alguém a tomar conta dela. Ela tem de comer bem. Cobras dás um rato e chega para uma semana ou duas.
Portanto, o que te faz comprar uma iguana é o gosto pelo animal. Se for porque é fácil, te garanto que encontrarás por aí animais mais económicos e mais fáceis de manter e com um temperamento mais pacato.
Como disse, não me arrependo minimamente de a ter. Comecei o hobby com ela e digo-te já, foi a melhor coisa que fiz. Apenas tens de estar um pouco preparado para tudo. Fica nas tuas mãos. Tenho noção que se a minha iguana é timida e fugidia, é por minha causa. Os animais dançam à nossa música. Falhas nossas, mesmo despercebidas a nós, provocarão reacções no animal.
entao ja agora podes me dizer o q e essencial para uma iguana
posso. aqui vai:
- lâmpada UVA/UVB repti glo 5.0
- porcelana ou tapete ou fio térmico, ou as 3 coisas, para obteres uma temperatura ambiente boa. O que encontras na net varia entre os 28 e os 30 graus Celsius.
-uma das 3 coisas acima para criar uma zona quente ou hotspot para ela se banhar de calor. Eu uso uma porcelana para a temperatura ambiente e um tapete e fio térmico num lado para zona quente.
-precisas de uma banheira que elas gostam de tomar banho ou mais provavelmente, c*garem lá dentro. Mas a função principal é humidade 60-80%.
-comida fresca todos os dias.
-terrário grande, bem grande, porque uma iguana torna-se num monstro. e depressa.
basicamente é o que precisas. agora depende do teu espaço, temperatura da zona onde está, etc. tens de saber quantas coisas utilizar e como utilizar. se tens uma temperatura alta em casa, não necessitas de 3 coisas a aquecer como eu que a tenho numa zona fresca.
para mais informações sobre manutenção, alimentação, material necessário e afins, pesquisa na net. estar a dizer tudo tim pot tim, nunca mais daqui saíamos.

dúvidas, coloca, eu respondo.