Charlie2 Escreveu:mas o que importa é ir "resgatá-los" como se de uma demanda insana se tratasse. o que importa é acarinhar o ego, sentirmo-nos uteis e salvadores da pátria.
e o efeito catártico da coisa? dá para chorar baba e ranho pela miséria dos animais que resgatamos tão heroicamente.
Ainda bem que não conheço ninguém assim

aidna bem que estamos a discutir animais e não seres humanos.
Mas é uma realidade, charlie2.
Infelizmente, algumas pessoas, perderam completamente o discernimento e a capacidade de avaliar determinadas situações e então, lançam-se de cabeça a "salvamentos" desnecessários, rementendo depois os animais, para uma situação, em nada, melhor do que a se encontravam anteriormente.
Há uns meses atrás, uma "maluquinha" minha conhecida, veio ter comigo porque precisava de ajuda urgente para retirar 3 animais que estavam numa fábrica aqui perto e que se encontravam muito mal tratados.
Decidi, sozinho, ir avaliar a situação, até porque só me meto nestas coisas acompanhado por pessoas de confiança, e não era o caso dela.
Quando cheguei à dita fábrica, deparei-me com uma situação extremamente violenta.
Eram 3 cães, de pêlo lindissimo, um deles de pêlo comprido (provavelmente um cruzado de Serra) fantástico e que, fazia inveja ao meu Serrita.
Os 3 animais estavam gordos, aparentemente bem de saúde e curiosamente, tinham uns abrigos (canis) feitos em madeira, com o telhado coberto de tela de alcatrão, que impedia que a chuva lá entrasse.
Estava estupefacto com tanta violência e ainda incrédulo, tentei vislumbrar o estado de higiene e, salvo um "montinho aqui e outro acolá" pouco ou nada vi.
Resolvi então voltar a falar com a tal "maluquinha", como se não soubesse de nada e questionei-a sobre o motivo pelo qual ela estava tão preocupada ao ponto de querer de lá retirar os animais.
A resposta:
"Os animais estão ali abandonados, ninguém lhes liga. A fábrica está desactivada e serve apenas de armázem... não consigo ver animais naquelas condições."
Voltei a questionar
Onde os queres colocar ?
"Pá, não sei, mas em ultimo caso, entregamo-los ao canil, certamente que lá estarão melhor."
A dada altura não aguentei e abri o jogo.
Disse-lhe que tinha ido ao local e que, o que tinha visto, era somente 3 animais muito bem tratados, em condições de salubridade impecaveis e que, decididamente, não estavam negligênciados a nivel algum.
Sei que não a convenci e sei que ficou de "bico torcido" comigo.
Qual foi afinal a violência com que me deparei ?
A violência foi o extremismo da pessoa em causa e a falta de capacidade de avaliar uma situação, correndo o risco de remeter os animais para uma situação de sobrevivência num canil e eventual abate, quando afinal de contas, estavamos perante uma situação que em nada merecia este tipo de atenção e muito menos, qualquer tipo de intervenção.
Este é o extremo a que estamos a chegar e com este extremo, que não é caso raro, não pactuo.