Cão sem trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta mar 04, 2010 5:14 pm

Em cidades grandes é dificil comprovar se é o dono do cão, mas em cidadezinhas minusculas como esta em que vivo, toda a gente conhece toda a gente, dificil é provar que o cão não lhe pertence!
Mas as amizades e os conhecimentos impedem que a lei seja aplicada. Em conversa informal com um PSP sobre apresentar queixa sobre um dono que tem um cão extremamente agressivo e que já foi responsavel pela morte de mais que um cão, o conselho foi: Não apresente queixa, negoceie com o Sr....
Por acaso esse dono nem as despesas da clinica paga, dá material de construção (cimento, azulejos, etc.)
E o pior é que as pessoas aceitam, arranjam outro cão e a vida continua...
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

domingo mar 07, 2010 6:30 pm

também já me aconteceu uma dessas:
Um dia ia eu muito bem pela rua com a Kyara presa pela trela e salta-me para a frente um cão arraçãdo de pastor alemão que pertencia a um vizinho meu.O cão não tinha coleira nem trela e a primeira coisa que eu fiz foi pegar na Kyara (ainda bem que o fiz), mas no final quem levou uma dentada foi o pastor alemão do vizinho (levou uma dentada da minha Kyara claro, ela é pequenininha, mas quando atema que não à de gostar de cães grandes e quando estes se aproximam demasiado, está o"caldo entornado") Bjx a todos!!!
Az3vedo
Registado: segunda mar 08, 2010 8:03 pm

segunda mar 08, 2010 9:58 pm

Olá a todos!!
Sou novo aqui no forum, mas depois de ler estes post's não resisti em deixar aqui algumas palavras.
Pois é eu também sou amante de cães..e Dono de 3 Pastores Alemão.
Concordo plenamente com tudo o que foi dito, embora seja de lei andar com os cães a trela, confesso que passeio os meus num parque aqui perto, soltos!!! (Sendo raças grandes, precisaqm de muito exercicio, seria pouco só a trela).
Mas, não tenho esse problema, com outros cães(isto porque foram socializados/habituados de pequenos).Se alguem aparecer a passear um cão, nunca se aproximam de forma agressiva(mesmo que o outro se apresente agressivo), e muito importante..veem sempre a minha chamada :D
A mim o que me acontece são pessoas que ao verem um "cão grande" teem medo (coisa que entendo perfeitamente e chamo os meus cães pra junto..sempre)..O pior é quando essas pexoas teem cães(na maior parte dos casos de raça pequena), que normalmente são bastante "mimados" e quase sempre mal socializados..que tomam uma atitudfe bastante agressiva na precensa de outros!!! O que acontece é que esses donos xateiam-se comigo..Claro!!!(com razão)Por lei n posso andar com eles soltos..mas mesmo em presença de cães a ladrarem direito a eles agressivamente ..eles permanecem bem calmos;) coisa quase Impossivel se tiverem a trela!!! Onde tomam de imediato uma posição DEFENSIVA!!! isto não por serem agressivos ou mal educados..mas em defesa ao Dono!
São uma raça Protectora por natureza! Mas muito..mesmo muito MEIGOS!!
Mas lá está ..falo dos meus;)
Abraço,
P.S. Peço desculpa pelo testamento!! NÃO AMEM SIMPLESMENTE OS VOSSOS ANIMAIS..EDUQUEM-NOS!!
Paulo5antos
Membro
Registado: sexta mar 05, 2010 12:02 pm

segunda mar 08, 2010 10:04 pm

Az3vedo Escreveu:Olá a todos!!
Sou novo aqui no forum, mas depois de ler estes post's não resisti em deixar aqui algumas palavras.
Pois é eu também sou amante de cães..e Dono de 3 Pastores Alemão.
Concordo plenamente com tudo o que foi dito, embora seja de lei andar com os cães a trela, confesso que passeio os meus num parque aqui perto, soltos!!! (Sendo raças grandes, precisaqm de muito exercicio, seria pouco só a trela).
Mas, não tenho esse problema, com outros cães(isto porque foram socializados/habituados de pequenos).Se alguem aparecer a passear um cão, nunca se aproximam de forma agressiva(mesmo que o outro se apresente agressivo), e muito importante..veem sempre a minha chamada :D
A mim o que me acontece são pessoas que ao verem um "cão grande" teem medo (coisa que entendo perfeitamente e chamo os meus cães pra junto..sempre)..O pior é quando essas pexoas teem cães(na maior parte dos casos de raça pequena), que normalmente são bastante "mimados" e quase sempre mal socializados..que tomam uma atitudfe bastante agressiva na precensa de outros!!! O que acontece é que esses donos xateiam-se comigo..Claro!!!(com razão)Por lei n posso andar com eles soltos..mas mesmo em presença de cães a ladrarem direito a eles agressivamente ..eles permanecem bem calmos;) coisa quase Impossivel se tiverem a trela!!! Onde tomam de imediato uma posição DEFENSIVA!!! isto não por serem agressivos ou mal educados..mas em defesa ao Dono!
São uma raça Protectora por natureza! Mas muito..mesmo muito MEIGOS!!
Mas lá está ..falo dos meus;)
Abraço,
P.S. Peço desculpa pelo testamento!! NÃO AMEM SIMPLESMENTE OS VOSSOS ANIMAIS..EDUQUEM-NOS!!

Gostei especialmente do final do seu post, pese embora o facto de ter ficado a faltar uma coisa importante
Não amem apenas os vossos animais. Eduquem-nos, mas sobretudo, eduquem-se vós enquanto donos.

Isto para lhe dizer somente que, cães à solta num parque publico É UMA IRRESPONSABILIDADE.

Eu percebi que sabe disso, mas não chega ;)
Última edição por Paulo5antos em segunda mar 08, 2010 10:48 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos

</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, &eacute; uma forma de estar na vida.<strong></strong>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda mar 08, 2010 10:46 pm

Ryta5 Escreveu:Olá a todos!!
Criei este tópico só para expor uma situação que me aconteceu hoje de manhã...
De manhazinha, fui passear o meu cão e a minha cadela, sempre pela trela claro, e quando vejo do outro lado do parque um homem com um pastor alemão sem trela!
e Andava por lá um caniche na rua, ( é de uma casa lá ao pé) tipicas daquelas pessoas que deixam os cães andar aí e depois admiram-se :|
E o dito pastor alemão começa a correr atrás do tal caniche, e o dono do pastor alemão a ver e nao fazia nada! Tadinho do bixinho , dáva em correr mas tão pequeno que era, o pastor alemão já o estava para morder, e então aí e que o dono chamou o cão.
Andou ali o bixinho aflito a fugir do outro! E o dono do pastor A. a gostar do espectaculo :evil:
Eu agarrei logo nos meus ao colo, e fui-me embora, não viesse ele atrás para morder.
Isto só para dizer que á pessoas... que nem mereciam ter animais!
E já não é a primeira vez que vejo o Homem com o cão sem trela, mas nunca pensei que ele fosse agressivo.
Mas agressivo ou não... Trela, sempre!
Tão culpado é o dono do PA como os donos do caniche...Queixa dos dois...
susanaluna
Membro Júnior
Registado: segunda fev 01, 2010 7:52 pm

segunda mar 08, 2010 11:05 pm

Ola a todos.
Tb ja tive problemas com uma cadela de um vizinho do prédio onde moro. É uma cadela pequena como a luna mas muito mas muito má. Ja a tentou atacar três vezes, e a luna só se safou pk eu pegava nela ao colo. Desta ultima vez tentou ataca-la destro da minha própria garagem, e aí eu tive k ser bruta, avisei o sr k se por acaso a luna fosse mordida ele iria ter sérios problemas, e ainda lhe disse k se a cadela dele era má entao k andasse com ela pela trela.
Depois destas tentativas todas, a luna mal vê a cadela, encosta-se logo a mim com medo.
Eu inclusive deixei de passear com ela pela beira do rio pk existem por lá mts cães a passear soltos k metem medo , até podem não fazer mal, mas ... Eu sei k a luna pode andar em qualquer lado solta pk não faz mal a nada nem a ninguém, mas os outros já não sei.... :lol: :oops:
bjs
luna&nbsp; - bouledogue franc&ecirc;s
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 09, 2010 1:00 am

Por curiosidade, onde soltam os vossos cães para que façam exercicio fisico e como os socializam com outros cães? Que técnica utilizam para que os vossos cães brinquem com outros cães?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mar 09, 2010 10:08 am

susanaluna Escreveu:mas ... Eu sei k a luna pode andar em qualquer lado solta pk não faz mal a nada nem a ninguém, mas os outros já não sei.... :lol: :oops:
bjs
A sua Luna não pode andar solta em qualquer lado! Qualquer cão , na via publica deve andar atrelado . Ponto. O erro está nisso mesmo: pensarmos que o nosso cão , porque é pequeno ou muito calmo ou muito meigo , pode. Os outros é que não... :roll:

Lu, eu , como sabes, tenho uma " bateria" em forma de cão que precisa de ser descarregada com alguma frequência. Então: saio com ele para a serra, para o meio das vinhas do meu vizinho, que me deu a devida autorização,ou vamos à praia. Mas isto sou eu, que tenho a sorte de morar fora da cidade grande.
Quando lá morava, ía com o meu velho a alguns parques ( Monsanto, Bela Vista ) e soltava-o , sim , mas sempre e só quando éramos só nós e os pássaros. Tambem ele não ligava nenhum a outros cães, tambem ele obedecia de imediato , mas nunca facilitei. E mesmo assim...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Minuxa
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 10:43 am

A minha Minuxa foi atacada por um PA, socializado, calmo, treinado e sei lá que mais (a dona falava inglês e eu não sou expert nessa lingua! Ela dizia que aquilo nunca tinha acontecido e por isso aquele andava solto enquanto que o outro andava sempre com trela e ás vezes colocava-lhe açaime!
Mas a verdade é que foi o cão bonzinho que atacou a minha minuxa, não a aleijou muito, mas atirou com ela ao ar duas vezes só com a força dos dentes! É verdade que não me atacou quando lha tirei literalmente da boca e a coloquei em cima dos ombros, mas chegou para eu apanhar um susto de morte e a minuxa deixou de ser social com cães!
Além de ser obrigatório andar com os cães com trela, é uma questão de segurança, os imprevisto acontecem e é preferivel prevenir do que remediar!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 11:08 am

Pois, de facto vejo pela arca muitos tópicos de cães agressivos e de pessoas aflitas com animais soltos que pulam e chateiam. A minha experiência é totalmente diferente. Não concebo ter cães sem lhes poder proporcionar uma existência digna de cão. Também é proibido sacudir toalhas e tapetes à janela e toda a gente o faz, ou quase toda. Não é argumento, mas cães à trela toda a vida a fugir de tudo e todos mais vale não ter cão.

A minha experiência diz-me que os cães são sociáveis por natureza. Com o devido acompanhamento e algum conhecimento dos donos acabam por conviver em harmonia.

Tenho por aqui todas as raças e feitios, tamanhos e pesos, temperamentos mais ou menos rebeldes, mais ou menos rezingões e todos convivem de forma pacata.

Há as "ovelhas ranhosas" mas são poucas e até com essas se aprende a conviver.

Se no jardim estiver um animal desconhecido ou de pouca confiança não agarro nas cadelas e pisgo-me zangada. Aceno para o dono e peço que prenda o animal. Et voilá, não é preciso chamar SEPNA, bombeiros ou o corpo de intervenção. Nunca ouve nenhum dono que me fizesse orelhas moucas. Se calhar porque aceno de forma porreira. Aprendi a acenar olhando para o rabo das minhas cadelas.

No fundo, a intolerância entre donos de animais é uma coisa gigantesca que prejudica a sã convivência.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Minuxa
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 11:21 am

LuMaria Escreveu: Se no jardim estiver um animal desconhecido ou de pouca confiança não agarro nas cadelas e pisgo-me zangada. Aceno para o dono e peço que prenda o animal. Et voilá, não é preciso chamar SEPNA, bombeiros ou o corpo de intervenção. Nunca ouve nenhum dono que me fizesse orelhas moucas. Se calhar porque aceno de forma porreira. Aprendi a acenar olhando para o rabo das minhas cadelas..
Tem sorte!
Porque a unicas respostas que ouço são que o animal não faz mal!
Se eu não tivesse facilitado, porque a Minuxa gostava de brincar com outros cães e o PA parecia meigo, a verdade é que o ataque não tinha acontecido
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 11:47 am

Minuxa Escreveu:Tem sorte!
Pois tenho :wink:
Imagem
Paulo5antos
Membro
Registado: sexta mar 05, 2010 12:02 pm

terça mar 09, 2010 1:09 pm

Boa tade LuMaria

Entendo perfeitamente o seu sentimento quando diz que:

Código: Selecionar todos

Não é argumento, mas cães à trela toda a vida a fugir de tudo e todos mais vale não ter cão.
Mas a verdade é que a realidade obriga-me a encarar as coisas de outra forma.

Infelizmente, já me habituei a dizer que, não tenho cães... tenho Rottweilers.

Pode parecer estranho, mas não é.

Como deverá calcular, nada me daria mais prazer do que ver os meus cães a correrem livremente, se possivel, em perfeita harmonia com outros da sua espécie, divertindo-se como eles tanto gostam, mas tal não é possível, face à histería que se instalou em relação a determinadas raças, onde o Rottweiler se inclui.

Tenho a sorte de ter algum espaço que pode proporcionar aos meus cães o exercício que necessitam, e além disso, tenho também a imensa sorte de o meu sogro ter uma fazenda com mais de 4 hectares, onde podem correr livremente, como eles tanto gostam.

Quanto a conviver com outros cães, não é fácil.

Convivem com os cães e restantes animais da família e a isso estão limitados neste momento, já que, como referi anteriormente, a histeria que se instalou, não me permite espaço para mais.

Sempre tentei que os meus cães convivessem com outros animais e pessoas de forma mais natural possível.

Os meus cães sempre me acompanharam para quase todo o lado. Idas à Serra, passeios de norte a sul, sempre foram a minha (nossa) companhia.

Além disto, sempre que tive oportunidade de participar em acções, devidamente organizadas, onde os meus cães pudessem socializar com outras animais e pessoas, lá estávamos nós.

Quando a minha querida amiga Cristina (nynf) uma apaixonada da raça, oraganizada encontros de rottweilers, eu era presença assídua.
Na primeira vez levei apenas um cão. Na segunda vez e na companhia da minha esposa, levamos dois.

Além disto, a porta da minha casa, está aberta aos meus amigos, que sempre que me visitam, convivem com os meus cães sem quaisquer limites.

Não esquecendo também, que os meus cães passaram por uma escola de treino, onde, além do evidente contacto com outros animais, proprorcionaram ao seu dono, adquirir conhecimentos que fortaleceram a nossa relação.

É deste modo que tento que os meus cães estejam devidamente integrados na sociedade.

Gostava de poder ter mais liberdade com eles ?

Gostava, sinceramente, gostava.

Adorava poder durante o dia, pegar neles um ir dar uns passeios, mas sinto-me limitado, para bem deles próprios.

Infelizmente não o faço, limito-me a sair com eles à noite, e nos últimos tempos, cada vez menos.

Eu vivo numa cidade que evoluiu muito nos últimos anos, mas que mantém ainda uma característica muito própria (à moda antiga) em relação aos animais… ou andam soltos na rua, ou estão amarrados ao bidon.

Os que estão amarrados ao bidon, incomodam o meu estado de espírito… os que andam soltos na rua privam a minha liberdade.

Quando olhamos para a marca negativa que a BSL tem deixado noutros Países, e neste fórum temos um tópico bem receite dessa marca, temos de nos recordar que, em Portugal e neste aspecto, não somos diferentes dos outros e a caça às bruxas, anda por aí, não tenha dúvidas que anda.

Fale-se por exemplo com o Sr Cláudio Nogueira, representante e fundador da Associação Amigo do Rottweiler, para termos uma noção mais exacta da dimensão deste problema, que já levou inclusivé que a pessoas que passeavam um Rottweiler nas ruas do Algarve, fossem agredidas e impedidas de circularem livremente.

Resumindo

Isto não receios infundados, são factos concretos e que afectam os donos dos cães em geral, mas muito especialmente, aqueles que foram rotulados como sendo Potencialmente Perigosos.

Enquanto dono, tenho a responsabilidade de proteger os meus cães, dentro dos limites do bom senso, é certo, mas tenho de os proteger.
<strong>Paulo Santos

</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, &eacute; uma forma de estar na vida.<strong></strong>
MeninaPikena
Membro Veterano
Registado: segunda jul 13, 2009 11:20 am

terça mar 09, 2010 1:11 pm

Pois as minhas pequenas vão passear sem trela. Além de conhecerem bem a zona, também são conhecidas. Claro que isto não é uma grande cidade, e além disso vão sempre para o mesmo sítio que não é parque nem rua. É apenas um descampado enorme com monte à beira onde podem andar à vontade sem riscos. Há mais cães na zona, mas são todos uns murcões como as minhas e nunca atacam ninguém, só brincam :D

Pouco me importa se dizem que não pode, cada um é responsável pelos seus cães e ninguém tem nada a ver com isso.
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 1:20 pm

Claro Paulo, e a histeria começa precisamente nos donos de animais que esqueceram com enorme facilidade que rotts entre tais, são apenas cães.

Tenho aqui o Fox na rua, que leva a vida de um cão normal. É um gigantão doce. Temos sorte. E que assim continue. Está a chegar o Verão e as tardes no jardim acalmam o stress. Esperemos que não apareçam lunáticos de cães ao colo a chamar a Policia porque na relva andam cães a correr atrás uns dos outros.

Até posso estar errada, mas que se vive melhor assim? Vive, sem duvida. Mas sempre com respeito. Não há nenhum dono, que não prenda o seu cão se alguém pedir. Deve ser dos ares da Cova da Moura vêm com coca e o pessoal dá-se bem e sorri muito.
Responder

Voltar para “Cães”