Eutanásia ou não? O poder das associações portuguesas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo mar 07, 2010 11:14 pm

Charlie2 Escreveu:
depois existem pessoas que são contra a Castração/Esterilização…que adoram ver os seus “filhotes”, procriarem…acham piada!
Mal sabem eles (criadores, criadeiros e compradores), que isso, faz aumentar o Fluxo do Abandono.
Ainda hoje passei por uma loja que tinha um anúncio de duas gatas que queriam ser mamãs e procuravam namorados! Uma loja de animais, claro!

Eu acho que enquanto Portugal inteiro não aprender a tratar os seus animais com a dignidade que merecem, e o estado não abrir os olhos para este problema crescente, as associações deverão ser das ultimas a ser culpadas. Pior do que o que fala é o que fala e não faz nada. mas acho que a maioria de nós, como amigos dos animais o farão.
Eu acho que em lado nenhum deste extenso, e já antigo, tópico se diz que as associações são culpadas de nada ;) Aliás não é a "culpa" que está aqui em causa, mas sim se a resposta que muitas vezes se dá é a mais racional e adequada. Por mais discursos apaixonados que se façam, por mais que se bata com a mão no peito e se fale com o coração, isto não deixa de ser um problema de escassez de recursos e da gestão racional do pouco que existe.
Mas a verdade é que um apelo de um cão saudável é muito menos apelativo do que um em que esteja em causa um cão com uma pata cheia de larvas e um olho pendurado. Provavelmente no primeiro passam por cima, e no segundo ficam a ver as fotografias e muito mais rapidamente se forma uma corrente de solidariedade.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda mar 08, 2010 12:12 am

depende... eu quando leio alguns deviam ser... depreendo que é porque não são. E o meu discurso pode de facto ser apaixonado, mas é uma realidade dura que os animais em PT não têm uma lei que na prática os defenda. Por isso para mim a culpa será mesmo do estado e continuarei a bombardeará-los com cartas e e-mails enquanto o achar.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda mar 08, 2010 12:41 am

Charlie2 Escreveu:depende... eu quando leio alguns deviam ser... depreendo que é porque não são. E o meu discurso pode de facto ser apaixonado, mas é uma realidade dura que os animais em PT não têm uma lei que na prática os defenda. Por isso para mim a culpa será mesmo do estado e continuarei a bombardeará-los com cartas e e-mails enquanto o achar.
E faz você muito bem... dai a necessidade de uma federação de associações... para quê tanta lei, até bem feita, se ninguém a aplica, e para quê leis mal feitas só para dizer que existem???
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
luigibat
Membro
Registado: segunda jun 09, 2008 8:50 pm

segunda mar 08, 2010 12:42 am

Não me vou alongar muito, confesso que li um pouco na diagonal, mas gostava de deixar algumas opiniões.

Sou a favor da eutanásia em muitos casos, principalmente por gostar de animais.
Vi que se falou numa cadela que está numa associação sem as 2 patas da frente e acho totalmente reprovável pois é evidente que ela não tem qualidade de vida (e a cadeira/muletas com rodas não me dizem nada).

Não se conseguem salvar todos e por isso temos de pensar bem nas opções que fazemos no entanto sem ser extremistas, ou seja, não se deve esbanjar rios e fundos num animal mas também não se deve deixar de salvar um animal que tem um pequeno “contratempo” (devemos pensar num todo mas sem esquecer o particular).

Ainda não conheci nenhuma que tivesse procedimentos (escritos) o que faz com que se actue um pouco ao sabor da maré, no entanto já vejo algumas mudanças em coisas básicas.

Os objectivos das associações de animais são não só proteger como diminuir os animais abandonados e isso só lá vai com mudança de mentalidades e com a ESTERILIZAÇÃO dos animais. Infelizmente e muito vezes vergonhosamente continuam a existir associações que não esterilizam os seus animais e os dão assim como ainda se dão ao luxo de deixar as suas cadelas engravidar e parir contribuindo para o número de animais abandonados e “alimentando” os canis municipais.
Por isso discordo destes comentários (pois existem as aparências e existe a realidade):

VascoV

Ex: O Canil da UZ já foi algo assustador mas com uma politica pragmática e lógica está totalmente diferente e a direcção actual tem todo o meu respeito e, sempre que o desejar, apoio.

Sandrara
Mas eu ando em canis e por muito bons que sejam (caso da UZ) não deixam de ser canis onde os animais na sua grande maioria vai esquecer que um dia foi livre, vai esquecer o que é andar a correr solto, vai limitar-se a sobreviver.
Eu já não consigo dar um animal há 1 mês, e sabe porquê?? Porque estamos na fase mais critica do ano para o nosso fiél amigo, e mesmo assim para os conseguir dar tenho que os vacinar/esterilizar/desparasitar, banhar, por vezes tosquiar, e sobretudo têm que ter parecenças com alguma raça.
Relativamente à sobrelotação causa-me um pouco impressão, pois uma coisa é uma estar com lotação esgotada/cheia outra é estar sobrelotada pois isso significa que está sem as condições necessárias (o que associo logo aos pet hoarders, não sei se é assim que se escreve), é preferível ter um pássaro na mão do que 2 a voar.

Gostei que se falasse neste tema pois a verdade é que muita gente ainda acha isto um tema tabú.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mar 08, 2010 12:33 pm

luigibat Escreveu: Gostei que se falasse neste tema pois a verdade é que muita gente ainda acha isto um tema tabú.
Este tópico já é de 2002 :wink:
Charlie2
Membro Veterano

segunda mar 08, 2010 12:34 pm

TheOne Escreveu:
luigibat Escreveu: Gostei que se falasse neste tema pois a verdade é que muita gente ainda acha isto um tema tabú.
para mim é um dos poucos tópicos que deve/merece ser discutido ao longo dos tempos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 08, 2010 1:18 pm

Charlie2 Escreveu:
TheOne Escreveu:
para mim é um dos poucos tópicos que deve/merece ser discutido ao longo dos tempos.
Triste é que esteja tudo igual passados 8 anos...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MeninaPikena
Membro Veterano
Registado: segunda jul 13, 2009 11:20 am

segunda mar 08, 2010 1:22 pm

E vai continuar tudo igual enquanto não se fizer em Portugal o mesmo que se fez em outros países para irradicar o problema.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda mar 08, 2010 1:59 pm

MeninaPikena Escreveu:E vai continuar tudo igual enquanto não se fizer em Portugal o mesmo que se fez em outros países para irradicar o problema.
Sem dúvida e basta ver que este tópico já data de 2002 e que o problema piorou. Quanto a mim o ideal seria ter uma RSPCA portuguesa que gerisse todas as associações, só assim se chegaria lá. Mas para isso é preciso pensar com a cabeça e não com o coração ou egos. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mar 08, 2010 2:00 pm

LuMaria Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
TheOne Escreveu:
Não disse em tom de crítica, antes pelo contrário... O que eu pretendia dizer, era que este assunto, aqui, não é tabu, pelo menos desde 2002...
Charlie2
Membro Veterano

segunda mar 08, 2010 2:16 pm

TheOne Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
TheOne Escreveu:
Não disse em tom de crítica, antes pelo contrário... O que eu pretendia dizer, era que este assunto, aqui, não é tabu, pelo menos desde 2002...
sim TheOne, a minha resposta foi nesse sentido, é um assunto intemporal :wink:
luigibat
Membro
Registado: segunda jun 09, 2008 8:50 pm

terça mar 09, 2010 2:24 pm

Charlie2 Escreveu:
TheOne Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
TheOne Escreveu:
sim TheOne, a minha resposta foi nesse sentido, é um assunto intemporal :wink:
Acreditem que ainda há muita gente em que a opção de eutanasiar nem existe no dicionário, é deixar sofrer até ao fim.
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça mar 09, 2010 2:51 pm

deixei este post num outro tópico
:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 1&start=75

mas como o tema é similar cá fica também:

penso que não é dificil perceber que somos um país demasiado pequeno para absorver através de adopções tantos animais de rua.

a capacidade de procriarem exponencialmente só vem dificultar mais ainda as coisas.

a solução para estancar esta miséria passa obrigatoriamente por esterilização de todos os animais sem pedigree ( com ou sem dono) o que ficaria a cargo das autarquias e o segundo passo seria eutanásia massiva de todos os animais abandonados que se encontrem doentes ( sem prognostico de recuperação satisfatória ) estropiados, com problemas de agressividade, etc

deveria de ser imposto aos canis um limite de idade para adopção ( por ex: a partir dos seis anos de idade todos os animais seriam adormecidos ).

esta selecção deixaria espaço e recursos livres para melhorar a vida de todos os animais de companhia no nosso país.

já foi feito noutros paises com sucesso.

e o melhor de tudo... daqui a dez anos deixavamos de precisar de forum de adopções.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
meuobama
Membro
Registado: quinta set 24, 2009 1:00 pm

terça mar 09, 2010 4:23 pm

Best,

Concordo com tudo o que diz, mas infelizmente ao mesmo tempo que esse processo decorresse teria paralelamente de se educar a população geral para excesso/abandono de animais, caso contrário o problema voltaria ao mesmo em pouco tempo. E para mim esse é o verdadeiro "calcanhar de Aquiles":
Somos um povo que gosta de contornar leis; de fugir as suas responsabilidades; que só sabe falar em direitos e nunca em deveres; que não sabe que a sua liberdade acaba onde começa as dos outros.
Como podemos chamar a razão sobre o problema do excesso/abandono de animais quando ainda não os conseguimos educar para o simples acto de não atirar papeis para o chão?? como podemos esperar que respeitem os animais quando não respeitam os professores dos filhos??

Só de olhar a minha volta, onde convivo com pessoas de escalões educacionais médios/superiores:
.....local de trabalho, onde muitos colegas têm cães, quando falei a uma que deveria esterilizar a cadela para evitar ninhadas indesejadas disse-me logo -"coitadinha então e não achas que tem direito a saber o que é ser mãe!?!?"
....em minha casa, quando disse ao meu marido que deveriamos esterilizar o Obama: " estás doida?!?! coitado do cão, vai ficar um infeliz!!" ( algo que reportei aqui na altura e que ainda hoje tento levar avante)

Devemos seriamente pensar em proporcionar as nossas crianças, desde tenra idade, aulas de cidadania para ver se as próximas gerações são melhores que nós, pois a isso se chama a evolução de um povo. Até lá remamos contra a maré.

NR
Charlie2
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 4:24 pm

deveria de ser imposto aos canis um limite de idade para adopção ( por ex: a partir dos seis anos de idade todos os animais seriam adormecidos ).

esta selecção deixaria espaço e recursos livres para melhorar a vida de todos os animais de companhia no nosso país.
Sabe que um cão rafeiro pode viver até aos 18/20 anos, se bem tratado e estimado? Isso é uma crueldade. E penso que nunca passaria pela cabeça de nenhuma associação fazer uma bestialidade dessas. É a minha opinião.
Responder

Voltar para “Cães”