Coelho anao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

sexta mar 12, 2010 2:38 pm

Como os outros users disseram muito bem, o feno não tem qualquer problema. Pode comer à vontade, aquilo é na sua maioria composto de fibra, portanto só faz é bem. Só a chamada porção dura da alimentação (as misturas de pacote, etc) é que podem eventualmente fazer mal. E tal como dito acima, cuidado na alteração das rações.

Quanto a usar a pedra: pode tentar outras coisas. Há até quem use - como para aves - o osso interno dos chocos. Pode colocar isso, pode ser que o coelho prefira. Pode também mudar a pedra; há diversos tipos de pedra; qual é a que usa?
Também pode tentar raminhos de madeira - há madeiras seguras para quase todos os roedores e lagomorfos. Eu aconselho as que uso - macieira, pereira, aveleira; existem outras seguras, mas normalmente são mais difíceis de encontrar (excepto o pinho não tratado, mas seco a forno). Não dê madeiras de citrinos ou pessegueiro.
Existem também algumas tabletes nas lojas - algumas dizem que são de cálcio, outras de minerais, etc. - que ajudam a desgastar os dentes. Mas como nunca as usei com os meus animais, não posso dizer se são muito boas ou não. Pode ser que aqui alguém tenha usado...
inte alla förtjänar att leva...Titta bara på b, mb och k. ..
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta mar 12, 2010 4:27 pm

8)
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta mar 12, 2010 6:30 pm

o-riscas Escreveu:Ok, muito mas muito obrigado.

Posso estar errada, mas continuo a achar que é melhor uma dona que nao sabe mas quer aprender, mesmo sem as condicoes perfeitas, do que nenhuma casa, ou mesmo algo pior.

Agradeco lhe imenso a paciencia.
Apesar de ter dito o que disse, compreendo a sua situação e vejo que está a fazer de tudo para dar boas condições ao coelhinho. Espero que tudo corra bem e um bom vet sensivel ao seu problema a possa ajudar.

Tudo de bom ;)
o-riscas
Membro Júnior
Registado: domingo jul 23, 2006 10:52 pm

sexta mar 12, 2010 6:49 pm

Obrigado e desculpe tambem se disse alguma coisa menos simpatica, mas acredite que se a alguem esra a custar nao poder pegar no animal e leva lo a um veterinario independentemente de tudo, é a mim..

Obrigado e ate a proxima|! :)
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sábado mar 13, 2010 9:46 pm

Aproveitando o topico.. Recentemente na loja onde costumo ir a senhora disse me que num momento mais calmo la na loja esteve a ler sobre estes coelhos e disse me que leu que a casca do pepino não lhes fazia bem, alguem ja leu algo sobre isto?
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
degutix
Membro

sábado mar 13, 2010 9:54 pm

FeelingNerD Escreveu:Aproveitando o topico.. Recentemente na loja onde costumo ir a senhora disse me que num momento mais calmo la na loja esteve a ler sobre estes coelhos e disse me que leu que a casca do pepino não lhes fazia bem, alguem ja leu algo sobre isto?
Eu acho que nem porcos deviam comer casca de pepino...Aquilo dá uma azia desgraçada :lol:
Nunca li nem ouvi nenhuma referência à casca de pepino, mas é muito provável que não lhes faça propriamente muito bem a longo prazo.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sábado mar 13, 2010 9:59 pm

degutix Escreveu: Eu acho que nem porcos deviam comer casca de pepino...Aquilo dá uma azia desgraçada :lol:
Não sei, não como pepino quanto mais a casca. x)
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
degutix
Membro

sábado mar 13, 2010 10:02 pm

FeelingNerD Escreveu:
degutix Escreveu: Eu acho que nem porcos deviam comer casca de pepino...Aquilo dá uma azia desgraçada :lol:
Não sei, não como pepino quanto mais a casca. x)
Estive a conferir num livro se havia alguma referência a problemas causados pelo pepino ao coelho, mas a única indicação é a de que o pepino pode provocar flatulência (vulgo gases).
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado mar 13, 2010 10:33 pm

ora bem, já li aqui coisas acertadas e muitos disparates.

Mais não posso do que oferecer-me para cortar as unhas e os dentes, se quiser desloca-se, dado que não sei de onde é.

O coelho não tem o dente grande porque não come a pedra de cálcio. A pedra de cálcio não desgasta os dentes em quantidade suficiente. É vulgar os coelhos terem um crescimento desmesurado dos incisivos quando estes não assentam na perfeição, facilitando o desgaste.
Independentemente das causas, tem é de tratar da resolução.
O melhor desgaste para os dentes é o feno que se dá. O feno deve ser a base da alimentação do coelho e deve estar sempre disponível. Os vegetais que está a dar também são inferiores ao necessário, deve ter variedade e quantidade (claro que agora, qualquer alteração na alimentação deve ser gradual) e em termos de ração, duas a três colheres de sopa por dia são mais que suficiente.
Quanto ao desgaste do dente, primeiro terá de o cortar. se não houver infecção, qualquer veterinário o corta e não custa muito dinheiro, claro que não usará brocas. vai usar ou um alicate ou uma "serra electrica". Muito raramente é necessária intervenção com anestesia ou outros (claro que o próprio veterinário é que analisará o caso.). Se não tem dinheiro, pergunte primeiro e peça um orçamento. Os dentes dos coelhos não são como os das pessoas ou dos cães, logo o procedimento é diferente.

Após o corte do dente, deverá ter em atenção o fornecimento de material para desgaste, como o feno e madeira não tratada própria. Também costumo secar pão, já que fica muito duro e ajuda no desgaste (e eles costumam gostar). De qualquer modo, um coelho que os dentes crescem provavelmente vai precisar de vigilância toda a vida, e provavelmente de um corte mensal, já que os dentes dos coelhos têm um crescimento muito acelerado.
buzio
Membro Veterano

sábado mar 13, 2010 10:35 pm

ah, pode dar pepino ao coelho sim. pepino, cenoura, couve, maçã, courgette, rúcula ...
Não deve dar alface, plantas com pêlos (como o pêssego ou o espinafre), leguminosas ou batata. (além de mais alguns).

Não se esqueça que todos os novos vegetais devem ser introduzidos aos poucos.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

domingo mar 14, 2010 12:26 pm

Só queria acrescentar a tudo o que foi correctamente dito pela búzio o facto que precisar provavelmente de um corte mensal para toda a vida não tem necessáriamente de produzir mais despesa, isto claro dependendo de como a situação estiver neste momento (se não precisar de intervenção cirurgica), mas dada a indisponibilidade financeira o proprio Vet poderá ensiná-la a cortar com 1 alicate próprio para o efeito.

Não é dificil e a "impressão" que o som faz passa após 2 ou 3 vezes mesmo para os mais impressionáveis, a mim não fazia confusão alguma (o coelho da minha irmã sofria de desalinhamento).

E feno feno feno feno, brinquedos de madeira própria para roer e pão torrado bastante duro (ainda não experimentei secar o pão, tenho que experimentar).
buzio
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 10:38 pm

cuidado ao secar o pão, não deve ser feito em locais com humidade, para não desenvolver bolor.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

segunda mar 15, 2010 11:23 am

É esse o meu receio, já que é on-topic de qualquer modo podes explicar-me como o fazes por favor?! :wink:
buzio
Membro Veterano

segunda mar 15, 2010 6:14 pm

seco-o ao ar em cima de uma grelha para que n acumule humidade por baixo. Pode tb secar em forno brando para desidratar
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mar 16, 2010 12:16 am

buzio Escreveu:seco-o ao ar em cima de uma grelha para que n acumule humidade por baixo. Pode tb secar em forno brando para desidratar
os meus porquinhos são DOIDOS pelo pão de cereais da Eli Cristi. Pudera, até eu... lol
Responder

Voltar para “Exóticos”