Cadela que não come ração
Moderador: mcerqueira
No Sábado adoptei uma caniche, que pelos vistos não está habituada a comer ração. Trouxe ração da associação onde a adoptei mas ela nem lhe tocou. Depois numa loja de animais deram-me amostras grátis de ração da Royal Canin (Sensible), mas novamente ela não lhe tocou. No entanto, como ela comia massas na associação, juntei a ração à massa, para ver se ela comia. Não comeu nem a massa nem a ração. A minha mãe decidiu então colocar molho do frango (e uns pedacinhos de frango também) na massa e aí ela comeu tudinho.
A minha pergunta é: o que a minha mãe fez, foi muito errado? Pode fazer mal à cadelinha? A minha mãe já teve uma cadela que nunca comeu ração (era só carnes, massas e ossos) e viveu por muitos anos, mas cada caso é um caso. Não quero correr o risco de fazer mal à menina.
O que devo fazer para que ela se habitue à ração?
A minha pergunta é: o que a minha mãe fez, foi muito errado? Pode fazer mal à cadelinha? A minha mãe já teve uma cadela que nunca comeu ração (era só carnes, massas e ossos) e viveu por muitos anos, mas cada caso é um caso. Não quero correr o risco de fazer mal à menina.
O que devo fazer para que ela se habitue à ração?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Eu também adoptei uma cadela que não comia ração e a Vet disse-me para não dar mais nada, que ao fim do 4º dia ela pegava. E assim foi
Mas (asneira minha) como ela comia muito mal, dou-lhe ração misturada com frango e arroz e aí marcha tudo
Mas (asneira minha) como ela comia muito mal, dou-lhe ração misturada com frango e arroz e aí marcha tudo

Pois, mas esta menina já passou tanta fome... está tão magrinha que até se vêem os ossos, apesar do pêlo espesso que tem. Não quero obrigá-la a comer a ração dessa forma. Prefiro fazê-lo aos poucos, mesmo que demore mais tempo.
Obrigada pela resposta
.
Obrigada pela resposta

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 22, 2010 4:29 pm
- Localização: 1 RAFEIRITA,2 CADELAS LAB,3 IGUANAS E MUITOS MUITOS AMIGOS DE RUA
Olá,
eu em tempos tive uma "menina" adoptada que também teimava em não querer pegar na ração, por aconselhamento veterinário - "teime, teime que eles são teimosos mas cedem, continue com a ração que vai ver que quando ela tiver fome ela vai pegar"!
Resumo e final da história, ela estava tão magra que me doia fazer aquilo, após muita persistencia ela estava a ficar fraca, entretanto foi-lhe diagnosticado por um outro veterinário a "Esgana", e um dos aspectos que fez adiantar esta doença foi, a minha menina enfraquecer à custa da minha persistência e burrice de teimar com ela.
Portanto vá com calma, se a sua menina só come comidinha e está muito magrinha não hesite, 1º tem de reforçar-lhe as defesas depois pensa no resto!
Boa sorte!
Fusa
eu em tempos tive uma "menina" adoptada que também teimava em não querer pegar na ração, por aconselhamento veterinário - "teime, teime que eles são teimosos mas cedem, continue com a ração que vai ver que quando ela tiver fome ela vai pegar"!
Resumo e final da história, ela estava tão magra que me doia fazer aquilo, após muita persistencia ela estava a ficar fraca, entretanto foi-lhe diagnosticado por um outro veterinário a "Esgana", e um dos aspectos que fez adiantar esta doença foi, a minha menina enfraquecer à custa da minha persistência e burrice de teimar com ela.
Portanto vá com calma, se a sua menina só come comidinha e está muito magrinha não hesite, 1º tem de reforçar-lhe as defesas depois pensa no resto!

Boa sorte!
Fusa
<p>"FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES!"</p>
-
- Membro
- Registado: sexta mar 05, 2010 12:02 pm
Boas
Como em tudo, cada caso é um caso.
Sempre tive a ideia que um cão não morre à fome se tiver o comer à frente, isto falando em traços gerais.
Por vezes eles armam-se em esquisitos e como nós cedemos....
No entanto, quando estamos a falar de cachorros ou animais debilitados, já não assumo as coisas de forma tão linear.
É necessário perceber se o animal se encontra em boas condições de saúde, antes de o submeter, eventualmente, a um ou dois dias de fome, até que se decida a optar pela ração.
Tendo em conta que foi retirado há pouco tempo do canil, assumo que, não estará certamente a 100%.
Assim e nesta primeira fase, pode aliciar o animal a comer a ração, conforme já o fez, adicionando à mesma, caldo de frango, que irá reduzir gradualmente.
Creio que com isto, irá conseguir atingir o objectivo pretendido.
Por vezes demora algum tempo, mas com paciência, tudo se consegue.
Boa sorte
Como em tudo, cada caso é um caso.
Sempre tive a ideia que um cão não morre à fome se tiver o comer à frente, isto falando em traços gerais.
Por vezes eles armam-se em esquisitos e como nós cedemos....
No entanto, quando estamos a falar de cachorros ou animais debilitados, já não assumo as coisas de forma tão linear.
É necessário perceber se o animal se encontra em boas condições de saúde, antes de o submeter, eventualmente, a um ou dois dias de fome, até que se decida a optar pela ração.
Tendo em conta que foi retirado há pouco tempo do canil, assumo que, não estará certamente a 100%.
Assim e nesta primeira fase, pode aliciar o animal a comer a ração, conforme já o fez, adicionando à mesma, caldo de frango, que irá reduzir gradualmente.
Creio que com isto, irá conseguir atingir o objectivo pretendido.
Por vezes demora algum tempo, mas com paciência, tudo se consegue.
Boa sorte

<strong>Paulo Santos
</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, é uma forma de estar na vida.<strong></strong>
</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, é uma forma de estar na vida.<strong></strong>
Obrigada, fusa e Paulo5antos 
Sim, a 100% pode crer que não está. Ela ainda está a armazenar forças, dormindo e comendo. Levanta-se para nos seguir pela casa e adora ir à rua, mas quando estamos sentados a ver televisão, no computador ou a dormir, ela está na sua caminha, a descansar.
Na Quinta-feira vai ao veterinário para ser vacinada e para fazer um check-up. Hei-de falar com a veterinária sobre a alimentação da cadelinha.
Até lá vou continuar a fazer o que tenho feito, porque ela precisa mesmo de colocar alguma chicha naqueles ossos.

Sim, a 100% pode crer que não está. Ela ainda está a armazenar forças, dormindo e comendo. Levanta-se para nos seguir pela casa e adora ir à rua, mas quando estamos sentados a ver televisão, no computador ou a dormir, ela está na sua caminha, a descansar.
Na Quinta-feira vai ao veterinário para ser vacinada e para fazer um check-up. Hei-de falar com a veterinária sobre a alimentação da cadelinha.
Até lá vou continuar a fazer o que tenho feito, porque ela precisa mesmo de colocar alguma chicha naqueles ossos.
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta mar 04, 2010 11:06 pm
nem todos os cães comem ração, não é obrigatório. alias, há uma "guerra" entre os adeptos da ração industrial e os adeptos da comida feita pelos donos. o que pode fazer mal à cadela é a comida dos humanos (certos produtos e, sobretudo, especiarias que nós usamos quando cozinhamos). mas se tiver tempo e vontade pode perfeitamente fazer a comida para a cadela desde que a comida seja equilibrada, bem calculada e contenha todos os vitaminas e minerais necessários (é um assunto que é melhor discutir com o veterinário).
Olá outra vez,
Li sobre a alimentação RAW (carne crua) e visto que a Nita não come ração, mas até come carne e ossos, será que essa ração RAW será uma boa ideia?
Não estou a pensar fazer isso já, a correr (até porque ainda não pesquisei o suficiente sobre isso nem falei com a veterinária), mas gostaria de saber a vossa opinião.
Trilly, vontade, da minha parte e da minha mãe, há sempre. Se o melhor para a Nita for fazer a comidinha dela todos os dias, assim o faremos, sem dúvida alguma.
Li sobre a alimentação RAW (carne crua) e visto que a Nita não come ração, mas até come carne e ossos, será que essa ração RAW será uma boa ideia?
Não estou a pensar fazer isso já, a correr (até porque ainda não pesquisei o suficiente sobre isso nem falei com a veterinária), mas gostaria de saber a vossa opinião.
Trilly, vontade, da minha parte e da minha mãe, há sempre. Se o melhor para a Nita for fazer a comidinha dela todos os dias, assim o faremos, sem dúvida alguma.
-
- Membro
Dá uma leiturazita neste tópico e numa das ultimas mensagens tens lá um link interessanteGSfanatic Escreveu:Olá outra vez,

<strong>Paulo Santos
Vinha cá agora precisamente sugerir isso, que tal uma carninha picada crua, uns ovinhos mexidos e fígado cru até que a cadela ganhe figura?GSfanatic Escreveu:Olá outra vez,
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro
Paulo5antos Escreveu:Dá uma leiturazita neste tópico e numa das ultimas mensagens tens lá um link interessanteGSfanatic Escreveu:Olá outra vez,
Estou Lerdinho... falei no tópico e não coloquei o link
cá vai
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=77222
<strong>Paulo Santos
LOL. Bom, é mais do que um simples adjectivo... 
Por acaso foi ao ver esse tópico que encontrei o link para outro tópico que tinha muito, muito para ler. Mas como li opiniões contrárias e nunca me encontrei na situação em que estou agora com a Nita, achei melhor perguntar sobre isto no tópico que já tinha aberto.
Ovos mexidos não farão mal? Feitos com quê? Azeite? Ouvi dizer que fígado provoca gases. É verdade?

Por acaso foi ao ver esse tópico que encontrei o link para outro tópico que tinha muito, muito para ler. Mas como li opiniões contrárias e nunca me encontrei na situação em que estou agora com a Nita, achei melhor perguntar sobre isto no tópico que já tinha aberto.
Ovos mexidos não farão mal? Feitos com quê? Azeite? Ouvi dizer que fígado provoca gases. É verdade?