Não me vou alongar muito, confesso que li um pouco na diagonal, mas gostava de deixar algumas opiniões.
Sou a favor da eutanásia em muitos casos, principalmente por gostar de animais.
Vi que se falou numa cadela que está numa associação sem as 2 patas da frente e acho totalmente reprovável pois é evidente que ela não tem qualidade de vida (e a cadeira/muletas com rodas não me dizem nada).
Não se conseguem salvar todos e por isso temos de pensar bem nas opções que fazemos no entanto sem ser extremistas, ou seja, não se deve esbanjar rios e fundos num animal mas também não se deve deixar de salvar um animal que tem um pequeno “contratempo” (devemos pensar num todo mas sem esquecer o particular).
Ainda não conheci nenhuma que tivesse procedimentos (escritos) o que faz com que se actue um pouco ao sabor da maré, no entanto já vejo algumas mudanças em coisas básicas.
Os objectivos das associações de animais são não só proteger como diminuir os animais abandonados e isso só lá vai com mudança de mentalidades e com a ESTERILIZAÇÃO dos animais. Infelizmente e muito vezes vergonhosamente continuam a existir associações que não esterilizam os seus animais e os dão assim como ainda se dão ao luxo de deixar as suas cadelas engravidar e parir contribuindo para o número de animais abandonados e “alimentando” os canis municipais.
Por isso discordo destes comentários (pois existem as aparências e existe a realidade):
VascoV
Ex: O Canil da UZ já foi algo assustador mas com uma politica pragmática e lógica está totalmente diferente e a direcção actual tem todo o meu respeito e, sempre que o desejar, apoio.
Sandrara
Mas eu ando em canis e por muito bons que sejam (caso da UZ) não deixam de ser canis onde os animais na sua grande maioria vai esquecer que um dia foi livre, vai esquecer o que é andar a correr solto, vai limitar-se a sobreviver.
Eu já não consigo dar um animal há 1 mês, e sabe porquê?? Porque estamos na fase mais critica do ano para o nosso fiél amigo, e mesmo assim para os conseguir dar tenho que os vacinar/esterilizar/desparasitar, banhar, por vezes tosquiar, e sobretudo têm que ter parecenças com alguma raça.
Relativamente à sobrelotação causa-me um pouco impressão, pois uma coisa é uma estar com lotação esgotada/cheia outra é estar sobrelotada pois isso significa que está sem as condições necessárias (o que associo logo aos pet hoarders, não sei se é assim que se escreve), é preferível ter um pássaro na mão do que 2 a voar.
Gostei que se falasse neste tema pois a verdade é que muita gente ainda acha isto um tema tabú.