Obrigada Fátima pelos teus conselhos!!!
Em relação à Nina (a minha 1ª gatinha) penso que o que correu mal foi a operação, porque eu levei-a à clínica e qdo a fui buscar no dia seguinte achei que ela tinha um olhar mto triste. Não estranhei mto pois pensei que seria efeitos da anestesia e que passados alguns dias ela se recompunha. Meti férias nessa altura e estava a vigiá-la 24 horas, em turnos com o meu marido. Os supostos progressos não apareceram e sempre que ela tinha fome, olhava para mim e soltava um miar mto fraquinho. Nós pegavamo-la ao colo e colocavamos-la junto do pratinho dela. Ela não comia, ... decidimos dar-lhe com uma seringa grande a comida (em papa) e noutra mais pequena a água. Sempre que ela conseguia comer alguma coisa passados alguns minutos vomitava. Liguei para a clínica para falar com o veterinário. Este dizia que deveria ser do pós operatório. (Pensamos que seria como nós qdo por vezes depois da operação vomitamos a anestesia).
Um dia atrás do outro e sempre a mesma coisa. A gata não se mexia e qdo o fazia encolhia-se e olhava para nós sempre com esse olhar triste.
Decidi por volta do 3º dia levá-la à clinica para ser observada. O médico receitou umas vitaminas e disse que ela estava fraca e triste por causa da operação.
Dois dias depois, já tinham terminado as minhas férias e como ela já se mexia um pouco resolvi ir trabalhar e deixei-a perto da comida em cima de um cobertor quentinho. (Sim, porque ela tinha sempre as patinhas frias depois da operação.) Qdo cheguei a casa ela não estava em cima do cobertor, pq este estava todo vomitado e estava com um olhar esquesito. Peguei nela e ela desmaiou. Corri para a clinica imediatamente e depois de observada disseram-me que ela tinha q ficar internada. Assim aconteceu, de 2 em 2 horas estava eu a ligar a perguntar como estavam as coisas. Eles às vezes ´davam-nos esperanças outras vezes diziam que ela estava a sofrer. Nós estavamos aflitos... sem saber o que fazer.
Até que no dia seguinte me disseram que ela tinha tido uma paragem cardíaca e que estava na camara de oxigénio.... Fiquei de rastos, só pensava como podia ela ter tantos problemas se nem sequer um ano tinha e antyes da operação era tão "rabisca" e era tão linda... toda branquinha, com um olho azul e o outro verde....
Dias mais tarde o marido não resistiu e quis ir à clinica ver como ela estava (eles diziam sempre que ela não podia ter visitas por estar na camara de oxigénio) e qdo estava a chegar lá eles ligaram a dizer que ela tinha acabado de morrer...
Qdo eu soube fiquei .......... nem tenho palavras!!! A justificação foi que a Nina tinha anemia antes da operação e que transformou-se me leucemia depois da operação. (Eu pergunto, não deveriam saber disso antes????)
Jurei que não queria mais animais!
Mas felizmente foi sol de pouca dura... Num belo domingo e depois de alguns problemas com uns amigos decidi que não há companheiros leais como os animais e disse ao marido que queria um/uma gatinho/a. Assim fizemos, saimos de casa à procura de um amiguinho de 4 patas. E trouxemos a Pintinha uma linda gatinha preta e branca com uma "pintinha" preta no nariz.
Aqui está a minha trista experiência com a Nina e por isso digo que estou céptica em relação aos veterinários. Mas espero que hajam pessoas boas neste mundo...
JOQUINHAS para todos aqueles que me responderam...
Tina