Ah ! Pronto !!!!!!MeninaPikena Escreveu:Obviamente que não são. As leis nunca foram para todos, só para os pobres
Cão sem trela...
Moderador: mcerqueira
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Eu mudo de passeio se vier um cão de grande porte desconhecido. A minha cadela mais velha ladra aos animais que não conhece, logo, não estou para gerar um 31 desnecessário sabendo que ela eventualmente vai ladrar, podendo obviamente, chatear o outro e causando desassossego num espaço tão pequeno como um passeio.imarcelo Escreveu:Mas a verdade é que a maior parte das pessoas nem sabe bem quais são as raças que pertencem à ''lista'' mas basta ver um aproximado e ... zás! Toca a encolherem-se, a agarrarem nos filhos ( os pobres às vezes nem percebem à primeira...) ou a mudar de passeio para que o dono ainda assim não se aperceba que tráz ali uma arma mortifera pronta a disparar a qualquer momento.
Vão desculpar-me mas às vezes até chega a ser patético!
Eu sei que há imensa descriminação, mas também há bom senso. Se uma pessoa tem medo de cães, prefiro que mude de passeio a encolher-se e agitando-se ao passar pelos animais. Não vejo qual o problema. Também não podemos ser tão sensiveis. Digo eu.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
Paulo5antos
- Membro
- Registado: sexta mar 05, 2010 12:02 pm
Claro e nem podemos cair no erro de assumirmos tudo como sendo discriminação.LuMaria Escreveu:
Eu mudo de passeio se vier um cão de grande porte desconhecido. A minha cadela mais velha ladra aos animais que não conhece, logo, não estou para gerar um 31 desnecessário sabendo que ela eventualmente vai ladrar, podendo obviamente, chatear o outro e causando desassossego num espaço tão pequeno como um passeio.
Eu sei que há imensa descriminação, mas também há bom senso. Se uma pessoa tem medo de cães, prefiro que mude de passeio a encolher-se e agitando-se ao passar pelos animais. Não vejo qual o problema. Também não podemos ser tão sensiveis. Digo eu.
Há coisas que sempre aconteceram. Pessoas que não gostam de cães... pessoas que têm receio de animais grandes... comichosos... de tudo um pouco.
Há que ter a inteligência e o discernimento de saber separar as situações, caso contrário, temos histéricos de um e de outro lado da "barreira"
<strong>Paulo Santos
</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, é uma forma de estar na vida.<strong></strong>
</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, é uma forma de estar na vida.<strong></strong>
-
susanaluna
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 01, 2010 7:52 pm
citando nicasxi:
A sua Luna não pode andar solta em qualquer lado! Qualquer cão , na via publica deve andar atrelado . Ponto. O erro está nisso mesmo: pensarmos que o nosso cão , porque é pequeno ou muito calmo ou muito meigo , pode. Os outros é que não...
nao concordo. Interpretou mal o k eu disse. Eu sei k a minha cadela nao faz mal a nada nem a ninguem, mas dos caes k nao conheço ja nao posso falar, pk nao os conheço.
E se diz k qd quer passear os seus caes vai para a praia, parece-me k entao tb nao está a cumprir a lei, pk tb é proibido. Tb é um erro certo?
Eu nao tenho problemas pk a minha cadela tem mt onde correr, mas volta e meia levo-a a passear pelo rio, e ai sim deixo-a correr á vontade, entra na agua etc. (é a vantagem de morar numa vila pequena onde as autoridades nao se preocupao com essas pequenas coisas).
Tem esse direito pk se fosse para andar sempre presa entao sinceramente preferia nao a ter, pk os animais se nao forem daqueles k por tudo e por nada atacao, devem andar livremente, num sitio k k nao andem carros claro.
Quanto à questao k alguem mencionou , k tem rott e tem k andar com eles com acaime, eu sinceramente acho isso um crime, a nao ser k sejao mesmo maus.
Os caes nao podem ser considerados perigosos só pk se ouve falar k uma determinada raça atacou alguem, pk qd sao os ditos pequenos k atacao alguem aí ninguem fala.
Os donos é k sao perigosos ao nao darem a devida educaçao, e de nao deixarem socializar os seus animais..
A sua Luna não pode andar solta em qualquer lado! Qualquer cão , na via publica deve andar atrelado . Ponto. O erro está nisso mesmo: pensarmos que o nosso cão , porque é pequeno ou muito calmo ou muito meigo , pode. Os outros é que não...
nao concordo. Interpretou mal o k eu disse. Eu sei k a minha cadela nao faz mal a nada nem a ninguem, mas dos caes k nao conheço ja nao posso falar, pk nao os conheço.
E se diz k qd quer passear os seus caes vai para a praia, parece-me k entao tb nao está a cumprir a lei, pk tb é proibido. Tb é um erro certo?
Eu nao tenho problemas pk a minha cadela tem mt onde correr, mas volta e meia levo-a a passear pelo rio, e ai sim deixo-a correr á vontade, entra na agua etc. (é a vantagem de morar numa vila pequena onde as autoridades nao se preocupao com essas pequenas coisas).
Tem esse direito pk se fosse para andar sempre presa entao sinceramente preferia nao a ter, pk os animais se nao forem daqueles k por tudo e por nada atacao, devem andar livremente, num sitio k k nao andem carros claro.
Quanto à questao k alguem mencionou , k tem rott e tem k andar com eles com acaime, eu sinceramente acho isso um crime, a nao ser k sejao mesmo maus.
Os caes nao podem ser considerados perigosos só pk se ouve falar k uma determinada raça atacou alguem, pk qd sao os ditos pequenos k atacao alguem aí ninguem fala.
Os donos é k sao perigosos ao nao darem a devida educaçao, e de nao deixarem socializar os seus animais..
luna - bouledogue francês
-
sasha09
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Susanaluna nao percebeu o que a nicas quis dizer.
Obviamente que temos que soltar os nossos caes, deixá-los correr a vontade mas em espaços proprios, isto é, menos movimentados e que saibamos controlar a situaçao caso se aproxime algum cao ou pessoa! O que a nicas diz e muito bem é que nao pode deixar a sua cadela em qualquer lado!
Já o facto da praia... no inverno é perfeito para eles correrem, ainda no domingo aproveitei ir com os meus correr e foi um passeio super agradavel, algo que eu nunca conseguiria proporcionar se os soltasse aqui na minha rua ! Daí ela ter referido que nao os devemos soltar sem mais nem menos. Voce conhece a sua cadela mas se todos fossemos a pensar assim ja viu a quantidade de problemas que poderiam surgir ?
Obviamente que temos que soltar os nossos caes, deixá-los correr a vontade mas em espaços proprios, isto é, menos movimentados e que saibamos controlar a situaçao caso se aproxime algum cao ou pessoa! O que a nicas diz e muito bem é que nao pode deixar a sua cadela em qualquer lado!
Já o facto da praia... no inverno é perfeito para eles correrem, ainda no domingo aproveitei ir com os meus correr e foi um passeio super agradavel, algo que eu nunca conseguiria proporcionar se os soltasse aqui na minha rua ! Daí ela ter referido que nao os devemos soltar sem mais nem menos. Voce conhece a sua cadela mas se todos fossemos a pensar assim ja viu a quantidade de problemas que poderiam surgir ?
Saudações da J & Isaac
-
susanaluna
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 01, 2010 7:52 pm
Sim claro k entendo.
Penso entao é k a nicas nao entendeu o k eu disse. pk eu nunca solto a luna na rua. Solto sim na beira do rio, um espaço amplo, cheio de relva, e onde nao existem carros.
Quanto à praia realmente é o espaço ideal para eles esticarem as perninhas, assim como o rio onde eu a solto
.
fiquem bem e bons passeios.
Penso entao é k a nicas nao entendeu o k eu disse. pk eu nunca solto a luna na rua. Solto sim na beira do rio, um espaço amplo, cheio de relva, e onde nao existem carros.
Quanto à praia realmente é o espaço ideal para eles esticarem as perninhas, assim como o rio onde eu a solto
fiquem bem e bons passeios.
luna - bouledogue francês
isso na minha terra é boca de porradac_saraiva Escreveu:Eu mudo de passeio mas é quando não conheço o dono
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- Júlio César ----------------------------------------------------
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317
-
imarcelo
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Lu, não estava a falar de passear normalmente os nossos cães. Todos temos o bom senso de evitar chatices, nem que para isso tenhamos que mudar de passeio. Também tenho um que não é muito simpático com quem não conhece.LuMaria Escreveu:Eu mudo de passeio se vier um cão de grande porte desconhecido. A minha cadela mais velha ladra aos animais que não conhece, logo, não estou para gerar um 31 desnecessário sabendo que ela eventualmente vai ladrar, podendo obviamente, chatear o outro e causando desassossego num espaço tão pequeno como um passeio.imarcelo Escreveu:Mas a verdade é que a maior parte das pessoas nem sabe bem quais são as raças que pertencem à ''lista'' mas basta ver um aproximado e ... zás! Toca a encolherem-se, a agarrarem nos filhos ( os pobres às vezes nem percebem à primeira...) ou a mudar de passeio para que o dono ainda assim não se aperceba que tráz ali uma arma mortifera pronta a disparar a qualquer momento.
Vão desculpar-me mas às vezes até chega a ser patético!
Quanto às pessoas não gostarem de animais ou serem comichosas, também não me mete confusão. É problema delas e não meu. Não imponho os meus animais a ninguem por isso, tudo bem.
O que eu me refiro, é as pessoas fazerem propositadamente ''cenas'' para que o dono do animal se sinta do tamanho da ponta de alfinete por trazer um cão que por acaso até é parecido mas nem tem a ver com a tal lista!
Já vi acontecer e o pobre do dono ficou fulo da vida!
Há também o reverso da medalha, em que o dono dá ares de que tem a bomba atomica na mão pronta a lançar a quem se aproxime demais.
Leva carapuço, cara de poucos amigos e percebemos logo que tipo de peça é!
Todas estas posições dão uma dimensão do problema maior do que é.
E na minha opinião não devemos potenciá-las
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
Ryta5
- Membro Veterano
- Registado: domingo jan 24, 2010 3:35 pm
Bem... , há pessoas mesmo que os cães não pertencam á tal "lista" ficam com receio.
Por exemplo quando passeio os meus cães gosto que eles convivam com outros cães é claro. E como custumo ir sempre ao mesmo sitio, eles já têm os seus conhecimentos... Mas á especialmente lá um homem , que tem um cão de raça pequena... um pouco mais pequeno do que o meu kiko... ( e o meu kiko já é pequeno). Pois ele não gosta que os outros cães se aproximem do seu "protegido". É que não deixa o cão conviver com nenhum outro cão. Ele mal vê outras pessoas com os seus cães e afasta logo o dele ,e ala que se faz tarde!
Vai logo para casa.
Por exemplo quando passeio os meus cães gosto que eles convivam com outros cães é claro. E como custumo ir sempre ao mesmo sitio, eles já têm os seus conhecimentos... Mas á especialmente lá um homem , que tem um cão de raça pequena... um pouco mais pequeno do que o meu kiko... ( e o meu kiko já é pequeno). Pois ele não gosta que os outros cães se aproximem do seu "protegido". É que não deixa o cão conviver com nenhum outro cão. Ele mal vê outras pessoas com os seus cães e afasta logo o dele ,e ala que se faz tarde!
Vai logo para casa.
Sim, as pessoas civilizadas sim. Mas infelizmente nem todos são civilizados ou, às vezes parece que não conhecem os proprios cães...imarcelo Escreveu: Todos temos o bom senso de evitar chatices, nem que para isso tenhamos que mudar de passeio.
Concordo que os cães precisem passear sem trela, para fazer exercicio, gastar energias e, como é o caso da minha, libertar a total dependência que tem de mim, pois é a minha sombra e tem medo de tudo e de todos, inclusive de outros cães... mas posso dizer-vos que já tive situações bem complicadas.
Desde que anda nos treinos, já perdeu alguns medos, e de caes já quase não tem... ainda no outro dia andavamos a passear (de trela) e um cão de grande porte, que andava à solta ao pé do dono, veio ter com ela... nao me importei, até à altura em que o outro começou a tentar montá-la. Como ela tem proteses nas pernas traseiras, começou a magoa-la e, mesmo ouvindo a minha a ganir e a ver eu a tentar puxar o outro pra atras, o dono estava impavido e sereno. Apenas reagiu quando eu lhe disse, para "se faz favor tire o seu cão daqui".
No outro dia, antes do treino um sr estava com uma pastor alemão
à solta e que já me apercebi que mostra alguma agressividade e o mesmo fez com a minha cadela... ao ponto de se estarem a confrontar. Só que a minha cadela tem 10 kg! Pedi ao sr para prender a pastor para eu poder acalmar a minha e ele respondeu que lhe fazia bem de vez em quando levar umas dentadas para ver se aprende! O Sr não deve ter noção do real tamanho do seu animal... mais tarde, no treino, a pastor acabou por se soltar e num ataque de loucura, acabou por se atirar a mim e rasgar-me o casaco e o dono continuou sem perceber que aquilo foi mais uma demonstração de agressividade daquele animal...
Basicamnete isto para dizer, detesto ver animais acaimados, mas infelizmente e mais uma vez, estas leis estupidas, só resultam do comportamento não civilizado das pessoas e mais uma vez quem paga são os animais...
-
imarcelo
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Mesmo com trela os acidentes acontecem.
Ainda à dias andava de manhã cedo a passear os meus cães como habitualmente quando vi uma senhora com um cão de grande porte preto. Normalmente é o marido que o passeia.
Estávamos uma e outra de cada lado da estrada, quando vi o animal dela a parar e olhar fixamente para os meus. Tive a sensação que ela estava distraida e não estaria a segurar bem na trela...
Tal como eu supunha, o animal deu um esticão e arrancou direito aos meus.
Um dos meus como não se fica, também se envolveu na luta, mas como o outro era maior pôs-se em cima do meu e eu só tive tempo de largar a trela do Igor e começar aos pontapés ao animal enquanto a senhora fazia sons estranhos e eu a dizer-lhe que segurasse o animal dela e ela sem saber o que fazer.
Só então percebi que a senhora era surda/muda e lá consegui separar os animais. Não lhe disse nada.
Ela agarrou na trela do dela e eu na do meu, fui à procura do Igor que entretanto se tinha afastado assustado e lá seguimos o nosso caminho.
Felizmente o meu teve alguns ferimentos ligeiros que resolvi com betadine.
Mas não basta levar trela, é preciso algum cuidado também.
Ainda à dias andava de manhã cedo a passear os meus cães como habitualmente quando vi uma senhora com um cão de grande porte preto. Normalmente é o marido que o passeia.
Estávamos uma e outra de cada lado da estrada, quando vi o animal dela a parar e olhar fixamente para os meus. Tive a sensação que ela estava distraida e não estaria a segurar bem na trela...
Tal como eu supunha, o animal deu um esticão e arrancou direito aos meus.
Um dos meus como não se fica, também se envolveu na luta, mas como o outro era maior pôs-se em cima do meu e eu só tive tempo de largar a trela do Igor e começar aos pontapés ao animal enquanto a senhora fazia sons estranhos e eu a dizer-lhe que segurasse o animal dela e ela sem saber o que fazer.
Só então percebi que a senhora era surda/muda e lá consegui separar os animais. Não lhe disse nada.
Ela agarrou na trela do dela e eu na do meu, fui à procura do Igor que entretanto se tinha afastado assustado e lá seguimos o nosso caminho.
Felizmente o meu teve alguns ferimentos ligeiros que resolvi com betadine.
Mas não basta levar trela, é preciso algum cuidado também.
<p>Isabel</p>
<p> </p>
<p> </p>
Bem, em relação aos cães reagirem a outros cães melhor ou pior é sempre uma incógnita. Quando 2 se encontram vão tentar, automaticamente, estabelecer uma hierarquia. Pode correr bem mas póde correr mal.
Eu também costumava ser da opinião que os cães deviam socializar com outros para não serem "cão agressivos" mas póde ser pior a emenda que o soneto. Há uns meses levei as minhas cadelas para casa de um amigo que tb tem uma. Andaram todas a brincar 2 horas sem qualquer problema, nenhuma é agressiva. depois fomos dar um passeio. Ao fim de meia hora de passeio corria tudo bem até ao momento em que 1 das minhas pegou num pau, a cadela do meu amigo tentou tirar-lhe o pau, a minha rosnou, a dele rosnou e de repente estavam as minhas 2 em cima da cadela do meu amigo. Felizmente, a cadela dele, ao ver-se ameaçada por duas, submeteu-se, mas se não o tivesse feito tinha despoletado um luta. Tudo isto deu-se no espaço de um segundo, não mais, incrivelmente rápido.
O acontecimento intrigou-me, apercebi-me que tinha sido despoletado pelo pau mas, não conseguia perceber pq 3 cães, que se estavam a dar tão bem há 2 horas e meia, de repente quase se envolviam numa luta.
Fiz umas pesquisas e, num site de um criador e treinador muito conhecido, encontrei a explicação. Tem tudo a ver com hierarquia. Cães que não pertencem á mesma matilha não têm estabelecida uma posição hierárquica e a qualquer momento pode surgir uma situação que os leve a disputar a posição(um pedaço de comida, brinquedo, ciumes, etc.) Essa disputa pode despoletar um ataque e o outro cão póde ficar "cão agressivo" para o resto da vida, além das lesões fisicas que podem resultar.
Segundo este treinador a única forma de evitar isto é habituar os cães a serem indiferentes a outros cães (nem agressivos nem brincalhões) e acrescenta que o cão, sendo um animal de matilha, não têm necessidade de conviver com elementos externos á matilha. Faz sentido.
O que acham?
Eu também costumava ser da opinião que os cães deviam socializar com outros para não serem "cão agressivos" mas póde ser pior a emenda que o soneto. Há uns meses levei as minhas cadelas para casa de um amigo que tb tem uma. Andaram todas a brincar 2 horas sem qualquer problema, nenhuma é agressiva. depois fomos dar um passeio. Ao fim de meia hora de passeio corria tudo bem até ao momento em que 1 das minhas pegou num pau, a cadela do meu amigo tentou tirar-lhe o pau, a minha rosnou, a dele rosnou e de repente estavam as minhas 2 em cima da cadela do meu amigo. Felizmente, a cadela dele, ao ver-se ameaçada por duas, submeteu-se, mas se não o tivesse feito tinha despoletado um luta. Tudo isto deu-se no espaço de um segundo, não mais, incrivelmente rápido.
O acontecimento intrigou-me, apercebi-me que tinha sido despoletado pelo pau mas, não conseguia perceber pq 3 cães, que se estavam a dar tão bem há 2 horas e meia, de repente quase se envolviam numa luta.
Fiz umas pesquisas e, num site de um criador e treinador muito conhecido, encontrei a explicação. Tem tudo a ver com hierarquia. Cães que não pertencem á mesma matilha não têm estabelecida uma posição hierárquica e a qualquer momento pode surgir uma situação que os leve a disputar a posição(um pedaço de comida, brinquedo, ciumes, etc.) Essa disputa pode despoletar um ataque e o outro cão póde ficar "cão agressivo" para o resto da vida, além das lesões fisicas que podem resultar.
Segundo este treinador a única forma de evitar isto é habituar os cães a serem indiferentes a outros cães (nem agressivos nem brincalhões) e acrescenta que o cão, sendo um animal de matilha, não têm necessidade de conviver com elementos externos á matilha. Faz sentido.
O que acham?
Última edição por LFBM em sábado mar 13, 2010 11:08 pm, editado 1 vez no total.
Tb acho mas, enquanto estava a escrever, não conseguia ver a maior parte da mensagem e fui escrevendodinodane Escreveu:Acho que um ou dois parágrafos iam nesse post que nem ginjas.
Isso é que é rapidez Dinodane