"CIO" nas gatas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tinabiron
Mensagens: 5
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Gata "Pintinha" + 3 Hamster's, o "X", a "T" e a "Branca" + 2 Peixes "Vermelhão" e "Manchado"

quarta jul 10, 2002 9:28 pm

Já se falou neste site de "Cio" e "Esterlização das gatas / gatos.
Eu tive uma gatinha, que logo após o 1º "cio" (aproximadamente 6 meses de idade) fui aconselhada pelo veterinário a esterlizá-la. Assim o fiz mas logo após uma semana e meia ela morreu. Fiquei desfeita... :(

Passado um tempo não me conformei e resolvi adoptar outra. Ela é linda e muito meiga. Acontece que já tem 2 anos e 3 meses e está constantemente (todas as semanas) com o "cio"... mia muito, rebola-se, e pior do que isso tem aparecido gotas de urina pela casa (nos lavatórios, banheira e até perto dos sapatos). Penso que não será normal uma vez que ela foi sempre tão limpa. Sei que a deveria levar ao veterinário mas estou céptica. Será que a devo castrar? Será que ela está doente? Tenho amigos que têm gatos e dizem que como o pelo dela está bonito e brilhante ela doente não deve estar.

Dêem-me uma opinião... :idea:

jinhos
Tina
Tanika
Membro
Mensagens: 103
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm
Localização: 3 filhos e muitos afilhados

quarta jul 10, 2002 11:30 pm

Tina,
Eu sou uma das apologistas pela esterelização das gatas após o 2º ou 3º cio, ou seja depois de 1 ano de idade. Como deve ter visto neste fórum, existem opiniões diferentes, mas até os veterinários tem opiniões diferentes, enfim...
Penso que o 1º passo deveria ser levar a sua gatinha para um check-up geral no veterinário.
Essas gotinhas de urina podem ser do cio, mas há a possíbilidade de serem de outros problemas. Convém levá-la ao veterinário.
Em relação a estar com cios todas as semanas...é possível. as gatas não tem intervalos regulares para os cios.
Já pessou em esterelizá-la ? Mesmo tendo uma má experiência com a sua gata que faleceu, há que tentar. Fale com outro veterinário.
Vá dando notícias...estou à sua disposição.
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

quinta jul 11, 2002 9:22 am

OLá Tina

Sei bem o que isso é!!!!

A minha Nina não está esterilizada e claro que tem os seus cios, mas asseguro-te que não "espalha" essas gotas de urina.
Parece-me que o caso é outro. Deves levar a gatinha ao Vet. para que ele veja o que se passa com ela.

Aguardo notícias!
Beijinhos
Shelly
tinabiron
Mensagens: 5
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Gata "Pintinha" + 3 Hamster's, o "X", a "T" e a "Branca" + 2 Peixes "Vermelhão" e "Manchado"

quinta jul 11, 2002 9:34 am

Obrigada pelas vossas opiniões.

Vou tentar ganhar coragem para a levar ao vet. ...

Vou dando notícias.



JOCAS

Tina
fabriro
Membro Veterano
Mensagens: 808
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quinta jul 11, 2002 10:41 am

Olá Tina
Em relação à tua gatinha acho que deves fazer o que já te aconselharam , leva-la a um bom veterinário. Mas em relação às gotinhas de urina eu sei que é normal mesmo nas fêmeas elas fazerem isso para marcarem território tal como os machos. Recentemente veio lá para casa um gatinha bebe e a minha Patusca de 5 em 5 minutas ia à areia da pequenita “fingir” que fazia xixi. Eu estava atenta e vi que o que ela fazia eram apenas umas pinguinhas. Vá lá a minha era educadinha e fazia isso na areia da outra e não pela casa. Mas estava a dizer-lhe que ali quem mandava era ela. A partir do momento em que a aceitou esse comportamento desapareceu. Portanto a tua se tem cios constantes pelo facto de não ter gato é natural que faça isso. Em relação à gatinha que morreu lamento que tenha acontecido. Eu conheço centenas de gatas que foram esterilizadas e é apenas o segundo caso que tenho conhecimento em que a gatinha morre. Foi da esterilização ou teve outras complicações? Hoje em dia há tantos cuidados com a operação (estou a falar de veterinários consciente e profissionais, claro )!! A minha Patusca foi operada recentemente e passado dois dias estava a querer saltar para cima do frigorifico!! Acho que não deves pensar que vai correr mal com esta também. Procura é fazer isso num veterinário que te inspire toda a confiança do mundo. Tal como em todas as áreas há os bons profissionais e há os “sapateiros”.

Beijinhos
Fátima
tinabiron
Mensagens: 5
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Gata "Pintinha" + 3 Hamster's, o "X", a "T" e a "Branca" + 2 Peixes "Vermelhão" e "Manchado"

quinta jul 11, 2002 6:25 pm

Obrigada Fátima pelos teus conselhos!!! :lol:

Em relação à Nina (a minha 1ª gatinha) penso que o que correu mal foi a operação, porque eu levei-a à clínica e qdo a fui buscar no dia seguinte achei que ela tinha um olhar mto triste. Não estranhei mto pois pensei que seria efeitos da anestesia e que passados alguns dias ela se recompunha. Meti férias nessa altura e estava a vigiá-la 24 horas, em turnos com o meu marido. Os supostos progressos não apareceram e sempre que ela tinha fome, olhava para mim e soltava um miar mto fraquinho. Nós pegavamo-la ao colo e colocavamos-la junto do pratinho dela. Ela não comia, ... decidimos dar-lhe com uma seringa grande a comida (em papa) e noutra mais pequena a água. Sempre que ela conseguia comer alguma coisa passados alguns minutos vomitava. Liguei para a clínica para falar com o veterinário. Este dizia que deveria ser do pós operatório. (Pensamos que seria como nós qdo por vezes depois da operação vomitamos a anestesia).

Um dia atrás do outro e sempre a mesma coisa. A gata não se mexia e qdo o fazia encolhia-se e olhava para nós sempre com esse olhar triste.
Decidi por volta do 3º dia levá-la à clinica para ser observada. O médico receitou umas vitaminas e disse que ela estava fraca e triste por causa da operação.

Dois dias depois, já tinham terminado as minhas férias e como ela já se mexia um pouco resolvi ir trabalhar e deixei-a perto da comida em cima de um cobertor quentinho. (Sim, porque ela tinha sempre as patinhas frias depois da operação.) Qdo cheguei a casa ela não estava em cima do cobertor, pq este estava todo vomitado e estava com um olhar esquesito. Peguei nela e ela desmaiou. Corri para a clinica imediatamente e depois de observada disseram-me que ela tinha q ficar internada. Assim aconteceu, de 2 em 2 horas estava eu a ligar a perguntar como estavam as coisas. Eles às vezes ´davam-nos esperanças outras vezes diziam que ela estava a sofrer. Nós estavamos aflitos... sem saber o que fazer.
Até que no dia seguinte me disseram que ela tinha tido uma paragem cardíaca e que estava na camara de oxigénio.... Fiquei de rastos, só pensava como podia ela ter tantos problemas se nem sequer um ano tinha e antyes da operação era tão "rabisca" e era tão linda... toda branquinha, com um olho azul e o outro verde....

Dias mais tarde o marido não resistiu e quis ir à clinica ver como ela estava (eles diziam sempre que ela não podia ter visitas por estar na camara de oxigénio) e qdo estava a chegar lá eles ligaram a dizer que ela tinha acabado de morrer...

Qdo eu soube fiquei .......... nem tenho palavras!!! A justificação foi que a Nina tinha anemia antes da operação e que transformou-se me leucemia depois da operação. (Eu pergunto, não deveriam saber disso antes????)

Jurei que não queria mais animais!


Mas felizmente foi sol de pouca dura... Num belo domingo e depois de alguns problemas com uns amigos decidi que não há companheiros leais como os animais e disse ao marido que queria um/uma gatinho/a. Assim fizemos, saimos de casa à procura de um amiguinho de 4 patas. E trouxemos a Pintinha uma linda gatinha preta e branca com uma "pintinha" preta no nariz.

Aqui está a minha trista experiência com a Nina e por isso digo que estou céptica em relação aos veterinários. Mas espero que hajam pessoas boas neste mundo...


JOQUINHAS para todos aqueles que me responderam...

Tina
terry
Membro Veterano
Mensagens: 1172
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm
Localização: 2 Gatos-> Inca e Mixteco

sexta jul 12, 2002 7:07 am

Olá Tina!
A minha mensagem não vem acrescentar nada às mensagens anteriores. Só escrevi para lhe dizer que a Pintinha é uma verdadeira beldade! :lol:
É uma gatinha nuito bonita, parabéns!
Se se decidir pela esterelização espero que tudo corra bem. ;)
fabriro
Membro Veterano
Mensagens: 808
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta jul 12, 2002 9:48 am

Depois do que contaste em relação à tua gatinha só quero acrescentar mais um conselho. Podes esterilizar a tua Pintinha (que é uma fofura) porque vai correr tudo bem , mas por favor não a leves à mesma clínica! Penso que para bom entendedor meia palavra basta.....
Beijinhos
Fátima
Lagartixa
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quinta abr 25, 2002 11:10 am
Localização: 3 gatos, 4 peixes

sexta jul 12, 2002 1:31 pm

Eu tenho duas gatinhas, que já foram esterilizadas, e estão muito bem de saúde. Lembro-me que na altura da esterização, o veterinário insistia muito é que antes, elas deveriam ter feito a primovacinação. Assim foi e tudo correu muito bem. Eu bem sei o que é ter gatinhas no cio, pois ambas tiveram os seus antes de serem operadas (não foi propositado este adiamento, mas sim por falta de oportunidade), e então a Margarida era impressionante, miava todo o dia e toda a noite, constantemente e de uma forma angustiante, rebolava-se por todo o sítio, e também fazia cichi no lava-loiça. Esses dias eram muito difíceis, para ela e para mim, que não conseguia dormir de maneira nenhuma, e tentava tudo para a distraír. Contudo, e apesar dela ter cios sucessivos, (de semana a semana), isso não queria dizer que estivesse doente, é que, as gatinhas reagem de maneira diferente aos cios. Existem gatinhas que se portam muito bem, mas há outras, que ficam desnorteadas. Aconselho-te a ir a um bom veterinário (não ao 1.º), falares com ele sobre o assunto, e talvez realmente, seja melhor esterilizá-la. Vais ver que tudo vai correr bem, e finalmente tu e ela poderão descansar.
Sónia
tinabiron
Mensagens: 5
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Gata "Pintinha" + 3 Hamster's, o "X", a "T" e a "Branca" + 2 Peixes "Vermelhão" e "Manchado"

terça jul 16, 2002 11:35 am

OBRIGADA A TODOS!!

Acho que me deram coragem ... vou tentar ir com a Pintinha ao veterinário esta semana.

Durante o fim de semana não estivemos em casa e ela fez algumas vezes as "necessidades" fora do sítio,... (penso que deve ter sido para chamar a atenção quando lhe iam dar de comer e água).

Mais uma vez agradeço-vos os conselhos!!!! :p


JINHOS e muitos rons-rons

Tina
icvcabral
Membro Veterano
Mensagens: 406
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

terça jul 16, 2002 12:48 pm

Olá Tina

Vais ver que vai correr tudo bem com a Pintinha (que é linda!!!!) e que no dia seguinte ela já salta para cima da mesa e asneira pela casa toda. Depois dá notícias, ok?

Quanto aos xixis fora do sítio, pode ser do cio. Não é frequente, mas há gatas que marcam território como os gatos. Se for isso, com a operação passa

Beijocas e boa sorte
Isabel
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

terça jul 16, 2002 1:41 pm

Olá Tina

A Pintinha é linda!!

Tina, como já te disse eu também tenho uma gatinha a Nina, que quando tinha 1 ano de idade esteve ás portas da morte.
Pois é, fiquei de rastos, e sabes porquê? Pela culpa que senti, pelo olhar desesperado dela.

Eu recolhi a Nina da rua, ela é branquinha( como açucar), e tem olhinhos verdes, é linda!
Assim que teve o 1º cio dei-lhe a pílula, na altura nem sabia que a pílula era tão destruídora.
Mais tarde descobri que ela tinha uma infecção uterina, que no caso dela foi uma sorte pois o pûs que largava veio todo para fora.
Disse o veterinário que era um indício de sorte, pois existem gatas que ficam com ele lá dentro e aí... nem quero pensar!

Foram duas semanas neste dilema, a lutar pela vida. Felizmente para nós as duas deu tudo certo. E eu aliviei a minha culpa!
Optei por não a esterilizar. Ela tem os seus cios, e vive feliz pois é muito mimado por todos.
È a nossa princesinha!
Tenho dois gatos machos, mas não estão em contacto com ela!

Isto tudo para te dizer que, a decisão de a esterilizares é tua! Compreendo o medo que tens em relação á esterilização. Pois eu também o senti!

Mas pelo que vejo aqui, até é uma operação que o êxito é bastante.

Beijinhos para a bicharada. Festinhas á pintinha
Shelly
York
Membro
Mensagens: 160
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm
Localização: 4 gatos e 1 cão

terça jul 16, 2002 3:44 pm

Oi Tina!
Sem querer repetir muito o que já aqui foi dito, mas parece que vai ser inevitável, cá vai o meu testemunho!
Eu tenho duas gatinhas, uma de 5 e outra de 3 anos. Ambas foram esterilizadas ainda muito novinhas, já nem me recordo quantos meses tinham, e decidi fazê-lo porque o argumento de que a esterilização em gatas que não pretendemos que venham a procriar, tem a vantagem de prevenir eventuais tumores no útero e nas maminhas, rendeu-me. Mas esta questão é de facto controversa.
Quanto aos pinguinhos de xixi que a gatinha está a deixar pela casa, desconheço se é decorrente do cio, pois as minhas gatas nunca chegaram a tê-lo, ou se tiveram nunca dei por isso, mas como já aqui foi dito pode ser resultado do cio, como também pode ser outro problema, e por isso nada melhor que uma visita ao vet. Eu normalmente com os meus animais, mal vejo algo estranho neles corro para o veterinário, e por vezes posso até ser precipitada. Mas já que arranjou coragem para ir aconselhar-se junto de um veterinário, não deixe de ir, mas por favor não vá ao mesmo que operou a sua primeira gatinha...
Relativamente às necessidades feitas fora do lugar apropriado, durante a vossa ausência de casa, pode ser mesmo para chamar a atenção. Os gatos fazem isso muitas vezes quando têm algum disturbio psiquico e as saudades dos donos pode ter ocasionado esse comportamento anormal. O Chico, o meu gato mais velho, teve uma fase em que as fezes eram feitas fora do recipiente, e essa fase coincidiu com uma etapa menos boa do meu 1º casamento. Quando o meu ex marido saíu de casa, o Chico voltou ao normal, imagine! Segundo o vet, esse disturbio era causado porque o gato apercebia-se do mau ambiente em casa.
Já o Tomás, com 5 anos, passou a fazer xixi no chão da cozinha, desde que teve problemas renais. As dores que ele tinha ao urinar na altura em que teve passagem de cristais, eram tantas, que passou a fazer xixi pelo chão às gotinhas, sempre acompanhadas de sangue (consequência exactamente dos cristais que ao descerem pela urectra lhe rasgavam os vasos sanguíneos). Felizmente ficou curado, embora ainda esteja a alimentar-se com a ração da Hills para problemas renais. Ficou curado da doença renal, mas não do comportamento de fazer xixi no chão! E este comportamento deve-se ao traumatismo que sofreu enquanto doente. Sei de casos também, que o gato mais velho passa a fazer as suas necessidades pela casa, aquando da chegada de um novo animal. Afinal, o provérbio "quem não se sente, não é filho de boa gente" também se aplica aos animais!!!

De qualquer forma, e apesar da má experiência com a sua primeira gatinha, se acabar por decidir-se em operar a sua gatinha, desejo-lhe muitas felicidades e vai ver que tudo vai correr bem! Depois vá dando notícias, está bem? E olhe, se achar necessário, pode sempre conversar com um bom veterinário e ouvir a sua opinião sobre o assunto.

Jinhos,

Rita Santos
Responder

Voltar para “Gatos”