Comportamento do Gato no Vet

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta mar 12, 2010 9:54 pm

Olá a todos,

Peço desculpa de estar a desenterrar este tópico, mas gostava de dar um follow up da situação às pessoas que me ajudaram e aconselharam neste tópico e por mensagens.

Fui em Dezembro falar com o vet, tal como tinha escrito, sobre o comportamento dele e a possibilidade de lhe dar calmantes para ir às consultas, dado o último comportamento que tinha tido se tornar impossível qualquer contacto ou mesmo observação. O vet disse -me na altura que como tinha sido a 1ª vez que ele se tinha comportado assim, que queria vê-lo mais uma vez, para ver como ele reagia e depois então me dava o seu parecer.

Hoje levei-o ao mesmo vet para ser castrado, deixei-o lá por volta das 11 da manhã e fui buscá-lo ao fim da tarde…
Bom, só vos digo que quando lá cheguei ouvi um gato literalmente aos “gritos” e a bufar e nem quis acreditar quando a recepcionista disse que era o meu….

Parece que agora é mais que certo que este gato é uma autêntica fera, impossível de domar quando está no vet. Infelizmente e com muita pena minha vai ser o único animal que tive até hoje que não irá ao veterinário fazer consultas de rotina, normalmente 2 vezes por ano, pq não dá mesmo, muito provavelmente nem uma vez por ano...

Eu sei que existem calmantes, mas no caso do meu só se forem em doses de cavalo, pq vocês nem imaginam o que foi até chegar a casa.

Supostamente os gatos depois da castração ficam durante bastante tempo ainda sonolentos e moles, este, quando o fui buscar, estava já dentro da transportadora, a tentar tirar o colar com as unhas (que já estavam algumas delas com sangue) aos gritos e dava cambalhotas lá dentro mas numa aflição e com uma violência, a vet disse que as unhas tinham de ir assim, pq ela não o podia sedar novamente para o tratar …

Bom, o gato ficou completamente em stress novamente e hoje foi mil vezes pior do que a última vez, a vet disse-me que fizeram mais 3 castrações no dia de hoje, a outros 3 gatinhos e todos eles super meigos, depois da operação foram logo para umas boxes que eles lá tem, para ficarem melhor deitadinhos até acordarem, só depois quando se vão embora é que vão para a transportadora.
O Suki foi logo colocado na transportadora dele depois da operação e estava com a mantinha dele ensopada de urina, mas entendo que como ele é assim não o queriam depois estar a pegar para colocar na transportadora, enfim, nem imaginam como isto me deixa triste… eu devia ser como tantos outros por aí que nem se ralam com estas coisas, nem levam os bichos ao vet, mas eu fico doente com isto…

Ainda por cima do veterinário a minha casa são 5 minutos a pé mas mesmo assim ele foi capaz de tirar o raio do colar aproveitei para o lavar estava todo cheio de urina também….
Agora está aqui debaixo do sofá tenho de estar aqui com ele pq não o posso deixar sem colar…

Peço desculpa o tamanho do testamento, mas estava a precisar de desabafar com pessoas que me compreendessem pq estou farta de ouvir gente ignorante, só para terem uma ideia de uma conversa surreal com uma colega de trabalho que me diz que:
Ah pois, esses gatos são mesmo assim, muito maus eu tive de mandar abater o meu
Eu pergunto: Quais gatos??
Esses os siameses
Eu respondo: Mas ele não é siamês é rafeiro veio de um caixote do lixo!
Ah mas esses são os que têm pior feitio, são maus como tudo

Enfim, até podem não acreditar mas este gato é uma meiguice comigo, nunca tive outro assim, adora festinhas, muuuuiiiitas festinhas, adora colo, está sempre ao meu colo, onde eu estou está ele, adora dar beijinhos com aquela lingua horrivel tipo lixa, não entendo como ele pode ele alterar completamente só por estar no vet :(
Sónia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mar 12, 2010 10:10 pm

Eu so queria notas de 5,00€ por cada gato, domestico, como o seu... :wink:

Nao vejo motivo para tanta tristeza... :wink: Que realmente existe o problema duma possivel urgencia ao Vet, existe sim, tal como existem com centenas deles, iguais ou piores.

Leve um dia de cada vez.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

sexta mar 12, 2010 10:19 pm

Boa noite

Quando li o seu post achei piada, apesar de não ter piada nenhuma ainda por cima quando foi operado, porque fez-me lembrar uma gata que tenho que nunca mais irá ao vet, já que ela no vet mia e não deixa ninguém lhe mexer, até faz músculo para partir as seringas, sendo impossível dar-lhe uma injecção - resultado: não tem nenhuma vacina. Os comprimidos tento dar-lhe mas fico com os braços todos arranhados. lol É uma autentica fera.

Cumprimentos
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sábado mar 13, 2010 12:28 am

Olá Catrules!

Deixe lá que não é a unica :? tenho um filme desses em casa! Igualzinho sem tirar nem pôr... mas no feminino, a minha é uma gata! :wink:

Temos que ter paciência e levar tudo com calma!
CrisChaves
Membro
Registado: segunda out 22, 2007 8:56 pm

sábado mar 13, 2010 1:14 am

A mim aconteçe mesmo, a Shiva é muito sociavel, os amigos quando vem a minha casa gosta muito dela é muito brincalhona e meiga.
No veternario fica totalmente diferente, bufa e morde nem um propria consigo segurar, fica muito nervosa talvez do cheiro dos outros animais.
Quando tive que dar medicação quando foi esterlizada,nao tive qualquer tipo problema com ela, portou se bem e ela da-se bem com simão (cão).
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mar 13, 2010 12:10 pm

Olá, Catrules,

Uiiii... que filme! Compreendo que tenha sdo um stress, tanto para si cmo para o Suki, mas, como já foi dito anteriormente, o comportamento do Suki não é assim tão incomum como isso.

Eu tenho um caso exactamente ao contrário, como acho que já contei antes. Ainda ontem me vi e desejei para a desparasitar aqui em casa. Andei aí uma hora atrás dela aqui por casa, para a tentar apanhar com calma, mas ela andava desconfiada desde o início e não deixava. Depois, teve de ser um bocado à má fila, lá a apanhei e só consegui meter-lhe o comprimido na boca com ela embrulhada numa toalha e com a ajuda da minha mãe. No entanto, no veterinário, deixa fazer tudo: rapar a barriga para fazer ecografia, rapar patinhas para tirar sangue, etc., etc.

No caso do Suki, volto ao mesmo: aconselhe-se com o veterinário sobre a forma de o acalmar antes de sair de casa, no caso de uma eventual urgência; ou encare a hipótese de consultas ao domicílio, sejam elas de rotina ou outras. Pode ser que o Suki se deixe observar e tratar bem em casa.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

sábado mar 13, 2010 3:53 pm

Pode juntar o meu à contagem. A cada ano que vai à vacina é sempre o mesmo filme... Vira uma coisa que só visto... Na próxima vacina, vou tentar que venha o veterinário cá a casa, pode ser que seja mais fácil. É que até tenho medo que lhe dê alguma coisinha má! E então se ele adoece, isso é o que me preocupa mais nestes casos! Nem quero ter que pensar nisso...
Mariana
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado mar 13, 2010 4:00 pm

Tassebem Escreveu: (...) ou encare a hipótese de consultas ao domicílio, sejam elas de rotina ou outras. Pode ser que o Suki se deixe observar e tratar bem em casa.
Nao estou a ver um gato que em territorio estranho ja nao se deixa tratar, deixar-se tratar em territorio proprio...

Os gatos no seu proprio territorio, tornam-se ainda mais "poderosos"... para nao dizer piores...! Em casos de gatos "dificeis", sao poucos os Vets que tentam tratamento Domiciliario, precisamente porque se tornam ainda mais dificeis...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mar 13, 2010 4:09 pm

Não sei, Leonilde. Em regra, é como diz, mas se ele se porta bem com estranhos em casa, era capaz de valer a pena tentar.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado mar 13, 2010 4:31 pm

Tassebem Escreveu:Não sei, Leonilde. Em regra, é como diz, mas se ele se porta bem com estranhos em casa, era capaz de valer a pena tentar.
Tentar nao custa mas o facto de se dar bem em casa com estranhos...
Repare que esses estranhos nao possuem o mesmo "cheiro" que os Vets levam com eles... :wink: Alem do mais, nao estou em crer que os "estranhos" que um gato tolere, por certo que nao tolerara que esses estranhos lhe examinem os ouvidos, lhe facam apalpacao do abdomen, ou lhe agarrem uma para para lhe espetar uma agulha apos desinfeccao da area com desinfectantes de "cheiro intenso"... :twisted: :P

Sao interaccoes bem diferentes... :wink: mas, volto a referir, e de tentar :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sábado mar 13, 2010 11:18 pm

Hum... também acho que não deve ser fácil, até porque os gatos não esquecem alguém de quem não gostam! :wink:
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo mar 14, 2010 9:09 am

O Vet em casa talvez resulte se não for o mesmo que o viu na clinica e não pode levar o cheiro da clinica com ele, o que é difícil, claro.
Talvez ir bem perfumado... lol
Que problema, amiga.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo mar 14, 2010 3:39 pm

Imagem Imagem

Olá a todos,

Muito obrigada pelos vossos comentários, as fotos são de ontem com ele já mais calmo a dormir...

Bom na sexta feira, quando veio para casa, estava todo transtornado e desconfiado mas, ao entrar no elevador acalmou, não só pq estava em território conhecido, mas pq também tinha conseguido tirar o colar do pescoço :roll:

Cheirou tudo outra vez e quando ficou mais calmo, não se quis deitar no sofá do escritório, como de costume, onde está o edredon dele e a manta (onde ele está nas fotos) acabou por se ir deitar dentro de um gavetão da nossa cama, provavelmente por ser mais escuro e sossegado, deixei-o lá durante umas horitas depois fui lá vê-lo, despertou e só olhava para mim a miar (ele raramente mia) a pedir miminhos e muitas festinhas :D

Veio atras de mim para o escritório e cá ficou, diminui a luz para não lhe fazer impressão pq ele tinha as pupilas muito dilatadas.
Por volta da 1 da manhã ainda tentei colocar-lhe o colar novamente, mas o berreiro recomeçou, exactamente como estava no vet, deve ter acordado o prédio todo :roll: :roll: lá o conseguiu tirar e decidimos não lho colocar novamente o bicho fica em stress e magoa-se :(

Resultado: Temos feito "turnos" para andar a vigiá-lo para ele não se ir lamber naquela zona e evitar que faça algum estrago, até pq agora isto é feito de uma forma que já não é necessário ir lá retirar os pontos :D :D Graças a Deus :D :D :D

Espero que corra tudo bem e que ele continue a ter saúde, assim só tem de ir novamente ao vet em Agosto, se não estou em erro, para levar o reforço da vacina e desparazitar, nem quero pensar nisso, um dia de cada vez :wink:
S&oacute;nia
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

domingo mar 14, 2010 3:39 pm

Olá catrules,

Antes de mais, votos de rápidas melhoras para o Suki ;)

Em relação ao comportamento no vet, aqui fica a minha experiência.

Por várias razões que não vêm ao caso, só acertámos com a vet à 3ª...E foi logo a seguir à castração. O Osky sempre foi uma fera no vet, tanto no 1º como no 2º onde fez a esterilização... Quando tinha apenas 4 meses, para tirar uma simples radiografia, o rapazote guinchava!

Na vet onde ele está a ser seguido desde então é a antítese. Porta-se lindamente. Porquê? Não fazemos a mínima ideia. Ela não tem nenhum procedimento especial. Deixa que lhe cortem as unhas, nas vacinas nem se mexe... :roll:

Já a Mika, assim que chega à vet, não se torna agressiva mas a postura que tem em casa de menina meiguinha que deixa fazer tudo, transforma-se e reclama por tudo e por nada :o

Não percebemos esta mudança de comportamento mas como foi uma evolução para melhor, ainda bem :)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Candinha
Registado: segunda mai 21, 2007 11:32 pm

domingo mar 14, 2010 9:05 pm

Bem, eu entendo bem o que é isso, pois o meu Happy para ir ao vet tem de ser sedado lá, para ser observado. Já chegaram a ser 3 vets para o tentar tirar da transpotadora e pôr numa jaula com um batente para lhe darem o sedativo! É de ficar espantada! Ele em casa comigo é um doce, parece a minha sombra e só come quando eu estou ao pé dele a fazer-lhe festas! Mas no vet vira onça :twisted:
Mas é o meu menino e só tenho pena que corra sempre o risco ao ser sedado.
Responder

Voltar para “Gatos”