preciso ajuda com casal mandarins...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
doceluar
Membro Júnior
Registado: quinta fev 21, 2008 5:06 pm

domingo mar 07, 2010 4:50 pm

:o boas tardes... tenho algumas duvidas... ja algum tempo que tenho um casal de mandarins...
ontem quando ia limpar a gaiola e dar comer e agua reparei que tinha bocados de papelao que tenho a forrar a gaiola dentro do ninho...tenho um ninho de canario...dai tudo bem... comprei um rolo com material para o ninho e o que acontece que a femea da empressao que esta fazer ninho leva o material para o ninho e o macho ajuda...sera que estao mesmo a fazer o ninho ou sera mesmo so para se aquecerem?
hoje dei em cusca :D fui la para ver o que aconteceu é que a femea assustou se comigo e mandou algum material para baixo ou melhor ficou suspenso no ninho que mais tarde recolheu de novo... a minha questao é: se for isso ja n posso limpar gaiola? comer obvio que tenho que dar mas ela assusta se e manda fora o material :roll: ...é a primeira x que cria... preciso da vossa ajuda quem seja mais experiente com estes passarocos... :D obrigado
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

domingo mar 07, 2010 7:49 pm

boas

se a fêmea é assim tão inquieta e assustasse por tudo e por nada

os comedouros e bebedouros deve ser exteriores... pois assim não tem que andar a mexer dentro da casota.

quanto à limpeza pode por espécies de tabuleiros...

é de fácil limpeza e manutençao...

mas o ninho devia-o tocar, e colocar um dos fechados,

do tipo:Imagem

espero ter ajudado,
cumprimentos werewolf_

visitem o meu blog: www.fariaaves.blogspot.com
doceluar
Membro Júnior

domingo mar 07, 2010 9:00 pm

Boas obrigado pela ajuda... Cumprimentos
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

domingo mar 07, 2010 9:02 pm

Troca o ninho por um ninho de periquitos, e mete no chão da gaiola pedaços de papel higiénico em tiras longas! Depois senta-te junto ha gaiola e observa!

Para além de testemunhares algo muito natural e super interessante, para além de habituares os pássaros há tua presença!
doceluar
Membro Júnior

domingo mar 07, 2010 9:18 pm

Oi ja tentei por pedacos de papel higienico mas o papel voa todo pa fora da gaiola... Sao muito irrequietos... Ja tive que mudar gaiola e coloquei mais alta porque a nossa precensa por x incomoda os... o ninho ja ta cheio de material... Anda sempre a levar material para o ninho... Obrigado pela ajuda cumprimentos
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo mar 07, 2010 10:18 pm

doceluar Escreveu:Oi ja tentei por pedacos de papel higienico mas o papel voa todo pa fora da gaiola... Sao muito irrequietos... Ja tive que mudar gaiola e coloquei mais alta porque a nossa precensa por x incomoda os... o ninho ja ta cheio de material... Anda sempre a levar material para o ninho... Obrigado pela ajuda cumprimentos
MAs quais são as medidas dessa gaiola?
doceluar
Membro Júnior

domingo mar 07, 2010 10:37 pm

Va ao meu perfil esta la ...e pequena... Cumprimentos
PauloC1
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 10:43 pm

Bem, o diminuto tamanho da gaiola poderá ser uma explicação para o stress que as aves manifestam À sua aproximação.
De qualquer das formas, devo avisar que um casal de machos, apesar das modernices de hoje em dia, nao criam:
Imagem
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo mar 07, 2010 10:48 pm

Realmente a gaiola é pequena para um casal de mandarins, se tiver criação não é confortável para eles e as crias depois. Mas por agora isso é impossível de acontecer, uma vez que pelas fotos do seu perfil, o que tem são DOIS MACHOS de mandarim, por isso dificilmente irão criar.
O que recomendo, é que possa comprar uma gaiola maior e duas fêmeas.
Na gaiola maior, coloque dois ninhos de caixa por fora da gaiola, de forma a aproveitar melhor o espaço interior para as aves. Se não quiser ter mais aves, então tente trocar um dos machos por uma fêmea e coloque na mesma um ninho exterior nessa gaiola caso não compre uma maior...
Paulo5antos
Membro
Registado: sexta mar 05, 2010 12:02 pm

domingo mar 07, 2010 10:49 pm

PauloC1 Escreveu: De qualquer das formas, devo avisar que um casal de machos, apesar das modernices de hoje em dia, nao criam:

eeheheh, pois, era isso que me estava a parecer, dois machos.
<strong>Paulo Santos

</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, &eacute; uma forma de estar na vida.<strong></strong>
doceluar
Membro Júnior

domingo mar 07, 2010 10:51 pm

Machos??? A pessoa disse me em questao que a mais clara era femea...loool entao pk fazem o ninho? E a gaiola para os passaros que sao ne muito pequena...
PauloC1
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 10:52 pm

Olhe lá aqui um casal de macho e fêmea ;)
Imagem
PauloC1
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 10:57 pm

A Gaiola é pequena sim. Não é por os mandarins serem aves pequenas que não precisam de espaço ;) E se quer criar, ainda mais uma razão para lhes dar boas condições.
De qualquer das formas, não é com este casal de machos que vai criar, nem que tenha uma gaiola de 3 metros....LOL!
Ah, e eles fazem ninho porque estas aves gostam de se abrigar nos ninhos....e a esperança é a ultima a morrer, e nunca se sabe quando poderá aparecer uma fêmea que goste do ninho que eles prepararam ;)
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo mar 07, 2010 11:05 pm

Para os mandarins, que são aves bastante activas, essa gaiola é mesmo muito pequena, agora vi melhor com estas fotos que aqui meteram no tópico.
Claro que é por falta de espaço que as aves reagem dessa forma à aproximação das pessoas... Eles sabem que o espaço de fuga deles é tão reduzido que entram logo em stress assim que alguém se aproxima.
Atenção que a gaiola para os mandarins deve privilegiar o comprimento, muito mais importante que a altura.
O facto de o macho fazer o ninho é normal, ele está a querer criar, está aí a primavera a chegar.
Se quer tratar bem as suas aves, gaste uns euritos(já vi gaiolas a 17€ boas para eles) numa gaiola maior e troque um dos macho por uma fêmea.
Espero não estar a querer impor a minha ideia, é apenas a minha ideia, mas como procurou informações num fórum, penso que o objectivo seja aprender e melhorar. Espero poder ter contribuido para isso, boa sorte.
doceluar
Membro Júnior

domingo mar 07, 2010 11:10 pm

Isto e mesmo de rir pensava que tinha um casal loool a minha bonequinha ai jesus lool eu achava estranho as bochechas da mesma cor os 2 ... Mas um tinha feicao de femea lool bigada na mesma... Estes dois machos dao cabo minha cabeca loool
Responder

Voltar para “Aves”