Sabes Paulo, o meu problema com algumas propostas que se fazem nesta área, é que nenhuma tem servido para resolver o problema de fundo, que quanto a mim se centra essencialmente em duas questões.
1. O Abandono
2. A criação descontrolada
Isto sim, são problemas que eu gostaria de ver resolvidos, não só do ponto de vista do direito animal, mas também, do peso que isto tem nos nossos bolsos.
As Leis existem. Algumas são péssimas, outras, pouco eficazes e feitas ad-hoc. Mas más ou boas, não são aplicadas nem é exercida fiscalização eficáz.
Por exemplo.
Sei de imensos casos relatados por pessoas que fazem voluntariado em associações, que alguns dos abandonos estão devidamente identificados, ou sejam, conhecem-se os proprietários.
Pergunto eu, .
Mas porque raio é que, em situações que se conhece o proprietário, o cão está num canil/associação a viver em condições, ás vezes, bem dificeis, em vez de estar instalado num hotel de 5 estrelas (por mim até podia ser a suite presidencial do sheraton) às expensas de quem o abandonou ?
vamos lá ver o seguinte:
Não podemos exigir, em nome da coerência, uma responsabilização criminal demasiadamente elevada para quem abandone um animal, já que, poderiamos entrar em choque com outras situações.
Mas a responsabilização criminal, deve existir, mas também a cível.
Identificado que está o dono do animal abandonado, este, deveria assumir, até ao fim da vida do animal, todos os custos inerentes à sua manutenção e qualidade de vida.
Sinceramente, não vejo outra forma de responsabilizar quem prevarica.
Multas ??? 50 euros ? bahhhhh
Reacção contra Petição redução despesas animais domésticos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta mar 05, 2010 12:02 pm
<strong>Paulo Santos
</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, é uma forma de estar na vida.<strong></strong>
</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, é uma forma de estar na vida.<strong></strong>
a partir do momento em que os donos podem entregar o animal no canil pagando só o valor da injecção, não há responsabilização que valha.Sei de imensos casos relatados por pessoas que fazem voluntariado em associações, que alguns dos abandonos estão devidamente identificados, ou sejam, conhecem-se os proprietários.
isso até era uma boa ideia, mas aí começavam os donos a ganhar coragem para ou abater o animal eles mesmos, ou abandoná-lo num descampado.Identificado que está o dono do animal abandonado, este, deveria assumir, até ao fim da vida do animal, todos os custos inerentes à sua manutenção e qualidade de vida.
-
- Membro
Pois... daí a importância dos chips... dos registos na junta, etc etc etc.Charlie2 Escreveu:isso até era uma boa ideia, mas aí começavam os donos a ganhar coragem para ou abater o animal eles mesmos, ou abandoná-lo num descampado.Identificado que está o dono do animal abandonado, este, deveria assumir, até ao fim da vida do animal, todos os custos inerentes à sua manutenção e qualidade de vida.
Voltamos ao mesmo... falta de legislação em condições e sobretudo, falta de fiscalização.
Mas não tenhamos ilusões, situações de abandono, iriam sempre existir, mas acredito que, o facto de as pessoas serem efectivamente responsabilizadas, iria mudar alguma coisa.
<strong>Paulo Santos
Talvez Paulo. Tinha de ser posto em prática.Paulo5antos Escreveu:Pois... daí a importância dos chips... dos registos na junta, etc etc etc.Charlie2 Escreveu:isso até era uma boa ideia, mas aí começavam os donos a ganhar coragem para ou abater o animal eles mesmos, ou abandoná-lo num descampado.Identificado que está o dono do animal abandonado, este, deveria assumir, até ao fim da vida do animal, todos os custos inerentes à sua manutenção e qualidade de vida.
Voltamos ao mesmo... falta de legislação em condições e sobretudo, falta de fiscalização.
Mas não tenhamos ilusões, situações de abandono, iriam sempre existir, mas acredito que, o facto de as pessoas serem efectivamente responsabilizadas, iria mudar alguma coisa.
-
- Membro
Que se ponha então em prática.Charlie2 Escreveu:Talvez Paulo. Tinha de ser posto em prática.Paulo5antos Escreveu:Pois... daí a importância dos chips... dos registos na junta, etc etc etc.Charlie2 Escreveu:isso até era uma boa ideia, mas aí começavam os donos a ganhar coragem para ou abater o animal eles mesmos, ou abandoná-lo num descampado.Identificado que está o dono do animal abandonado, este, deveria assumir, até ao fim da vida do animal, todos os custos inerentes à sua manutenção e qualidade de vida.
Que se faça pressão para tal, ao invés de petições idiotas que em nada vêm contribuir para esta vergonha que é o abandono de cães no nosso País.
O que é mais curiosos, é que estas petições, regra geral, partem de cabecinhas, cujos bolsos, estão bem mais cheios que os meus, que nunca reclamei qualquer apoio para os meus animais.
Enquanto neste País não se perder a mania que o estado é paizinho e que tem de nos sustentar a todos, isto não anda... decididamente, não anda.
É legitimo que se exigam direitos e garantias, mas é imperativo que se faça essa exigência de forma coerente, caso contrário, o efeito é preserso, já que descredibiliza por completo situações futuras devidamente elaboradas com cabeça, tronco e membros.
<strong>Paulo Santos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Por mais que se pense em soluções que permitissem acabar com os abandonos e maus tratos de cães e gatos, a mim neste momento quase me parece uma miragem.
Mas isso é hoje, talvez amanha com um pouco de sol fique mais optimista...
Quanto a mim , ( esta é a minha opinião pessoal) havia algumas coisas que poderiam atenuar e bastante este problema.
1- Legislação compativel com a realidade actual e fiscalizacão. Punição severa a quem prevaricasse
2- Canis municipais que promovessem certas e determinadas acções que melhorassem a parte financeira do canil e melhorassem as condições dos mesmos.
3- Para além das associações de protecção existentes , teria que haver um organismo, ou uma associação que desse a cara, que fosse participativa em termos de pressionar quem de direito, de esclarecer, de denunciar ou seja dar a ''cara'' para defender os animais.
Ir ao terreno, enfim... alguém com muita credibilidade mas também com muita informação e que falasse com a comunicação social e revelasse a verdadeira situação dos animais no nosso País.
Existem neste momento projectos interessantes como seja a Associação dos animais de rua que esteriliza as fêmeas e assim evita ninhadas frequentes , a APCA que a concretizar-se o projecto que tem, trabalhará em conjunto com o canil muncipal melhorando condições quer da própria associação quer do canil municipal.
Enfim estes são os que conheço melhor.
Quanto aos subsidios, para não fugir ao tema deste tópico, para mim não resultam.
Se há gente que recebe subsidio de reinserção e não faz népia, com os animais acontecia a mesma coisa. Abotoavam-se com o subsidio e depois punham o animal a andar e podiam sempre dizer que tinha morrido disto ou daquilo...
Estou a ser pessimista ou demasiado dura?
Mas isso é hoje, talvez amanha com um pouco de sol fique mais optimista...
Quanto a mim , ( esta é a minha opinião pessoal) havia algumas coisas que poderiam atenuar e bastante este problema.
1- Legislação compativel com a realidade actual e fiscalizacão. Punição severa a quem prevaricasse
2- Canis municipais que promovessem certas e determinadas acções que melhorassem a parte financeira do canil e melhorassem as condições dos mesmos.
3- Para além das associações de protecção existentes , teria que haver um organismo, ou uma associação que desse a cara, que fosse participativa em termos de pressionar quem de direito, de esclarecer, de denunciar ou seja dar a ''cara'' para defender os animais.
Ir ao terreno, enfim... alguém com muita credibilidade mas também com muita informação e que falasse com a comunicação social e revelasse a verdadeira situação dos animais no nosso País.
Existem neste momento projectos interessantes como seja a Associação dos animais de rua que esteriliza as fêmeas e assim evita ninhadas frequentes , a APCA que a concretizar-se o projecto que tem, trabalhará em conjunto com o canil muncipal melhorando condições quer da própria associação quer do canil municipal.
Enfim estes são os que conheço melhor.
Quanto aos subsidios, para não fugir ao tema deste tópico, para mim não resultam.
Se há gente que recebe subsidio de reinserção e não faz népia, com os animais acontecia a mesma coisa. Abotoavam-se com o subsidio e depois punham o animal a andar e podiam sempre dizer que tinha morrido disto ou daquilo...

<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
-
- Membro
Eu diria que está a ser realista.imarcelo Escreveu:
Afinal de contas, vivemos na patria mãe do chico-espertismo

<strong>Paulo Santos
ou então a malta começava toda a coleccionar bichinhos=benesses! Era uma festaQuanto aos subsidios, para não fugir ao tema deste tópico, para mim não resultam.
Se há gente que recebe subsidio de reinserção e não faz népia, com os animais acontecia a mesma coisa. Abotoavam-se com o subsidio e depois punham o animal a andar e podiam sempre dizer que tinha morrido disto ou daquilo..